SóProvas


ID
1640836
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O Brasil tem avançado na questão de exploração das florestas naturais. Muitas pesquisas têm sido realizadas para viabilizar o manejo sustentado e muitos projetos têm sido implantados com essa finalidade. Além disso, têm sido realizadas experiências com reflorestamento de espécies nativas e de enriquecimento dessas florestas. A respeito desse assunto, julgue o item que se segue.


Atualmente, para realizar a distinção em amostras de madeiras clandestinas, é necessário avaliar seu grã, que irá determinar o cerne e o alburno do tecido vegetal e possibilitar a classificação.

Alternativas
Comentários
  • Afirmativa ERRADA.

    A técnica de grã é uma das propriedades organloéptcas utilisadas para a identificação macroscópica da medeira.Consiste no arranjo e na direção das células que constituem a amdeira ao longo do eixo do tronco. Essa orientação é dada pelo CÂMBIO VASCULAR quando novas camadas de madeira são adiconadas ao longo do tempo.

    É verificada quando cortar "rachar" ás camadas de crescimento da madeira no sentido radial. 

     Assim, a grã pode ser:
    Direita: os elementos celulares são bem paralelos ao eixo do tronco;
    Cruzada ou revessa: os elementos celulares assumem orientações variadas,não paralelas ao tronco, chegando mesmo a ser perpendiculares à face longitudinal da madeira;
    Inclinada: os elementos celulares estão em disposição oblíqua em relação ao eixo longitudinal do tronco;
    Helicoidal: os elementos celulares apresentam-se espiraladamente ao longo do tronco;
    Ondulada: os elementos celulares alternam a sua orientação formando desenhos na forma de ondas ao longo do eixo longitudinal.

    Fontes: IPT - Identificação Macroscópica de Madeiras - Setembro de 2007 e https://www.youtube.com/watch?v=94QP-zc05kg

     

     

  • NAO ENTENDI, QUAL O ERRO DA QUESTAO?

  • by: Gabriel Caroccia

    O termo grã faz referência às dimensões relativas e distribuições de células, bem como é utilizado para indicar a orientação das células do sistema axial, sendo sinônimo de direção de fibras.

    Logo, a grã da madeira não serve pra determinar o cerne (tecido mais antigo e mais resistente) e o alburno (tecido ao redor do tronco, mais novo, conduz água e nutrientes para as folhas e conduz a seiva elaborada para toda a planta).