SóProvas


ID
1640926
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Uma serraria, ao processar mensalmente 100 toras de eucalipto com umidade máxima e valores médios de 1 m de diâmetro e 4 m de comprimento e fator de forma igual a 1, produz 157 m3 de peças, como caibros, ripas e tábuas. Os 50 m3 de resíduos são carbonizados em forno de alvenaria cilíndrico parabólico, que resultam em 6,25 toneladas de carvão vegetal.


Com base nessa situação hipotética e em aspectos a ela relacionados, julgue o item a seguir, considerando 3,14 como valor aproximado para π.


O rendimento volumétrico em carvão vegetal, que é obtido por meio da razão entre o volume de madeira sólida, em m3 , e o volume de carvão, em MDC (metro de carvão), é menor que 1,2 st/MDC.

Alternativas
Comentários
  • Errada

    Rendimento volumétrico em carvão é a Relação entre o volume de lenha enfornada em estéreo e o volume do carvão obtido em MDC. Não há necessidade de realizar o cálculo visto que o conceito encontra-se errado.

  • A pirólise lenta também provoca um contração da madeira de eucalipto em sua rota a carvão vegetal.

    Tem-se como regra geral que são precisos entre 1,8 a 2,5 metros cúbicos de madeira empilhada (estéreos) para se gerar um metro cúbico de carvão MDC.

    Ou ainda, que a cada 4,5 a 5 m³ solidos de madeira de eucalipto (c/s casca) são produzidos 1.000 kg de carvão vegetal 100% seco.