SóProvas


ID
1641154
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Para a elucidação da causa da morte, é necessária a associação de elementos observados tanto nos locais relacionados ao cadáver, especialmente onde for encontrado, quanto na sala de necropsia. Considerando esse tema e os procedimentos a serem adotados pelo médico-legista e as conclusões de suas observações, julgue o item subsequente.


Se houver halo de hiperemia ao redor de queimadura intensa, o médico-legista deverá excluir a possibilidade de lesão na pele por calor após a morte.

Alternativas
Comentários
  • porque ninguem comenta nada aqui

  • precisamos de informaçoes dos colegas da area medica

  • Questão ERRADA!

    A caracterização da reação vital em QUEIMADURAS pode-se tornar difícil se for superficial e feita LOGO APÓS A MORTE. É possível encontrar bolhas em áreas de queimaduras feitas em cadáveres se a região queimada estiver pendente e sujeita a intensos livores, ou se já estiver edemaciada por processo patológico prévio. Pode ocorrer halo de hiperemia ao redor de queimadura intensa feita em CADÁVER, com cocção dos tecidos, porque estes se retraem e espremem o sangue dos vasos para os tecidos vizinhos, que ficam ingurgitados.

    MEDICINA LEGAL LIVRO HYGINO HERCULES (https://www.passeidireto.com/arquivo/20291805/medicina-legal-livro-hygino-hercules/15)

     

  • Conforme leciona HÉRCULES, temos que: “Saber se uma lesão pelo calor foi provocada em vida pode ser muito difícil, dependendo do tempo transcorrido entre a produção da lesão e a morte. Nos indivíduos que sobrevivem por algumas horas, é possível caracterizar a reação vital através da reação inflamatória. As bolhas das queimaduras parciais superficiais aparecem em menos de uma hora. A presença de um halo de hiperemia ao redor de áreas de carbonização parcial ou de cocção dos tecidos superficiais não serve para atestar reação vital. É uma falsa reação inflamatória que resulta da migração do sangue das áreas cozidas para a pele da vizinhança porque os vasos sanguíneos daquelas são espremidos pela retração dos tecidos". HÉRCULES, Hygino de Carvalho. Medicina Legal, Texto e Atlas. Ed. Atheneu, 2005, p. 321.

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO
  • Habitualmente, via de regra, hiperemia em sendo um sinal vital não é encontrada post-mortem.

  • Diagnóstico de reação vital

    Pode ser muito difícil quando o tempo transcorrido entre a lesão e a morte for mínimo, a ponto de não ocorrer reação inflamatória (só os vivos têm inflamação).

    No caso de área de carbonização parcial, pode haver falsa reação inflamatória, com hiperemia ao redor da lesão, porque os vasos sanguíneos são espremidos pela retração dos tecidos.