SóProvas


ID
1641157
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Para a elucidação da causa da morte, é necessária a associação de elementos observados tanto nos locais relacionados ao cadáver, especialmente onde for encontrado, quanto na sala de necropsia. Considerando esse tema e os procedimentos a serem adotados pelo médico-legista e as conclusões de suas observações, julgue o item subsequente.


Em abordagem interdisciplinar com a área tafonômica, o legista pode servir-se do auxílio de entomologista para o estudo da ação de artrópodes e insetos necrófagos, visando estabelecer a cronologia dos eventos relacionados à morte (cronotanatognose).

Alternativas
Comentários
  • Questão correta

  • A entomologia forense, que é o estudo das larvas, casulos e pupas, pode determinar a quanto tempo a morte ocorreu.

     

    Tem grande importância para a medicina legal, sendo possível sua visualização na Fase de Coliquação da putrefação, pois nessa fase é comum e intensa a participação da fauna cadavérica e aparição de larvas (colocadas pelos insetos, em especial moscas), que começam a comer o cadáver.

     

    Será o tamanho dessas larvas e desses casulos que poderá ajudar a determinar o provável tempo transcorrido desde a morte.

     

    Fonte: Caderno das aulas do Roberto Blanco

  • No que diz respeito à fauna cadavérica (biotanatologia), esta pode abranger os insetos (entomologia forense), principalmente as moscas, que têm papel importante na determinação da hora aproximada da morte.

    Tal estudo revela que há uma sequência no aparecimento de espécies de moscas e suas larvas, que auxiliam na cronotanatognose (São as chamas legiões de Mégnin). O estudo da flora cadavérica pode ser importante para a determinação do tempo de morte!

     

    Sinospes para Concursos, Wilson Luiz Palermo, 1 Ed. Editora, pag. 296, Juspodvim.

  • FRANÇA explica que "A entomologia médico-legal, parte da biotanatologia, trata do estudo e da aplicação dos conhecimentos dos ciclos vitais e a da estrutura das populações dos insetos e dos outros artrópodes relacionados com o interesse pericial, principalmente no que diz respeito ao diagnóstico da estimativa do tempo de morte. Essas evidências entomológicas são um dos elementos mais importantes na estimativa do intervalo post mortem. Este estudo poderá ser feito em relação aos cadáveres expostos ao ar livre e aos cadáveres inumados; no entanto, apenas na primeira condição reside a importância da determinação da cronologia da morte". FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 1059.

    GABARITO DO PROFESSOR: CERTO