SóProvas


ID
1641172
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A utilização da análise química da sequência de nucleotídios que compõe o ácido desoxirribonucleico para a identificação humana vem ganhando importância e se popularizando nas últimas décadas. A consagração de sua utilização ocorre na área forense, tanto cível, relacionada à paternidade, quanto na criminal, para a identificação de pessoas ligadas a circunstâncias criminosas. Acerca de genética forense, julgue o próximo item.


Na reconstituição familiar para a identificação de pessoas, a técnica de análise do DNA mitocondrial apresenta-se de forma vantajosa sob alguns aspectos, pois, comparado ao DNA nuclear, o DNA mitocondrial é encontrado em maior quantidade na célula e guarda padrão de transmissão exclusivamente materno.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta

  • DNA mitocondrial

    Em regra, não é possível o DNA do pai ou da mãe na camada superficial da pele, pois são células mortas, sem núcleo, mas nessa camada há, localizado no citoplasma da célula, um material genético muito mais resistente que aquele presente no núcleo, é o DNA mitocondrial, que contém apenas o DNA da mãe.

     

    Fonte: Caderno das aulas de ML do Professor Roberto Blanco

  • Hércules explica que “o código genético é dito universal, visto que todos os organismos vivos usam os mesmos códigos de DNA para especificar aminoácidos, à exceção do que ocorre nas mitocôndrias, organelas citoplasmáticas responsáveis pela respiração celular. A mitocôndria possui moléculas próprias de DNA extranuclear, provenientes de linhagem exclusivamente materna. Vários códons de DNA mitocondrial codificam aminoácidos distintos dos códons do DNA nuclear”. HÉRCULES, Hygino de Carvalho. Medicina Legal, Texto e Atlas. Ed. Atheneu, 2005, p. 80.

    GABARITO DO PROFESSOR: CERTO

  • DNA mitocondrial ou mtDNA é um composto orgânico presente nas mitocôndrias e passado maioritariamente de mãe para filho na grande maioria dos organismos multicelulares. Isto ocorre porque durante a fecundação as mitocôndrias do espermatozoide são degradadas, restando somente as mitocôndrias do óvulo.