SóProvas


ID
1641211
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Com relação a lesões corporais, julgue o próximo item.


No cadáver que apresente lesões por fulguração, a causa determinante da morte pode ser tanto a ação elétrica quanto o efeito blast.

Alternativas
Comentários
  • Marquei errado porque Delton Crocce, em seu livro, fala que na fulguração a vítima sobrevive (e na questão fala ...causa determinante da MORTE), o que não ocorre na fulguração. E quando a vítima morre ocorre a fulminação. Alguém sabe explicar o que torna a questão correta?

  • A morte, geralmente, não ocorre na fulguração, mas excepcionalmente pode acorrer, como descrito na questão. já na fulminação a regra é a morte.

  • Diana, alguns autores consideram fulguração como sinônimo de fulminação (morte causada por eletricidade natural), outros consideram fulguração como ação de eletricidade natural quando não há morte, então depende da banca.

  • 77 C - Indeferido No cadáver que apresente lesões por fulguração, a causa determinante da morte pode ser tanto a ação elétrica quanto o efeito blast. Fulguração é a morte provocada por corrente elétrica natural – atmosférica e grande parte das mortes ocorrem devido à explosão associada (blast). O que se afirma é que no cadáver que apresenta lesões por fulguração (efeito da eletricidade natural - corrente elétrica de enorme intensidade) pode ter a causa determinante da morte também o efeito blast (efeito decorrente de explosão), ou seja, lesões por súbita compressão, "tremor físico-ambiental" de alta frequência e calor, que incluem fraturas e queimaduras, embora não se exclua lesões provocadas por campos eletromagnéticos. Portanto a afirmação está correta, conforme literatura especializada.

  • A detonação de um explosivo resulta na produção e violenta liberação de gases comprimidos. A energia produzida propaga-se rapidamente através do meio (ar ou água), provocando variações de pressão, formando uma onda explosiva, que se propaga com velocidade superior a do som. Esta frente de onda, com elevada pressão dinâmica e velocidade supersônica, é conhecida como onda de choque que confere a detonação um enorme poder de ruptura. O efeito terminal desta onda de choque é denominado Sopro ou "Blast Effect"

  • Lesões e morte por fulguração: “as vítimas sofrem efeitos da eletricidade, da onda de choque gerada pela ionização do ar e da luminosidade intensa. A onda de choque produz lesões semelhantes às causadas pelo blast proveniente de outras formas de explosão, conforme abordaremos no estudo das baropatias. Ao serem arremessadas, as pessoas são passíveis de lesões por ação contundente”. HÉRCULES, Hygino de Carvalho. Medicina Legal, Texto e Atlas. Ed. Atheneu, 2005, p. 354.

    GABARITO DO PROFESSOR: CERTO

  • Explosões (tipo de lesão contundente):

    Blast Primário - É a onda de choque propriamente dita;

    Blast Secundário - É o lançamento dos fragmentos, como estilhaços ou projéteis colocados no interior da granada;

    Blast Terciário - É a onda de choque que atua sobre as pessoas ao redor da explosão, jogando-as contra o chão ou objetos;

    Ainda há quem classifique:

    Blast quaternário: queimaduras, intoxicações, irradiação;

    Blast quinário: estado hiper inflamatório.

  • então o correto seria fulminação, não?

  • morte por fulgurante...não entendi !