SóProvas


ID
1641214
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Com relação a lesões corporais, julgue o próximo item.


A determinação do sentido do trajeto de projéteis de alta energia, como os de fuzis, pode ser realizada a partir da análise da posição do colo na cavidade temporária das lesões, que se localiza do lado da saída.

Alternativas
Comentários
  • 78 E - Indeferido A determinação do sentido do trajeto de projéteis de alta energia, como, por exemplo, de fuzis, pode ser realizada a partir da análise da posição do colo na cavidade temporária das lesões, que se localiza do lado da saída. O colo na cavidade temporária é localizado do lado da entrada e não da saída.

  • CAVIDADE TEMPORÁRIA

    Destaca-se que “o tamanho e a localização da cavidade temporária dependem, basicamente, do fluxo de energia cinética para os tecidos, ao longo do trajeto. Projéteis pontiagudos e totalmente revestidos por ligas duras de cobre, como os de guerra, penetram bem alinhados com a trajetória. Como são estáveis, costumam produzir um trecho inicial do trajeto, chamado de COLO, em que há pouca transferência de energia e no qual a cavidade temporária é pouco nítida. (...) Depois do colo, o projétil começa a tombar, oferece aos tecidos uma superfície de contato maior, sofre grande aumento do arrasto e transfere quantidade enormes de energia.” HÉRCULES, Hygino de Carvalho. Medicina Legal, Texto e Atlas. Ed. Atheneu, 2005, p. 267

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO

  • Em 09/01/20 às 16:56, você respondeu a opção E.Você acertou!

    Em 21/11/18 às 12:41, você respondeu a opção C.Você errou!

  • Cavitação: Temporária ou Permanente – solução de continuidade ao atingir os tecidos

    • Cavidades temporária – formada pela onda de pressão – amplitude variada
    • Cavidades permanentes – produzida pelo projétil

    Como fazer a análise da posição na cavidade temporária se ela é temporária?! Uma onda de pressão forma essa cavidade que se desfaz em seguida, então só é possível fazer a análise da cavidade permanente.

    1. Quando o projétil está atravessando os tecidos, primeiro ele esmaga e depois dilacera, fazendo com que se crie uma cavidade.
    2. Uma características dos projetis de alta energia, é a onda de pressão que ele cria nessas cavidades (cavitação temporária), fazendo com que ela se torne maior ainda que os projetis, durante um curto espaço de tempo.
    3. O chamado "colo" é justamente o trajeto inicial do projetil, onde se gastou pouca energia e pela conservação da energia mecânica, tem menor arrasto. Isso significa que ele é bem alinhado com a trajetória.
    4. Depois do colo, o projetil acaba tendo bastante arrasto por conta da colisão com os órgãos, e é por isso que ele tem uma mudança brusca de trajeto.