SóProvas


ID
1641271
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Tendo em vista que, para que um indivíduo seja considerado sujeito passivo apto à imputação jurídica de um ato, é necessário que ele tenha o entendimento do caráter criminoso do fato e aja com autodeterminação em relação a esse entendimento, julgue o item subsecutivo.


A atividade criminosa dos portadores de transtorno anancástico da personalidade provém muito mais de um comportamento de omissão do que de uma ação.

Alternativas
Comentários
  • 97 C - Indeferido O item está certo, pois, segundo literatura especializada, “se trata de uma consequência de dúvidas sofrida pelo paciente, bem como do aprisionamento do individuo a detalhes, o que o leva a uma incapacidade de escolha e a uma verdadeira paralisia da capacidade de tomada de decisão”.

  • Seria essa a definição médica dos Librianos?

    (descontrair no meio dos estudos é bom). Segue em frente e não demora!

     

  • "Anancástico é um termo que se refere à preocupação obsessiva, portanto, um pensamento ou conduta ou transtorno anancástico da personalidade corresponde às características obsessivas-compulsivas da conduta, pensamento ou personalidade. No caso dos Pensamentos Anancásticos, pode se tratar de pensamentos, imagens mentais ou impulsos para agir obsessivamente, quase sempre angustiantes para o sujeito. As Idéias Obsessivas (ou Anancásticas) são pensamentos, representações ou impulsos, que se intrometem na consciência do sujeito de modo repetitivo e estereotipado. Em regra geral, elas perturbam muito o sujeito, o qual tenta, freqüentemente resistir-lhes, mas sem sucesso. O sujeito reconhece, entretanto, que se trata de seus próprios pensamentos, mas estranhos à sua vontade e em geral desprazeirosos. Os comportamentos e os rituais compulsivos são atividades estereotipadas repetitivas. O sujeito não tira prazer direto algum da realização destes atos os quais, por outro lado, não levam à realização de tarefas úteis por si mesmas. O comportamento compulsivo tem por finalidade prevenir algum evento objetivamente improvável, freqüentemente implicando dano ao sujeito ou causado por ele, que ele(a) teme que possa ocorrer. O sujeito reconhece habitualmente o absurdo e a inutilidade de seu comportamento e faz esforços repetidos para resistir-lhes. O transtorno se acompanha quase sempre de ansiedade. Esta ansiedade se agrava quando o sujeito tenta resistir à sua atividade compulsiva. Às vezes trata-se de hesitações intermináveis entre várias opções, que se acompanham freqüentemente de uma incapacidade de tomar decisões banais mas necessárias à vida cotidiana. (...) No caso da Personalidade Anancástica ou Obsessiva-Compulsiva, é um transtorno da personalidade caracterizado por um sentimento de dúvida, perfeccionismo, escrupulosidade, verificações, e preocupação com pormenores, obstinação, prudência e rigidez excessivas. O transtorno pode se acompanhar de pensamentos ou de impulsos repetitivos e intrusivos não atingindo a gravidade de um transtorno obsessivo-compulsivo."

    Fonte: http://www.psiqweb.med.br/site/DefaultLimpo.aspx?a.../VerDicionario&idZDicionario=82

    GABARITO DO PROFESSOR: CERTO



  • Personalidade Anancástica

    Uma pessoa com este tipo de personalidade é definida por seu perfeccionismo elevado e controle das situações. Ser perfeccionista não significa desejar e se esforçar para que as coisas saiam da melhor maneira possível. Isto seria algo normal e desejável.

    Ser perfeccionista significa que a pessoa exige que tudo que ela que faça seja perfeito, e como a perfeição não existe, a pessoa pode ficar horas e inclusive dias para realizar algo que outro faria em muito menos tempo. Analogamente, ela tende a deixar de fazer ou postergar as coisas por medo de não fazê-las perfeitamente.

    Sua ânsia pela perfeição faz com que ela nunca fique contente com os resultados, porque sempre pensa que poderia ser melhor e, como consequência, surge uma ansiedade muito elevada que a faz sofrer e não desfrutar de seus ganhos.

    O pensamento das pessoas com este tipo de transtorno obsessivo-compulsivo da personalidade é chamado de pensamento polarizado. Isto é, as coisas são brancas ou pretas, boas ou ruins. A pessoa é tão rígida e inflexível que não permite meio termo. Ou são perfeitos ou são um fracasso. Como nunca encontram a perfeição, apesar de seus sucessos, acabam se considerando fracassados.