-
três ensaios são apontados pelos especialistas como importantes nesse processo: a prova de carga estática, os ensaios de carregamento dinâmico (ambos previstos em norma) e o PIT (Pile Integrity Test), que oferece dados sobre a integridade da estaca executada.
-
O PIT é um ensaio que visa principalmente determinar a variação ao longo da profundidade das características do concreto de estacas de fundação.
-
Q495424
Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: CGE-PI Prova: Auditor Governamental
Para a eliminação de dúvidas sobre as condições obtidas no processo construtivo, a verificação da integridade estrutural de fundações profundas pode ser feita a partir de ensaios do tipo PIT (pile integrity testing). Correta
-
Segundo literatura especializada, "O ensaio tipo PIT é utilizado para eliminar dúvidas sobre as condições obtidas no processo construtivo de fundações profundas. O baixo custo e a facilidade de execução do ensaio permitem testar qualquer quantidade de elementos, inclusive todas as estacas executadas, e detectar padrões de anomalias ou conformidade. As estacas pré-moldadas de concreto são as de maior facilidade de interpretação dos resultados obtidos, pela condição de constância de geometria e propriedade do material”.
Fonte: Cespe
-
PCE
Determina a capacidade de carga da estaca; avalia o comportamento carga x deslocamentos; se aplica a todos os tipos de estacas moldadas "in loco" ou cravadas, inclusive tubulões; prova feita através de aplicação de carga estática;
PDA
Determina a capacidade de ruptura da interação solo-estaca; avalia a integridade e a eficiência da cravação; detecta danos indicando onde e quanto; detecta danos indicando onde e quanto; instalados sensores na profundidade da estaca; prova feita através de golpes; aplica-se a todos os tipos de estacas, moldadas "in loco" ou cravadas.
PIT
Através de acelerômetro no topo da estaca; detecta falhas nas estacas moldadas "in loco" e confirma comprimentos de estacas cravadas; feito através de golpes.