SóProvas


ID
1641394
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue o item seguinte, acerca de mecânica dos solos.

Em um ensaio triaxial, o índice de vazios de uma amostra de areia fofa submetida a níveis de tensões confinantes relativamente baixos, da ordem de 200 kPa, permanece praticamente constante.

Alternativas
Comentários
  • O índice de vazios de uma areia é consequência das condições de sua deposição na natureza. Carregamentos posteriores, que não criem tensões desviadoras elevadas, não produzem grandes reduções de índices de vazios. Uma areia fofa permanece fofa ainda que submetida à elevada carga. Fonte: Marangon.

  • Segundo literatura especializada, "O comportamento das areias sob baixos níveis de tensão é bastante influenciado pelo índice de vazios inicial. As deformações volumétricas são bastante diferentes. A areia densa aumenta de volume gradativamente, tendendo no final à estabilização. A areia fofa, ao contrário, apresenta inicialmente uma pequena diminuição de volume, logo recuperada pela amostra, e depois o volume praticamente não varia até o fim do ensaio.

     

    Fonte: cespe

  • Outra boa explicação, como adendo aos comentários dos colegas, é a que consta no livro do Carlos de Sousa PINTO (3a ed, Oficina de Textos, p.278). 
    Segundo esse autor, as areias fofas apresentam, inicialmente, elevados índices de vazio, o quais, após o carregamento axial, tendem a diminuir. As areias compactas, por outro lado, apresentam, de início, baixos índices de vaizos, que aumentam com o carregamento, já que há dilatação (é bom, aqui, ter uma noção sobre o entrosamento das partículas o comportamento das areias). 
    Após a ruptura, todos os corpos de prova tendem ao mesmo índice de vazio, que é o crítico.
    As partículas de areia fofa se alojaram em vazios existentes, reduzindo-se o índice de vazios, e passaram a escorregar e rolar entre si, mantendo, na média, o mesmo índice de vazios. Areias fofas permanecem fofas ainda que submetidas à elevada carga.