SóProvas


ID
164155
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A CETIP S.A. tem por finalidade

Alternativas
Comentários
  • Sobre a Cetip

    Liquidação Financeira

    A movimentação financeira entre os participantes é processada pela CETIP, por meio do lançamento de débitos e créditos nas contas dos bancos liquidantes no STR - Sistema de Transferência de Reserva do Banco Central.

    O conceito DVP - Delivery Versus Payment (entrega contra pagamento) protege os participantes contra eventuais falhas na entrega dos títulos ou no pagamento, assegurando que as operações somente sejam finalizadas caso os títulos estejam efetivamente disponíveis na posição do vendedor e os recursos relativos a seu pagamento disponibilizados integralmente pelo comprador.

    Na CETIP são processadas quatro modalidades de liquidação: compensação multilateral entre todos os participantes; compensação bilateral (entre dois participantes); valor bruto de cada operação realizada, lançada diretamente nas contas dos bancos no STR; e book transfer, transferência entre contas, quando estiverem sob um mesmo banco liquidante.
  • A) Correta.
    B) A CETIP é duplamente supervisionada pelo BACEN e CVM.
    C) não são todas as instituições bancárias que operam no balcão, apenas os bancos de investimento.
    D) A CETIP não substitui o SPB.
    E)  Reúne participantes do mercado financeiro do País, somente. Não é em tempo real, é em D+1.

  • Acho que o colega acima se enganou em relação a sua explicação na letra E:

    a liquidação é sim em tempo real, D+0

    A instituição aplica o conceito da entrega contrapagamento, o chamado DVP – Delivery Versus Payment, estabelecido em 1992 pelo BIS – Bank for International Settlements. Para isso, as informações do comprador e do vendedor do título são comparadas e, se houver alguma divergência, o sistema rejeita a operação. A existência de diversos ciclos diários de liquidação, com finalização em D+0 (no mesmo dia de sua realização), e a possibilidade de agendamento de operações facilitam a interconexão com mercados situados em diferentes fusos horários. As operações efetuadas pela Plataforma Eletrônica seguem o STP – Straight Through Processing, ou seja, são processadas sem a descontinuidade e a reentrada de dados, com a integração das funções de custódia e de liquidação financeira. A instituição aplica o conceito da entrega contrapagamento, o chamado DVP – Delivery Versus Payment, estabelecido em 1992 pelo BIS – Bank for International Settlements. Para isso, as informações do comprador e do vendedor do título são comparadas e, se houver alguma divergência, o sistema rejeita a operação. A existência de diversos ciclos diários de liquidação, com finalização em D+0 (no mesmo dia de sua realização), e a possibilidade de agendamento de operações facilitam a interconexão com mercados situados em diferentes fusos horários. As operações efetuadas pela Plataforma Eletrônica seguem o STP – Straight Through Processing, ou seja, são processadas sem a descontinuidade e a reentrada de dados, com a integração das funções de custódia e de liquidação financeira. 

    FONTE: http://www.cetip.com.br/sobre_a_cetip/funcionamento.asp
  • A CELIC = D+0
    A CETIP = D+1

    A CETIP NAO E EM TEMPO REAL
  • OBS a SELIC em D+ 0  a  CETIP conforme o tipo de operação e o horário em que é realizada, a liquidação se dar em  D+ 0 ou em D +1
  • Conforme o tipo de operação e o horário em que realizada, a liquidação é em D ou D+1. As operações no mercado primário, envolvendo títulos registrados na Cetip, são geralmente liquidadas com compensação multilateral de obrigações (a Cetip não atua como contraparte central). Compensação bilateral é utilizada na liquidação das operações com derivativos e compensação bruta em tempo real, nas operações com títulos negociadas no mercado secundário. Entrega conta pagamento (a entrega do ativo e o correspondente pagamento são mutuamente condicionados e ocorrem no mesmo momento) é observada em todas as operações com títulos. 
  • Formas de liquidaçao na CETIP

    Fontes: BM&F Educacional e Cetip S.A

    "A implementação do SPB (Sistema de Pagamentos Brasileiro), em 2002, fez com que os negocios cursados na Câmara passassem a ser liquidados no mesmo dia (D+0)."

    A Cetip utiliza diversas modalidades de liquidação, conforme escolha do participante no momento da operação, sempre sob o principio DVP - Delivery Versus Payment (entrega contra pagamento):

    - COMPENSAÇÃO MULTILATERAL;
    - LIQUIDAÇÃO BRUTA EM TEMPO REAL;
    - COMPENSAÇÃO BILATERAL.

    Espero te ajudado

  • Cetip S.A. – Mercados organizados


    A Cetip é depositária principalmente de títulos de renda fixa privados¹,títulos públicos estaduais e municipais e títulos representativos de dívidas de responsabilidade do Tesouro Nacional, de que são exemplos os relacionados com empresas estatais extintas, com o Fundo de Compensação de Variação Salarial - FCVS, com o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária - Proagro e com a dívida agrária (TDA). Na qualidade de depositária, a entidade processa a emissão, o resgate e a custódia dos títulos, bem como, quando é o caso, o pagamento dos juros e demais eventos a eles relacionados. Com poucas exceções, os títulos são emitidos escrituralmente, isto é, existem apenas sob a forma de registros eletrônicos (os títulos emitidos em papel são fisicamente custodiados por bancos autorizados). As operações de compra e venda são realizadas no mercado de balcão, incluindo aquelas processadas por intermédio do CetipNet (sistema eletrônico de negociação).

    Conforme o tipo de operação e o horário em que realizada, a liquidação é em D ou D+1. As operações no mercado primário, envolvendo títulos registrados na Cetip, são geralmente liquidadas com compensação multilateral de obrigações (a Cetip não atua como contraparte central). Compensação bilateral é utilizada na liquidação das operações com derivativos e liquidação bruta em tempo real, nas operações com títulos negociados no mercado secundário. A Cetip observa os modelos 1 e 3 de entrega contra pagamento, conforme a liquidação seja efetuada, respectivamente, sem ou com compensação de obrigações².

    FONTE:BACEN (http://www.bcb.gov.br/?SPBCETIP)
  • A

  • c) garantir a liquidação financeira de transações de títulos privados entre instituições bancárias no Mercado de Balcão

    Alguém poderia explicar melhor o motivo dessa alternativa está errada?! 

    Em nenhum momento, a alternativa fala que são todas as instituições bancárias, ou menciona algum tipo em especifico, abrindo um leque assim, para no minimo duas (plural - instituições bancárias). Um banco múltiplo e um banco de investimento, poderiam operar junto ao mercado de balcão.


  • O erro é instituições bancarias, está generalizando, o certo é instituições financeiras,pegadinha muito comum.

  • Letra C , está incompleta - Títulos privados de renda fixa ...

  • A CETIP garante que quem vendeu receberá o dinheiro e quem comprou receberá o título.

    As operações registradas na CETIP ficam garantidas, pois quem compra tem certeza que o título é válido, e quem vende tem certeza do recebimento do valor.

    Na realização de qualquer negócio em um dos sistemas da CETIP, a transferência dos títulos só se completa após a checagem dos itens básicos de segurança – código de acesso, senha, validade de datas etc. As informações do vendedor e do comprador terão que estar compatíveis. Qualquer divergência ocasionará a rejeição da operação.


  • para a Antonia Barbosa:

     

    OBS: questão incompleta não quer dizer que esta errado...

     

  • Corrigindo:

    a) C.

    b)  E. Quando falamos em títulos naturalmente estão falando em valores mobiliários. As operações como valores mobiliárias serão supervisionadas pela Comissão de Valores Mobiliários e estarão sujeitas as normas criadas por ela

    c) E. Questão incompleta uma vez que a CETIP liquida títulos de renda privados e não apenas títulos privados. 

    d) E. A CETIP não substitui o SPB. Na verdade ela é um subsistema do SPB com a função específica de liquidação de títulos de renda fixa privados ou títulos públicos estaduais e municipais. 

    e) E. Embora atue também com liquidação bruta em tempo real, de acordo com o tipo de operação poderá haver outros tipos de liquidação como, por exemplo, a liquidação por meio da compensação multilateral de obrigações. Isso é diferente a SELIC que sempre a liquidação é bruta e em tempo real (D+0).

     

  • Títulos de renda privados, significa títulos privados.Então acredito que esse não é o motivo para estar errada a letra C.

    Os títulos privados são emitidos por bancos, financeiras ou empresas, dependendo do tipo. Há algumas diferenças importantes entre cada um dos títulos privados, como regras diferentes de tributação, níveis distintos de risco, etc. Por isso, é importante estudar em detalhes o investimento que te interessa e entender as regras que se aplicam em cada caso. Abaixo, temos um esquema com o resumo das informações de cada tipo de título privado disponível no mercado.

    São títulos emitidos por bancos para que eles utilizem estes recursos como capital de giro ou disponibilizando empréstimos para seus clientes. A remuneração pode ser pós ou pré-fixada. 

    São títulos emitidos por bancos, mas cujos recursos só podem ser destinados para financiar projetos agrícolas, no caso da Letra de Crédito Agrícola (LCA), e imobiliários, no caso da Letra de Crédito Imobiliário (LCI). A remuneração pode ser pré ou pós-fixada.

    São títulos emitidos por financeiras para que eles utilizem estes recursos, disponibilizando empréstimos ou capital de giro para seus clientes. A Letra de Câmbio (LC) também remunera o investidor com pagamento de juros, seguindo a taxa oferecida no momento da compra

    São títulos emitidos por empresas para que eles utilizem estes recursos em seus projetos. Para a empresa, a vantagem de oferecer estes títulos está em arrecadar recursos e programar o pagamento do título de acordo com seu fluxo de caixa. A remuneração das debêntures varia conforme o que é oferecido pela instituição, mas a maioria também remunera o investidor com pagamento de juros. 

    É um tipo de investimento estruturado que reúne tanto títulos como ações. Na maior parte dos casos, você recebe a garantia de ter de volta pelo menos o valor inicial que foi investido 

  • Acredito que a letra c esteja errada porque a questão pede qual a finalidade. Finalidade é para que a Cetip serve, e de forma abrangente, a resposta que melhor responde a pergunta é a letra A:

    A) assegurar que as operações somente sejam finalizadas caso os títulos estejam efetivamente disponíveis na posição do vendedor e os recursos relativos a seu pagamento disponibilizados integralmente pelo comprador. .

    E a letra C remete a apenas uma atividade da CETIP, não a sua finalidade.