SóProvas


ID
1641601
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Acerca de aspectos técnicos relacionados a marcas de mordidas e às perícias odontológicas desse tipo de marca, julgue o item a seguir.


Por meio da análise métrica realizada com um paquímetro digital, é possível determinar a reação vital das lesões, ou seja, o tempo decorrido entre a sua produção e a realização do exame.

Alternativas
Comentários
  • Pra que espectro equimótico de Legand du Salle se tem paquimetro? kkkkk

    Alternativa errada.

  • Paquímetro é um instrumento que mede a distância entre dois lados simetricamente opostos.

    No tocante ao tempo decorrido da produção de uma lesão, deve-se levar em consideração o espectro equimótico de Legrand du Saulle- A evolução da tonalidade das equimoses varia com o passar do tempo. Vermelho-violáceo- 1 ao 3º dia; violáceo-azulado, 2º ao 6º dia; azul-esverdeado: 4 ao 10º dia; amarelado- 12º dia; As equimoses tendem a desaparecer a partir do 15º dia ao 20º dia.

    Salienta-se que o valor cronológico é relativo, tendo em vista que a tonalidade da equimose variará de acordo com a quantidade e profundidade do sangue extravasado, elasticidade do tecido, capacidade de coagulação, idade, sexo, etc.

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO

  • (ESPECTRO EQUIMÓTICO DE LEGRAND DU SAULLE) - Trata-se da variação cromática da equimose que permite aferir o nexo temporal da lesão. A coloração da equimose apresenta-se inicialmente avermelhada, depois evoluindo para azulada e, subseqüentemente, esverdeada e amarelada, finalmente voltando, a pele, a sua normalidade.

    Flamínio Fávero expõe que em certas regiões como a conjuntiva, as equimoses mantém, até o completo desaparecimento o mesmo colorido vermelho. Equimoses profundas apresentam-se de coloração preto, mantendo o colorido durante todo o tempo de evolução. No cadáver, o colorido da equimose é o mesmo que foi fixado em vida, sofrendo modificações, apenas, conseqüentes à putrefação. A data de uma equimose será diagnosticada pelo exame macroscópico, microscópico e químico da região e dos respectivos gânglios.

    ** Há certa divergência na literatura médico-legal sobre o tempo de recuperação do organismo diante das equimoses. Contudo, a maioria expõe o prazo de 21 dia. Veja a cronologia da variação cromática:

    Cor - Evolução

    Vermelho-violácea - Do início ao 2º dia

    Azulada - Do 3º ao 6º dia

    Esverdeada - Do 7º ao 12º dia

    Amarelada - Do 13º ao 20º dia

    Desaparecimento - À partir do 21º dia

  • Analise métrica para determinar a reação vital das lesões?

    NADA A VER .

    ERRADA.

  • O TEMPO DA MARCA DE MORDIDA NÃO PODE SER DETERMINADO!!

  • Paquímetro é um instrumento utilizado para medir a distância entre dois lados simetricamente opostos em um objeto, logo não serve para medir o tempo decorrido entre a produção da lesão, para tal podemos utilizar o espectro equimótico de Legrand du Saulle.

    Evolução cromática das equimoses

    Espectro equimótico de Legrand du Saulle - Hemoglobina sendo degradada

    • Vermelho 1 – 2 dias
    • Violáceo 2 – 3 dias
    • Azul 4 – 6 dias
    • Esverdeado 7 – 10 dias
    • Amarelado 10 – 15 dias
    • Esvanece (some) 15 – 20 dias

    > Nas equimoses conjuntivas não se verifica a variação cromática (dentro do olho) – permanecem vermelhas do início ao fim da sua evolução.

  • onde vende desses paquimetros? kkkkkk