SóProvas


ID
1641613
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Acerca de aspectos técnicos relacionados a marcas de mordidas e às perícias odontológicas desse tipo de marca, julgue o item a seguir.


Para a perícia de mordida que provoque lesões cortocontusas ou lacerações na superfície cutânea, está indicada a moldagem das lesões com auxílio de materiais de moldagem de alta precisão, como o polivinilsiloxano.

Alternativas
Comentários
  • 71 C - Indeferido A marca de mordida é a física do produto final de um complexo conjunto de eventos que ocorrem quando dentes humanos ou animais são aplicados à pele ou qualquer gênero alimentício. Os elementos dentários agem como instrumentos contundentes, cortocontundentes ou perfurocortundentes, provocando ferimentos, de forma e gravidade diversas, sobre a pele. Segundo literatura, uma marca de mordedura pode ser geralmente definida como um padrão feito pelos dentes em um substrato, sendo os dentes de origem humana ou animal. O substrato pode ser pele, comida, ou outra substância compressível. Nos casos em que a mordida provoca lesões cortocontusas ou lacerações na superfície cutânea, a moldagem de tais lesões pode ser feita com o auxílio de materiais de moldagem de alta precisão, como o polivinilsiloxano.

  • O alginato e o silicone também podem ser usados para moldagem.

  • O recolhimento das impressões da marca da mordida deve ser feito por um odontolegista ou com a sua supervisão. A tomada das impressões é realizada por meio dos polivinilsiloxanos, que são materiais de eleição pela estabilidade dimensional. Materiais como alginato não são recomendados devido aos problemas com sua estabilidade. 
    Fonte: O papel do odontolegista nas perícias criminais, em:
     http://revodonto.bvsalud.org/scielo.php?script=sci...

    GABARITO DO PROFESSOR: CERTO