SóProvas


ID
1641700
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Acerca da tanatologia, segmento da medicina legal que estuda a morte, julgue o item a seguir.


A constatação da morte encefálica é condição necessária para a captação de múltiplos órgãos para transplante. Em um caso dessa natureza, a data e a hora do óbito deverão ser as mesmas em que for declarada a morte encefálica.

Alternativas
Comentários
  • Uma vez dado o diagnóstico de morte encefálica, seu ente querido é declarado legalmente morto. Esta é a hora que deve constar no atestado de óbito. A hora da morte não é a hora da retirada do ventilador.

    Fonte: http://www.abto.org.br/abtov03/default.aspx?mn=472...

    GABARITO DO PROFESSOR: CERTO

  • A morte encefálica é condição para declarar morte de uma pessoa, sendo que a hora e data levam-se em conta a constatação da morte encefálica e nao a retirada dos aparelhos.
  • Obrigada Greey Anatomy! Me ajudou a responder a questão :)

  • Morte encefálica é a condição final, irreversível das atividades do tronco encefálico (tronco é composto por mesencéfalo, ponte e bulbo).

    Para declarar a morte (óbito) de um pessoa é necessário ter ocorrido a morte encefálica, não bastando a morte aparente, que ocorre quando há perda dos batimentos e/ou cessação da respiração.

    Portanto, para que haja o transplante de órgãos é necessário o diagnóstico da morte encefálica, nos termos da resolução CFM 2.173/17 (exame neurológico completo, realizado por dois médicos diferentes e ainda são feitos dois testes com intervalo de tempo a depender da idade da vítima - Art. 3)

    ART. 9° >> hora da morte na declaração de óbito: momento da conclusão do último procedimento para determinação da morte encefálica.

    ** Para responder a questão não precisa de todos os conhecimentos acima, mas fica como estudo complementar para outras questões.