-
O Comitê de Política Monetária (Copom) é um órgão criado pelo Banco Central em 20 de junho de 1996, por meio da circular 2.698, e tem como objetivo estabelecer as diretrizes da política monetária e de definir a taxa básica de juros. Ainda, tem a competência específica de manipular a liquidez econômica, por meio dos instrumentos de política monetária.Fonte: Wikipédia
-
Resposta Correta: letra B
O COPOM foi instituído com o objetivo de estabelecer as diretrizes da política monetária e definir as taxas de juros. A taxa de juros é definida como a meta para ataxa SELIC a vigorar no período entre reuniões do COPOM e, se for o caso, o seu viés (tendência).
-
Entendo as explicações acima. porém implementar é diferente de estabelecer. Implementar é colocar em prática, enquanto que estabelecer é apenas definar.
-
Pq a letra 'a' está errada, amigos??
Obrigado
-
A letra " A" está incorreta porque o Copom não tem por OBJETIVO promover debates, as decisões sobre política monetária são tomadas pelos ministros da Fazenda e do Planejamento, Orçamento e Gestão e o presidente do Banco Central do Brasil.
-
Ela não promove debates. Os membros do comitê definem entre si.
-
Valeu , amigos, pelos esclarecimentos.
Obrigado
-
Formalmente, os objetivos do Copom são:
- implementar a política monetária;
- definir a meta da Taxa Selic e seu eventual viés;
- e analisar o 'Relatório de Inflação.
A taxa de juros fixada na reunião do Copom é a meta para a Taxa Selic (taxa média dos financiamentos diários, com lastro em títulos federais, apurados no Sistema Especial de Liquidação e Custódia)
Fonte: http://www.bcb.gov.br/?COPOMHIST
acesso em 31/01/2012
-
O Comitê de Política Monetária – COPOM foi instituído em junho de 1996 com o objetivo de estabelecer as diretrizes da política monetária e definir a taxa de juros. Prática semelhante é adotada por várias autoridades monetárias ao redor do mundo, proporcionando maior transparência facilidade na comunicação com o público em geral.
A partir de junho de 1999, com a publicação do Decreto 3.088 (listado abaixo), foi adotado o regime de “metas para a inflação”. Essas metas são
estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional e cabe ao Banco Central do Brasil fazer cumprir a meta exigida. Caso isso não ocorra, o Presidente do Banco Central deverá divulgar Carta Aberta ao Ministro da Fazenda expondo os motivos do descumprimento, as providências tomadas e a determinação de prazo para que a inflação retorne para a meta. As metas e os intervalos de tolerância a serem adotados serão definidos até o dia 30 de junho de cada segundo ano imediatamente anterior. E o índice de inflação utilizado é o Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA. Será considerada cumprida a meta se a inflação medida se situar dentro do intervalo de tolerância. É interessante que o Banco Central tente “acertar” o centro da meta de inflação.
As reuniões ordinárias do COPOM que eram mensais desde o ano de 2000, passaram a partir de 2006 a ocorrerem, em média, a cada 45 dias,
totalizando 8 reuniões por ano. Essas reuniões são divididas em duas sessões: a primeira ocorrendo nas terças-feiras e a segunda às quartas-feiras.Na reunião da terça-feira, além dos Diretores e Presidente do Banco Central, também participam alguns Chefes de Departamento, além de Consultores, do Assessor de Imprensa e do Secretário-Executivo da instituição. Nesse primeiro dia é apresentada uma análise da conjuntura macroeconômica e expectativas gerais para a inflação.Na reunião de quarta-feira, participam os membros do COPOM (Diretores e Presidente do BACEN) e o Chefe do DEPEP (Departamento de Estudos e Pesquisas). Apenas os Diretores e o Presidente possuem direito a voto na definição da taxa de juros. Inicialmente, os Diretores de Política Econômica e Política Monetária apresentam as suas alternativas para a taxa SELIC e fazem recomendações de Política Monetária. Posteriormente, os demais membros fazem suas ponderações e, se necessário, recomendações.
Ao final, procede-se à votação das propostas. As atas da reunião, tanto em português quanto em inglês, são divulgadas na quinta-feira da semana seguinte a cada reunião, dentro do prazo regulamentar de seis dias úteis. Ressalta-se que há uma defasagem na publicação da ata em inglês, em geral, de cerca de 24 horas.
-
COPOM - COMITÊ DE POLÍTICA MONETÁRIA
Formalmente, os objetivos do COPOM são "implentar a política monetária, definir a meta da Taxa Selic e seu eventual viés, e analisar o Relatório de Inflação" A taxa de juros fixada na reunião do Copom é a meta para a Taxa Selic (taxa média dos financiamentos diários, com lastro em títulos federais, apurados no Sistema Especial de Liquidação e Custódia), a qual vigora por todo o período entre reuniões ordinárias do Comitê. Se for o caso, o Copom também pode definir o viés, que é a prerrogativa dada ao presidente do Banco Central para alterar, na direção do viés, a meta para a Taxa Selic a qualquer momento entre as reuniões ordinárias.
-
RESPONDENDO A PERGUNTA DO COLEGA SOBRE DÚVIDA DA ALTERNATIVA A.....E RETIFICANDO AS RESPOSTAS DE QUE "ELES DECIDEM ENTRE SI" :
PORQUE NÃO EXSITEM DEBATES?PRIMEIRO PORQUE SE ELES EXISTISSEM, NUNCA SE CHEGARIA EM UM CONSENSO E AO INVÉS DE DUAS REUNIÕES, SERIAM 200!
Ainda mais objetiva: Porque são dois dias de reunião? Porque no primeiro são apresentados todos os números da economia do país naquele período, ou seja, em termos mais chulos, qual é a atual situação do Brasil em números.Diante do exposto, já se sabe se a taxa deve aumentar ou diminuir, o que precisa ser votado é o valor exato dessa alteração!
-
O COPOM é um órgão do Bacen formado por diretores do Bacen.
-
Pessoal, por favor, me tirem uma dúvida: o colega Raylan diz que é competência do COPOM estabelecer as diretrizes da política monetária e de definir a taxa básica de juros, porém, a competência de estabelecer diretrizes de tais políticas não é uma competência do CMN?! Há alguma diferença ou conflito? Desde já, obrigado!
-
Olá Júnior, é o seguinte pelo livro Sistema Financeiro e Bancário diz o seguinte:
O Copom foi instituído em 20 de junho de 1996, com o objetivo de estabelecer as diretrizes da política monetária e definir a taxa de juros. Desde 1996, o Regulamento do Copom sofreu uma série de alterações no que se refere ao seu objetivo, periodicidade das reuniões, composição e atribuições e competências de seus integrantes. Destaca-se a adoção, pelo Decreto no 3.088 em 21 de junho de 1999, da sistemática de “metas para a inflação” como diretriz de política monetária. Desde então, as decisões do Copom passaram a ter como objetivo cumprir as metas para a inflação definidas pelo Conselho Monetário Nacional. Segundo o mesmo Decreto, se as metas não forem atingidas, cabe ao presidente do Banco Central divulgar, em carta aberta ao ministro da Fazenda, os motivos do descumprimento, bem
como as providências e prazo para o retorno da taxa de inflação aos limites estabelecidos.
Formalmente, os objetivos do Copom são “implementar apolítica monetária, definir a
meta da taxa Selic e seu eventual viés, e analisar o Relatório de Inflação”.
-
O CMN determina a meta de inflação, o Bacen faz isto acontecer por meio do COPOM que é responsável por fixar a meta da taxa de juros SELIC.
-
Vamos analisar as opções:
A) Promover debates acerca da política monetária até que se alcance consenso sobre a taxa de juros de curto prazo a ser divulgada em ata.
Ainda que fosse possível ficar em dúvida sobre o fato de que “promover debates” não é um objetivo do Copom, a decisão sobre a taxa de juros é tomada por maioria simples, não havendo necessidade de consenso.
B) Definir a meta da Taxa Selic e divulgar o Relatório de Inflação.
Correto. São as competências definidas pela circular Bacen nº 3.868/2017, que regulamenta o funcionamento do Copom.
C) Reunir periodicamente os ministros da Fazenda e do Planejamento, Orçamento e Gestão e o presidente do Banco Central do Brasil.
São membros do Copom apenas o Presidente e os Diretores do Banco Central.
D) Coletar as projeções das instituições financeiras para a taxa de inflação.
Não é atribuição do Copom. A coleta de projeções das instituições financeiras é realizada através do Sistema de Expectativas de Mercado, atualmente sob administração do Departamento de Estatísticas do BC (Dstat).
E) Divulgar mensalmente as taxas de juros de curto e longo prazos praticadas no mercado financeiro.
Também não é uma atribuição do Copom.
GABARITO: B
-
ATUALIZANDO!!
O objetivo do COPOM é: DIA
Definir a meta da Taxa Selic; SEM O VIÉS!
Implementar a Política Monetária;
Analisar o 'Relatório de Inflação'.