SóProvas


ID
1641751
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Os dentes resistem melhor que qualquer outro tecido humano às variações de pressão e temperatura e à degradação post mortem, o que possibilita a preservação da identidade genética individual. Mesmo se o dente estiver fragmentado, será possível fazer a coleta e análise do DNA.


EMSZSF Silveira. Odontologia legal: a importância do DNA para as perícias e

peritos. Saúde, Ética & Justiça. 2006;11(1/2):12-8 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item subsequente, relativo à genética forense.


O desenvolvimento da genética forense nos últimos anos deve-se principalmente à descrição da técnica de fingerprint, que permite o estabelecimento dos perfis genéticos mesmo a partir de quantidade ínfimas de material biológico.


Alternativas
Comentários
  • 117 E - Indeferido Argumentação: A técnica de fingerprint foi um marco importante no desenvolvimento da genética forense. Essa técnica utiliza uma grande quantidade de material biológico e foi paulatinamente substituída por outras, visando sua aplicação mais imediata na genética forense. É uma técnica que não é mais usada em genética forense há 20 anos.

  • Questão errada. O conceito trazido é a da técnica de PCR (reação em cadeia da polimerase).
  • Mesmo quem nada sabe sobre a técnica firgerprint poderia acertar esta questão, uma vez que a proposição nada tem a ver com a conclusão. Questão de ler com atenção o enunciado. 

  • “A PCR (reação em cadeia da polimerase) é uma técnica mais sensível e moderna que possibilita a análise de uma região específica de DNA, por meio da amplificação bioquímica ou molecular de uma sequência-alvo, capaz de gerar com eficácia um grande número de cópias de um segmento específico de DNA a partir de pequena quantidade de material genético". HÉRCULES, Hygino de Carvalho. Medicina Legal, Texto e Atlas. Ed. Atheneu, 2005, p. 83.

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO