-
Letra D)
No Brasil, toda operação de câmbio deve ser realizada por meio decontrato de câmbio, tendo sempre, como uma das partes, uma instituiçãoautorizada a operar em câmbio pelo Banco Central, que comprará ouvenderá a você a moeda estrangeira. Qualquer pessoa física ou jurídicapode ir, então, a uma instituição autorizada, para comprar ou vendermoeda.
-
O mercado e câmbio é regulamentado e fiscalizado pelo Banco Central e engloba as operações de compra e venda de moedas estrangeiras.
-
E o cambio paralelo? No caso o dolar paralelo?
Faz parte do mercado de cambio e nao é realizado com autorizaçao do BACEN.
Esse item pode ser o mais certo, mas nao esta totalmente correto a meu ver.
-
Desde 2008 não existe mais o chamado dólar paralelo, uma vez que facilitava a ocorrência da lavagem de dinheiro.
-
O BACEN:
1. Autorizar IFs e demais instituições realizarem operações no mercado de câmbio (MC); 2. Decidir medidas necessárias ao funcionamento regular do MC, à estabilidade relativa das taxas de câmbio e ao equilíbrio do balanço de pagamentos, podendo autorizar a compra e a venda de ouro e moeda estrangeira e a realização de op. de crédito no exterior, inclusive as referentes a direitos especiais de saque, segundo diretrizes do CMN;
3. Credenciar /descredenciar agências de turismo e meios de hospedagem para a prática acessória de op. de câmbio manual.
4. Determinar a realização de op. e providências para regularização de pendências e de procedimentos cambiais e de capitais com o exterior;
5. Realizar operações de intervenção no mercado doméstico de câmbio, observadas as condições estabelecidas;
-
As autorizações para a prática de operações no mercado de câmbio podem ser concedidas pelo BCB a:
1. bancos múltiplos,
2. bancos comerciais,
3. caixas econômicas,
4. bancos de investimento,
5. bancos de desenvolvimento,
6. bancos de câmbio,
7. agências de fomento,
8. sociedades de crédito, financiamento e investimento,
9. sociedades corretoras de TVM,
10.sociedades distribuidoras de TVM e
11.sociedades corretoras de câmbio
-
Os segmentos de taxas livres (comercial) e taxas flutuantes (turismo) foram unificados em um único mercado de câmbio pela resolução 3265 do CMN.
Fonte: Sistema Financeiro e Bancário, Newlands ( página 391)
-
MERCADO DE CÂMBIO. Realiza operações que envolvem a necessidade de conversão de moedas estrangeiras em moeda nacional e vice-versa. Basicamente, são operações de curto prazo e as instituições que nele atuam são os bancos comerciais e as firmas autorizadas pelo governo (BANCO CENTRAL), com a intermediação das sociedades corretoras.
Mercado Cambial – contempla as operações que envolvem a troca de moeda de um país pela de outro, com a finalidade de suportar as transações inerentes ao comércio internacional de bens e serviços e as operações de empréstimos e financiamentos de agentes econômicos de um país para os agentes econômicos de outros países.
-
Bom dia pessoal!
Agentes autorizados a operar no mercado de câmbio.
Todas s/ restriçäo: Bc comercial, Bc de investimento, Bc múltiplo, Bc de câmbio, CEF.
Operaçöes com restriçäo: Bc de desenvolvimento, Financeiras, Ag de Fomento.
Operaçöes limitadas $100mil: CTVM, DTVM, Corretor de câmbio.
Operaçöes limitadas $50mil: Correios (ECT)
Fonte: A Casa do Concurseiro.
-
Os agentes podem realizar as seguintes operações:
a) bancos, exceto de desenvolvimento, e a Caixa Econômica Federal: todas as operações previstas para o mercado de câmbio;
b) bancos de desenvolvimento; sociedades de crédito, financiamento e investimento e agências de fomento: operações específicas autorizadas pelo Banco Central;
c) sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários; sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários e sociedades corretoras de câmbio:
- operações de câmbio com clientes para liquidação pronta de até US$100 mil ou o seu equivalente em outras moedas; e
- operações no mercado interbancário, arbitragens no País e, por meio de banco autorizado a operar no mercado de câmbio, arbitragem com o exterior.
Então, ao contrário de muitos que estão comentando ai, a Caixa e os Bancos de Desenvolvimento tem sim restrições!FONTE: Site do BACEN
-
VAMOS SER OBJETIVOS NOS COMENTARIOS, A MAIORIA POSTA E NEM INFORMA A RESPOSTA E PQ CHEGOU A ELA
-
"Bancos, exceto de desenvolvimento, e a Caixa Econômica Federal: todas as operações previstas para o mercado de câmbio." A frase poderia ser reescrita: "exceto os de desenvolvimento, bancos e a caixa econômica federal: todas as operações previstas para o mercado de câmbio."
-
o mercado de câmbio é o ambiente onde se realizam as operações de câmbio entre os agentes autorizados pelo Banco Central e entre seus clientes.
http://www.bcb.gov.br/?MERCCAMFAQ
-
Eu quero comprar dólar... Então vamos lá....
No mercado de câmbio no Brasil são realizadas operações
a) no segmento flutuante, relativas a importação e exportação de mercadorias e serviços.
ERRADA. Sabemos sim que o Câmbio é flutuante, mas ele varia de acordo com a oferta e da demanda do mercado, e não só com importação e exportação. Por exemplo... Eu preciso de dólar pra viajar e não quero importar ou exportar nada...
b) de troca de moeda nacional exclusivamente pelo dólar norte-americano ou vice-versa.
ERRADA. Eu posso POR EXEMPLO comprar euros para viajar para a europa.
c) no mercado à vista apenas por pessoa jurídica.
ERRADA. Eu sou pessoa física e posso comprar dólar. E posso pagar parcelado...
d) pelos agentes autorizados pelo Banco Central do Brasil.
CORRETO. Por isso tem tanto doleiro sendo investigado e até preso. Não posso vender dólares excedentes da viagem para terceiros, por exemplo. Apenas para o um autorizado (exemplo: Banco).
e) dispensadas da regulamentação e fiscalização pelo Banco Central do Brasil.
ERRADA. Vide resposta da letra D que já anula esta. :)
-
Valeu Raphael Dantas, estava com dúvida em relação a Alternativa A. Muito boa a sua explicação.
-
O Banco Central executa a política cambial definida pelo Conselho Monetário Nacional.
Para tanto, regulamenta o mercado de câmbio e autoriza as instituições que nele operam.
Também compete ao Banco Central fiscalizar o referido mercado, podendo
punir dirigentes e instituições mediante multas, suspensões e outras
sanções previstas em lei.
http://www.bcb.gov.br/pre/bc_atende/port/mercCam.asp#15
-
Erro da letra A:
Relativos à importação e exportação não são realizadas no mercado flutuante, mas sim no mercado de câmbio de taxas livres.
-
LETRA D
-
GAB: LETRA D
Complementando!
Fonte: Prof. Amanda Aires
A) Errado. As operações são realizadas no regime de câmbio flutuante, fixo e sujo, dependendo da escolha de política cambial realizada pelo país.
B) Errado. As operações de câmbio são feitas entre moedas conversíveis. Ou seja, troca-se reais por diversas outras moedas internacionais, entre elas o dólar.
C) Errado. As operações no mercado à vista são feitas por pessoas jurídicas e físicas. É só pensar no exemplo dos turistas que, quando viajam ao exterior, necessitam de moeda externa para pagar suas transações fora do país.
D) Certo. Como o Bacen supervisiona o mercado de câmbio, as instituições que nele operam devem estar autorizadas pelo Bacen
E) Errado. Como já citado, o Bacen fiscaliza e supervisiona este mercado.
===
PRA AJUDAR:
Q633358 ➜ A depreciação do peso argentino frente ao real pode reduzir as exportações dos produtos brasileiros para a Argentina, desconsiderados os efeitos da inflação nos dois países. (CERTO)
- R: O valor entre duas moedas é dado pela taxa de câmbio entre elas. Assim, ao considerarmos a taxa de câmbio peso-real, estabelecemos o valor que determinada quantidade de Pesos “compra” 1 Real. Por exemplo, a taxa de câmbio de 3,00 significa que 3 Pesos compram 1 Real.
- Se esta taxa desvalorizar (passando de 3 para 4, por exemplo) é necessário mais Pesos para comprar o mesmo 1 Real. Neste caso, o Real está se valorizando, sendo que exportações brasileiras à Argentina ficam mais caras.
- Portanto, a depreciação do peso argentino frente ao real pode reduzir as exportações dos produtos brasileiros para a Argentina, desconsiderados os efeitos da inflação nos dois países, pois o Real está ficando mais “caro” em relação ao Peso.