SóProvas


ID
1641967
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em humanos, a habilidade de produzir os antígenos M e N é determinada por um gene com dois alelos. O alelo LM permite a produção de antígeno M, enquanto o alelo LN permite produzir antígeno N. Heterozigotos, para esses alelos, produzem ambos os tipos de antígeno.

Considerando que em uma determinada população em equilíbrio de Hardy-Weinberg a frequência dos alelos LM e LN seja, respectivamente, 0,6 e 0,4, julgue os item que se segue.

Na hipótese de ocorrência de um novo alelo LX na população, o princípio de Hardy-Weinberg não poderia mais ser aplicado, devido à quantidade de possíveis genótipos resultantes.

Alternativas
Comentários
  • Ainda poderia existir novos genótipos.

  • O surgimento de novos genotipos não afeta o equilibrio?

  • Acho que a intenção foi perguntar se o equilíbrio de Hardy-Weiberg, e suas equações, podem ser extrapolados para mais de dois alelos. E pode. Um exemplo clássico é o do sistema ABO com três alelos (A, B, i). A equação seria: p2 + 2pq + q2 + 2pr + 2qr + r2.

  • O princípio de Hardy-Weinberg PODE ser aplicado a alelos múltiplos e alelos ligados ao X. Portanto, independe da quantidade de genótipos. 

  • A justificativa é o erro da questão. No caso, o princípio de HW não poderia mais ser aplicado porque a mutação fere uma das premissas do teorema.

  • o novo genótipo afetaria o equilíbrio, mas ainda assim o equilíbrio de HW poderia ser aplicado.

  • O equilíbrio de Hardy-Weinberg é utilizado para saber se a população está ou não em equilíbrio. No entanto, a lei de Hardy-Weinberg é importante porque permite determinar quanto e como o equilíbrio de uma população está sendo afetado pelos fatores evolutivos.