SóProvas


ID
1641970
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em humanos, a habilidade de produzir os antígenos M e N é determinada por um gene com dois alelos. O alelo LM permite a produção de antígeno M, enquanto o alelo LN permite produzir antígeno N. Heterozigotos, para esses alelos, produzem ambos os tipos de antígeno.

Considerando que em uma determinada população em equilíbrio de Hardy-Weinberg a frequência dos alelos LM e LN seja, respectivamente, 0,6 e 0,4, julgue os item que se segue.

Para clonagem in vivo de genes com mais de 30.000 pares de bases, como os que codificam proteínas que carregam determinantes antigênicos do sistema MN, é necessária a incorporação direta desses genes a plasmídeos, antes de serem introduzidos na célula hospedeira.

Alternativas
Comentários
  • Os plasmídeos são pequenos fragmentos de DNA bacteriano de forma circular. Podem ser modificados por adição de novos fragmentos de DNA e são facilmente inseridos em bactérias, sendo utilizados para o transporte de DNA para o interior de células alvo (vectores). Os fragmentos inseridos nos plasmídeos não podem exceder os 10000 pares de bases (10 Kb).

  • Nenhum vetor, atualmente, consegue carregar 30000 pb