SóProvas


ID
1642351
Banca
UFRRJ
Órgão
UFRRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Considere o texto a seguir e responda à questão.

A Sua Excelência o Senhor
Luis da Luz
Digníssimo Presidente da Câmara Municipal
Praça 25 de Julho, 01 – Centro
89160-000 – Rio do Sul - SC

Assunto: Recebimento da Moção nº. 190/10.

Prezado Presidente,

1. Com meus cumprimentos, informo que recebi a cópia do Ofício 333/10, subscrito por Vossa Excelência e referente à Moção nº 190/10, de autoria do Vereador Jota do Peixe.

2. O assunto merece a nossa consideração por sua importância para o nosso Estado, como instrumento para a manutenção dos jovens no meio rural, motivo pelo qual encaminhei à minha Assessoria Jurídica para estudos.

3. Ao dispor de Vossa Excelência e desta Câmara Municipal externo meus protestos de elevada consideração e apreço.

      Atenciosamente,

    Vancouver Brasileiro de Oliveira.
    Secretário Estadual de Agricultura.

Considerando o texto acima, assinale a alternativa correta de acordo com as características textuais da redação oficial.

Alternativas
Comentários
  • "meus protestos de elevada consideração e apreço." HUEAHUEAHUEAHUEA


    c) O uso da primeira pessoa do singular no texto expressa individualidade e está em desacordo com o padrão de redação oficial.



    Gabarito: C.
  • Por que a "D" estaria errada? a palavra ¨digníssimo¨ não está em desuso? e já que a correspondência foi encaminhada ao próprio, não seria  ¨Vossa" em vez de "Sua"???

  • Alex, "Ilustríssimo" também caiu em desuso.

  • escrever " JOTA DO PEIXE" vale?

    É isso mesmo produção???

  • Mas e os Relatórios, Laudos, Pareceres e Atestados como ficam? Eles são escritos em primeira pessoa.

  • Só uma observação sobre o "Jota do Peixe"... alguém aqui conhece o deputado Francisco Everardo Oliveira Silva? Pois bem... trata-se do Tiririca, e é dessa forma que ele é conhecido no meio político. O próprio site da Câmara o identifica assim, bem como tantos outros deputados que utilizam não o nome de batismo, mas sim apelidos pelos quais se tornaram conhecidos. Pelo menos foi assim que analisei a assertiva.

    Bons Estudos.

  • Como assim, gente? Ele teria que usar qual pessoa, senão a primeira? ELE recebeu o tal documento! Deveria colocar qual. Nós recebemos? Se é só uma pessoa que escreve?!

    Errada a questão, teria que ser anulada, pois não tem nenhuma certa. Enquanto que tem o "Ao dispor de Vossa Excelência e desta Câmara Municipal externo meus protestos de elevada consideração e apreço." ele inventam isso!!!!

    Ridículo!

  • Ao meu ver, a amiga Pamela se equivocou quando disse que Ilustríssimo caiu em desuso, pois só não é utilizado para as autoridades que recebem o  o tratamento de Vossa Senhoria e para particulares, porém errei essa questão por se usar Sua ao invés de Vossa excelência.