SóProvas


ID
1642618
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Ainda com relação ao orçamento público, julgue o item que se segue.


Os restos a pagar compreendem as despesas empenhadas e não pagas até o dia 31 de dezembro e servem para resguardar o direito do credor de receber, uma vez que a despesa foi empenhada.

Alternativas
Comentários
  • Errado


    L4320


    Art. 36. Consideram-se Restos a Pagar as despesas empenhadas mas não pagas até o dia 31 de dezembro distinguindo-se as processadas das não processadas.


    Parágrafo único. Os empenhos que sorvem a conta de créditos com vigência plurienal, que não tenham sido liquidados, só serão computados como Restos a Pagar no último ano de vigência do crédito.

  • ERRADO

    Quem garante o direito do credor receber é á liquidação não o empenho.

    O empenho foi conceituado pela lei como uma obrigação pendente para o

    Estado. As pendências que transformarão o empenho numa despesa efetiva

    serão resolvidas no próximo estágio, a liquidação


  • Errada, pois o que serve para resguardar o direito do credor de receber não é o empenho em si , mas sim a liquidação(entrega do bem ou a prestação de serviços) , ou seja, uma vez que um produto é empenhado através de uma nota de empenho e entregue a Administração com o atestamento da qualidade e quantidade , o credor passar a ter o direito de recebimento pelo produto vendido.



  • A inscrição não garante o direito ao pagamento – é necessário que se cumpra integralmente o estágio da liquidação (que em Restos a Pagar é definido como “processado”).Portanto,alguns empenhos inscritos poderão ser cancelados se o fornecedor não entregar o material ou não prestar o serviço conforme combinado. 

    Augustinho Vicente Paludo

  • Errado


    O empenho de despesa é ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento, pendente ou não de implemento de condição. 

    Vale esclarecer, contudo, que a expressão que cria para o Estado obrigação de pagamento não pode ser interpretada no sentido de que, havendo empenho, em qualquer hipótese, o Estado haverá de pagar a importância devida. Com efeito, a expressão deve ser entendida como uma garantia que o credor tem de, em cumprindo os termos do pacto firmado com a Administração, receber aquela importância que já estava reservada para ele. Assim, mesmo diante de uma despesa empenhada, se o credor não cumprir com a contraprestação devida, decerto que não haverá qualquer obrigação de pagamento pelo Estado. Para dirimir qualquer dúvida, temos o disposto no art. 62 da referida lei, que estabelece: o pagamento da despesa só será efetuado quando ordenado após sua regular liquidação.


  • Apenas para complementar, a questão poderia estar correta se especificasse que se trata de Restos a Pagar processados, pois nesse caso as despesas já foram liquidadas e aí faria sentido a sua inscrição para resguardar o direito do credor de receber, mas no caso dos Restos a Pagar não processados, como as despesas ainda não foram liquidas não há o que se falar em resguardar o direito do credor, mas é bom ficarem atentos aos Restos a Pagar processados.

  • O erro está em dizer que "servem para resguardar o direito do credor de receber", uma vez que é na liquidação que se verifica tal direito.

  • Erro da questão: Os restos a pagar compreendem as despesas empenhadas e não pagas até o dia 31 de dezembro e servem para resguardar o direito do credor de receber, uma vez que a despesa foi empenhada


    Ficaria correto se estivesse escrito "uma vez que a despesa foi LIQUIDADA", e não empenhada, como diz a questão. Ora, a resguarda do direito adquirido pelo credor ocorre na liquidação, através de comprovante de entrega, contrato etc., após essa comprovação e verificação, o credor terá o que lhe é por direito (pagamento).

    Liquidação: verificação do direito adquirido pelo credor, tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito.

    Gabarito: errado.

  • Como regra geral, essas despesas serão anuladas / canceladas ==> não processadas

    Exceção

    vigente o prazo assumido pelo credor para entregar material;

    vencido o prazo,

    mas liquidação esteja em curso

    mas a A.P queira a liquidação

    atender transferência a instituições públicas ou privadas

    corresponder a compromissos assumido no exterior

  • só com a liquidação se torna exigível.

  • O fato de estar empenhado não significa que ocorrerá a liquidação (direito do credor) . O credorpode simplesmente não entregar a mercadoria ou o serviços contratado,por exemplo.

  • Tipo de questão que derruba os desatentos. Em provas do Cespe a gente não pode nem respirar.

  • Liquidacao = ocorre com a entrega do produto e da ao credor o direito 

    Empenho + liquidacao = Processadas

    Enpenho + nao liquidacao = nao processadas

  • UMA VEZ QUE A DESPESA FOI LIQUIDADA (verificada)

  • Todos os comentários são enriquecedores, mas a questão quer saber o que é RESTOS A PAGAR apenas.

    Os restos a pagar compreendem as despesas empenhadas e não pagas até o dia 31 de dezembro e servem para resguardar o direito do credor de receber, uma vez que a despesa foi empenhada.

    Ou seja, ele afirmou dizendo que são RESTOS A PAGAR NÃO PROCESSADOS, bem como disse também que resguarda o direito do credor sem complementar após (...) foi empenhada.

  • Só haverá direito líquido e certo para o credor na liquidação. Sabendo que os restos a pagar não processados não possuem, ainda, o estágio da liquidação, daria pra matar a questão.

     

    Questão errada

  • Alguém tem grupo de zap zap de concurseiros

  • vamos la, 

    uma despesa empenhada, significa que o serviço está autorizado. se nao foi pago no mesmo ano, significa que a administração publica nao teve tempo habil para pagar ou ainda nao reconheceu a execução do serviço

    No primeiro caso, a despesa foi empenhada e liquidada e o credor tem direito a receber.

    No segundo caso, a despesa foi apenas empenhada e o credor, embora possa ter executado, o governo ainda nao aceitou o serviço como concluido. Por tanto ele ainda nao adquiriu o direito de receber, embora possa adiquirí-lo mais adiante, mediante as comprovações necessárias

  • Essa questão me deixou maluco, porém o erro pode ser encontrado no verbo "servem".

    A questão afirma que os Restos a Pagar servem para resguardar o direito do credor de receber. ERRADO. 

    O empenho é que resgarda o direito do credor de receber (desde que cumpra sua parte).

    O principal objetivo dos Restos a Pagar é dar continuidade ao processo de execução (empenho, liquidação, pagamento) de uma despesa empenhada e não concluída ao final de um exercício.

  • ERRADO

     

    A questão errou ao falar do resguardo do direito adquirido pelo credor, que na verdade, só acontece na LIQUIDAÇÃO.

     

    --------         ------------

     

    NADA MELHOR DO QUE VER QUESTÕES SOBRE O TEMA:

     

     

    (Ano: 2012 Banca: CESPE Órgão: Banco da Amazônia Prova: Técnico Científico - Administração)

       

    Os restos a pagar correspondem às despesas empenhadas e não pagas até 31 de dezembro, classificadas em despesas processadas – isto é, já liquidadas – e não processadas – ou não liquidadas.(CERTO)

     

    ------------          ---------------

     

    (Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: TRE-BA Prova: Analista Judiciário - Área Administrativa)

       

    A liquidação da despesa consiste na verificação do direito adquirido pelo credor ou entidade beneficiária com base nos títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito ou da habilitação ao benefício.(CERTO)

  • Empenho: obrigação do Estado com o fornecedor;

    Liquidação: direito líquido e certo do fornecedor em relação ao produto/serviço ofertado ao Estado.

  • Esta questão é fácil explicar depois de ver o gabarito. Mas antes, ela é um tiro no Escuro. Vi colegas falando em "direitos adquiridos" a questão não fala isto, o empenho resguarda o direito do credor, basta q ele cumpra sua parte... Tipo da questão idiota, feita pra tirar pontos...
  • A questão estava todo bonitinha, mas depois da vírgula deu ruim.

    O direito de receber do credor seria se a despesa estivesse liquidada ou em liquidação.

  • É necessária a liquidação.

  • "Os restos a pagar compreendem as despesas empenhadas e não pagas até o dia 31 de dezembro e servem para resguardar o direito do credor de receber, uma vez que a despesa foi empenhada."

    Errada, principalmente devido ao ponto "resguardar o direito do credor de receber, uma vez que a despesa foi empenhada".

    Conceito de Liquidação: "a liquidação consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios".

    Então se a verificação do direito ocorre no estágio de liquidação e não de empenho não cabe se falar em resguardar o direito. No mais os RAP realmente compreendem as despesas empenhadas e não pagas (não processadas se somente empenhadas, ou empenhadas se liquidadas).

  • Gab. E

    A inscrição do Restos a Pagar não garante o direito ao pagamentoé necessário que se cumpra integralmente o estágio da liquidação (que em Restos a Pagar é definido como “processado”). Portanto, alguns empenhos inscritos poderão ser cancelados se o fornecedor não entregar o material ou não prestar o serviço conforme combinado

    Fonte: PALUDO AUGUSTINHO, Orçamento Público e Administração Financeira e Orçamentária; 2013

  • O empenho NÃO resguarda o direito do credor de receber, quem faz isso é a LIQUIDAÇÃO.

  • errado,

    empenho, cria obrigação de pagamento para o estado.

    liquidação, torna líquido e certo o direito de recebimento pelo credor.

  • Gab: ERRADO

    Cuidado com o peguinha!

    1. Empenho --> CRIA a obrigação de pagamento;
    2. Liquidação --> TORNA o direito e líquido e certo, reconhece a quem se deva pagar.

    ----------

    Acesse: Linktr.ee/soresumo