SóProvas


ID
1642693
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com base nos princípios afetos à licitação pública, e nas disposições da Lei n.º 8.666/1990, julgue o item que se segue.


No âmbito das licitações públicas, é permitido os editais estabelecerem normas que restrinjam a participação de concorrentes, de modo que se consiga a contratação de empresa específica.

Alternativas
Comentários
  • Cabe à Administração Pública tratar todos os licitantes de forma igualitária, impedindo favoritismos.


    LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993


    Art. 3o  A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos. 


    § 1o É vedado aos agentes públicos:


    I - admitir, prever, incluir ou tolerar, nos atos de convocação, cláusulas ou condições que comprometam, restrinjam ou frustrem o seu caráter competitivo, inclusive nos casos de sociedades cooperativas, e estabeleçam preferências ou distinções em razão da naturalidade, da sede ou domicílio dos licitantes ou de qualquer outra circunstância impertinente ou irrelevante para o específico objeto do contrato, ressalvado o disposto nos §§ 5o a 12 deste artigo e no art. 3o da Lei no 8.248, de 23 de outubro de 1991;


  • Questão errada, outras ajuda, vejam:

    Prova: CESPE - 2007 - TCU - Técnico de Controle Externo Disciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Licitações e Lei 8.666 de 1993.; Conceito, competência legislativa, sujeitos e finalidades das licitações; 

    O conceito de licitação pública remete à idéia de disputa isonômica entre as partes concorrentes ao fim da qual deve ser selecionada a proposta mais vantajosa para a administração pública, com vistas à celebração de um contrato administrativo.

    GABARITO: CERTA.

    Prova: CESPE - 2010 - Banco da Amazônia - Técnico Científico - Administração Disciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Licitações e Lei 8.666 de 1993.; Princípios das Licitações; 

    A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia e a selecionar a proposta mais vantajosa para a administração, sendo processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos que regem essa lei.

    GABARITO: CERTA.

  • A licitação deve assegurar  " igualdade de condições a todos os concorrentes" e que somente são permitidas "exigências de qualificação técnica e econômica indispensáveis à garantia do cumprimento das obrigações". 

    No caso em tela ferindo o princípio da isonomia. Isto é, este princípio não significa apenas tratar igualmente os semelhantes, mas também diferenciar o tratamento conferido aos desiguais.


    GAB ERRADO

  • É só lembrar do princípio da isonomia.

  • Direcionamento da licitação é vedado pelo princípio da isonomia.

  • Dessa forma em questão estaria ferindo os princípios da IGUALDADE, COMPETITIVIDADE dentre outros.

  • Dessa forma em questão, estaria ferindo os princípios da IGUALDADE, IMPESSOALIDADE e COMPETITIVIDADE.

  • Desse jeito nem precisaria licitação...

  • Estaria fraudando a licitação
  • GABARITO ERRADO

     

    Raciocínio dessa questão.

    Na prática - ESTÁ CERTO ( Só o que ocorre na política brasileira)

    Na teoria - ESTÁ ERRADO ( tem que observar o LIMPE)

     

    _____________________________________

     

    O que queremos? Passar no concurso.

    E quando queremos? É irrelevante.

  • CESPE - 2013 - ANTT - Técnico Administrativo

    Com referência à licitação pública, julgue os itens subsecutivos.

     

    A licitação não constitui uma restrição à liberdade administrativa na escolha de seu contratante.

     

    ERRADO.

     

    Art. 3o Lei 8.666/93. A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração.

     

    Porém...

     

    A licitação é uma decorrência do princípio da indisponibilidade do interesse público e que se constitui em uma restrição à liberdade administrativa na escolha da contratante.

    (cf. DI PIETRO, 1991, p. 230).

  • O edital de licitação pode pedir um certo grau de experiencia... E isso não afronta a isonomia...A meu ver essa questão ai é gab certo

  • se eu quero contratar um empresa de cachorros, logo a empresa de gatos ficara impedida de participar. Cespe sendo Cespe

  • ERRADO 

    Tratamento Isônomico (Não, importa o mundo "REAL")

     

    Se a é Prova TEÓRICa estuda-se e aplica-se a TEORIA. 

    Tem umas critaturas que sentem prazer em "caçar pelo em ovo" (Gostam de resmungar mesmo, kkk)

  • Errada. Fere-se a isonomia. E é importante ressaltar que o conceito constitucional de isonomia diz respeito ao tratamento isonômico aos iguais e os desiguais na medida de sua desigualdade. Discriminação positiva.
  • Deve-se estimular, quando possível, a competitividade.

  • O edital não pode restringir a participação de ninguém. Todos podem concorrer.

    Mas, para estarem efetivamente participando, eles precisam comprovar qualificação técnica para entregar o produto/serviço solicitado pela adm pública. Isso automaticamente serve como uma peneira.

    Mesmo assim, não existem restrições. Todos podem participar.

    A questão é bem maliciosa. Eu mesmo errei nela.

  • lembra da lava- jato, isso é crime.