-
Procurei nas referências oficiais mas não encontrei nada que justificasse dizer que o catálogo do serviços deve descrever "os processos" necessários para entregar determinado serviço. Ao meu entender, essa afirmativa está incorreta. Enfim, muito estranho. Aguardo outros cometários.
-
Alguém sabe porque está correta?!
-
O catalogo possui a descricao e status dos processos - certo
Posso esta errado mas nunca ouvi falar q o catalogo tambem possui os IC (itens de configuracao) !!!
Os ICs sao mantidos pelo G DE CONFIGURACAO E ATIVO DE SERVICO e gerenciados pelo G DE MUDANCA !!
Alguem pode ajudar nessa questao ???
-
O catálogo de serviços pode ser classificado de 3 formas:
Visão do usuário: poucos detalhes, visão geral
Catálogo de negócios
Catálogo técnico: neste maiores detalhes sobre o serviço podem ser acrescentadas para tornar o seu entendimento melhor. É justamente desse que a questão trata.
-
O Catálogo de Serviços tem duas subdivisões:
Catálogo de Serviços de Negócio: contém a visão do cliente sobre os serviços de TI e os seus relacionamentos com os processos e estruturas organizacionais do negócio.
Catálogo de Serviços Técnicos: contém detalhes técnicos de todos os serviços entregues ao cliente, e os seus relacionamentos com os serviços de suporte, itens de configuração, componentes e serviços compartilhados necessários à entrega do serviço ao cliente.
Fonte: Implantando a governança de TI, Aragon, 3ed, p.268
-
Confundi com portfólio
-
Segundo o manual do ITIL V3 2011, Service Strategy, pag. 174:
"O catálogo de serviço inclui informações sobre os entregáveis, preços, pontos de contatos, odenação e porcessos de solicitação. [...] Ele também provê uma visão geral dos ativos, processos e sistemas envolvidos em cada sistema."
Então, ele define os processos, mas não os itens de configuração. Não entedi o por quê deste gabarito.
-
2016
O gerenciamento do catálogo de serviços atua como fonte centralizada de informações sobre todos os serviços acordados.
Certa
2013
A realização do gerenciamento do catálogo de serviço garante uma fonte única de informações sobre todos os serviços que estão operacionais e sobre os que estão sendo preparados para entrar em operação, sendo esse gerenciamento subdivido em serviços de negócio e serviços técnicos.
certa