-
Errado.
5 ELEMENTOS DE DESCRIÇÃO DE UMA FUNÇÃO 5.1 ÁREA DE IDENTIFICAÇÃO
5.1.2 Forma(s) autorizada(s) do nome Objetivo: Criar um ponto de acesso autorizado que identifique especificamente a função. Regra: Registre a(s) forma(s) autorizada(s) do nome da função. Use o âmbito territorial ou administrativo da função, o nome da instituição que a desempenhou e outros qualificativos apropriados para distingui-la de outras funções com nomes similares. Este elemento deve ser usado em conjunção com o elemento Identificador da descrição da função (5.4.1).
Fonte: conselho internacional de arquivos-isdf- norma internacional para descrição de funções. PDF, pág 16.
-
A QUESTÃO SE REFERE AO REGISTRO DE AUTORIDADE.
VEJAMOS O QUE DIZ A ISDF:
"Registro de autoridade (authority record) – Forma autorizada do nome combinada com
outros elementos de informação que identificam e descrevem a entidade nomeada, e pode
remeter para outros registros de autoridade relacionados."
ISDF P. 13
-
O que mais acho difícil nessas questões de normas de descrição é que em algumas o examinador não expõe diretamente de qual norma ele está falando. Normalmente fica só em "de acordo com normas nacionais e internacionais". Isso é muito ruim.
-
O examinador pediu ali no cantinho de preâmbulo " ...acerca da descrição de funções de arquivos."
Só acertei pq estou no filtro da Isdf, pq c n ia passar batido
-
Segundo a
Norma Internacional para Descrição de Funções - ISDF, a forma autorizada do nome, combinada com outros elementos de informação que identificam e descrevem a entidade nomeada, compõem a área de identificação de uma função.
Gabarito do professor: Errado
-
Eu consegui responder mesmo sem saber exatamente todos os elementos. Talvez tenha sido sorte.
Mas vamos analisar o item:
"A forma autorizada do nome, combinada com outros elementos de informação que identificam e descrevem a entidade nomeada, integra a área de contextualização."
Pra mim a palavra "identificam" foi o suficiente para entender que os elementos indicados no item integram a Área de Identificação e não de Contextualização da norma.