-
A banca mudou o gabarito para ERRADO, justificando que documentos ostensivos não possuem natureza sigilosa.
-
ERRADO.
A redação do item: "TODOS OS DOCUMENTOS OSTENSIVOS devem ser abertos na unidade de
protocolo, exceto aqueles que possuem natureza sigilosa e particular."
A questão está dizendo que há entre os documentos ostensivos documentos com natureza sigilosa e particular. Logo ERRADO.
-
Vejam as definições do Dicionário arquivístico e concluam que um documento sigiloso, por exemplo, não pode ser caracterizado como ostensivo:
Documento ostensivo: Documento sem qualquer restrição de acesso.
Documento sigiloso: Documento que pela natureza de seu conteúdo sofre restrição de acesso . Ver também grau
de sigilo.
Grau de sigilo: Graduação de sigilo atribuída a um documento em razão da natureza de seu conteúdo e com o
objetivo de limitar sua divulgação a quem tenha necessidade de conhecê-lo.
Documento pessoal:
1 Documento cujo teor é de caráter estritamente particular.
2 Documento que serve à identificação de uma pessoa.
;)
-
Complementando...
Como dito pelo colega, o erro consiste em dizer que documento ostensivo tem caráter sigiloso.
Seria correta da seguinte maneira: Os documentos ostensivos podem ser abertos pelo setor de protocolo. No entanto, é vedada a abertura de documentos de caráter particular, confidencial ou reservado.
(Cespe-UnB-MPE/RR / 2008) Os documentos sigilosos devem ser de conhecimento restrito, e requerem medidas especiais de salvaguarda para sua custódia e divulgação. C
(Cespe-UnB - MCT/2008) A classificação de ostensivo é dada aos documentos de arquivo cuja divulgação não prejudica o órgão ou o ministério. C
-
OSTENSIVO, PARTICULAR E SIGILOSO SÃO DEFINIÇÕES DIFERENTES.
-
O examinador quis confundir o candidato neste questão misturando os conceitos
RESPOSTA ERRADA
" CONCURSEIRA HOJE, NOMEADA AMANHÃ"
-
QUESTÃO ERRADA
Bellotto diz na pag. 29 que a " natureza do assunto é ostensivos ou sigilosos " .Logo a miscelância do CESPE confundiu à todos
-
Fazem parte das rotinas de recebimento e classificação de documentos, executadas pelo protocolo:
Receber toda a correspondência.Separar a correspondência oficial da particular:Distribuir a correspondência particular:Separar a correspondência de caráter ostensivo - ou seja, aquela que pode ser aberta e mostrada - daquela de caráter particular, que deve ser encaminhada a quem for destinada.Abrir e ler a correspondência ostensiva.Verificar se existem antecedentes dessa correspondência no arquivo da firma. Se houver, providenciar para que sejam agrupados. Por exemplo, mandar reunir, num só arquivo, dois documentos relativos a um mesmo processo administrativo.Carimbar o documento no canto superior direito (de preferência com um carimbo que inclua a data e o número do protocolo). Deve-se escrever também para onde o documento será encaminhado e o código atribuído a ele quando foi classificado.Fazer um resumo do assunto tratado no documento e finalmente encaminhar os papéis ao setor responsável por arquivá-lo.Portanto, todos os documentos ostensivos e não particulares devem ser abertos e lidos no protocolo, o que me faz discordar do gabarito.
Gabarito da banca: incorreto.
Gabarito do professor: correto.
-
Não faz sentido tratar um documento de caráter ostensivo como sigiloso. Portanto, assertiva incorreta ! Deus abeçoe a todos nós... :)
-
ERRADO! Documentos ostensivos se diferenciam de documentos sigilosos.
Quanto à natureza do assunto, os documentos podem ser caracterizados como:
Ostensivos ou Ordinários – Qualquer pessoa pode consultar o documento (a sua divulgação não prejudica a instituição).
Sigilosos – Tais documentos são limitados a um número restrito de pessoas. Por essa razão, devem ser adotadas medidas especiais de salvaguarda (segurança, proteção) na sua custódia e disseminação.
-
Fazem parte das rotinas de recebimento e classificação de documentos, executadas pelo protocolo:
Receber toda a correspondência.Separar a correspondência oficial da particular:Distribuir a correspondência particular:Separar a correspondência de caráter ostensivo - ou seja, aquela que pode ser aberta e mostrada - daquela de caráter particular, que deve ser encaminhada a quem for destinada.Abrir e ler a correspondência ostensiva.Verificar se existem antecedentes dessa correspondência no arquivo da firma. Se houver, providenciar para que sejam agrupados. Por exemplo, mandar reunir, num só arquivo, dois documentos relativos a um mesmo processo administrativo.Carimbar o documento no canto superior direito (de preferência com um carimbo que inclua a data e o número do protocolo). Deve-se escrever também para onde o documento será encaminhado e o código atribuído a ele quando foi classificado.Fazer um resumo do assunto tratado no documento e finalmente encaminhar os papéis ao setor responsável por arquivá-lo.
Portanto, todos os documentos ostensivos e não particulares devem ser abertos e lidos no protocolo, o que me faz discordar do gabarito.
Gabarito da banca: incorreto.
Gabarito do professor: correto.
-
Documentos ostensivos não têm natureza sigilosa.
-
Não sei se vcs concordam, mas o substantivo Exceto pode se referir tanto ao termo documento que é o mais provável do que ao adjetivo ostensivo, acho que ficou mal formulada a questão é tanto que foi citado nos comentários que mudaram o gabarito. “Todos os documentos ostensivos devem ser abertos na unidade de protocolo, exceto aqueles que possuem natureza sigilosa e particular”.
-
Como disseram os colegas, os docs ostensivos não são divididos em sigilosos e/ou particulares, por isso a assertiva é incorreta.
A questão estaria correta se estivesse assim:
"Todos os documentos devem ser abertos na unidade de protocolo, exceto aqueles que possuem natureza sigilosa e particular."
-
Concordo com o JOSÉ FILHO, na minha opinião esse questão deve ser anulada pelo de ter sido mal formulada, e gerando dessa forma ambiguidade.
-
Amo isso que a banca CESPE faz, se ela quisesse dar esta questão como correta, ela daria (chegou a dar, na vdd), assim como deu como errada. Se quiser ficar trocando de gabarito tb faria, enfim, avante!
-
Questão porca.
-
AAAAAAAAAAAAffffffffff..
-
Mesmo conhecendo a matéria, é difícil se deparar com um questão destas. O que fazer? Julgar que o examinador cometeu um deslize na forma de expressão e marcar como certa ou considerar que a elaboração estranha foi deliberada pra ser marcada como errada? É um impasse complicado.
-
A meu ver a organizadora fez uma pegadinha usando o pronome relativo QUE, dando a ententer que os documentos ostensivos se dividem em categorias como sigiloso e particular, que no caso não existe. Portanto a questão está erada.
Todos os documentos ostensivos devem ser abertos na unidade de protocolo, exceto aqueles que possuem natureza sigilosa e particular.
Bons estudos
-
SOMENTE OS DOCUMENTOS DE ARQUIVO devem ser abertos na unidade de protocolo, logo não são todos os documentos ostensivos.
-
Gab: Errado
Questão: Todos os documentos ostensivos devem ser abertos na unidade de protocolo, exceto aqueles (documentos ostensivos) que possuem natureza sigilosa e particular.
Como já disseram nos outros comentários, ou os docs são ostensivos ou sigilosos.
O erro está em dizer que há docs ostensivos de natureza sigilosa.
-
Li rápido demais e me lasquei! #VaiTerVolta
-
Casca de banana!
-
Que pegadinha...errei de bobeira !
-
Tb errei! Não percebi que a questão estava classificando documento Ostensivo em Sigiloso ou Particular. Mas ainda penso que essa questão foi mal elaborada.
-
Ou é ostensivo ou sigiloso
-
Em uma prova de V/F é de se esperar redações minimamente objetivas , se não a prova se tornaria 120 questões de português.
Nunca sabemos se ambiguidade foi de propósito (ai o gabarito vem F e todo mundo se assusta) ou se a ambiguidade foi sem querer (ai o gabarito vem V e uma parcela reclama que errou porque interpretou errado).
Formato de prova totalmente desfigurado e falido dessa banca...
-
Na minha interpretação "aqueles" faz referência a "documentos", "sigilosa" e "particular" são características dos documentos, tal como "ostensivos".
Não é possível compreender, pela redação da afirmativa, que "sigilosa" e "particular" são características atribuídas a "documentos ostensivos".
O pronome relativo que retoma ao termo documentos.
"Todos os documentos ostensivos devem ser abertos na unidade de protocolo, exceto aqueles documentos que possuem natureza sigilosa e particular".
-
Todos os documentos ostensivos devem ser abertos na unidade de protocolo, exceto aqueles (OSTENSIVOS) que possuem natureza sigilosa e particular. E
Não existe ostensivo sigiloso.
-
Se eliminar a palavra "ostensivos" o item fica correto:
Todos os documentos devem ser abertos na unidade de protocolo, exceto aqueles que possuem natureza sigilosa e particular.
-
Gab. E
Essa questão exige mais conhecimento de português que de arquivologia. O pronome retoma o substantivo documentos e o adjunto adnominal ostensivo.
-
OS DOCUMENTOS OSTENSIVOS NÃO SÃO SIGILOSOS. LOGO, NÃO TEM COMO DIZER EXCEÇÃO ALGUMA.
ATENÇÃO NESSE TIPO DE QUESTÃO.
GAB : E
-
Se a assertiva tivesse sido escrita assim, provavelmente estaria correta:
Todos os documentos QUE SÃO ostensivos devem ser abertos na unidade de protocolo, exceto aqueles QUE possuem natureza sigilosa e particular.
Gabarito alterado de C para E, em razão da redação, que sutilmente dá a entender que documentos sigilosos são abarcados por documentos ostensivos.
Sinceramente, essa alteração traz ainda mais insegurança ao candidato, visto que, NA GRANDE MAIORIA das vezes, esse tipo de "erro" ou "incorreção" SEQUER é considerado pela banca para manutenção ou alteração de gabarito preliminar.
Julgar uma questão com muita perspicácia ou aprofundamento é uma faca de dois gumes.
Certa vez julguei uma questão como errada, em razão de a banca ter usado o termo "Administração Pública" como sinônimo de Poder Judiciário, uma verdadeira aberração, no meu ponto de vista, inclusive considerando o que é usualmente empregado nas questões de concurso público. Enfim, entrei com recurso, que infelizmente não foi provido.
-
É só português mesmo ...