-
QUESTAO CERTA
O processo de reformatação é:
Adoção de medidas medidas que visam transpor transpor os dados
informacionais de um determinado suporte para outro.
-
Reformatação:
1. tecnica de migracao que consiste em manter a informacao contida no suporte documental em novo meio, atraves do uso de tecnologias convencionais ou digitais, como a microfilmagem e a digitalizacao em;
2. formatacao/reformatacao de midia e preparar e/ou organizar a midia para gravacao, criando trilhas e setores.
Fonte: http://www.pg.unicamp.br/mostra_norma.php?id_norma=3057
-
Sim, a reformatação visa a migração do conteúdo do documento de um suporte para outro. No caso da questão, de documento digital para microfilme. Até aí tudo bem. A microfilmagem também visa a preservação dos dados, conforme a questão ta,bém traz.
Mas ao contrário do que a questão traz, não é o documento digital que traz facilidade ao seu acesso? A questão não está dzendo que o documento microfilmado tem fácil acesso?
Alguém pode me ajudar?
-
Glossário do e-arq Brasil:
Reformatação:
Técnica de migração que consiste na mudança da forma de apresentação de um documento para fins de acesso ou preservação dos dados, como, por exemplo, a impressão ou transformação de documentos digitais em microfilme (tecnologia COM) ou a transferência de documentos de um sistema computacional para uma mídia móvel (tecnologia COLD).
Fonte: http://conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/earqbrasil_model_requisitos_2009.pdf (pág 131)
-
Realmente este é o principal conceito da microfilmagem a preservação dos dados, logo podem entrar outros como a redução de espaço, implementação de custo, mas não são as principais. Ainda assim, é cabível chamar a microfilmagem de reformatação, por ela reformatar os dados em um novo suporte.
Gaba: CERTO.