SóProvas


ID
1643149
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca da gestão e do planejamento estratégico, julgue o item subsequente.

Uma organização não contrariará a natureza do seu campo de atuação, caso atue estrategicamente em uma área de negócio fora da abrangência de sua missão.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o professor Vitor Dalton (Estratégia) Errado! A missão define o negócio da empresa e fornece uma visão clara do que ela está fazendo para seus clientes. Se uma organização atua em uma área de negócio que não compreende a sua missão, é evidente que ela está agindo fora do seu campo de atuação.

    http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/comentarios-a-prova-de-ti-do-tcu-gestao-governanca-seg-info-e-bd-temos-recurso/

  • Estratégia organizacional refere-se ao comportamento global e integrado da empresa em relação ao ambiente externo. A estratégia é formulada a partir da missão, visão e objetivos organizacionais, da análise ambiental (o que há no ambiente) e da análise organizacional (o que temos na empresa) para definir o que devemos fazer. A estratégia é a maneira racional de aproveitar as oportunidades externas e de neutralizar as ameaças externas, bem como de aproveitar as forças potenciais internas e neutralizar as fraquezas potenciais internas. As organizações não existem a esmo. Todas elas têm uma missão a cumprir. Missão significa uma incumbência que se recebe, a razão de existência de uma organização. A missão funciona como o propósito orientador para as atividades de Principais funções administrativas uma organização e para aglutinar os esforços dos seus membros. Enquanto a missão define o credo da organização, a visão define o que a organização pretende ser no futuro. A visão funciona como o projeto do que a organização gostaria de ser, ou seja, define os objetivos organizacionais mais relevantes.


  • Marquei certo, porque pensei na Petrobrás. a função básica dela  é prospecção, extração e produção de petróleo, porém atua em outros segmentos derivados do petróleo. Vai ver por isso, a empresa ''afundou em águas profundas''. kkk

  • Rapaz,

    Achei tão óbvia que resolvi marcar certo pensando ter algum pega :/

    Bons estudos a todos! 

  • Errei a questão porque quando vi a palavra "estratégica" logo pensei que em uma análise do ambiente externo, a empresa poderia ter percebido alguma  boa oportunidade que poderia impulsionar os negócios da organização.  

  • (ERRADA)
    Planejamento Estratégico é base para o direcionamento da missão da empresa. Planejar é prever para onde ir e seguir a meta pré-estabelecida.

  • A missão é delimitadora! ;)

  • Missão = "Razão de ser" da organização, é o que motiva a sua existência. 

  • Missão é o norte a ser seguido...

  • Se tirar o "estrategicamente" a questão fica obviamente errada. Leia de novo:
    Uma organização não contrariará a natureza do seu campo de atuação, caso atue em uma área de negócio fora da abrangência de sua missão.

     

    Atuar estrategicamente em uma área de negócio fora da abrangência de sua missão poderá ser algo bom para a empresa, abrindo um novo nicho de mercado por exemplo, que poderá levá-la mais tarde a até mesmo alterar a sua missão para abranger essa nova área de negócio. Ou, pode ser algo ruim. Por exemplo, a Samsung e a Siemens não foram criadas fazendo tudo que elas fazem hoje. Ao longo de suas histórias foram expandindo a natureza dos seus campos de atuação e ajustando suas missões. A Siemens chegou a fabricar celulares, saindo depois desse mercado. Essas empresas estão todo o tempo testando novos campos de atuação, as vezes com sucessos, as vezes com fracassos. As empresas estão investindo a todo momento em novas formas de ganhar dinheiro, em última análise essa é a missão de todas as empresas com fins lucrativos.

     

    Mas mesmo que essa atuação estratégica seja algo bom, isso não muda o fato de que contraria a natureza do seu campo de atuação, atuar em uma área de negócio fora da abrangência de sua missão.

     

    Gabarito: Errado

  • A MISSÃO SE REFERE À FINALIDADE OU MOTIVO PELO QUAL A ORGANIZAÇÃO FOI CRIADA E PARA O QUE ELA DEVE SERVIR. ELA SIGNIFICA A RAZÃO DE EXISTÊNCIA DE UMA ORGANIZAÇÃO. 


    ASSIM, A MISSÃO ENVOLVE OS OBJETIVOS ESSENCIAIS DO NEGÓCIO E ESTÁ GERALMENTE FOCALIZADA FORA DA EMPRESA, OU SEJA, NO ATENDIMENTO A DEMANDAS DA SOCIEDADE, DO MERCADO OU DO CLIENTE. SE OS MEMBROS NÃO CONHECEM A MISSÃO DE SUA ORGANIZAÇÃO, ELES DESCONHECEM POR QUE ELA EXISTE E PARA ONDE ELA PRETENDE IR, CORRENDO GRANDE RISCO DE ATUAR FORA DA ÁREA DE NEGÓCIO E CONTRARIANDO A NATUREZA DO SEU CAMPO DE ATUAÇÃO. EMBORA SEJA UMA ORIENTAÇÃO ATEMPORAL, ALGUMAS ORGANIZAÇÕES PRECISAM REVER A SUA MISSÃO COM O PASSAR DO TEMPO, POIS AS ORGANIZAÇÕES PRECISAM ALINHAR SUA RAZÃO DE EXISTIR ÀS MUDANÇAS GLOBAIS.

     

     

     

    GABARITO ERRADO
     

  • ERRADO

     

     

     

    A missão de uma organização corresponde a nada menos que sua razão de existir. Naturalmente ela contrariará a natureza do seu campo, sim, se atuar em áreas de negócio estranhas à sua missão. Isso não é bom para a organização

     

     

    Como exemplo, trago a missão do grupo JBS do Joesley (http://jbs.com.br/sobre/missao-e-valores/):

     

    "Sermos os melhores naquilo que nos propusermos a fazer, com foco absoluto em nossas atividades [...]"

     

    Percebam que eles não botaram o tal foco absoluto em suas atividades, fizeram grandes investimentos em Brasília e deu no que deu

  • Todo mundo justificando pq marcou certo, vou justificar também:

     

    O termo estrategicamente foi o que me motivou a marcar correta, pois pensei: Se está atuando estrategicamente é pq indiretamente isso irá influenciar positivamente na manutenção da missão.

     

    Enfim..

  • A CESPE ama colocar as questões numa ordem que facilita a não compreensão.

    Em ordem faz muito mais sentido: Caso atue estrategicamente em uma área de negócio fora da abrangência de sua missão,  a organização não contrariará a natureza do seu campo de atuação.

    Ora, se ela está fazendo algo que está fora da abrangência dela, seguramente ela está sim contrariando a natureza de sua atuação!

    Questão errada!

  • aí você olha, olha e tenta achar a pegadinha...

    "Mellll Delssss, a cespe ainda me mata"

  • Gabarito: Errado

     

    Exemplificando para facilitar o entendimento:

     

    ▻ Polícia militar (missão: promover segurança pública por intermédio da polícia ostensiva)

     

    Vamos supor que ocorra uma crise na industria bélica e falte arma para que os policiais atuem no combate ao crime organizado. Para sanar o problema, temporariamente a policia militar passa a produzir seu próprio armamento (questão estratégica, as armas são fundamentais para que a polícia desenvolva o seu trabalho). 

     

    Fica evidente que a organização está contrariando a natureza do seu campo de atuação. 

  • AS ENTIDADES,  AINDA QUE ESTRATEGICAMENTE, NÃO PODEM ATUAR FORAM DA ABRANGÊNCIA DE SUA MISSÃO.

  • Senhores, e quanto a companhias que fundam ou compram outras companhias com as quais têm relações de SINERGIA, como o caso da PETROBRAS e TRANSPETRO. Ela criou a trans com o intuito de executar sua missão principal, mesmo que ela fosse de uma área totalmente diferente da Petrobrás.

    Com esse raciocinio em mente, marquei correta... :(

  • A missão define o negócio da empresa e fornece uma visão clara do que ela está fazendo para seus clientes. Se uma organização atua em uma área de negócio que não compreende a sua missão, é evidente que ela está agindo fora do seu campo de atuação.

    Errado! 

  • Gostei muito do comentário do colega Cleiton Bittencourt.

    Em síntese, uma empresa define a sua missão (razão de existir). É ela que norteará o seu negócio.

    A questão pode ser respondida com a seguinte posição invertida:

    Mesmo que atue estrategicamente fora de sua área de negócio, a empresa/organização estará contrariando a natureza do seu campo de atuação.