SóProvas


ID
1643350
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Acerca da Lei de Acesso à Informação, julgue o item abaixo.

Classificam-se como reservadas as informações que puderem colocar em risco a segurança do presidente, do vice-presidente da República e de respectivos cônjuges e filhos. Essas informações ficam sob sigilo pelo prazo de cinco anos, que é o prazo máximo de restrição de acesso à informação classificada como reservada.

Alternativas
Comentários
  • Art. 24.  § 2o  As informações que puderem colocar em risco a segurança do Presidente e Vice-Presidente da República e respectivos cônjuges e filhos(as) serão classificadas como reservadas e ficarão sob sigilo até o término do mandato em exercício ou do último mandato, em caso de reeleição. 

  • Complementando o Pádua(Dom Casmurro)... em caso de o presidente ou seu vice serem reeleitos a informação que fora classificada como reservada terá um sigilo superior a 5 anos. E em caso de um único mandato teremos informações reservadas sob sigilo de 4,3,2 e até menos de 1 ano.

    Múltiplos meios para induzir ao erro. Um abraço.

  • é sim classificada como reservada, porém
    caso os detentores dos cargos sejam reeleitos o prazo de 5 anos se estenderá ate o fim da mandato,
    portanto esse tipo de informação reservado poderá ter o prazo de sigilo superior a 5 anos

  • As informações que puderem colocar em risco a segurança do Presidente e Vice Presidente da República e respectivos cônjugues e filhos serão  classificadas como RESERVADAS e ficarão sob sigilo até o término do mandato em exercício ou do último mandato, em caso de reeleição.

     

     O Prazo poderá ser superior a 5 anos!

     

    ERRADO##$@

  • (LEI Nº 12.527, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011 - LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO) 

    Art. 24.  A informação em poder dos órgãos e entidades públicas, observado o seu teor e em razão de sua imprescindibilidade à segurança da sociedade ou do Estado, poderá ser classificada como ultrassecreta, secreta ou reservada. 

    § 1o  Os prazos máximos de restrição de acesso à informação, conforme a classificação prevista no caput, vigoram a partir da data de sua produção e são os seguintes: 

    I - ultrassecreta: 25 (vinte e cinco) anos; 

    II - secreta: 15 (quinze) anos; e 

    III - reservada: 5 (cinco) anos. (REGRA)

    § 2o  As informações que puderem colocar em risco a segurança do Presidente e Vice-Presidente da República e respectivos cônjuges e filhos(as) serão classificadas como reservadas e ficarão sob sigilo até o término do mandato em exercício ou do último mandato, em caso de reeleição. (EXCEÇÃO) 

     

    ERRADO. 

  • Esse é um caso onde uma informação reservada pode ter prazo superior ao "padrão", podendo chegar a 8 anos - e não 5, como é o habitual.

  • Comentário:

    Segundo o art. 24, §2º da LAI, “as informações que puderem colocar em risco a segurança do Presidente e Vice-Presidente da República e respectivos cônjuges e filhos(as) serão classificadas como reservadas e ficarão sob sigilo até o término do mandato em exercício ou do último mandato, em caso de reeleição”.

    Pela parte final do dispositivo, percebe-se que esse tipo de informação constitui uma exceção à regra pela qual as informações classificadas como reservadas permanecem com restrição de acesso por no máximo cinco anos (art. 24, §1º, III). Em caso de reeleição, por exemplo, a restrição poderá perdurar por oito anos, considerando o mandato de quatro anos.

    Gabarito: Errado

  • A informação em poder dos órgãos e entidades públicas, observado o seu teor e em razão de sua imprescindibilidade à segurança da sociedade ou do Estado, poderá ser classificada como ultrassecreta, secreta ou reservada.

    Os prazos máximos de restrição de acesso à informação:

    • Ultrassecreta: 25 anos; --> (Prorrogável por igual período 1x)
    • Secreta: 15 anos; e
    • Reservada: 5 anos.

    As informações que puderem colocar em risco a segurança do Presidente e Vice-Presidente da República e respectivos cônjuges e filhos(as) serão classificadas como RESERVADAS e ficarão sob sigilo ATÉ o TÉRMINO do mandato em exercício ou do último mandato, em caso de reeleição.

  • Art. 24. § 2o As informações que puderem colocar em risco a segurança do Presidente e Vice-Presidente da República e respectivos cônjuges e filhos(as) serão classificadas como reservadas e ficarão sob sigilo até o término do mandato em exercício ou do último mandato, em caso de reeleição. 

  • PARTE 1: Classificam-se como reservadas as informações que puderem colocar em risco a segurança do presidente, do vice-presidente da República e de respectivos cônjuges e filhos. = CERTO

    PARTE 2: Essas informações ficam sob sigilo pelo prazo de cinco anos, que é o prazo máximo de restrição de acesso à informação classificada como reservada. = ERRADO, pois ficam em sigilo até o final do mandato, ainda que haja reeleição.