-
Gabarito CERTO
A finalidade da contabilidade é fornecer informações aos usuários. No caso em tela, as demonstrações contábeis de uma companhia que explora serviços de energia elétrica serão úteis à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Veja o que a Resolução CFC n° 1.121/2008 dispõe:
9. Entre os usuários das demonstrações contábeis incluem-se investidores atuais e potenciais, empregados, credores por empréstimos, fornecedores e outros credores comerciais, clientes, governos e suas agências e o público. Eles usam as demonstrações contábeis para satisfazer algumas das suas diversas necessidades de informação. Essas necessidades incluem:
(...)
(f) Governo e suas agências. Os governos e suas agências estão interessados na destinação de recursos e, portanto, nas atividades das entidades. Necessitam também de informações a fim de regulamentar as atividades das entidades, estabelecer políticas fiscais e servir de base para determinar a renda nacional e estatísticas semelhantes.
bons estudos
-
Dentre os diversos tipos de usuários da contabilidade, tem-se os usuários externos, incluindo nestes, o governo. Sociedades em geral, independente do tipo societário, têm o governo, seja órgão ou entidade, como um dos principais usuários. Visto que, existe interesses diversos nas atividades das sociedades. No caso da questão, o interesse é regulatório, pois que, a ANEEL é responsável por regular o setor de exploração de energia elétrica.
-
Errei a questão por leitura emocionada quanto ao entendimento da palavra principais, que entendi com sentido de primários, pois segundo a CPC 00, são os investidores atuais e potenciais, credores por empréstimos e outros credores.
-
Joelson diz que podemos confundir primário com principal, que são coisas diferentes? Se essa for a intenção da banca, seria uma pegadinha bastante sutil. Mas, não sei se tivessem trocado a palavra princiapl por sutil, não teria o mesmo gabarito.
-
@Renato, essa resolução é de 2008. Ela foi revogada pela resolução 1374/2011, que estabelece claramente os usuários PRIMÁRIOS da informação contábil, e diz que órgãos reguladores não se incluem nesse grupo, veja:
"Outras partes interessadas, como, por exemplo, órgãos reguladores e membros do público que não sejam investidores, credores por empréstimo e outros credores, podem do mesmo modo achar úteis relatórios contábil-financeiros de propósito geral. Contudo, esses relatórios não são direcionados primariamente a esses outros grupos."
O problema aqui é que não dá pra saber o que o CESPE quis exatamente com esse termo "Principal", ou, de outro modo, ele foi empregado intencionalmente de forma ambígua, eliminando por certo os que estudam e favorecendo os chutes dos "sortudos".
-
Leandro, concordo plenamente com você.
Fiz essa prova de TCU quando não sabia nem o que era contabilidade e acertei essas questão.
Agora, depois de realmente estudar a matéria e conhecer a Resolução 1374/2011, errei.
Orgão regulador não é usuário primário e nem principal da informação contábil. Ou seja, não faz parte do "principal grupo de usuários" como diz o enunciado.
Veja por exemplo a forma clara como foi cobrado esse conceito pela FGV na questão Q546447. Ali a maioria respondeu letra A, ao passo que o gabarito correto é letra C, privilegiando assim aqueles que realmente entendem o conteúdo.
-
Principal objetivo da Contabilidade: fornecer informações úteis para auxiliar no processo decisório dos usuários (internos e externos).
Foco e Fé!!!
-
Talvez essa seja a única possibilidade de recurso garantido. A banca deu a assertiva como correta, o que, do ponto de vista normativo e doutrinário é um absurdo. Essa frase pode ser encarada como correta apenas se considerarmos que foi proferida em sentido lato, e é isso que a banca vai alegar.
Explico:
O CPC deixa claro o seguinte:
Os relatórios contábil-financeiros (DCs) se destinam primariamente aos seguintes usuários externos, sem hierarquia de prioridade:
Investidores
Financiadores
Outros credores
Além disso:
O objetivo das DCs é fornecer informações que sejam úteis na tomada de decisões econômicas e avaliações diversas por parte dos usuários em geral, sem atender a nenhuma necessidade específica.
Logo, fica patente que os principais usuários são os investidores, financiadores e outros credores.
O setor de regulação não pode ser usuário das DCs? Claro que pode! Mas as DCs não são elaboradas especificamente para o setor de regulação, portanto não há que se falar em usuário principal.
É sabido que a Aneel, por exemplo, obriga as empresas do setor de energia a apresentar demonstrações específicas, direcionadas para suas necessidades. Isso é permitido? Sim.
Só que:
-A questão não tocou nesse ponto;
-Essas demonstrações específicas não estão sob a normatização do CPC e das normas contábeis;
E, indo mais longe, o simples fato de uma empresa estar sob a égide de uma agência reguladora não faz com que essa agência seja a usuária principal de suas demonstrações.
Portanto, peçam alteração para “errado”.
Professor Marcelo Seco
https://www.facebook.com/professormarceloseco/posts/1117849708228519
-
-
Gab. C
A Finalidade, Objetivo Final, da Contabilidade é tãosomente registrar os fatos e produzir informações que possibilitem ao dono do patrimônio o controle (certificar-se de que a organização está atuando de acordo com os planos e políticas traçados) e planejamento (decidir qual curso tomar para atingir com mais rapidez, eficiência e eficácia o objetivo proposto) de como agir no seu patrimônio.
No caso, as demonstrações contábeis de uma companhia que explora serviços de energia elétrica serão úteis à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). De acordo com o que diz a Resolução CFC nº 1.121/2008, temos:
Entre os usuários das demonstrações contábeis incluem-se investidores atais e potenciais, empregados, credores por empréstimos, fornecedores e outros credores comerciais, clientes, governos e suas agências e o público. Eles usam as demonstrações contábeis para satisfazer algumas das suas diversas necessidades de informações.
Essas necessidades incluem (...)
f) Governo e suas agências. O governo e suas agências estão interessados na destinação de recursos e, portanto, nas atividades das entidades. Necessitam também de informações a fim de regulamentar as atividade das entidades, estabelecer as políticas fiscais e servir de base para determinar a renda nacional e estatísticas semelhantes.
Prof. Cláudio Alves.
-
GAB: CERTO
A finalidade da contabilidade é fornecer informações úteis ao seus usuários (internos e externos).
INTERNOS - Ex:empregados e administradores
EXTERNOS - Ex: investidores e governo
Neste caso, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) é uma autarquia sob regime especial (Agência Reguladora), vinculada ao Ministério de Minas e Energia.
-
CERTO
Isso pelo fato do governo ser um dos principais usuários da contabilidade.
Os usuários podem ser:
- proprietários
- administradores
- sócios
- acionistas
- governo e suas agências
- clientes
-
CERTO
Como USUÁRIOS EXTERNOS, temos:
1. Bancos e fornecedores
2. Governo
3. Auditores externos
4. INVESTIDORES DO MERCADO DE CAPITAL (no caso de S.A de CAPITAL ABERTO)
WHO RUN THE WORLD? GIRLS!
-
Como todo respeito, considero que o pessoal esteja confundindo usuários de demonstrações PRIMÁRIOS com "PRINCIPAIS", que é o que refere a questão. O enunciado não classificou a Agência Reguladora como primário usuário das DCs, mas sim como uma das principais.
Para o CESPE sempre importa muito a semântica da questão (sim, a vontade do examinado; elemento subjetivo). O examinador quis dizer que a ANEEL é uma das que mais se utilizaria de uma DC neste caso, o que é correto afirmar.
CESPE é assim. Talvez seja a banca que mais devamos conhecer pra ter sucesso, pq é a que mais permite subjetividade do examinador.
-
GABARITO CORRETO (QUESTÃO POLÊMICA):
O CESPE deu o item como correto. Mas, como dissemos na aula, a ANEEL, sendo um órgão regulador, não é usuário principal da demonstração contábil, já que pode requerer as informações de que precisa diretamente para a sociedade. A banca deveria ter mudado o gabarito, mas não o fez.
-
Há hierarquia entre usuários? Alguém poderia me informar onde consigo encontrá-la?
-
Não há hierarquia e ele disse "...um dos principais..." e não "o principal", coisa que não existe. Item C.
-
Questão totalmente subjetiva.
Esse tipo de empresa poderia ser um dos principais usuários o Banco Central (cambial) ou CVM.
-
Creio que a questão seja mais interpretativa.
A questão afirma que a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) é uma das principais usuárias da informação contábil. Se levarmos em consideração que a finalidade da contabilidade é fornecer informações aos usuários, e a ANEEL é uma autarquia sob regime especial (Agência Reguladora), que desempenha diversas atividades para garantir que o setor elétrico se desenvolva com equilíbrio e em benefício da sociedade, entre elas a de fiscalizar as empresas do setor, ela será sim uma das principais usuárias, já que necessita destas informações para desempenhar suas funções.
Acho que o nó na questão é confundir "um dos principais usuários" com "um dos usuários primários", que podemos dizer que são coisas diferentes. Dizer principal usuário é dizer que necessita constantemente da informação, já o usuário primário é aquele que não pode requerer a informação diretamente. E, no caso da ANAEEL, ela pode requerir diretamente, mas a questão não a chama de usuário primário.
Confesso que errei. Mas após refletir, cheguei a essa conclusão. E acho que sim, é um conclusão coerente.
GABARITO: CERTO
-
A questão é capciosa e deveria ser ANULADA. Explico:
Ela faz uma distinção entre "PRINCIPAIS USUÁRIOS", de "USUÁRIOS PRIMÁRIOS", supostamente (entenda-se tacitamente) aduzindo que a ANEEL seria um dos principais usuários, vez que se utilizaria frequentemente das demonstrações contábeis de uma Cia. de Energia Elétrica, nada tendo a ver com os usuários primários (credores e investidores), que são aqueles a quem se destinam primordialmente as informações contábeis, não podendo acessá-las diretamente.
Entretanto, essa distinção NÃO EXISTE NOS REGULAMENTOS OU NA DOUTRINA, sendo ainda que o regulamento considera especificamente os entes reguladores AGENTES SECUNDÁRIOS, dessa forma, a questão se tornou DEVERAS subjetiva, sendo de bom alvitre sua anulação.
Veja o que prevê a NBC TG 00 R1:
"Usuários da contabilidade: pessoas que demandam interesse em informações sobre determinada entidade, podendo ser classificados em usuários externos primários e secundários.
• usuários externos primários: inicialmente, os demonstrativos contábeis se destinam aos investidores, credores por empréstimos e outros credores.
• usuários externos secundários: secundariamente, as demonstrações contábeis são dirigidas aos órgãos reguladores (CFC, CVM, SUSEP etc.) e aos governos (federal, estadual e municipal)."
Ora, se se pode argumentar que existe uma distinção entre "principais usuários" e "usuários primários", também poderíamos supor que, por inexistir especificação regulamentar do termo "principais usuários", por via de aproximação semântica com o termo "usuários primários", a questão deveria ser considerada INCORRETA. Eis, portanto, sua subjetividade.
Um verdadeiro infortúnio a banca CESPE não ter anulado essa questão, especialmente lamentável tendo em vista dois fatos:
1 - Trata-se de uma assertiva absurda em uma prova para AUDITOR do TCU, cargo de elevada importância;
2 - Ao se pautar pela manutenção de uma questão dessas, o CESPE privilegia pessoas que não estudaram a matéria, pois a maioria dos que se detiveram atentamente sobre a disciplina a errarão. O baixo índice de irresignação contra essa assertiva aqui nessa página do QConsursos é prova disso.
-
GABARITO: CERTO
A questão envolve os usuários das demonstrações contábeis. Uma S/A de capital aberto é uma empresa que negocia suas ações no mercado de capital (bolsa de valores ou mercado de balcão) então é fiscalizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Como a empresa vai explorar os serviços de energia elétrica é claro que a Agência Reguladora do serviço (Aneel) deverá utilizar as demonstrações da concessionária para avaliar a empresa. Questão relativamente fácil.
Fonte: Prof. Claudio Zorzo - GranOnline
-
Entendo que os usuários primários não se confundem com os principais usuários;
Usuários primários = são aqueles que não podem requerer informações diretamente às empresas: Investidores; credores por empréstimo e outros credores;
Principais usuários = são aqueles que demonstram mais interesse na informação ou que utilizam com maior frequência: Aneel; Investidores específicos dessa Cia, entre outros.
-
Para mim são a mesma coisa. Usuário primário pode ser entendido como aquele que mais utiliza a informação. A mesma coisa no caso do usuário primário. Se pode ser entendido dessa forma, então a questão deveria ser anulada por possibilidade de dupla interpretação. É a mesma coisa de uma outra questão da cespe que falava apenas em PASSIVO. Naquele caso, você poderia considerar passivo como o passivo exigível ou os dois (passivo exigível + PL), pois todas as nomenclaturas são usadas.
-
Essa questão vai entrar para o grupo das "Jurisprudências do CESPE".
Para ela, "um dos principais usuários da informação contábil" não é o mesmo que "usuários primários" previstos no CPC 00"!
-
O CESPE deu o item como correto. Mas, como dissemos na aula, a ANEEL, sendo um órgão regulador, não é usuário principal da demonstração contábil, já que pode requerer as informações de que precisa diretamente para a sociedade.
A banca deveria ter mudado o gabarito, mas não o fez.
Gabriel Rabelo - Estratégia
-
UM DOS PRINCIPAIS usuários da informação.... Não o principal.
Gabarito: Correto
Atribuição principal da ANEEL: Regulação da energia elétrica no país.
Logo, ela seria sem dúvidas um dos principais usuários dessas informações.
-
ANEEL - Agencia Nacional de Energia Elétrica
É uma agencia reguladora do âmbito de energias elétricas, uma autarquia federal vinculada ao ministério de minas e energia, cuja função é fiscalizar o setor elétrico. Portanto, empresas de capital aberto que se vinculem à atividade exploradora de energia (como a da questão) terão como usuários esta agência reguladora.
-
UM DOS PRINCIPAIS usuários da informação.... Não o principal.
Explicação do professor:
Finalidade da Contabilidade- Objetivo:
Controlar o Patrimônio.
Fornecer informações úteis ao usuário.
Subsidiar a tomada de decisão.
-
Discordo do gabarito.
Segue Pronunciamento Contábil:
"1.5 Muitos investidores, credores por empréstimos e outros credores, existentes e potenciais, não podem exigir que as entidades que reportam forneçam informações diretamente a eles, devendo se basear em relatórios financeiros para fins gerais para muitas das informações financeiras de que necessitam. Consequentemente, eles são os principais usuários aos quais se destinam relatórios financeiros para fins gerais." CPC 00 – Estrutura Conceitual Básica da Contabilidade
Logo, órgão capaz de exigir diretamente da entidade as informações acerca de seu patrimônio não é usuário principal, mas sim primário.
-
Minha contribuição.
Contabilidade
Usuários da informação contábil: Internos (administradores, acionistas / sócios controladores), externos (investidores, bancos, fornecedores, governo).
Fonte: Estratégia
Abraço!!!
-
FINALIDADE/ OBJETIVO DA CONTABILIDADE: Fornecer informações úteis p/ usuários em geral. (Planejamento, controle e auxílio nas decisões).
Ou seja, usuários que podem ser úteis para os usuários em geral, tanto internos, como externos.
Questão correta.
-
Tem muita gente dando pitaco super errado, principalmente os 2 abaixo. Se não vão ajudar, não atrapalhem; pois o comentário de vocês estão em desacordo com que diz expressamente o CPC 00.
-
No setor elétrico existe a Contabilidade regulatória (Resolução Normativa nº 396, de 23 de fevereiro de 2010, da ANEEL)
e tem a finalidade de estabelecer práticas e orientações contábeis regulatórias para empresas concessionárias e permissionárias de energia elétrica no Brasil. O Manual de Contabilidade do Setor Elétrico determina que na escrituração das operações das outorgadas deverão ser observadas os princípios de contabilidade e os procedimentos contábeis específicos estabelecidos pela ANEEL.
Ou seja, se os objetivos de uma companhia brasileira de capital aberto (S.A.) incluírem a exploração de serviços de energia elétrica, um dos principais usuários da informação contábil dessa sociedade realmente será a Agência Nacional de Energia Elétrica, pois a entidade terá que se submeter às Normas de Contabilidade imposta por ela e informá-la conforme o prazo definido no Manual.
-
Para não cair nas pegadinhas das bancas, se o objetivo é prestar informações. Logo se dizer que é prestar informações para a empresa TÁ CORRETO, se disser fornecer informações para investidores TÁ CORRETO, se vier fornecer informações para a Tia Fofoqueira TÁ CORRETO. As informações são para TODOS, logo se vier restringindo vai estar errado ex : APENAS, SOMENTE, UNICAMENTE. São restritas logo ERRADAS.
-
Certo. A questão envolve os usuários das demonstrações contábeis. Uma S/A de capital aberto é uma empresa que negocia suas ações no mercado de capital (bolsa de valores ou mercado de balcão) então é fiscalizada pela CVM (comissão de Valores Mobiliários). Como a empresa vai explorar os serviços de energia elétrica é claro que a Agência Reguladora do serviço (ANEEL) deverá utilizar as demonstrações da concessionária para avaliar a empresa.
Fonte: Prof. Claudio Zorzo.
-
CPC 00. 1.5 Muitos investidores, credores por empréstimos e outros credores, existentes e potenciais, não podem exigir que as entidades que reportam forneçam informações diretamente a eles, devendo se basear em relatórios financeiros para fins gerais para muitas das informações financeiras de que necessitam. Consequentemente, eles são os principais usuários aos quais se destinam relatórios financeiros para fins gerais.
-
Questão feita pra quem estudou pouco e decide chutar.
É um absurdo considerar como usuário principal alguém que simplesmente tem o poder de requerer diretamente à empresa alguma informação.
-
As Demonstrações contábeis objetivam fornecer informações que sejam úteis na tomada de decisões econômicas e avaliações por parte dos usuários em geral, não tendo o propósito de atender finalidade ou necessidade específica de determinados grupos de usuários.
Porém todos podem ter acesso, consequentemente uns terão mais interesse e terão prioridade em relação aos outros, o que justifica a questão. CERTO
-
CPC 00 (R2)
1.5 Muitos investidores, credores por empréstimos e outros credores, existentes e potenciais, não podem exigir que as entidades que reportam forneçam informações diretamente a eles, devendo se basear em relatórios financeiros para fins gerais para muitas das informações financeiras de que necessitam. Consequentemente, eles são os principais usuários aos quais se destinam relatórios financeiros para fins gerais.
UÉ, não achei agências reguladoras aqui...
-
Gente, é questão de bom senso! É óbvio q a ANEEL é uma das principais interessadas nas informações contábeis de uma S.A que explora serviços de energia elétrica no território nacional! A ANEEL é uma agência reguladora e, como qq outra do tipo, tem por obrigação fiscalizar o particular que presta um serviço público de interesse difuso. Logo, fica nítida a percepção de que, no caso da referida questão, a ANEEL seja, sim, uma das principais interessadas nas informações de dados contábeis pela empresa mencionada. Afinal, é obrigação das agências reguladoras manter essa fiscalização a fim de evitar abusos e esquemas fraudulentos por parte do particular. Isso é contabilidade prática!
Tmj!!
Abraços!!!!
-
Discordo completamente do gabarito da banca. Os principais usuários são os financiadores e credores. Governo é secundário.
-
Discordo, quem vai ser o principal usuário é a companhia de gás, da industria textil, investidor das lojas Renner e das Casas Bahia ou o Zé da máquina de tostar frango na padaria...
TÔ DEBOCHANDO, claro!
É que a questão me pareceu tão óbvia, que cabia questão de bom senso.
Ou eu to errada?
-
"... um dos principais usuários da informação contábil dessa sociedade será a Agência Nacional de Energia Elétrica."
A BANCA FALA É UM DOS PRINCIPAIS, ELA NÃO FALA QUE É O PRINCIPAL E DEVE SER A RAZÃO PELA QUAL O RECURSO FOI NEGADO.
PORTANTO, CORRETA.
-
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) é uma sob regime especial (), vinculada ao , com sede e foro no . A ANEEL tem como finalidade regular e fiscalizar a produção, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica, de acordo com a legislação e em conformidade com as diretrizes e as políticas do governo federal.
-
(aparentemente incorreta)
CPC 00 (r2)
1.5 Muitos investidores, credores por empréstimos e outros credores, existentes e potenciais, não podem exigir que as entidades que reportam forneçam informações diretamente a eles, devendo se basear em relatórios financeiros para fins gerais para muitas das informações financeiras de que necessitam. Consequentemente, eles são os principais usuários aos quais se destinam relatórios financeiros para fins gerais.
1.10 Outras partes, como reguladores e o público em geral, que não investidores, credores por empréstimos e outros credores, podem também considerar relatórios financeiros para fins gerais úteis. Contudo, esses relatórios não são direcionados essencialmente a esses outros grupos.
-
QUESTÃO TOTALMENTE ABSURDA. A ESTRUTURA CONCEITUAL É CLARA AO ESTABELECER COMO PRINCIPAIS USUÁRIOS OS INVESTIDORES, CREDORES POR EMPRÉSTIMO E OUTROS CREDORES, ATÉ PORQUE UMA AGÊNCIA REGULADORA NÃO PRECISA RECORRER A DEMONSTRACÕES CONTÁBEIS PARA TER INFORMAÇÕES DA EMPRESA. SUPONHO QUE NA ÉPOCA DA PROVA NINGUEM ENTROU COM RECURSO OU SEJA MAIS UMA LOUCURA CESPIANA.