SóProvas


ID
1643533
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Com relação aos conceitos de análise das demonstrações contábeis envolvendo retorno sobre o capital empregado e análise da lucratividade, julgue o item que se segue.


A alavancagem financeira positiva ocorre quando o custo de capital de terceiros é menor que o retorno sobre o ativo operacional, o que gera ganhos adicionais ao acionista.

Alternativas
Comentários
  • O ROI ( retorno do ativo ) é o custo de capital da empresa. Quando a empresa tem a oportunidade de financiar seus investimentos com um capital mais barato ( capital de terceiros ) a empresa está se alavancando. Até porque não faria sentindo pegar dinheiro emprestado pagando mais caro do que o capital próprio. 

  • Gabarito CERTO

    A expressão “alavancagem financeira” significa o que a empresa consegue alavancar, ou seja, aumentar o lucro líquido por meio da estrutura de financiamento. Trata-se, portanto, do efeito da estrutura de financiamento no lucro dos acionistas.
    O Grau de Alavancagem Financeira (GAF) indica a influência que os acionistas estão recebendo pela participação dos recursos nos negócios da empresa.

    GAF = Rentabilidade dos Capitais Próprios/ Rentabilidade da empresa


    Interpretação:

    GAF > 1 Alavancagem Financeira Positiva. Os capitais de terceiros estão influenciando positivamente o retorno do capital próprio da empresa. Logo, é interessante (favorável) para a empresa captar recursos de terceiros, pois o custo do endividamento com os ativos financiados por terceiros é inferior ao retorno para os acionistas dos investimentos efetuados com esses recursos de terceiros.

    GAF = 1 → Alavancagem Financeira Nula. Os capitais de terceiros não influenciam o retorno do capital próprio da empresa. Logo, é indiferente para a empresa captar recursos de terceiros, pois o custo do endividamento com os ativos financiados por terceiros é igual ao retorno para os acionistas dos investimentos efetuados com esses recursos de terceiros.

    GAF < 1 → Alavancagem Financeira Negativa. Os capitais de terceiros estão influenciando negativamente o retorno do capital próprio da empresa. Logo, não é interessante para a empresa captar recursos de terceiros, pois o custo do endividamento com os ativos financiados por terceiros é superior ao retorno para os acionistas dos investimentos efetuados com esses recursos de terceiros.

    Assim, quanto maior o GAF melhor, pois melhor será o efeito da aplicação dos recursos de financiamento e empréstimo sobre o PL.


    bons estudos

  • A Alavancagem Financeira baseia-se na captação de recursos de terceiros (basicamente, empréstimos, debêntures, ações preferenciais, entre outros) para financiar investimentos, o que pode constituir em aumento na produção, nas vendas e nos lucros.

    Na análise, tem-se as seguintes conclusões:

    GAF > 1 → alavancagem financeira favorável (positiva), pois a utilização de capitais de terceiros aumentou a rentabilidade do patrimônio líquido.

    GAF = 1 → alavancagem financeira indiferente (nula), pois a utilização de capitais de terceiros não alterou a rentabilidade do patrimônio líquido. 

    GAF < 1 → alavancagem financeira desfavorável (negativa), pois a utilização de capitais de terceiros diminuiu a rentabilidade do patrimônio líquido.
    O raciocínio é simples: retorno maior do que o custo pago. Só assim há alavancagem financeira positiva. Em outras palavras, fiz o dinheiro render mais do que o que paguei por ele.

    Gabarito: CERTO.
  • Gabarito: Certo. 

    Comentário

    Uma das maneiras de ver se a empresa está alavancada ao comparar o ROI (ou taxa de retorno dos ativos) e o custo da dívida (taxa de juros). Quando o ROI é maior do que o custo da dívida, temos que a alavancagem é positiva; do contrário, a alavancagem é desfavorável ou negativa. Assim, dizer que uma empresa tem alavancagem positiva significa que a rentabilidade dos acionistas é impulsionada pelo uso de capitais de terceiros.