SóProvas


ID
1643554
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Julgue o item abaixo, relativo ao EBITDA (earnings before interest, tax, depreciation and amortization).


O EBITDA representa a geração de caixa operacional da empresa, ou seja, o montante de recursos gerados pela empresa apenas em suas atividades operacionais, após a subtração do efeito financeiro e de impostos.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO


    EBITDA (earnings before (antes) interest, tax, depreciation and amortization)

  • Gabarito ERRADO

    O EBITDA (da sigla em inglês: Earning Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization) ou LAJIDA (da sigla em português: lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização), é um importante índice de lucratividade e permite avaliar a capacidade da empresa de gerar caixa por meio de suas operações, desconsiderando os impostos e os efeitos financeiros. Trata-se, portanto, de um indicador associado ao conceito de fluxo de caixa operacional das empresas.


    Trata-se, portanto, do montante de recursos gerados pela empresa apenas em suas atividades operacionais, antes da subtração do efeito financeiro e de impostos


    bons estudos
  • EBITDA mostra o “POTENCIAL” de geração OPERACIONAL de caixa. NÃO É O FLUXO DE CAIXA EFETIVAMENTE GERADO ou PRODUZIDO, pois não considera as variações do ativo e passivo. Tudo isso antes da subtração do efeito financeiro e de impostos.

  • Tiago, acredito que o EBITIDA é calculado APÓS a subtração dos juros, impostos, depreciação e amortização, justamente por não considerar os efeitos financeiros, e não ANTES como você mencionou.

  • Para se chegar ao Ebitda de uma empresa ou empresas, é preciso utilizar a seguinte conta: lucro bruto (gerado pelos ativos operacionais) menos as despesas operacionais, excluindo-se destas a depreciação e as amortizações do período e os juros. Dessa forma,é possível avaliar o lucro referente apenas ao negócio, descontando qualquer ganho financeiro (derivativos, alugueis ou outras rendas que a empresa possa ter gerado no período). São também retirados para a apuração do Ebitda os juros dos empréstimos que muitas vezes as empresas contratam para alavancar as suas operações, sendo assim, é importante ter em conta que o Ebitda pode dar uma falsa perspectiva sobre a efectiva liquidez da empresa.

    Essa "purificação" dos números que representam o lucro da empresa vai além da retirada dos acréscimos referentes à rendas acessórias ou amortizações. No entanto, o Ebitda nada diz sobre a qualidade dos lucros. Esse indicador é capaz de retirar, também, distorções referentes à maior ou menor incidência de impostos, decorrentes de incentivos ou majorações fiscais, razão pela qual é muito utilizado para comparar empresas de setores ou portes distintos, ou ainda aquelas que residem em países diferentes, cuja carga tributária possa divergir bastante.

     

    ANTES do efeito dos impostos e rendas acessórias       ou        APÓS a subtração destes.   (O ERRO está em mencionar a exclusão  apenas dos efeitos financeiros e impostos,  incluindo     depreciação e amortização)

     

  • Bom, que é senso comum que o EBITDA é o lucro ANTES do ..... etc.. etc... etc... isso todos sabemos. Mas olhando o português da questão, acredito que o que tenha provocado o erro é a omissão da depreciação. Se tivesse a depreciação no texto seria possível considerá-la como certo mesmo o examinador tendo empregado a palavra "após" no enunciado.

  • "Após a subtração" significa que ele desconsiderou os efetios dos impostos e financeiros. Não está errado essa afirmativa.

     

    o se erro encontra em:

     

    1. Suprimir a depreciação.

    2. Afirmar que é geração de caixa. EBITDA é PONTENCIAL de geração de caixa.

  • EBTIDA = LAJIDA -> LUCRO ANTES DOS JUROS IMPOSTOS DEPRECIAÇÃO E AMORTIZAÇÃO

  • O EBITDA é um índice de lucratividade que permite a avaliação da capacidade de geração de caixa por parte das operações de uma entidade, antes do efeito financeiro e dos impostos.

    Do inglês "Earning Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization" (em português: lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização - LAJIDA), a questão está errada por afirmar que o EBITDA ocorre após a subtração do efeito financeiro e de impostos. Não!!! Este indicador desconsidera tal efeito, ou seja, é medido antes da subtração do efeito financeiro e de impostos.

    Gabarito: ERRADO.

  • Gabarito: Errado.

    Comentário:

    Sabemos que o EBITDA (Earning Before Interest, Taxes, Depreciation/Depletion and Amortization), é traduzido pela sigla LAJIDA (Lucro antes dos juros, impostos sobre o lucro, depreciações/exaustões e amortizações).

    É usado para avaliação da capacidade da empresa de gerar caixa pelas suas operações, sem considerar, entretanto, efeitos financeiros e impostos. Ou seja, é o montante de recursos gerados pela empresa apenas em suas atividades operacionais, antes do efeito financeiro e de impostos e não depois desses.

  • O EBITDA representa a geração de caixa operacional da empresa, ou seja, o montante de recursos gerados pela empresa apenas em suas atividades operacionais, após a subtração do efeito financeiro e de impostos

    O EBITDA é um indicador do efeito financeiro, não representa geração de caixa operacional, ou seja, não diz quanto movimentou no caixa, essa característica e da DFC.

  • Errado

    Questão:

    O EBITDA representa a geração de caixa operacional da empresa, ou seja, o montante de recursos gerados pela empresa apenas em suas atividades operacionais, após a subtração do efeito financeiro e de impostos.

    Resolução:

    EBITDA representa a geração operacional de caixa da companhia, ou seja, o quanto a empresa gera de recursos apenas em suas atividades operacionais, sem levar em consideração os efeitos financeiros e de impostos.