SóProvas


ID
1643569
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Julgue o próximo item, acerca das normas técnicas de auditoria.


O risco de auditoria é a possibilidade de o auditor, por algum motivo alheio a sua vontade, vir a emitir uma opinião tecnicamente inadequada sobre demonstrações contábeis significativamente incorretas. Para fins de análise, o risco de auditoria divide-se em três componentes: risco inerente, risco de controle e risco de detecção.

Alternativas
Comentários
  • R. DE AUDITORIA = R. DE DETECÇÃO + R. DE DISTORÇÃO RELEVANTE (R. DE CONTROLE + RISCO INERENTE)

  • Correto

    "Segundo a NBC TA 200, Risco de auditoria é o risco de que o auditor expresse uma opinião de auditoria inadequada quando as demonstrações contábeis contiverem distorção relevante. O risco de auditoria é uma função dos riscos de distorção relevante (RDR) e do risco de detecção.

    Já o RDR consiste em dois componentes: (Risco Inerente e Risco de Controle)Risco Inerente + Risco de detecção"


    Fonte: Professor Rodrigo Fontenelle - Estratégia Concursos


  • RISCOS

    1.Detecção - risco do auditor
    2. Distorção relevante (subdivide-se em):   
      2.1 inerente - sem controle   
      2.2 de detecção - controle falho

  • A relevância e o risco surgem na auditoria pelo fato de haver limitações nas informações que são infinitas, dependendo do porte da entidade, não há como avaliar 100% das evidências e informações, isso demanda muito tempo e menor atenção a cada uma.  É necessário aplicar técnicas(inspeção, circularização, revisão, etc), também chamados de tipo, e aplicar os procedimentos(testes de observância e substantivos) a fim de conseguir mais confiabilidade possível. Qualquer trabalho abaixo de 100% haverá o risco e a relevância. Questão correta o auditor tem risco sim, só não terá se trabalhar com 100% de avaliações e isso só é possível em pequenas entidade. Relevância é a escolha das melhores informações, aquelas que produzem efeito e significância(ex: 5 não representa/significa nada em 5.000.000, então ela é irrelevante).

  • Manual de Auditoria e Revisão de Demonstrações Financeiras, Cláudio Gonzalo Longo, pg  55 e 56

     

    Risco de Auditoria:

    É o risco de o auditor emitir uma opinião inadequada. Na essência, o risco de auditoria é uma função dos riscos de dirtorções relevantes e do risco de detecção. Por sua vez, os riscos de distorção relevante podem ocorrer no nível geral das demonstrações financeiras e no nível de afirmação (ou assertiva) para classes de transações, saldos e divulgações. O risco no nível geral das demonstrações afeta as demonstrações de forma generalizada, como um todo e pode afetar potencialmente muitas informações.

    Os riscos no nível de afirmação possuem dois componentes (risco inerente e risco de controle) que são riscos da entidade e existem independentemente da auditoria.

     

    Risco inerente:

    Varia de acordo com a atividade da entidade, afirmações e classes de transações, saldos e divulgações.

     

    Risco de Controle:

    Depende da eficácia dos controles planejados e implantados pela administração que estão em funcionamento para monitorar os riscos identificados que podem afetar as demonstrações contábeis. Podem ser reduzidos, mas não totalmente eliminados.

     

    Risco de Detecção:

    Esse risco, ao contrário dos outros, estão relacionados com a entidade, está diretamente relacionado com a natureza, a época e a extensão dos procedimentos aplicados pelo auditor. A redução desse risco a um nível aceitável é conseguida com um adequado planejamento, utilização de pessoal com a necessária experiência e conhecimento, ceticismo profissional e uma supervisão adequada, acompanhada de tempestiva revisão dos trabalhos.

     

     

     

  • Risco de Distorção Relevante = Risco Inerente e Risco de Controle;

  • De acordo com a NBC TA 200 (R1), temos que:

    "Risco de auditoria é o risco de que o auditor expresse uma opinião de auditoria inadequada quando as demonstrações contábeis contiverem distorção relevante. O risco de auditoria é uma função dos riscos de distorção relevante e do risco de detecção. O risco de auditoria é uma função dos riscos de distorção relevante e do risco de detecção.

    A avaliação dos riscos baseia-se em procedimentos de auditoria para a obtenção de informações necessárias para essa finalidade e evidências obtidas ao longo de toda a auditoria. Os riscos de distorção relevante no nível da afirmação consistem em dois componentes: risco inerente e risco de controle. O risco inerente e o risco de controle são riscos da entidade; eles existem independentemente da auditoria das demonstrações contábeis.

    O risco de detecção se relaciona com a natureza, a época e a extensão dos procedimentos que são determinados pelo auditor para reduzir o risco de auditoria a um nível baixo aceitável. Portanto, é uma função da eficácia do procedimento de auditoria e de sua aplicação pelo auditor."
    Gabarito: CERTO.
  • NBC TA 200, 13

    Risco de auditoria é o risco de que o auditor expresse uma opinião de auditoria inadequada quando as demonstrações contábeis contiverem distorção relevante. O risco de auditoria é uma função dos riscos de distorção relevante e do risco de detecção.

    Resposta certo

  • Gabarito: Certo

    Risco de auditoria: é o risco de que o auditor expresse uma opinião de auditoria inadequada quando as demonstrações contábeis contiverem distorção relevante.

    O risco de auditoria é uma função dos riscos de distorção relevante (risco inerente e risco de controle) e do risco de detecção.

    Fonte: NBC TA 200

  • #Respondi errado!!!