-
Errado
O critério de avaliação das políticas públicas quanto ao grau de
atingimento de objetivos e metas é a eficácia, e não a eficiência. A
eficácia está relacionada com os fins, com o resultado do procedimento,
enquanto a eficiência está relacionada com os meios, com o processo
propriamente dito.
Exponencial Concursos
-
A questão fala de efetividade e não de eficiencia. Portanto, ERRADA.
-
Está falando de EFICÁCIA e não eficiência e nem efetividade!
-
Acredito que outra questão ajuda a responder, vejam:
Prova: CESPE - 2014 - ICMBIO - Técnico AdministrativoDisciplina: Gestão de Pessoas | Assuntos: Eficácia, Eficiência e Efetividade; Enquanto o conceito de eficiência está relacionado aos métodos, processos e rotinas de trabalho, normas de ação e regulamentos, a eficácia se refere aos fins, isto é, aos objetivos pretendidos pela organização.
GABARITO: CERTA.
-
Errado.
Eficiência = refere-se ao modo de fazer.
Eficácia = refere-se aos resultados.
-
"a medida do grau em que o programa atinge seus objetivos e metas".
Isso que dizer o impacto que a ação causa na sociedade. Se cumpriu o seu fim e em que grau ele foi atingido.
Em se tratando de Administração Pública, quando se fala em impacto da ação, se fala em efetividade.
-
Pessoal, a questão envolve o conceito de EFICÁCIA, não sendo objeto de questionamento os conceitos de eficiência e efetividade. Basta observar os conceitos já apresentados pela colega Letícia Sodré.
-
Quer derrubar mil candidatos é cobrar os conceitos de Eficiência, Eficácia e Efetividade, portanto colegas... Estudem bem esses conceitos!
A questão trada da eficácia, ou seja, da avaliação do objetivo alcançado.
-
atingir seus objetivos e metas=EFICÁCIA
-
Gabarito: Errado
A banca trocou os conceitos de eficacia por eficiência, tornando a questão errada. Abaixo alguns dos principais conceitos segundo, Paludo (2016).
Economicidade, Eficiência, Eficacia e Efetividade.
Essas palavras-chave vêm sendo utilizadas em diversas disciplinas, e seus conceitos são empregados em discursivas e reiteradamente cobrados nas provas de concursos públicos, o que torna indispensável sua compreensão:
Economicidade: é a minimização dos custos dos recursos utilizados na execução das ações, sem comprometer os padrões de qualidade. Demonstra a capacidade de gerir adequadamente os recursos financeiros colocados à sua disposição.
Eficiência: é o uso racional e econômico dos insumos na produção de bens e serviços; é uma relação entre: insumos, produtos, qualidade e custo. Insumos são recursos humanos, materiais e componentes. A eficiência também considera o custo dos insumos e não pode comprometer a qualidade.
Eficacia: é o grau de alcance das metas (ou objetivos de curto prazo), é uma medida de resultados utilizada para avaliar o desempenho da administração. Demonstra a capacidade de entregar bens/serviços imediatos. A eficácia não considera custos.
Efetividade: é o impacto final das ações, é o grau de satisfação das necessidades e dos desejos da sociedade pelos serviços prestados pela instituição. A efetividade vai além das entregas imediatas (metas/objetivos) e analisa a transformação causada pela execução das ações.
Fonte: Livro; Administração Pública - Paludo, Augustinho Vicente
-
-
EFICIÊNCIA = OBJETIVO E ALCANCE DE METAS.
Bons estudos.
-
GABARITO OFICIAL: ERRADO
EFICÁCIA:OBJETIVOS E METAS