-
Certo.
Da Ciência da informação revisitada aos sistemas humanos de informação - Jaime Robredo
Pg. 45 :
O Tratado, em suma, se propõe a servir de base inicial e geral para que, em cada caso, o documentalista, em seu centro de documentação elabore seu próprio Manual de Documentação.
-
Questão difícil que cobrou a leitura da introdução do Tratado de Documentação, que, ainda bem, agora foi disponibilizado traduzido na íntegra pela Briquet de Lemos. Vejamos o que disse Paul Otlet: “Como não se trata de uma normalização nem de uma mecanização completas do trabalho, deixou-se a cada organizador de seu próprio trabalho, ou do de outrem a tarefa de fixar finalmente seus próprios princípios, diretrizes e regras. Compete a cada um compor para seu uso, ou de seus serviços, um “manual de documentação”, conservando, adotando e aplicando aqueles elementos de organização gerais que haja podido selecionar na presente obra”.
Gabarito: C
-
No livro Tratado de Documentação, Paul Otlet menciona: “Como não se trata de uma normalização nem de uma mecanização completas do trabalho, deixou-se a cada organizador de seu próprio trabalho, ou do de outrem a tarefa de fixar finalmente seus próprios princípios, diretrizes e regras. Compete a cada um compor para seu uso, ou de seus serviços, um “manual de documentação”, conservando, adotando e aplicando aqueles elementos de organização gerais que haja podido selecionar na presente obra”.