SóProvas



Questões de Documentação


ID
62101
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, que versam sobre Documentação,
Biblioteconomia e Ciência da Informação.

A Documentação, do ponto de vista prático, engloba o trabalho realizado em duas frentes: bibliotecas especializadas e serviços de indexação e resumos.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    A documentação, na sua realização prática, engloba um trabalho realizado em duas frentes:

    bibliotecas (especialmente as bibliotecas especializadas, centros de documentação e por intermédio de algumas funções das bibliotecas universitárias)

    serviços de indexação e resumos

    As bibliotecas especializadas desempenham funções que exigem a aplicação de princípios e processos tanto da biblioteconomia quanto da documentação […]. Quanto à parte da documentação, são as seguintes funções profissionais que devemos destacar:

    • indexação

    • disseminação da informação”.

    Essas duas funções exigem formação apropriada e experiência, para que sejam bem desempenhadas.

    “Os serviços de indexação e resumo se responsabilizam pelo trabalho de documentação realizado fora da biblioteca. Assim, um trabalho de indexação não precisa ser feito por todas as bibliotecas potencialmente interessadas nele: ao contrário, ele pode ser centralizado numa instituição que dele se encarrega para o benefício de todas elas, com o objetivo natural de redução do custo dessas atividades”.

     

    Fonte: DIAS, Eduardo Wense. Biblioteconomia e ciência da informação: natureza e relações. Perspect. cienc. inf., Belo Horizonte, v. 5, n. especial, p. 67 - 80, jan./jun.2000. 

  • Pelo comentário da colega, acho que essa questão poderia ter sido objeto de recurso. O enunciado restringe a aplicação teórica quando se refere à "biblioteca especializada", excluindo as outras opções enunciadas pelo autor, como centros de documentação e até mesmo algumas funções das bibliotecas universitárias.

  • A documentação prepara os seus profissionais em duas principais frentes:

    • bibliotecas especializadas
    • indexação e resumos

    Fonte: Prof. Wesley Leite


ID
65095
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca da documentação geral e jurídica, julgue os itens
subseqüentes.

A documentação exerce uma função vital desde o estabelecimento até a aplicação de uma lei científica, pois, sem ela, as observações científicas registradas permanecem dispersas e pouco utilizadas.

Alternativas
Comentários
  • Certa questão.

  • Correta.

    A documentação é entendida como o processo de reunir, classificar e difundir documentos em todos os campos da atividade humana.

    Fonte: material da professora Ana Patrícia Guimarães.

  • Correta.

    A documentação é entendida como o processo de reunir, classificar e difundir documentos em todos os campos da atividade humana.

    Apostila da Estratégia Concursos.


ID
65098
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca da documentação geral e jurídica, julgue os itens
subseqüentes.

A classificação é fundamental para a documentação, uma vez que, com o aumento do volume e complexidade das informações, aumenta também a necessidade de orientação para se localizar essas informações.

Alternativas
Comentários
  • É só lembrar dos esquemas de classificação que visam justamente organizar os documento.

  • A classificação, entendida como processo mental de agrupamento de elementos portadores de características comuns e capazes de ser reconhecidos como uma entidade ou conceito, constitui uma das fases fundamentais do pensar humano.

    (PIEDADE, 1983, p. 16);

    Gab. Certo


ID
81400
Banca
FCC
Órgão
TRE-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Processo que consiste na criação, coleta, organização, armazenamento e disseminação de documentos ou informações. A definição acima, proposta por Murilo Bastos Cunha e Cordélia Robalinho de Oliveira Cavalcanti, refere-se à

Alternativas
Comentários
  • Como dizia meu professor [e ficou bem fácil de decorar]: "Gestão de Documentos/documentação: Processo que consiste em fazer um montão de coisas relacionadas a documento"Quando se vê várias coisas listadas e todas relacionadas a documentos, pode saber que é Gestão de documentos ou documentação.;D
  • A palavra "Criação" já mata a questão, arquivos nem bibliotecas não criam nada.
  • Essa questão foi elaborada segundo o conceito de "Documentação" do livro "Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia", pág. 131,  dos autores citados na questão.

    "documentação. Processo que consiste na criação, coleta, organização, armazenamento e disseminação de documentos ou informações."
  • A dificuldade mesmo está com a palavra "coleta"..., tirando-a, ficaria fácil marcar Documentação.
  • Carlúcio cuidado com sua afirmação, pois a biblioteca digital é um centro por excelência de criação. Nestes casos é preciso sempre buscar a "jurisprudência" da banca e saber como ela pensa e define estas questões.
  • Fernanda, o comentário do Carlúcio faz sentido, pois Biblioteca, mesmo que seja digital, armazena documentos e informações (em formato digital). De acordo com o Dicionário de biblioteconomia e arquivologia, a Biblioteca digital é uma "combinação de uma coleção de objetos digitais (repositório), descrições desses objetos (metadados), o conjunto de usuários e os sistemas que oferecem vários serviços, como captação, provisão, arquivamento e preservação de dados ou informações".  


  • O comentário de carlucio junior ajudou muito!



ID
130777
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CEHAP-PB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Não cabe à documentação

Alternativas
Comentários
  • Letra B é a Definição de Arquivologia


ID
145498
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na documentação jurídica, atos administrativos normativos são

Alternativas
Comentários
  • Segundo Hely Lopes Meirelles, Atos Normativos, são aqueles que contêm um comando geral do Executivo, visando a correta aplicação da Lei.
  • Espécies de ato administrativo

    Segundo Hely Lopes Meirelles:

    • Atos normativos: são aqueles que contém um comando geral do Executivo visando ao cumprimento de uma lei. Podem apresentar-se com a característica de generalidade e abstração (decreto geral que regulamenta uma lei), ou individualidade e concreção (decreto de nomeação de um servidor). Segundo Márcio Fernando Elias Rosa são exemplos: regulamento, decreto, regimento e resolução.

  • Acertei por eliminação mas discordo da questão. Foi uma cópia do conceito de Ato administrativo normativo do livro da Atienza, mas com uma alteração: São os que contêm preceitos do Executivo, com a finalidade de promover a correta aplicação da lei, sobretudo quanto aos fatos CONCRETOS. Não entendo fato concreto como sinônimo de completo. Se alguém puder me dar uma ajudinha! :)

  • Deve ter sido um erro de transcrição, Fernanda M. Souza.

ID
174367
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os documentos jurídicos apresentam características específicas que devem ser consideradas para um tratamento técnico adequado. Para a indexação de atos legais, por exemplo, recomenda-se

Alternativas
Comentários
  • "[...] a leitura do texto, na íntegra, é necessária, não só para a apreensão exata do assunto ou assuntos de que tratam os atos, como também para verificação de alterações, regulamentações ou revogações expressas [...]. (ATIENZA, 1979, p. 132)

  • A leitura técnica de documentos jurídicos deve abarcar a integralidade do texto. Trata-se de uma exceção à regra.

    Gabarito: E


ID
200182
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Avalie as afirmativas a seguir, relacionadas à elaboração de tesauros:

I. Conceito, como propõe Dahlberg, é a unidade do conhecimento constituída de três elementos: o referente (o objeto no mundo), as suas características (os atributos) e uma designação (o nome).

II. Termo é um signo linguístico que, no tesauro documentário, denota o conceito, o que significa que, mesmo isolado, o termo carrega consigo o significado.

Ocorre que

Alternativas
Comentários
  • http://www.conexaorio.com/biti/tesauro/conceito.htm


ID
259540
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Nas primeiras décadas do século XX foi criado o conceito de Documentação para denominar uma nova prática de organização e disseminação do conhecimento registrado, diferente daquela desenvolvida pela Biblioteconomia. “Enquanto a matéria-prima da biblioteconomia sempre fora o texto impresso – avulso (livro) ou periódico (revista) – a documentação passou a interessar-se pelos documentos de qualquer natureza, também chamados de documentos não convencionais” (FONSECA, 2007). Dadas as afirmações abaixo, a respeito da Documentação,

I. O termo foi criado por um bibliotecário estadunidense para denominar um método de organização do acervo mais útil para os usuários.

II. Surgiu no âmbito das ideias e práticas desenvolvidas por dois advogados belgas, que começaram elaborando bibliografias especializadas e almejaram a organização de todo o conhecimento humano registrado nos mais variados suportes materiais.

III. Tem em suas origens a utilização de novos métodos e instrumentos de tratamento dos documentos.

IV. Em relação à Biblioteconomia, desenvolve uma análise mais simples e superficial dos conteúdos dos documentos.

V. Seus criadores utilizaram-se das mais varias tecnologias, inclusive as tecnologias emergentes da época, como telégrafos e outros.

pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A III deixa espaço para mais de uma interpretação. O tratamento é na informação, não no documento.
  • Bibliografia Universal. Era o intuito dos Belgas.

  • Os advogados belgas  eram Henry la Fontaine e Paul Otlet (pai da documentação) e criadores da CDU.

     Péssimo isso na questão V, das tecnologias emergentes da época. Não tinham nem exemplo, além do telégrafo, e esse etc é que me derrubou.

    . bancas de concursos sãO como os ciganos que andavam pelas cidades do interior: se vc confiar, vai ser enganado, e se desconfiar também será rára

  • Comentário de Val Macini é bem racista.

ID
277492
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos aos objetivos e às
aplicações das normas técnicas para a área de documentação.

A NBR 10518:2005 estabelece requisitos para a elaboração e organização de guias de unidades informacionais e determina a ordem de apresentação das sessões principais e subdivisões desses guias.

Alternativas
Comentários
  • Segundo a norma 10518, a ordem principal e subdivisões, se houver, deve obedecer a critérios determinados no princípio da obra. Ou seja, a norma NÃO estabelece a ordem de apresentação das sessões principais e subdivisões.
  • Covardia do Cespe! A afirmativa vai toda certinha e no final desanda! êiê...


ID
277534
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação aos conceitos básicos da documentação, julgue os itens
que se seguem.

As bibliografias especializadas, que não dependem de uma coleção única para a identificação das fontes de informação úteis, se adaptam às necessidades peculiares de cada área específica do conhecimento.

Alternativas
Comentários
  • 1. Em função do conteúdo:
    - bibliografias gerais (todos os assuntos)
    - bibliografias especializadas (um só assunto ou área do conhecimento).


ID
277537
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação aos conceitos básicos da documentação, julgue os itens
que se seguem.

Os serviços de indexação e resumos definem o conjunto de títulos de periódicos a serem analisados segundo a lei da dispersão da literatura, segundo a qual os artigos de interesse para determinado assunto específico ocorrem em periódicos especializados nesse assunto ou em periódicos de áreas correlatas.

Alternativas
Comentários
  • Não seria Lei de Bradford???

    "A Lei de Bradford sugere que na medida em que os primeiros artigos sobre 
    um novo assunto são escritos, eles são submetidos a uma pequena seleção, por
    periódicos apropriados, e se aceitos, esses periódicos atraem mais e mais artigos, no 
    decorrer do desenvolvimento da área de assunto. "

    http://www.cinform.ufba.br/vi_anais/docs/VaniaLSGuedes.pdf
  • Oi Rênia, é a mesma coisa. Lá no livro do Lancaster ele fala que:
    "Foi Bradford quem primeiro observou este fenômeno, em 1934, fenômeno ao qual nos referimos atualmente como Lei da Dispersão de Bradford". (LANCASTER, 2004, p.141)
  • O erro da questão pode estar em:
    Dizer que o nome da lei é "lei de dispersao da literatura" em vez de dizer que é de Bradford;
    Dizer que "os artigos de interesse para determinado assunto específico ocorrem em periódicos especializados nesse assunto ou em periódicos de áreas correlatas" sendo que a lei diz que existe o "core" onde estão concentrados os artigos mais importantes e vão se distanciando desse "core" numa proporção até chegar a quase zero sendo que estes ultimos não seriam tão importantes.permite, mediante a medição da produtividade das revistas, estabelecer o núcleo e as áreas de dispersão sobre um determinado assunto em um mesmo conjunto de revistas...http://www.dgz.org.br/jun10/Art_05.htm


  • Vou tentar dar minha contribuição:

    Lei de Bradford: estima o grau de relevância de periódicos em dada área do conhecimento: os periódicos q produzem o maior número de artigos sobre um assunto formam um núcleo de periódicos, supostamente de maior qualidade ou relevância para aquela área.

    Ou seja, acredito que tal lei não preconiza que artigos d interesse para determinado assunto específico ocorre em periódicos especializados.

    Força, foco e fé!

  • Acertei esta questão por instinto. É uma característica da CESPE, relacionar um período com uma afirmativa correta junto a outro com uma afirmativa errada, dentro de um mesmo enunciado. Mas no caso dessa pergunta, achei tudo confuso.

    Penso que o erro principal dessa questão está na limitação das idéias, já que, não somente os serviços de indexação e resumos definem o conjunto de periódicos que serão considerados relevantes para a análise segundo a lei da dispersão da literatura, mas, conforme descrito no artigo de Pinheiro (1983, p.63), também podem constar “bibliografias e etc.”, entre outras variáveis:

    “os serviços de indexação e resumos, bibliografias etc., utilizados, em geral, na coleta de dados para a aplicação da lei de Bradford, sofrem a influência de variáveis, tais como, a lacuna de tempo para indexação, as barreiras linguísticas e o tipo de material bibliográfico incluído;”

    Ainda sim, penso que minha justificativa é somente uma possível explicação.

    Referência: Pinheiro, Lena Vânia Ribeiro. Lei de Bradford: uma reformulação conceitual. Ci. Inf., Brasília, 12(2): 59-80, jul./dez. 1983.


  • "[...]segundo a qual os artigos de interesse para determinado assunto específico ocorrem em periódicos especializados nesse assunto ou em periódicos de áreas correlatas"

    "Bradford centralizou a sua pesquisa na dispersão, isto é, na extensão com que artigos especializados são divulgados em periódicos devotados a assuntos completamente diferentes."

    Informação extraída do artigo "LEI DE BRADFORD: UMA REFORMULAÇÃO CONCEITUAL"


ID
277540
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação aos conceitos básicos da documentação, julgue os itens
que se seguem.

A organização de listas de livros especializados é um dos mecanismos utilizados pelo setor de documentação para informar os especialistas acerca do progresso científico em suas áreas de atuação.

Alternativas
Comentários
  • ARTIGOS de periódicos especializados


ID
277543
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação aos conceitos básicos da documentação, julgue os itens
que se seguem.

A documentação preconiza o uso da classificação de assuntos para possibilitar que a produção científica relacionada a determinado assunto seja organizada e encontrada quando necessária.

Alternativas

ID
327523
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

São vários os tipos de redes empregadas nos sistemas de comunicação da informação eletrônica. Os fatores que determinam a rede mais apropriada para determinada aplicação, são os seguintes:

Alternativas
Comentários
  • "As redes de computadores possuem uma variedade de transmissores, receptores, meios de transmissão, sinais, códigos e controles de rede [...] Os fatores que determinam a mais apropriada (rede) para determinada aplicação são os seguintes:

    . volume de tráfego e capacidade exigida.

    . velocidade exigida

    . fidelidade exigida

    . custo aceitável" (ROWLEY, 2002, p. 53)


ID
358192
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANEEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca das Normas Técnicas da área de documentação, julgue os seguintes itens.

Segundo a NBR 10518 (2005), abreviam-se preferencialmente de maneira idêntica os vocábulos de línguas diferentes que possuam a mesma raiz e o mesmo sentido, sempre que a ortografia o permitir.


Alternativas
Comentários
  • Que peguinha mais baixo kkk. NBR 10518/2005 é a norma pra Elaboração de Guias de Unidades de Informação. A NBR 6032/1989 que é a norma de Abreviação. O resto da questão está correta.
  • Cespe! Ai Cespe! 

  • NBR 6032 né. Cespe banca do capioro

ID
764440
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca de documentação, julgue os itens a seguir.


Os avanços tecnológicos possibilitaram o desenvolvimento da catalogação cooperativa, que promoveu a agilização da descrição documental

Alternativas
Comentários
  • Com o compartilhamento de serviços descrever um documento fica mais rápido, já que podemos usar registros feitos por outras bibliotecas e vice-versa.


ID
767152
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Avalie as afirmativas abaixo sobre documentação.

I. Surgiu na metade do século XX com uma abordagem de tal modo ampla, que acabou por gerar indefinição e ambiguidade.

II. É uma corrente teórica e uma prática proposta no final do século XIX e crescentemente considerada como uma das origens da ciência da informação.

III. Compõe-se por princípios e técnicas focadas na representação do conteúdo de documentos visando ao uso da informação.

IV. Passou a considerar como documento qualquer coisa em que conhecimento é registrado, o que inclui, além de livros, também arquivos, mapas, diagramas, desenhos e fotografias.

V. Seu conceito e função se aproximam aos da biblioteconomia, desenvolvendo-se com foco na descrição bibliográfica.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I - A documentação surgiu no final século XIX.

    V - "Quanto à relação entre biblioteconomia e documentação, entemos que está contribui fortemente para a abrangência e generalização daquela para alem da noção de gestão de acervos, como busca expressar os termos biblioteconomia e documentação. Os termos bibliotecnomia, documentação e ciencia da informação representam a area, porem se manifestam a partir de significados distintos, uma vez que ocorreram em diversos tempo e espaços de constituição, sedimentação e transformação"


ID
771406
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos a documentação.

Define-se documentação, em sentido amplo, como a reunião ou coleção de documentos de qualquer natureza, devidamente conservados e organizados para fins de consulta, estudo ou prova.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Castro (1988), essa abertura do conceito de documento conduziu a sua classificação em duas formas distintas: o documento em sentido restrito e o documento em sentido amplo. No sentido restrito o documento é o livro, folheto, revista, relatório, entre outros exemplos. Acredita-se que este sentido é o mais disseminado, em razão da materialidade concedida ao documento convencional. No sentido amplo o documento pode ser visto como bem cultural, ou seja, um monumento, um sítio paisagístico. Nessa mesma perspectiva dicotômica, Rendón Rojas (2009) esclarece que, apesar da variedade conceitual no âmbito da Arquivologia, a palavra arquivo, de algum modo, conserva duas dimensões, uma tradicional, que entende o arquivo como um lugar onde se guardam documentos, e outra que corresponde a um conjunto orgânico de documentos, o que contribui para a visão da Arquivologia como disciplina integrante do sistema informativo documental.

  • [...]. Havia necessidade de uma nova tecnologia, de um novo conjunto de técnicas para organizar, analisar os documentos, descrevê-los, resumi-los, técnicas distintas das técnicas biblioteconômicas tradicionais. Essa tecnologia era a documentação. Ao contrário da biblioteconomia e da arquivística, a documentação adota técnicas não-convencionais de organização e análise, não mais apenas livros, mas de qualquer tipo de documento.

    (LE COADIC, 2004, p. 15).

    Gab. Certo


ID
771409
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos a documentação.

Entre as mudanças ocorridas com o surgimento da documentação, destaca-se o fortalecimento do papel das bibliotecas como unidades voltadas à conservação e preservação de documentos.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

     

    As bibliotecas passam a assumir um papel cada vez mais disseminador. 


ID
771412
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos a documentação.

A produção de documentação restringe-se a contextos e categorias de profissionais específicos de bibliotecas e centros de informação, uma vez que esses profissionais são os responsáveis por tratar de temas relacionados à informação e aos suportes informacionais.

Alternativas
Comentários
  • Errado. Existem outros profissionais que trabalham com  produção de documentos.


ID
786994
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à documentação, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • [...]. Havia necessidade de uma nova tecnologia, de um novo conjunto de técnicas para organizar, analisar os documentos, descrevê-los, resumi-los, técnicas distintas das técnicas biblioteconômicas tradicionais. Essa tecnologia era a documentação. Ao contrário da biblioteconomia e da arquivística, a documentação adota técnicas não-convencionais de organização e análise, não mais apenas de livros, mas de qualquer tipo de documento.

    (LE COADIC, 2004, p. 15).

    Gab. C


ID
826873
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação aos conceitos básicos e às finalidades da documentação, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • (A) INCORRETA: Paul Otlet e Henri La Fontaine foram os precursores da teoria da documentação, no final do século XIV com o anseio de organizar uma bibliografia da produção científica.

    (B) INCORRETA.

    (C) INCORRETA.

    (D) INCORRETA: O alcance da documentação inclui documentos particulares; arquivos documentais, administrativos e antigos/históricos; coleções museográficas; e enciclopédias.

    (E) CORRETA.

  • A atividade de organização de conteudos de documentos, a bibliografia, já era realizada de forma limitada desde a idade antiga, na inglaterra. Efetivamente, as primeiras bibliografias relevantes são a complição realizada pelo alemão Konrad Gesner, no final do século XV e a primeira tentativa de uma bibliografia universal pelo suíço Johann Tritheim, na metade do século XVI. Após essas obras, foram crescentemente produzidos catálogos de bibliotecas particulares e bbliografias especializadas, ao ponto de, em fins do século XVI, na Europa, os etudiosos sentirem necessidade de sistematizarem este grande volume de índices catalograficos e bibliógraficos. Surgiram entao muitas bibliografias comercias, precursoras das bibliografias nacionais. Esta atividade de elaboração de bibliografias é considerada a origem da documentação.

  • O IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia nasceu a partir do antigo IBBD - Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação.

    O IBBD foi fundado em 1954 como órgão do então Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq). A criação deste Instituto constituía uma ação de vanguarda, dado que apenas dois anos antes, a , que era à época um dos países mais desenvolvidos, criou o VINIT, órgão similar ao IBBD. A criação do IBBD se deu por influência externa, através da Unesco, em ação conjunta com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que estimulou a implantação do Instituto.

    Desde a sua criação como IBBD, até o ano de 1976, já denominado IBICT, o Instituto tinha os seguintes objetivos: promover a criação e o desenvolvimento dos serviços especializados de bibliografia e documentação; estimular o intercâmbio entre bibliotecas e centros de documentação, no âmbito nacional e internacional; incentivar e coordenar o melhor aproveitamento dos recursos bibliográficos e documentários do país, tendo em vista, em particular, sua utilização pela comunidade científica e tecnológica.


ID
882862
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca de documentação, julgue os itens a seguir.

De acordo com os tradicionais estudos sobre documentação, a documentação constitui-se das seguintes modalidades de documentos: documentos particulares e bibliográficos; arquivos documentais, administrativos e antigos; coleções museográficas e enciclopédias.

Alternativas
Comentários
  • Alcance da Documentação:

    - Documentos particulares

     - A Biblioteca

     - A bibliografia

    - Arquivos documentais

    - Arquivos administrativos

    - Arquivos antigos/históricos

    - Documentos de qualquer outro tipo além dos bibliográficos e imagens

    - Coleções museográficas

    - A Enciclopédia

    (Aulas Ivete Pieruccini, USP)

  • O Cespe é bruto. Cuidado com os termos: Documentos arquivísticos x arquivos documentais.

    Documentos arquivísticos: Quem lida é a Arquivologia.

    Arquivos documentais: Modalidades de documentos para documentação tradicional.


ID
882865
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca de documentação, julgue os itens a seguir.

A finalidade da documentação é, de modo geral, transformar as possibilidades que o indivíduo tem para obter informações de seu interesse em probabilidades suficientes.

Alternativas
Comentários
  • "A Documentação tem como finalidade, transformar em possibilidade suficiente a possibilidade que todo homem tem para obter, quando necessário, a informação que lhe interessa" (ROBREDO, 2005, p.2)


ID
882880
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito de biblioteconomia, documentação e ciência da
informação, julgue os itens que se seguem.

No Brasil, a partir da década de 50 do século passado, a documentação passou a compor os estudos de biblioteconomia.

Alternativas
Comentários
  • ...sendo a CDU um sistema europeu, passou a ser rechaçado pela influência estadunidense que teve início por volta de 1930 na Biblioteconomia brasileira, sendo retomado pelos centros de documentação e bibliotecas especializadas a partir dos anos 50. De uma forma geral, a influência do modelo estadunidense de biblioteca pública trouxe benefícios, dentre os quais, a renovação dos processos técnicos e administrativos, a melhoria e diversificação dos serviços, como no caso do empréstimo domiciliar, maior liberdade nas relações com o público e a compreensão sobre o papel da biblioteca para a educação e recreação da população em geral e como estímulo às pesquisas especializadas. Como aspecto negativo, processos e instrumentos (como a CDU e o catálogo dicionário, que foram substituídos pela CDD e pelo catálogo dicionário) foram deixados de lado, sem considerar a especificidade das coleções e dos usuários.
    ...

    Relações históricas entre Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação. Cristina Dotta Ortega

  • A história da documentação no Brasil apresenta três momentos: início do século XX , aproximadamente 1930, com o envolvimento do projeto do Instituto Internacional de Bibliografia- IIB, criado em 1895 por Paul Otlet e Henri La Fontaine. a partir dos anos 1940 com a criação do Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação IBBD em 1954 até a introdução da corrente estadunidense da Ciência da Indormação no Brasil; e apartir dos anos 1980 com o início dos estudos do grupo TEMMA da Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São paulo (ECA/USP) Fonte: BJIS, v.3, n.1, p.3-35, jan./jun. 2009. Disponível em: <http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/bjis>. ISSN: 1981-1640

ID
929221
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Produção e organização do produto a ser preservado são ações
simultâneas e paralelas. No momento em que o homem foi capaz
de perceber isso e de colocar em prática essa atividade de
ordenamento, estabeleceu a noção básica de biblioteca. Com
relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Compete à documentação fornecer resumos de pesquisas, artigos, comunicações a congressos, relatórios, teses, patentes etc. e, eventualmente, traduções e reproduções desses documentos.

Alternativas
Comentários
  • Documentação: processo que consiste na criação, coleta, organização, armazenamento e disseminação de documentos ou informações. 

    Fonte: Dicionário de arquivologia e biblioteconomia.

  • [...]. Ao contrário da biblioteconomia e da arquivística, a documentação adota técnicas não-convencionais de organização e análise, não mais apenas de livros, mas de qualquer tipo de documento.

    (LE COADIC, 2004, p. 15).

    Gab. Certo


ID
945604
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos a documentação e a biblioteconomia.

Nos anos 30 do século passado, a documentação passou por uma grande mudança de paradigma: deixou de considerar a informação em si para criar uma série de técnicas de organização, análise e descrição das práticas bibliográficas, em um esforço para uniformizar a organização e padronização da informação.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA . É exatamente o contrário do que a questão coloca . No século passado a documentação passou por um paradigma : deixou de  focar só nas técnicas de organização ,padronização ,  da informação para focar tb na informação em si ( recuperação , não importando os vários suportes de informação existentes etc . ).

  • Acrescentando:

    "Robredo (2003) discute um novo modelo informacional, oriundo da Documentação, que se constitui em um paradigma que pode ser considerado como o precursor para a área de CI.Esse paradigma surge da alteração de foco do suporte dos documentos para a atenção dada aos seus conteúdos e se transporta para a informação em si, desde a produção do conhecimento científico até sua representação, organização e distribuição pelos canais formais de comunicação científica. A importância desse paradigma é explicitada em três ideias fundamentais, segundo Oliveira (2005): (i) consentiu a formalização da ideia de que a informação é algo que flui dentro de um sistema; (ii) a informação passou a ser compreendida como algo divisível dentro de unidades feitas em partes; (iii) a ideia de movimento da informação tem reforçado a busca de compreensão da informação em si mesma, não apenas como fenômeno físico, mas também em domínios como o fluxo das ideias, significados, semiótica e semântica."

    FONTE: PARADIGMAS DA BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: ESTUDO DE CASO EM UMA UNIDADE DE INFORMAÇÃO ESPECIALIZADA.


ID
1016800
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca da documentação, julgue os itens que se seguem.

A documentação em sentido amplo trata não somente das três idades dos documentos — corrente, intermediária e permanente —, mas também dos instrumentos de gestão documental.

Alternativas
Comentários
  • Pegadinha sacana da CESPE.

    A teoria das três idades diz respeito ao estudo do Arquivo e não da Documentação
  • Qdo o número de erros consegue ser maior que o de acertos! 


ID
1016836
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com referência aos centros de documentação e serviços de informação, julgue os itens subsequentes

O planejamento das atividades de gestão em centros de documentação e sistemas informacionais deve ser realizado em situações específicas durante um tempo predeterminado e finito.

Alternativas
Comentários
  • O planejamento não é um acontecimento, mas um processo contínuo e permanente. (ALMEIDA, 2005) 


ID
1016842
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com referência aos centros de documentação e serviços de informação, julgue os itens subsequentes

A técnica do brainstorming destina- se a apoiar os profissionais da informação na geração de subsídios, em forma de ideias, ao processo decisório e à redefinição de tarefas no âmbito de um centro de documentação.

Alternativas
Comentários
  • Tempestade de idéias ou brainstorming é uma técnica usada em dinâmicas de grupo, sua principal característica é explorar as habilidades, potencialidades e criatividade de uma pessoa, direcionado ao serviço de acordo com o interesse. 

  • O que é Brainstorming

    Brainstorming significa tempestade cerebral ou tempestade de ideias. É uma expressão inglesa formada pela junção das palavras "brain", que significa cérebro, intelecto e "storm", que significa tempestade.

    brainstorming é uma dinâmica de grupo que é usada em várias empresas como uma técnica pararesolver problemas específicos, paradesenvolver novas ideias ou projetos, parajuntar informação e para estimular o pensamento criativo.

    Brainstorming é um método criado nos Estados Unidos, pelo publicitário Alex Osborn, usado para testar e explorar a capacidade criativa de indivíduos ou grupos, principalmente nas áreas de relações humanas, dinâmicas de grupo e publicidade e propaganda.

    A técnica de brainstorming propõe que um grupo de pessoas se reúnam e utilizem seus pensamentos e ideias para que possam chegar a um denominador comum, a fim de gerar ideias inovadoras que levem um determinado projeto adiante. Nenhuma ideia deve ser descartada ou julgada como errada ou absurda, todas devem estar na compilação ou anotação de todas as ideias ocorridas no processo, para depois evoluir até a solução final.

    Para uma sessão de brainstorming devem ser seguidas algumas regras básicas: é proibido debates e críticas às ideias apresentadas, pois causam inibições, quanto mais ideias melhor; nenhuma ideia deve ser desprezada, ou seja, as pessoas têm liberdade total para falarem sobre o que quiserem; para o bom andamento, deve-se reapresentar uma ideia modificada ou combinação de ideias que já foram apresentadas; por fim, igualdade de oportunidade - todos devem ter chance de expore suas ideias.

    Fonte: <http://www.significados.com.br/brainstorming/>



ID
1043176
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No que diz respeito aos centros de documentação e serviços de informação, julgue os próximos itens.

Cabe ao bibliotecário a seleção da linguagem de programação de um sistema de informação, já que ele tem conhecimento sobre os requisitos informacionais dos usuários do centro de documentação e informação.

Alternativas
Comentários
  • Nao cabe ao bibliotecário, mas sim ao analista de sistemas a seleção da linguagem de programação.


ID
1105114
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca de documentação geral e jurídica,


O tesauro e o esquema de classificação são exemplos de metadocumentos; estes, por sua vez, são, em geral, utilizados na gestão de um centro de informação.

Alternativas
Comentários
  • CERTO. 

    Metadocumentos – documentos que se referem a outros documentos, como tesauros, esquemas de classificação. 


ID
1105120
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca de documentação geral e jurídica,


A documentação e a bibliografia possuem funções semelhante no que se refere à prática de acompanhar o documento desd a sua produção até o seu uso.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    Documentação: Arte de coletar, classificar e tornar facilmente acessíveis os registros de todas as formas de atividade intelectual. Preocupa-se com o documento de forma geral. Bibliografia: consiste na produção sistemática de listas descritivas de registros do conhecimento, principalmente livros, artigos de periódicos e capítulos de livros.

    A biblioteconomia deu origem à bibliografia, que fundamentou a documentação, que por sua vez, forneceu insumos à constituição da Ciência da Informação. Estas três são áreas que se relacionam conceitual e historicamente. 


  • Documentação: Arte de coletar, classificar e tornar facilmente acessíveis os registros de todas as formas de atividade intelectual. Preocupa-se com o documento de forma geral. 

     

    Bibliografia: consiste na produção sistemática de listas descritivas de registros do conhecimento, principalmente livros, artigos de periódicos e capítulos de livros.

     

    A biblioteconomia deu origem à bibliografia, ----> BiBliotec --- > Bibliofis ---> Documentis --- > C. Info

    que fundamentou a documentação, que por sua vez, forneceu insumos à constituição da Ciência da Informação. Estas três são áreas que se relacionam conceitual e historicamente. 

  • A Documentação de fato acompanha o documento desde sua produção até o uso. Contudo a Bibliografia é mais restrita, consistindo na pesquisa de textos impressos para indicá-los, descrevê-los e classificá-los com a finalidade de criar instrumentos de busca.

    Gabarito: E


ID
1105255
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação a centros de documentação e serviços de informação,julgue os itens a seguir.


Em biblioteconomia, o termo serviço, aplicado à documentação, implica noções de serviço público, de oferta de serviço, de obrigação de serviço, de serviço prestado, entre outras.

Alternativas
Comentários
  • "Segundo Accart, Maciel e Mendonça (2012, 2000), o serviço de referência implica noções de serviço público, de oferta de serviço, de obrigação de serviço, de serviço prestado. E compreende ainda todas as atividades voltadas, direta ou indiretamente à prestação de serviços ao usuário."

    Realmente, o termo "serviço" apresenta esses significados quando relacionado com a questão da documentação e a própria prestação do serviço de referência ao usuário.

     

    Referencia:

    https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/download/937/874


ID
1105258
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação a centros de documentação e serviços de informação,julgue os itens a seguir.


Para o usuário, o acesso à informação pode ser uma tarefa complexa. Capacitá-lo em pesquisas de informação é um dos desafios do bibliotecário, que deve oferecer auxílio individual ao usuário.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    A questão está certa até dizer [...] que deve oferecer auxílio individual ao usuário. O auxílio não deve ser individualizado, a menos que o atendimento esteja sendo feito por um bibliotecário de referência. 

  • Para o usuário, o acesso à informação pode ser uma tarefa complexa. Capacitá-lo em pesquisas de informação é um dos desafios do bibliotecário, que deve oferecer auxílio individual ao usuário.

     

    Gabarito: ERRADO !

  • Concordo com o colega que disse que a parte errada estaria no trecho "auxílio individual ao usuário", de resto, a questão está certa. Uma questão similar foi cobrada pela banca em 2013, para o cargo de analista do MPU. questão numero 101: 

    "O objetivo de um serviço de referência é atender a necessidades de informação, ensinar o processo de pesquisa e promover a independência no uso da biblioteca." Gabarito: Certo.

     

  • Não entendi. JÁ vi questões dizendo q o serviço de referencia se dá entre bibliotecario e usuário, de forma individual, ajudando aquele usuário de forma única em suas necessidades. 

  • A questão parece fazer referência à discordância de Grogan de que o usuário deva sempre ser instruído sobre o uso de fontes de informação.

    Chega a dizer que o principal anseio de usuários é ter suas perguntas respondidas, e não aprender a usar as fontes. E que o usuário que passa por instrução e acha que aprendeu é pior que um que tem certeza que não sabe, pois aquele não solicitará mais ajuda. Em outro momento diz que o usuário deve escolher como será ajudado.

    No fim, não chega a discordar da afirmação desta questão. Se é que há erro, acredito que seria na obrigatoriedade do auxílio, pelo uso da palavra "deve", com a finalidade de capacitar o usuário.

    Esse é apenas um palpite, pois ainda não consegui ligar as pontas. No fim, ignorando o uso da palavra "deve", eu teria usado justamente o Grogan para recorrer contra a questão.

    GROGAN, Denis J. A prática do serviço de referência. Brasília: Briquet de Lemos, 2001.

  • Há 2 atividades que estão relacionadas, mas são diferentes:

    1) Serviço de referência tem como serviços disponíveis:

    a) treinamento, instrução individual ou em grupo;

    b) serviço de orientação;

    c) serviço de informação - antecipação a demanda;

    d) serviço de informação - atendimento a demanda;

    2) Bibliotecário de referência que tem como missão:

    a) ajudar o usuário a compreender o funcionamento da biblioteca;

    b) responder a pergunta do usuário;

    c) promover a personalização dos serviços da biblioteca

    Quando a questão fala "Capacitá-lo em pesquisas de informação é um dos desafios do bibliotecário", seria um serviço prestado pelo serviço de referência que seria executado por um bibliotecário de referência.

    Bibliotecário e bibliotecário de referência tem atribuições especificas, por isso a questão está errada.


ID
1112158
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito de documentação, julgue os itens a seguir.



Na organização de um sistema de informação, a ntencionalidade de um documento deve-se ao classificador do objeto.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    Considera a necessidade de restringir o uso do termo documento no âmbito da Bibliotecología (segundo denominação que adota e é comum nos países de idioma espanhol da América Latina), realizando assim a decomposição explicativa que segue abaixo. Sua proposta se aproxima daquela de Briet sobre como um objeto se torna documento no contexto da área, a despeito das diferenças apontadas (Rendón Roja, 2005, p. 127-128):

    • em um primeiro nível, têm-se os objetos tal qual são, SEM QUE tenha havido para sua apari-ção uma intencionalidade de torná-lo documento;


  • Complemento com a resposta acima usando outro trecho do mesmo autor citado: "Considera ainda que, esta atividade do sujeito para completar o ‘ser documento’ não implica relativismo porque é realizada sobre um objeto, portanto, com base nas propriedades e atributos presentes nesta matéria-prima: não se trata de uma invenção ou criação, mas de uma transformação de algo que já ‘é’."

  • COMO ASSIM?

    Outra relevante contribuição dos autores foi a concepção de documento,

    que deixava de estar restrito ao suporte ou formato e passava a ser

    visto como um registro de um conhecimento. Tal ideia, mais tarde, foi

    desenvolvida pela discípula de Otlet, Suzane Briet, ao considerar

    documento como um evidência, ou seja, qualquer objeto poderia ser um

    documento desde que fosse tratado como tal, considerando para isso

    critérios como: materialidade, intencionalidade e organização em um

    sistema."

    SIQUEIRA, Jéssica Câmara. Biblioteconomia, documentação e ciência da

    informação: história, sociedade, tecnologia e pós-modernidade. Perspect. ciênc. inf., Belo Horizonte, v. 15, n. 3, p. 52-66, 2010.


ID
1112167
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito de documentação, julgue os itens a seguir.


Critérios como materialidade e organização são utilizados para que se identifique um objeto como documento.

Alternativas
Comentários
  • "Outra relevante contribuição dos autores foi a concepção de documento, que deixava de estar restrito ao suporte ou formato e passava a ser visto como um registro de um conhecimento.Tal ideia, mais tarde, foi desenvolvida pela discípula de Otlet, Suzane Briet, ao considerar documento como um evidência, ou seja, qualquer objeto poderia ser um documento desde que fosse tratado como tal, considerando para isso critérios como: materialidade, intencionalidade e organização em um sistema."

    SIQUEIRA, Jéssica Câmara. Biblioteconomia, documentação e ciência da informação: história, sociedade, tecnologia e pós-modernidade. Perspect. ciênc. inf.,  Belo Horizonte,  v. 15, n. 3, p. 52-66,  2010.

  • Suzane Briet indica ao todo três critérios para que um objeto seja considerado um documento: materialidade, intencionalidade e organização em um sistema. 

    Gabarito: C


ID
1181128
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca dos sistemas documentários de uma biblioteca, julgue os itens a seguir.

Ranganathan, bibliotecário indiano, recomendou que houvesse uma extrapolação do termo livro para o termo documento ao afirmar que o serviço eficiente, rápido, preciso e exaustivo de fornecimento de microideias em nascimento aos especialistas, exigido pela pressão social de hoje, denomina-se serviço de documentação.

Alternativas
Comentários
  • O bibliotecário indiano Ranganathan, na enunciação das cinco leis da Biblioteconomia (1. Os livros são usar; 2. A cada leitor seu livro; 3. A cada livro seu leitor; 4. Poupe o tempo do leitor; 5. A biblioteca é um organismo em crescimento), recomendou que houvesse uma extrapolação do termo livro para o termo documento. Nota-se que nessa acepção, o autor indica para um contexto muito próximo da ideia de Biblioteconomia especializada dirigida à emergência técnica-científica: “O serviço eficiente, rápido, preciso e exaustivo de fornecimento de microideias em nascimento aos especialistas, exigido pela pressão ciasol de hoje, denomina-se serviço de Documentação” (RANGANATHAN, 2006, p. 280). Em consequência desta visão, surgiram estudos que tentavam responder a propalada explosão informacional no contexto científico, como descrito por Braga (1995, p.2): “A informação, na biblioteca, está ligada à documentação. A explosão e o caos documentário, tão bem configurados por Bradford, enfocavam e enfocam informação como sinônimo de documento [...]”. Neste contexto, interessava mapear a produção científica, mensurá-la de alguma forma, com o intuito de viabilizar o próprio fazer científico diante de tamanho caos, e assim, surge a Bibliometria.

     

    Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo, v.8, n.2, p. 158-174, jul./dez. 2012.

  • CERTO.

    “O serviço eficiente, rápido, preciso e exaustivo de fornecimento de microideias em nascimento aos especialistas, exigido pela pressão social de hoje, denomina-se serviço de Documentação” (RANGANATHAN, 2006, p. 280).



ID
1470637
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a alternativa que indica objetivos da documentação.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Fontoura (2012, p. 149):

    Esta visão holística e abrangente da Documentação, ao visar a organização e recuperação de todo o conhecimento humano já registrado, apoiava-se de forma inovadora em acervos de arquivos, bibliotecas e museus. Paul Otlet, considerava fundamental e necessária, a organização e gestão específica e descentralizada dos suportes da produção intelectual, realizada pelos arquivos, bibliotecas e museus.

    Gab. E

    FONTOURA, Marcelo Carneiro da. A Documentação de Paul Otlet: uma proposta para a organização racional da produção intelectual do homem. 2012. Dissertação (mestrado) – Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Brasília - DF, 2012. Disponível em: http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/10431/documentacao_paulotlet_fontoura.pdf?sequence=1


ID
1495654
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Relacione a primira coluna com a segunda:

I. Documentação
II. Informação

( ) é a coleção e armazenagem, classificação e seleção, discriminação e utilização de toda informação.
(  ) todo e qualquer elemento referencial contido num documento.
(  ) dados que foram modificados para uma forma significante e útil.
(  ) trata da organização e do processamento de documentos ou dados, incluindo identificação, análise, armazenamento, recuperação e disseminação da informação.

A seqüência correta é:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA A

    -------------------------------------

    2.Documentação, recuperação da informação: A junção de *informações escritas* que apresentam as *rotinas das organizações* e seus negócios, que diariamente facilitam aos responsáveis as *tomadas de decisões*, bem como registram assuntos de interesse da organização, recebe o nome de.

    2.Documentação: *A organização e a gestão específica e descentralizada dos suportes da produção intelectual, realizada pelos arquivos, pelas bibliotecas e pelos museus*.

    2.Documentação: [principal] *Conjunto de conhecimentos e técnicas que tem pôr fim a pesquisa, reunião, descrição, produção e utilização de documentos de qualquer natureza*.

  • Gabarito: letra A.

    1)   Documentação é a coleção e armazenagem, classificação e seleção, discriminação e utilização de toda informação. A documentação trata da organização e do processamento de documentos ou dados, incluindo identificação, análise, armazenamento, recuperação e disseminação da informação.

     

    2) Informação são dados que foram modificados para uma forma significante e útil. Informação é todo e qualquer elemento referencial contido num documento.


ID
1499593
Banca
IBFC
Órgão
HMDCC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo Edson Nery da Fonseca, o apoio documental à pesquisa científica, humanística e tecnológica, através da indexação, tradução e resumo de publicações primárias é objetivo da:

Alternativas
Comentários
  • Letra A.

     

    "Biblioteconomia, documentação e ciência da informação: objetivos [...]: 

    Biblioteconomia: formação, informação e recreação através de todos os tipos de documentos.

    Documentação: apoio documental à pesquisa cientifíca, humanística e tecnológica, através da indexação, tradução e resumo de publicações primárias.

    Ciência da Informação: gênese e comunicação da informação. Emergência de novas disciplinas. Interdisciplinaridade." (FONSECA, 2007, p. 11)

  • A) Olha só que belas palavras chaves para relacionar com Documentação: tradução e resumo de publicações primárias e indexação. CORRETA.

    B) Na definição de Borko(1968) Ciência da Informação é a “disciplina que investiga as propriedades e o

    comportamento da informação, as forças que governam seu fluxo e os meios de processamento para otimizar sua acessibilidade e uso”. INCORRETA.

    C) Biblioteconomia aplica a tecnologia e a teoria para seleção, aquisição, organização, gerenciamento, preservação, disseminação, criação e utilização de coleções de informações em todos os formatos. INCORRETA.

    D) O serviço de referência está inserido no contexto da Biblioteconomia, trata-se do atendimento pessoal, não necessariamente presencial, do bibliotecário ao usuário que o procura para obter uma publicação ou informação, bem como receber orientações de como utilizar os serviços oferecidos pela biblioteca. INCORRETA.

    Gabarito: A


ID
1593607
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue o item subsequente, com relação às normas técnicas para a área de documentação.


Para referenciar súmulas, acórdãos e sentenças, devem ser indicadas as partes envolvidas, se houver.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    ABNT 6023:

    7.9.2.1 Os elementos essenciais são: jurisdição e órgão judiciário competente, título (natureza da decisão ou ementa) e número, partes envolvidas (se houver), relator, local, data e dados da publicação.

  • Acho importante ressaltar que com a atualização da norma em 2018 ( e erratas em 2020), essa questão seria ERRADA.

    7.11.3 Jurisprudência

    Inclui acórdão, decisão interlocutória, despacho, sentença, súmula, entre outros.

    Os elementos essenciais são: jurisdição (em letras maiúsculas); nome da corte ou tribunal; turma e/ou região (entre parênteses, se houver); tipo de documento (agravo, despacho, entre outros); número do processo (se houver); ementa (se houver); vara, ofício, cartório, câmara ou outra unidade do tribunal; nome do relator (precedido da palavra Relator, se houver); data de julgamento (se houver); dados da publicação.

    Ao fnal da referência, como notas, podem ser acrescentados elementos complementares para melhor identifcar o documento, como: decisão por unanimidade, voto vencedor, voto vencido.

    Em ementas e epígrafes demasiadamente longas, pode-se suprimir parte do texto, desde que não seja alterado o sentido. A supressão deve ser indicada por reticências, entre colchetes. 


ID
1593610
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue o item subsequente, com relação às normas técnicas para a área de documentação.


O sumário é o primeiro elemento textual em uma monografia.


Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Segundo a ABNT NBR 10719 (Apresentação de relatórios técnicos), os elementos do relatório se dividem em prelimiares (ou pré-texto), texto e pós-liminares (ou pós-texto), sendo as preliminares divididas em:

    - Capa (primeira e segunda);

    - Folha de rosto (ou ficha de identificação);

    - Prefácio ou apresentação (opcional);

    - Resumo;

    - Lista de símbolos, abreviaturas e convenções;

    - Lista de ilustrações;

    - Sumário;

  • NBR 6027:2012

    4 Localização

    O sumário deve ser localizado conforme 4.1 e 4.2.

    4.1 Em monografias:

    a) deve ser o último elemento pré-textual;

    b) deve iniciar no anverso de uma folha, concluído no verso, se necessário;

    c) quando houver mais de um volume, deve ser incluído o sumário de toda a obra em todos os volumes, de forma que se tenha conhecimento do conteúdo, independente do volume consultado.

    Gab. Errado

  • RESOLUÇÃO: Sumário é o último elemento pré-textual.

    Resposta: E


ID
1593613
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue o item subsequente, com relação às normas técnicas para a área de documentação.


Documento redigido em dois idiomas deve apresentar sumário único com ambas as formas.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    ABNT 6027:

    5.6 Se o documento for apresentado em mais de um idioma, para o mesmo texto, recomenda-se um sumário separado para cada idioma, inclusive a palavra sumário, em páginas distintas.


ID
1593616
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue o item subsequente, com relação às normas técnicas para a área de documentação.


Para a redação de resumos de artigos de periódicos, estipula-se o número de 100 a 250 palavras.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    ABNT 6028:

    3.3.5 Quanto a sua extensão os resumos devem ter: 

    a) de 150 a 500 palavras os de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros) e relatórios técnico-cientifícos; 

    b) de 100 a 250 palavras os de artigos de periódicos; 

    c) de 50 a 100 palavras os destinados a indicações breves. 

    Os resumos críticos, por suas características especiais, não estão sujeitos a limite de palavras.


ID
1643977
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito dos conceitos de documentação e de biblioteconomia, julgue o item subsequente.

A documentação, como técnica de organização e análise de qualquer tipo de documento, surgiu com a implantação de sistemas automatizados, como o uso do computador pessoal.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    O aumento da produção bibliográfica no século XVI gerou a necessidade de novas ferramentas de organização e recuperação das coleções, que cresciam vertiginosamente. Além dos catálogos e inventários que se especializaram nessa época, destacou-se o desenvolvimento das bibliografias a partir do século XVI – a origem remonta à Idade Antiga, quando eram feitas de forma limitada, mas pouco diferente da atual. Para alguns autores, esse é o embrião da Documentação.


  • ERRADO

    A documentação surge a partir de 1870, em decorrência do desenvolvimento

    da indústria gráfica (CUNHA, 20018).

  • A Documentação começou a se desenvolver na década de 1870, a partir dos desdobramentos dos estudos sobre Bibliografia realizados por Paul Otlet e Henri La Fontaine, ou seja, mais ou menos um século antes da existência do computador pessoal.

    Gabarito: E


ID
1643980
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito dos conceitos de documentação e de biblioteconomia, julgue o item subsequente.

O tratado da documentação, escrito por Paul Otlet, sugere que os documentalistas elaborem o seu próprio manual para aplicação em seu centro de documentação.

Alternativas
Comentários
  • Certo. 

     

    Da Ciência da informação revisitada aos sistemas humanos de informação - Jaime Robredo

    Pg. 45 : 

    O Tratado, em suma, se propõe a servir de base inicial e geral para que, em cada caso, o documentalista, em seu centro de documentação elabore seu próprio Manual de Documentação. 

  • Questão difícil que cobrou a leitura da introdução do Tratado de Documentação, que, ainda bem, agora foi disponibilizado traduzido na íntegra pela Briquet de Lemos. Vejamos o que disse Paul Otlet: “Como não se trata de uma normalização nem de uma mecanização completas do trabalho, deixou-se a cada organizador de seu próprio trabalho, ou do de outrem a tarefa de fixar finalmente seus próprios princípios, diretrizes e regras. Compete a cada um compor para seu uso, ou de seus serviços, um “manual de documentação”, conservando, adotando e aplicando aqueles elementos de organização gerais que haja podido selecionar na presente obra”.

    Gabarito: C

  • No livro Tratado de Documentação, Paul Otlet menciona: “Como não se trata de uma normalização nem de uma mecanização completas do trabalho, deixou-se a cada organizador de seu próprio trabalho, ou do de outrem a tarefa de fixar finalmente seus próprios princípios, diretrizes e regras. Compete a cada um compor para seu uso, ou de seus serviços, um “manual de documentação”, conservando, adotando e aplicando aqueles elementos de organização gerais que haja podido selecionar na presente obra”.


ID
1687276
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A junção de informações escritas que apresentam as rotinas das organizações e seus negócios, que diariamente facilitam aos responsáveis as tomadas de decisões, bem como registram assuntos de interesse da organização, recebe o nome de

Alternativas
Comentários
  • alguém tem a referência bibliobráfica?

     

  • Não entendi bulhufas desta questão... sem noção! Alguém dá um help aqui!

  • É uma questão de nível médio para candidatos a um cargo na administração pública municipal e pede o nome correto da documentação administrativa (que não é chamada por esse nome, mas descrita segundo sua função na administração municipal). A resposta é "documentação". Para quem conhece a teoria de documentação e biblioteconomia a questão soa bastante estranha.
  • A definição consta no Dicionário de Biblioteconomia, porém se refere à documentação administrativa.


ID
1856860
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue o item seguinte, referentes a documentação.

Na biblioteconomia, análise, síntese e representação temática relacionam-se com as seguintes áreas de pesquisa, ensino e atuação profissional: análise documentária, representação temática, representação de conteúdo e classificação.

Alternativas
Comentários
  • Sugiro a leitura do artigo:

    Maria Cristiane BarbosaConstrução de conceitos no campo da ciência da informação. Ci. Inf. [online]. 1998, vol.27, n.1. ISSN 0100-1965

    Disponível: .

    Trecho referente a questão:

    As áreas de pesquisa

    Além das problematizações levantadas, é preciso esclarecer que muitos dos conceitos e termos discutidos anteriormente têm orientado: a) as atividades profissionais do bibliotecário e do documentalista; b) os currículos de graduação e pós-graduação em biblioteconomia e documentação; c) o desenvolvimento da produção "científica" neste campo do conhecimento. Atualmente, por exemplo:

    a) universo de documentos e documentos selecionados relacionam-se com as áreas de pesquisa, ensino e atuação profissional denominadas fontes de informação, desenvolvimento de coleções, seleção;

    b) análise, síntese e representação temática relacionam-se com as áreas de pesquisa, ensino e atuação profissional denominadas análise documentária, repesentação temática, representação de conteúdo, classificação;

     

  • Conforme Galvão (1998):

    * análise, síntese e representação temática relacionam-se com as áreas de pesquisa, ensino e atuação profissional denominadas análise documentária, representação temática, representação de conteúdo, classificação;

    * representação descritiva relaciona-se com as áreas de pesquisa, ensino e atuação profissional denominada representação descritiva ou catalogação;

    Gabarito: C


ID
1856863
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue o item seguinte, referentes a documentação.

Diferentemente da biblioteconomia, a documentação prepara especialistas em duas vertentes no âmbito dos serviços a usuários de centros de informação: a indexação e a disseminação da informação.

Alternativas
Comentários
  • Ao contrário do que afirma a assertiva, a indexação e a disseminação da informação estão entre os princípios e práticas compartilhados pela Biblioteconomia e a Documentação.
  • A documentação prepara os profissionais em duas frentes de trabalho-> biblioteca especializada e serviço de indexação e resumo.

  • Ao contrário do que afirma a assertiva, a indexação e a disseminação da informação estão entre os princípios e práticas compartilhados pela Biblioteconomia e a Documentação.

    Gabarito: E


ID
2092756
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O processo de Documentação desenvolve-se em 3 fases principais. Assinale a alternativa que apresenta as 3 fases, respeitando a ordem correta de execução.

Alternativas
Comentários
  • e)O processo de documentação desenvolve-se em três fases principais: recolhimento, leitura e classificação


ID
2174332
Banca
SUGEP - UFRPE
Órgão
UFRPE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca de Documentação, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B.

    "A Documentação acompanha o documento desde o instante em que ele surge da pena do autor até o momento em que impressiona o cérebro do leitor".

  • A) Justamente o contrário, na Documentação o conceito de documento foi expandido, deixou de estar restrito ao suporte ou formato e passou a ser considerado como um registro do conhecimento. INCORRETA.

    B) É exatamente isso, a Documentação acompanha o todo o ciclo de vida do documento. CORRETA.

    C) O uso de tecnologias avançadas para a época como telégrafos e microfilmagem marcaram o desenvolvimento da Documentação, de forma alguma houve repúdio ao avanço tecnológico nesse contexto. INCORRETA.

    D) Considerar que qualquer objeto poderia vir a se tornar um documento foi uma das inovações da Documentação. INCORRETA.

    E) Se invertermos a assertiva ela ficará correta, na verdade Paul Otlet e La Fontaine sistematizaram conceitos para Documentação a partir dos estudos da Bibliografia. INCORRETA.

    Gabarito: B

  • Conforme Siqueira (2012, p. 128):

    A Documentação, por sua vez, surge simultaneamente às atividades da biblioteca pública e das práticas documentais, com o diferencial de “[...] acompanhar o documento desde o instante em que ele surgia da pena do autor até o momento em que impressionava o cérebro do leitor.” (OTLET, 1997, p.115).

    Gab. B

    SIQUEIRA, Jessica Câmara. A noção de documento digital: uma abordagem terminológica. Em Questão, Porto Alegre, v. 18, n. 1, p. 125-140, jan./jun. 2012. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/46777

  • Mas na alternativa diz que TINHA, ou seja, no passado, sendo que ela AINDA TEM, por mim estaria incorreta.


ID
2196112
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o conceito de documentação.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA letra C :  Defini-se documentação, em sentido amplo, como a reunião ou coleção de documentos de qq natureza, devidamente conservados e organizados para fins de consulta, estudo ou prova.

    Atividade/Processo que consiste na criação, coleta, organização, armazenamento e disseminação de documentos e informações.

    Documentação é todo o processo q serve para fazer utilizáveis os docs das pesquisas intelectuais. (Otlet).

     

    FOCO E FÉ

  • Enriquecendo...

     

    "documentação documentation 1. BIB 1.1 Processo que consiste na criação, coleta,  organização, armazenamento e disseminação de documentos ou informações. 1.2 A teoria da documentação surgiu a partir de 1870, em decorrência do desenvolvimento da indústria gráfica. Paul Otlet e Henri La Fontaine foram seus grandes líderes. 2. ARQ BIB conjunto de documentos ou informações que tratam de um assunto. 3. BIB ENG livro ou manual que descreve como funciona um programa, um conjunto de programas ou um equipamento." (CUNHA; CAVALCANTI, 2008, p. 131)

  • A) Controle do depósito legal e a produção da bibliografia nacional são algumas funções da Biblioteca Nacional. INCORRETA.

    B) Essa é uma bela definição da Ciência da Informação. INCORRETA.

    C) A Documentação acompanha todo o ciclo de vida do documento. CORRETA.

    D) Essa é a definição de organização de conhecimento. INCORRETA.

    E) Nessa alternativa foi apresentada a definição de Arquivologia. INCORRETA.

    Gabarito: C


ID
2387158
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

É uma arte prática que requer um estudo especial, pois consiste em tornar disponível a informação original registrada em artigos de periódicos, folhetos, relatórios, especificações de patentes e outros registros semelhantes. O conceito em questão se refere à natureza da

Alternativas
Comentários
  • a) Biblioteconomia está comprometida com a democratização da cultura, a preservação e difusão do patrimônio bibliográfico de cada país, apoio documental ao ensino e a pesquisa. Para isso aplica a teoria e a tecnologia para seleção, aquisição, organização, gerenciamento, disseminação, criação e utilização de coleções de informações em todos os formatos. INCORRETA.

    b) Ao tornar acessível a informação contida em artigos de periódicos, folhetos relatórios, entre outros; a Documentação alcança seu objetivo que é o apoio documental à pesquisa científica, humanística e tecnológica. CORRETA.

    c) A ciência da informação estuda a gênese, transformação e utilização da informação. INCORRETA.

    d) Bibliologia é o estudo dos livros. INCORRETA.

    Gabarito: B


ID
2551492
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

“A aventura bibliográfica iniciada na Bélgica no final do século XIX, pode muito bem ser considerada, em retrospecto, um importante aspecto histórico do desenvolvimento da Ciência da Informação nos Estados Unidos e em outros lugares na metade do século XX.” A afirmativa de Boyd Rayward alude à gênese da Ciência da Informação sob a influência dos fundamentos da:

Alternativas
Comentários
  • b - documentação

     

  • Gabarito B (aventura bibliográfica iniciada na Bélgica = busca por formas/regras/normas de controlar e organizar a produção e a gestão da informação em todo mundo)

     

                                 LIVRO - Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação (Mariza Russo)

    A partir do crescimento incalculável da informação, causado pela revolução industrial, declarada em toda a Europa e nos USA, no final do séc. XIX, várias tentativas foram efetuadas para realizar um controle bibliográfico universal.

     

    A iniciativa mais importante coube a dois advogados belgas (Paul Otlet e Henri La Fontaine) que se preocupavam em poder levar ao conhecimento de todos os cientistas, e de outros interessados, a literatura científica, assim como todos os produtos do conhecimento gerado no mundo.

     

    Otlet e La Fontaine planejaram criar uma BIBLIOTECA UNIVERSAL (futuramente chamada de IIB), a qual não reuniria acervos, mas sim referências de como encontrar produtos de interesse, utilizando para isso as técnicas fundamentais da Biblioteconomia (criada em 1985);

     

    Um dos primeiros objetivos do IIB era o de desenvolver um sistema de classificação único, a ser adotado na indexação dos documentos. Com isso, surgiu o CDU, cuja primeira edição foi publicada em 1905. Esta classificação oferecia a possibilidade de tratar diferentes tipos de documentos, além dos livros e de outros produtos impressos.

     

    Um dos MARCOS dos nascimento da CI no mundo:

    “Tratado de Documentação” é um dos primeiros textos da ciência da informação (CI), publicado por Paul Otlet (1868-1944) em 1934, sendo que este pode ser considerado uma das obras básicas da Ciência da Informação, por sua abrangência e pertinência, sendo está obra a primeira sistemática e moderna discussão dos problemas gerais da organização da informação, assim como, também criou o conceito moderno de documento;

     

    MARCO dos nascimento da ARQUIVOLOGIA no mundo:

    Manual dos Holandeses (1898) – foi o primeiro instrumento de normas arquivísticas que PREGAVA que não seria o assunto do documento que definiria o lugar deste no arquivo (=analise individualizada e isolada dos documentos), mas sim, asuadestinação (=função/proveniência/organicidade) que deveria determinar o lugar que lhe cabe ocupar no arquivo, ou seja, primórdios da classificação (=primeira ruptura na área, marcando o nascimento da arquivologia como ciência);


ID
2627404
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca de documentação e informação, julgue o próximo item.


O campo da documentação e informação consiste em um conjunto de normativas que regulam a organização de acervos de bibliotecas segundo códigos de catalogação e classificação, além de outros instrumentos técnicos.

Alternativas
Comentários
  • A questão apresentada aborda conhecimentos básicos sobre a área de documentação. 

    A documentação na concepção de Paul Otlet e Henri La Fontaine desenvolvida no fim do século XIX tem como objetivo o registro da produção bibliográfica em nível mundial. 

    Para isso, a documentação se apoia principalmente na padronização dos formatos de catalogação e na utilização de um sistema de classificação que incorpore todo o conhecimento. 

    Gabarito do Professor: CERTO.

     


ID
2648761
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação ao uso dos suportes informacionais e das fontes de informação, julgue o item a seguir.


Consideram-se fontes os documentos, as pessoas ou as instituições que fornecem informações pertinentes a determinada área — fatores estes essenciais para se produzir conhecimento.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO.

    "As fontes de informação organizacionais, Choo (1994, 2006) as classifica em quatro categorias: externas e pessoais, externas e impessoais, internas e pessoais, e internas e impessoais." http://www.scielo.br/pdf/pci/v19n3/a02v19n3.pdf

     

     Fontes Pessoais Externas e Internas: Pessoas 

     

    Fontes Impessoais Externas e Internas: Documentos

     

  • Segundo Oliveira e Ferreira (2009, p. 69):

    As fontes são documentos, pessoas ou instituições que fornecem informações pertinentes a determinada área, fatores essenciais para se produzir conhecimento.

    Gab. Certo

    OLIVEIRA, ELY FRANCINA T. DE; FERREIRA, Karen Eloise. Fontes de informação on line em arquivolofia: uma avaliação métrica. Biblos, Rio Grande, v. 23, . 2, p. 69-76, 2009. Disponível em: https://periodicos.furg.br/biblos/article/download/1302/589


ID
2686963
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito de documentação e ciência da informação, julgue o item que se segue.


No âmbito da documentação, “informação como coisa” refere-se a uma classe restrita de objetos que formam os sistemas de informações documentais ou bibliográficas, razão por que objetos da natureza, artefatos, imagens e sons são excluídos dessa classe.

Alternativas
Comentários
  • Buckland (1991, p. 43, 44, 46 e 47) trata da ‘informação como coisa’, ‘informação como conhecimento’ e ‘informação como processo’ e propõe a primeira como noção de informação pertinente à Ciência da Informação. Frente à pergunta ‘o que é informativo?’, o autor propõe abandonar a busca por objetos candidatos a serem considerados ‘informação como coisa’ e inverter a abordagem perguntando às pessoas o que elas identificam como coisas a partir das quais elas podem tornar-se informadas. a documentação deve estar preocupada com objetos potencialmente informativos;

    • nem todos os objetos potencialmente informativos são documentos no sentido tradicional de textos sobre papel; e,

    • outros objetos informativos como pessoas, produtos, eventos e objetos de museu não devem ser excluídos.


ID
2686966
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito de documentação e ciência da informação, julgue o item que se segue.


Na representação primária do documento, isto é, na identificação e hierarquização de conceitos presentes no item bibliográfico, aplica-se a epistemologia.

Alternativas
Comentários
  • Processo de interpretação de textos que implica compreender, selecionar e hierarquizar informações, com a finalidade de extração de conceitos (desestruturação). É constituído por etapas de análise e síntese, que resultam em representações condensadas (estruturação: resumos e índices) tendo em vista a recuperação de/acesso a informações.

  • REPRESENTAÇÃO PRIMÁRIA DO CONHECIMENTO:

    - Refere-se a representação feita pelos autores no momento da expressão dos resultados de seus pensamentos, estes derivados de observações metódicas da natureza e dos fatos sociais, utilizando-se das linguagens disponíveis no contexto da produção e comunicação de conhecimentos.

    - Registro do pensamento em um suporte documental, incluindo as etapas de percepção, identificação, interpretação, reflexão e codificação;

    - Ato de se conhecer um novo ser ou coisa, ou aprofundar-se no conhecimento de um ser ou uma coisa já conhecida.

    - Os seres expostos ao processo de conhecimento, ou seja, os seres sobre os quais se pensa, sobre os quais se enuncia e sobre os quais se constrói um conceito, integram a essência do campo que os filósofos denominam de ontologia: universo de todos os seres concretos e abstratos existentes.

    - Os produtos finais são constituídos de conceitos sobre os seres, formando o conhecimento, conceitos mais ou menos intensamente detalhados, codificados através de uma linguagem simbólica.

    REPRESENTAÇÃO SECUNDÁRIA DO CONHECIMENTO:

    - Deriva da representação primária.

    - Ocorre quando, após produzidos, os registros de conhecimentos constantes de documentos passam a integrar acervos de arquivos, bibliotecas, serviços ou centros de documentação/informações, sendo então novamente representados, visando-se à sua inclusão em sistemas documentais referenciais.

    - Tem por objeto prioritário não o acervo da ontologia, das coisas e seres existentes, mas o acervo de conhecimentos sobre essas coisas e seres, objetos da epistemologia

    - Na representação secundária, prática essencial nos sistemas de informações documentais, esses mesmos conceitos constantes dos registros primários são sucintamente identificados em seus elementos constitutivos fundamentais, escolhendo-se os pontos de acesso fundamentais que garantem a representação desse conhecimento (documento) para fins de futura recuperação.

    Informações extraídas do texto: "REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO NA PERSPECTIVA DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO EM TEMPO E ESPAÇO DIGITAIS."

  • A questão aborda conceitos ligados à representação do conhecimento. 

    A representação do conhecimento é tradicionalmente dividida na literatura da área em duas categorias: primária e secundária. 

    A representação primária é aquela envolvida na produção dos documentos, originária do pensamento do autor e registrada em um formato documental particular. O conhecimento neste formato se aproxima mais de uma estrutura ontológica, com relações múltiplas não determinadas necessariamente por uma hierarquia, mas sim pelos diversos aspectos e facetas do conceito desenvolvido. 

    A representação secundária, por sua vez, consiste na organização do conhecimento produzida na representação primária. É a integração do conhecimento dentro um acervo ou coleção de uma unidade de informação na qual ele será representado utilizando uma metodologia própria (catalogação, indexação, classificação, descrição, etc) de acordo com a finalidade da unidade. 

    A epistemologia é a base para esta representação, visto que são considerados todos os aspectos e relações do conhecimento produzido do ponto de vista científico. 

    Logo, a representação primária não está ligada a epistemologia e sim a ontologia. 

    Gabarito do Professor: ERRADO .


ID
2686969
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito de documentação e ciência da informação, julgue o item que se segue.


A documentação considera perfurações em série, sinais magnéticos, signos visuais e signos auditivos como documentos do tipo suporte de dados.

Alternativas
Comentários
  • Construção de conceitos Documentação no campo da ciência da informação

    (...) o termo (documento) é empregado, na área de biblioteconomia e documentação, ora como equivalente ao termo suporte de dados (" objeto matéria sobre o qual ou no qual uma variável física especifica - perfurações em serie, sinais magnéticos, signos visuais, auditivos etc. - pode representar dados") , ora equivalente ao termo meio de comunicação (" canal ou cadeia que liga a fonte ao receptor") e ora associado ao termo mensagem (" sinônimo de conteúdo , ou seja aquilo que é dito em um texto, em um discurso" ) -, sem que haja explicitado a qual das conceituações aposentadas o termo documento esta se referindo

  • Segundo Galvão (1998, p. 48):

    O termo documento

    [...], embora o fluxo seja denominado fluxo do tratamento e da recuperação da informação, observa-se que o ponto de partida apresentado não são informações, mas sim documentos. Ou seja, parece que a biblioteconomia e a documentação tendem a tratar os termos informações e documentos como se fossem equivalentes.

    Além disso, o termo documento é empregado, na área de biblioteconomia e documentação, ora como equivalente ao termo suporte de dados ("objeto material sobre o qual ou no qual uma variável física específica - perfurações em série, sinais magnéticos, signos visuais, auditivos etc.- pode representar dados"), ora como equivalente ao termo meio de comunicação ("canal ou cadeia que liga a fonte ao receptor") e ora associado ao termo mensagem ("sinônimo de 'conteúdo', ou seja, aquilo que é dito em um texto, em um discurso") -, sem que haja explicitação à qual das conceituações apresentadas o termo documento está se referindo.

    Gab. Certo

    GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa. Construção de conceitos no campo da ciência da informação. Ci. Inf., Brasília, v. 27, n. 1, p. 46-52, jan./abr. 1998. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19651998000100006

  • Esta questão cobra do candidato o conhecimento sobre os principais conceitos de documentação.

    Na área de documentação, o termo documento é usado como sinônimo tanto de suporte de dados quanto de meio de comunicação e também como mensagem.

    Ao ser empregado com o significado de suporte de dados, o termo documento abrange não apenas o tradicional documento impresso, mas também perfurações em série (antigos cartões perfurados usados nos primeiros computadores), sinais magnéticos, signos visuais, auditivos. Sendo assim, a assertiva está correta.

    Gabarito do Professor: CERTO

    Referência indicada:

    GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa. Construção de conceitos no campo da ciência da informação. Ci. Inf., Brasília, v. 27, n. 1, p. 46-52, jan./abr. 1998.


ID
2686972
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito de documentação e ciência da informação, julgue o item que se segue.


Um dos princípios estabelecidos por Paul Otlet para a documentação preconiza o registro do pensamento humano e da realidade exterior em elementos de natureza material, isto é, documentos que possibilitem o acesso à informação e ao conhecimento.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Otlet (2018, p. 12):

    5. A bibliologia elabora os dados científicos e técnicos relativos a esse quádruplo objetivo: 1° registro do pensamento humano e da realidade exterior em elementos de natureza material chamados documentos;

    Gab. Certo

    Otlet, Paul (1868–1944). Tratado de documentação: o livro sobre o livro teoria e prática. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2018. 742 p. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/32627/1/LIVRO_TratadoDeDocumenta%C3%A7%C3%A3o.pdf

  • A questão aborda conceitos relacionados à documentação.

    Paul Otlet define seis objetivos da bibliologia na Documentação em seu Tratado de Documentação. O texto da assertiva refere-se ao primeiro item do quinto objetivo que diz: “1° registro do pensamento humano e da realidade exterior em elementos de natureza material chamados documentos".

    Logo, a assertiva está correta. Nesse tipo de assertiva, o candidato deve se atentar para qualquer parte do texto que indique alguma inversão de sentido ou até mesmo algo que indique uma ideia contrária ao senso comum.  Ao ler esta assertiva, o candidato notará que nenhuma ideia exposta é contrária ao principal objetivo da documentação que é o registro de informação em suportes materiais para sua disseminação à sociedade.

    Gabarito do Professor: CERTO

    Otlet, Paul (1868–1944). Tratado de documentação: o livro sobre o livro teoria e prática. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2018. 742 p


ID
2795008
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Leia o fragmento de texto a seguir:


“O conceito de ______ em Documentação é apresentado como suporte ________ que serve de amparo ao ________.”


Assinale a opção que apresenta, na sequência correta, os termos que completam as lacunas do fragmento.

Alternativas
Comentários
  • "O conceito de documento em Documentação é apresentado como suporte material (continente) que serve de amparo ao conhecimento (conteúdo intelectual), do que decorre que, para realizar a análise destes dois níveis dicotômicos do documento – sua forma e seu conteúdo – existem também duas operações específicas. Por isso, quando ocorre a análise do continente, realiza-se sobre o documento um tipo de análise da forma documental, e quando a operação realiza-se sobre o conteúdo, a análise dá-se sobre a mensagem documentária (GARRIDO ARILLA, 1996, p. 23)."


    http://enancib.ibict.br/index.php/enancib/xenancib/paper/viewFile/3148/2274

  • A abordagem do conceito de documento proposta por Paul Otlet e La Fontaine considerava o documento como um registro do conhecimento independente do tipo de suporte.  


ID
2815717
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considere os dois agrupamentos abaixo.


I. Bibliografia prospectiva.

II. Bibliografia sinalética.

III. Bibliografia sistemática.

IV. Bibliografia analítica.

V. Bibliografia retrospectiva.


a. Inclui apenas as referências bibliográficas, sem anotações.

b. Suas referências estão arranjadas segundo um esquema de classificação.

c. Além dos elementos descritivos do documento, inclui seu resumo.

d. Relaciona apenas documentos de um período passado.

e. Relaciona documentos que serão publicados.


A correlação correta entre os agrupamentos é

Alternativas
Comentários
  • I. Bibliografia prospectiva - Relaciona documentos que serão publicados.

    II. Bibliografia sinalética - Inclui apenas as referências bibliográficas, sem anotações.

    III. Bibliografia sistemática - Suas referências estão arranjadas segundo um esquema de classificação.

    IV. Bibliografia analítica - Além dos elementos descritivos do documento, inclui seu resumo

    V. Bibliografia retrospectiva - Relaciona apenas documentos de um período passado

  • Gabarito - B) I-e; II-a; III-b; IV-c; V-d.


ID
2856490
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No âmbito das bibliotecas, o mecanismo que apresenta similaridade com o recolhimento a que se obrigam os arquivos públicos é

Alternativas
Comentários
  • DEPÓSITO LEGAL, de acordo com a Biblioteca Nacional:

    O Depósito Legal é definido pelo envio de um exemplar de todas as publicações produzidas em território nacional, por qualquer meio ou processo, segundo as Leis N. 10.994, de 14/12/2004 e 12.192, de 14/01/2010. Tem como objetivo assegurar a coleta, a guarda e a difusão da produção intelectual brasileira, visando à preservação e formação da Coleção Memória Nacional. Nele estão inclusas obras de natureza bibliográfica e musical.

  • De acordo com o Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia: "depósito [...] d. legal [...] 'remessa a bibliotecas ou arquivos públicos de um ou mais exemplares de cada obra impressa, a que se obrigam por lei os editores ou distribuidores de um país' (AAB). A lei de direito autoral indica uma biblioteca, em geral a nacional, que deve funcionar como depositária do direito autoral."

  • O Depósito Legal é definido pelo envio de um exemplar de todas as publicações produzidas em território nacional, por qualquer meio ou processo, segundo as Leis N. 10.994, de 14/12/2004 e 12.192, de 14/01/2010. Tem como objetivo assegurar a coleta, a guarda e a difusão da produção intelectual brasileira, visando à preservação e formação da Coleção Memória Nacional. Nele estão inclusas obras de natureza bibliográfica e musical.

    Para assegurar a coleta, a guarda e a difusão da produção intelectual brasileira, visando à preservação e formação da Coleção Memória Nacional, foi estabelecido o dispositivo de Depósito Legal, incluindo obras de natureza bibliográfica e musical.

    O Depósito Legal é definido pelo envio obrigatório de no mínimo um exemplar de todas as publicações produzidas em território nacional, por qualquer meio ou processo, para distribuição gratuita ou venda, no prazo máximo de 30 dias após sua publicação.

    O cumprimento de leis de Depósito Legal Estadual não isenta a obrigatoriedade do Depósito Legal Federal através do envio das publicações para a Biblioteca Nacional por meio dos Correios ou da entrega direta no edifício Sede. As remessas deverão ser acompanhadas de carta ou documento similar contendo lista dos títulos e os dados do depositante (nome, endereço completo, telefones e e-mails) para emissão de recibo.

    Não é necessário efetuar o pagamento de taxas específicas para a Biblioteca Nacional para fins de depósito legal nem preencher formulários.

    Duas leis regem o Depósito Legal, dependendo do tipo de obra:

    O depósito deverá ser efetuado pela pessoa física ou jurídica responsável pela impressão, cabendo ao seu editor e ao autor verificar a efetivação dessa medida. Já no caso de obras musicais, essa verificação cabe à editora, ao produtor fonográfico e ao produtor videográfico.

    Consulte as respectivas legislações para conhecer seus pormenores.

    O cumprimento das leis de Depósito Legal Estadual não isenta a obrigatoriedade do envio das publicações para a Biblioteca Nacional, em cumprimento da Lei de Depósito Legal Federal.

    Disponível em : https://www.bn.gov.br/sobre-bn/deposito-legal


ID
2933590
Banca
Quadrix
Órgão
CRB 10º Região - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No  contexto  da  proposta  da  documentação,  na  passagem do século XIX para o XX, o conceito de documento  foi  trabalhado  como  tal, em especial  pelo  belga  Paul Otlet,  por  indicar  maior  capacidade  de  generalização.  Junto  com  Henri Lafontaine, Otlet preocupava‐se com a necessidade de  um  controle  bibliográfico  universal  que,  ao  fornecer  informação  a  todos,  funcionaria  como  instrumento  que  conduziria ao respeito mútuo e à paz entre os povos. Otlet,  em  seu  Traité  de  Documentation,  publicado  em  1934,  ressaltou a bibliografia como descrição de documentos, mas  defendeu  a  bibliologia  que,  de  modo  relacionado,  representava  uma  ciência  e  uma  técnica  gerais  do  documento.  Entre  1905  e  1917,  Otlet  foi  abandonando  a  palavra bibliografia em proveito das palavras documentação  e informação. 


C. D. Ortega. O conceito de documento em abordagem  bibliográfica segundo as disciplinas constituintes do  campo. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 15,  n.º 3, p. 52‐66, set./dez 2010 (com adaptações). 


A partir do texto acima, julgue o próximo item.


Paul Otlet propôs uma mudança de paradigma quando afirmou que tudo pode ser um documento, a partir da diversidade de objetos e ambientes em que exista.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia:

    "documento [...] 1. Definições clássicas: 1.1 Suporte de informação. Para Paul Otlet, documento é o livro, a revista, o jornal; é a peça de arquivo, a estampa, a fotografia, a medalha, a música; é também, o filme, o disco e toda a parte documental que precede e sucede a emissão radiofônica. Ao lado dos textos e das imagens, existem objetos documentais por si mesmos (reália). São as amostras, os espécimes, modelos, fac-símiles e, de maneira geral, tudo que tenha caráter representativo em três dimensões e, eventualmente, em movimento. <=> livro, publicação. 1.2 "Representação da realidade sob uma forma literária (escrito, texto), ou gráfica, ou plástica (ícone, imagem)" (otl, p. 372)."

  • GABARITO: CERTO

    Otlet propõe uma grande mudança de perspectiva quando desenvolve a ideia de que tudo pode ser um documento. Ele apresenta os documentos a partir da diversidade de objetos e ambientes existentes, ressaltando, por exemplo, os documentos audiovisuais que estavam em franco desenvolvimento no século XIX.

    Fonte: ORTEGA, Cristina Dotta. O conceito de documento em abordagem bibliográfica segundo as disciplinas constituintes do campo. Ci. Inf. e Doc., Ribeirão Preto, v. 7, n. esp., p. 41-64, ago. 2016.

  • Esta questão aborda conhecimentos básicos da biblioteconomia.

    Paul Otlet foi um advogado belga que desenvolveu muitos dos conceitos e paradigmas da Documentação, Biblioteconomia e das Ciências da Informação no final do século XIX e início do século XX. Foi criador da CDU e também contribuiu para o desenvolvimento da catalogação e da organização do conhecimento como um todo.

    O período de vida de Otlet é um período no qual diversas mídias e suportes de informação foram criados e eventualmente popularizados como a fotografia, os filmes, as gravações sonoras, entre outros. Otlet foi o primeiro a reconhecer que cada um destes suportes poderia ser entendido como um documento pois essencialmente forneciam e transmitiam informação, tal qual o documento impresso em papel. Logo, a proposição apresentada na assertiva está correta.

    Gabarito do Professor: CERTO

  • Esta questão aborda conhecimentos básicos da biblioteconomia.

    Paul Otlet foi um advogado belga que desenvolveu muitos dos conceitos e paradigmas da Documentação, Biblioteconomia e das Ciências da Informação no final do século XIX e início do século XX. Foi criador da CDU e também contribuiu para o desenvolvimento da catalogação e da organização do conhecimento como um todo.

    O período de vida de Otlet é um período no qual diversas mídias e suportes de informação foram criados e eventualmente popularizados como a fotografia, os filmes, as gravações sonoras, entre outros. Otlet foi o primeiro a reconhecer que cada um destes suportes poderia ser entendido como um documento pois essencialmente forneciam e transmitiam informação, tal qual o documento impresso em papel. Logo, a proposição apresentada na assertiva está correta.

    Gabarito do Professor: CERTO


ID
2933593
Banca
Quadrix
Órgão
CRB 10º Região - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No  contexto  da  proposta  da  documentação,  na  passagem do século XIX para o XX, o conceito de documento  foi  trabalhado  como  tal, em especial  pelo  belga  Paul Otlet,  por  indicar  maior  capacidade  de  generalização.  Junto  com  Henri Lafontaine, Otlet preocupava‐se com a necessidade de  um  controle  bibliográfico  universal  que,  ao  fornecer  informação  a  todos,  funcionaria  como  instrumento  que  conduziria ao respeito mútuo e à paz entre os povos. Otlet,  em  seu  Traité  de  Documentation,  publicado  em  1934,  ressaltou a bibliografia como descrição de documentos, mas  defendeu  a  bibliologia  que,  de  modo  relacionado,  representava  uma  ciência  e  uma  técnica  gerais  do  documento.  Entre  1905  e  1917,  Otlet  foi  abandonando  a  palavra bibliografia em proveito das palavras documentação  e informação. 


C. D. Ortega. O conceito de documento em abordagem  bibliográfica segundo as disciplinas constituintes do  campo. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 15,  n.º 3, p. 52‐66, set./dez 2010 (com adaptações). 


A partir do texto acima, julgue o próximo item.


No contexto da documentação, o documento é tratado a partir de sua natureza material (o objeto que serve de suporte), excluindo‐se sua natureza conceitual, muito mais voltada para a interpretação e a comunicação.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Le Coadic (2004, p. 15):

    Ao contrário da biblioteconomia e da arquivística, a documentação adota técnicas não-convencionais de organização e análise, não mais apenas de livros, mas de qualquer tipo de documento.

    Gab. Errado

  • Otlet propõe uma grande mudança de perspectiva quando desenvolve a ideia de que tudo pode ser um documento. Ele apresenta os documentos a partir da diversidade de objetos. (ORTEGA, 2010, p.3)

    GAB.: ERRADO

  • GABARITO: ERRADO

    Na verdade, a natureza material não exclui a natureza conceitual de um documento.

    Recolocando conceitos desde Otlet, os quais são tratados de modo semelhante por Escarpit, Meyriat afirma que o documento pode ser definido como um objeto que dá suporte à informação, serve para comunicar e é durável. Para ele, esta definição opera por meio de duas noções conjuntas e inseparáveis uma da outra: uma de natureza material (o objeto que serve de suporte), e outra conceitual (o conteúdo da comunicação, ou seja, a informação). Deste modo, segundo Meyriat, toda mensagem possui uma significação, e não se pode definir um documento sem ter em conta o significado da mensagem que ele tem a função de transmitir.

    Fonte: ORTEGA, Cristina Dotta; LARA, Marilda Lopes Ginez de. A noção de documento: de Otlet aos dias de hoje. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação - v.11 n.2 abr/10.

  • Esta questão aborda conceitos básicos das Ciências da Informação como um todo.

    Desde o início do século XX, a documentação passa a tratar os documentos com base em seu conteúdo em uma abordagem conceitual. Esta ideia se origina em Paul Otlet que conceitua que o documento pode ser qualquer forma ou suporte que transmita informação.  Logo, a documentação tem como foco a analise conceitual dos documentos, colocando a analise material em segundo plano. A forma e o formato no qual o documento é expresso não são o foco principal da documentação.

    Gabarito do Professor: ERRADO


ID
2933596
Banca
Quadrix
Órgão
CRB 10º Região - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No  contexto  da  proposta  da  documentação,  na  passagem do século XIX para o XX, o conceito de documento  foi  trabalhado  como  tal, em especial  pelo  belga  Paul Otlet,  por  indicar  maior  capacidade  de  generalização.  Junto  com  Henri Lafontaine, Otlet preocupava‐se com a necessidade de  um  controle  bibliográfico  universal  que,  ao  fornecer  informação  a  todos,  funcionaria  como  instrumento  que  conduziria ao respeito mútuo e à paz entre os povos. Otlet,  em  seu  Traité  de  Documentation,  publicado  em  1934,  ressaltou a bibliografia como descrição de documentos, mas  defendeu  a  bibliologia  que,  de  modo  relacionado,  representava  uma  ciência  e  uma  técnica  gerais  do  documento.  Entre  1905  e  1917,  Otlet  foi  abandonando  a  palavra bibliografia em proveito das palavras documentação  e informação. 


C. D. Ortega. O conceito de documento em abordagem  bibliográfica segundo as disciplinas constituintes do  campo. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 15,  n.º 3, p. 52‐66, set./dez 2010 (com adaptações). 


A partir do texto acima, julgue o próximo item.


No período citado no texto, a documentação ganhou força e passou a incorporar novas abordagens, entre elas: normalizações catalográficas e bibliográficas; padronização de sistemas de classificação; elaboração terminológica da área; adoção de novos suportes; e outros tipos de informação.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    De fato, o auge e o fim da Documentação, tal como proposto por Otlet e por diversos documentalistas da Europa, deu-se em 1937 durante o Congresso Mundial de Documentação Universal, realizado em Paris, na Exposição Internacional de Artes e Técnicas, como relata Fayet-Scribe (2001, p.202-207). O Congresso conduziu à constatação de que a Documentação atingiu a maturidade em seus 40 anos em diversos aspectos como: padronização de sistemas de classificação, normalização da catalogação e da bibliografia, produção de instrumentos com as fontes do trabalho intelectual (anuários, repertórios, guias bibliográficos etc.), elaboração de terminologia da Documentação, adoção de novos suportes (como o microfilme) e reconhecimento de diversos tipos de informação especializada (como a cartográfica, a metereológica e a administrativa).

    Fonte: ORTEGA, Cristina Dotta. A documentação como uma das origens da ciência da informação e base fértil para sua fundamentação. BJIS, v.3, n.1, p.3-35, jan./jun. 2009.


ID
2933599
Banca
Quadrix
Órgão
CRB 10º Região - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No  contexto  da  proposta  da  documentação,  na  passagem do século XIX para o XX, o conceito de documento  foi  trabalhado  como  tal, em especial  pelo  belga  Paul Otlet,  por  indicar  maior  capacidade  de  generalização.  Junto  com  Henri Lafontaine, Otlet preocupava‐se com a necessidade de  um  controle  bibliográfico  universal  que,  ao  fornecer  informação  a  todos,  funcionaria  como  instrumento  que  conduziria ao respeito mútuo e à paz entre os povos. Otlet,  em  seu  Traité  de  Documentation,  publicado  em  1934,  ressaltou a bibliografia como descrição de documentos, mas  defendeu  a  bibliologia  que,  de  modo  relacionado,  representava  uma  ciência  e  uma  técnica  gerais  do  documento.  Entre  1905  e  1917,  Otlet  foi  abandonando  a  palavra bibliografia em proveito das palavras documentação  e informação. 


C. D. Ortega. O conceito de documento em abordagem  bibliográfica segundo as disciplinas constituintes do  campo. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 15,  n.º 3, p. 52‐66, set./dez 2010 (com adaptações). 


A partir do texto acima, julgue o próximo item.


A documentação tem por finalidade o estudo de fenômenos ligados à produção, à organização, à difusão e à utilização de informações em todos os campos do saber.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que a definição apresentada refere-se à CI:

    Numa visão mais recente da área, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) citado por Oliveira (2005) afirma que a CI “designa o campo mais amplo de propósitos investigativos e analíticos, interdisciplinar por natureza, e que tem por objetivo o estudo dos fenômenos ligados à produção, organização, difusão e utilização de informações em todos os campos do saber”. 

    Fonte:  A RELAÇÃO INTERDISCIPLINAR ENTRE A CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E A CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO: O ESTUDO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO NA BIBLIOTECONOMIA E NO JORNALISMO. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação,Campinas, v.7, n. 2, p.151-165, jan./jun. 2010– ISSN: 1678-765X


ID
2945677
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

“Existe uma vasta literatura a respeito da fundamentação teórica que sustenta a Ciência da Informação, e quanto à origem desta, a qual reflete as diversas tentativas da comunidade da área de trazer à luz seus entendimento sobre o que, propriamente, vem a ser a Ciência da Informação, qual é o seu objeto de estudo (a informação) e quais suas relações com outras disciplinas (interdisciplinaridade). Para alguns autores, a história da Ciência da Informação sofreu influências marcantes de duas disciplinas, que são”:

(OLIVEIRA, M.(Coor.). Ciência da informação e biblioteconomia: novos conteúdos e espaços de atuação. 2005.) 

Alternativas
Comentários
  • Discordo da resposta, pois: "O segundo ponto que contribuiu para o advento da Ciência da Informação está concentrado em disciplinas antecessoras, tais como: Biblioteconomia e Documentação.4" - Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 17, n. 33, p. 1-29, jan./abr., 2012. ISSN 1518-2924. DOI: 10.5007/1518-2924.2012v17n33p1 UM OLHAR SOBRE A ORIGEM DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: INDÍCIOS EMBRIONÁRIOS PARA SUA CARACTERIZAÇÃO IDENTITÁRIA

    Jonathas Luiz Carvalho Silvai

    Gustavo Henrique de Araújo Freireii

  • "Para Pinheiro (1999, p. 156), a Ciência da Informação "parte do reconhecimento de sua interdisciplinaridade, de sua natureza social, forte e profundamente relacionada à tecnologia da informação e do novo papel da informação na sociedade e na cultura contemporâneas, características essenciais da área". A Ciência da Informação tem suas raízes na bifurcação da Documentação/ Bibliografia e da Recuperação da Informação (Information Retrieval). É uma ciência social cujo objeto é a informação, tendo início no campo da informação científica e tecnológica, passando a atuar também com a informação para fins educacionais, sociais e culturais. Apresenta interfaces com a Biblioteconomia, Ciência da Computação, Ciência Cognitiva, Sociologia da Ciência e Comunicação, entre outras áreas."

    http://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/7649

  • GABARITO: C

    Assim como outros campos interdisciplinares (Ciência da Computação, Comunicação Social, Ecologia), a Ciência da Informação nasceu no bojo da revolução científica e técnica que se seguiu à Segunda Guerra Mundial. Para alguns autores, a história da Ciência da Informação sofreu influências marcantes de duas disciplinas, que contribuíram não só para sua gênese, mas, também, para seu desenvolvimento: a Documentação, que trouxe novas conceituações; e a Recuperação da Informação, que viabilizou o surgimento de sistemas automatizados de recuperação de informações. Alguns autores que consideram tais disciplinas como antecedentes da Ciência da Informação são Harmon (1971), Saracevic (1992) e Pinheiro (1997).

    Fonte: OLIVEIRA, Marlene de (org.). Ciência da Informação e Biblioteconomia: novos conteúdos e espaços de atuação. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.

  • Questão polêmica, uma vez que existem varios marcos para a CI. Não há um consenso


ID
2982370
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

 Quanto à evolução tecnológica e aos desenvolvimentos ocorridos no período subsequente à Segunda Guerra Mundial, as atividades dos profissionais da Documentação estão relacionadas:


1) ao fenômeno conhecido como explosão informacional conotado com o crescimento exponencial da produção e uso de documentos, em especial nas áreas técnico-científicas.

2) ao fenômeno da documentação que não se restringia a contextos e às categorias de profissionais específicos, mas, sim, a uma vasta área que envolvia todos os que lidavam com a informação.

3) às mudanças, quer do ponto de vista da prática profissional, quer da formação disciplinar como avessa aos progressos tecnológicos, particularmente da informática.

4) aos anos de 1950, que se caracterizaram pelo enorme crescimento da informação científica, sobretudo sob a forma de relatórios técnicos e por um rápido desenvolvimento dos sistemas automáticos.

5) aos sistemas automáticos e de recuperação da informação, que deram especial destaque aos sistemas de recuperação por assuntos. Esta conjuntura levou os documentalistas a se distinguirem cada vez mais dos bibliotecários, incluindo os especialistas.


Estão corretas:  

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D.

    Erro da 3:

    3) às mudanças, quer do ponto de vista da prática profissional, quer da formação disciplinar como avessa aos progressos tecnológicos, particularmente da informática.

    A área nunca foi avessa aos progressos tecnológicos, ao contrário disso, buscou acompanhá-los.


ID
2985784
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A afirmação “acompanhar o documento desde o instante em que ele surgiu da pena do autor até o momento em que impressionava o cérebro do leitor”. (OTLET, 1997, p. 115) refere-se à:

Alternativas
Comentários
  • Conforme Siqueira (2010, p. 59):

    [...]. Diferente da Biblioteconomia, muito voltada ao acesso e à função educacional, a Documentação tinha o papel de "acompanhar o documento desde o instante em que ele surgiu da pena do autor até o momento em que impressionava o cérebro do leitor” (OTLET, 1997, p. 115).  

    Gab. B

    SIQUEIRA, Jéssica Câmara. Biblioteconomia, documentação e ciência da informação: história, sociedade, tecnologia e pós-modernidade. Perspectivas em Ciência da Informação, v.15, n. 3, p. 52-66, set./dez. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pci/v15n3/04.pdf


ID
3137464
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A documentação nasceu no final do século XIX e início do século XX, na Europa, sendo caracterizada como

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D. A Documentação é o processo de criação, coleta, organização, armazenamento e disseminação de documentos e informações.

  • Segundo Cunha (2008, p. 131):

    Documentação documentation 1. Processo que consiste na criação, coleta, organização, armazenamento e disseminação de documentos ou informações.

    Gab. D

    CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília,DF: Briquet de Lemos / Livros, 2008.

  • Esta questão cobra do candidato conhecimentos básicos sobre documentação.

    Uma leitura superficial do enunciado pode passar ao candidato a ideia de que a questão fala da história da comunicação, mas o que ela pede é a definição da disciplina.

    A partir daí, identificamos as alternativas como:

    a) INCORRETA. A Documentação não é parte da Biblioteconomia. Apesar das duas disciplinas terem relações próximas, esta relação não envolve a ideia de todo/parte. A documentação também não trata das atividades de regulamentação de bibliotecas da administração pública como proposto na alternativa.

    b) INCORRETA. A ação apresentada nesta alternativa é o Arquivamento.

    c) INCORRETA. O conjunto de conhecimentos apresentados compõe a Museologia.

    d) CORRETA. A alternativa reproduz o verbete do Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia de Cunha e Cavalcanti.

    e) INCORRETA. A alternativa fala de repositórios arquivísticos digitais.

    Gabarito do Reitor: Letra D

    CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília,DF: Briquet de Lemos / Livros, 2008.

ID
3137470
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os sistemas de documentação oferecem variados tipos de serviços, tais como:

Alternativas
Comentários
  • Esta questão cobra do candidato conceitos gerais sobre documentação e  os sistemas empregados nas atividades da disciplina. Conhecendo os conceitos gerais de documentação, o candidato é capaz de resolver esta questão tranquilamente. Vejamos o conceito de Documentação apresentado no dicionário de Cunha e Cavalcanti (2008):

    1. Processo que consiste na criação, coleta, organização, armazenamento e disseminação de documentos ou informações.

    A documentação tem desde sua origem a característica de promoção e pluralização do acesso à informação. A disciplina parte da ideia de que a unidade de informação, seja qual ela for, não está contida em si  e tem função social na promoção do conhecimento do usuário em uma abordagem que vai além de suas fronteiras.

    Com base nestas informações e conceitos, podemos identificar as alternativas como:

    a) CORRETA. A consulta para fornecer a informação ao usuário não se limita a uma unidade de informação.

    b) INCORRETA. A ideia de restrição a unidade de alocação do serviço é contrária aos princípios da documentação.

    c) INCORRETA. A documentação não está restrita à comunicação digital.

    d) INCORRETA. Esse tipo de assessoria não se enquadra nos princípios da documentação.

    e) INCORRETA. O texto indica uma ideia de censura à informação, que é por natureza um ideia subjetiva. A Documentação tem como princípio o amplo acesso e não a censura.

    Gabarito do Professor: Letra A

    CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília,DF: Briquet de Lemos / Livros, 2008.

ID
3167494
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à documentação, julgue o item.


A  finalidade  da  documentação está  relacionada  com  a  comunicação da informação científica e técnica

Alternativas
Comentários
  • Documentação é a disciplina que trata da organização e do processamento de documentos ou dados, incluindo identificação, análise, armazenamento, recuperação e disseminação da informação (CASTILHO, 1991, p.121);

  • A questão aborda conceitos básicos sobre a Documentação como disciplina. 

    A assertiva identifica uma das características da Documentação que é a disciplina que organiza e processa documentos e dados por meio de análise, identificação, tradução, representação, armazenagem e disseminação. 

    Esta última característica está ligada diretamente ao estabelecimento de comunicação científica e técnica que, por sua vez, depende de todos outros processos elencados para ser estabelecida.  

    A finalidade da documentação é organizar para disseminar o conhecimento, promovendo a comunicação entre disciplinas, instituições e pesquisadores. Sendo assim, a assertiva está correta. 

    Gabarito do Professor: CERTO .

  • As técnicas documentárias são orientadas à análise e disseminação de materiais mais diversos, como relatórios de pesquisa, teses, patentes, normas, artigos de periódicos, etc, conjunto de materiais estes que vieram a se chamar de informação científica, e o que, por sua vez deu origem a explosão documentária, a qual requereu técnicas de organização e análise detalhadas e profundas.


ID
3167497
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à documentação, julgue o item.


O impulso de desenvolvimento da indústria editorial no  fim  do  século  XIX  impactou  decisivamente  a  teoria  da  documentação. 

Alternativas
Comentários
  • Esta questão cobra do candidato conhecimentos históricos sobre a Documentação.

    O desenvolvimento da teoria da documentação que resulta na publicação do Tratado de Documentação de Paul Otlet publicado em 1934, é impactado decisivamente pelo crescimento da produção científica do fim do século XIX.

    O desenvolvimento da indústria editorial está ligado diretamente ao desenvolvimento da Documentação. Porém, Otlet indica em seu tratado que esse desenvolvimento se intensifica já no século XX. Logo, a assertiva está incorreta.

    Gabarito do Professor: ERRADO

    Ref: Otlet, Paul (1868–1944). Tratado de documentação: o livro sobre o livro teoria e prática. Brasília: Briquet de Lemos / Livros, 2018. 742 p
    .

  • Para os não assinantes - Gab. Errado.


ID
3167500
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à documentação, julgue o item.



 A  criação  do  Instituto  Brasileiro  de  Bibliografia  e  Documentação  (IBBD)  nos  anos  1950  foi  um  passo  fundamental  para  a  coordenação  e  o  estímulo  da  documentação no Brasil. 

Alternativas
Comentários
  • Desde a sua criação como IBBD, até o ano de , já denominado IBICT, o Instituto tinha os seguintes objetivos: promover a criação e o desenvolvimento dos  especializados de  e ; estimular o intercâmbio entre  e centros de documentação, no âmbito nacional e internacional; incentivar e coordenar o melhor aproveitamento dos recursos bibliográficos e documentários do país, tendo em vista, em particular, sua utilização pela  e tecnológica.

    Fonte: Origem: Wikipédia

  • Esta questão aborda a história da Documentação no Brasil. 

    O desenvolvimento da Documentação e outras disciplinas correlatas no Brasil passa pela criação do IBBD em 1954, então como órgão do CNPq. Em 1976, o instituto foi renomeado IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. 

    O IBBD/IBCIT é um marco no desenvolvimento da Documentação, Biblioteconomia, Arquivologia e das Ciências da Informação, sendo até hoje um dos principais órgãos fomentadores destas áreas no cenário nacional.  

    Gabarito do Professor: CERTO .


ID
3167503
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à documentação, julgue o item.



A documentação ocupa‐se da disponibilização de guias  ou catálogos de acervos bibliográficos. 

Alternativas
Comentários
  • Muito esclarecedor, obrigada

  • Esta questão avalia o conhecimento dos candidatos sobre os conceitos básicos de Documentação. 

    A Documentação é uma disciplina que tem como escopo o estudo da criação, coleta, organização, armazenamento e disseminação de documentos ou informações, tendo grande influência no desenvolvimento da Biblioteconomia e na criação da Ciência da Informação na metade do século XX. 

    A disponibilização de guias ou catálogos de acervos bibliográficos está ligada a maioria dos processos que fazem parte do escopo da documentação, mas são apenas parte do escopo desta disciplina. 

    Gabarito do Professor: ERRADO.

ID
3167509
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca da ciência da informação e da biblioteconomia, julgue  o item.


A  ciência  da  informação  consolidou‐se  a  partir  do  conceito de documentação. 

Alternativas
Comentários
  • A Ciência da Informação nasceu do consenso entre bibliotecários e documentalistas, por isto, não é possível afirmar que sua consolidação ocorreu somente devido à DOCUMENTAÇÃO. ERRADO.

  • Esta questão cobra do candidato conhecimentos básicos sobre as origens da Ciência da Informação. 

    É difícil precisar o marco inicial da Ciência da Informação, visto que sua história interdisciplinar indica diversos momentos ao longo do fim do século XIX até a metade do século XX de grande importância para área.  

    Mais frequentemente, o período pós-Segunda Guerra Mundial é considerado o período em que a Ciência da Informação é nomeada e passa a ser estudada com mais atenção pela sociedade acadêmica e científica.  

    A consolidação da denominação, princípios, métodos e teorias da Ciência da Informação se dá no fim do século XX utilizando conceitos e instrumentos de áreas diversas com as quais a CI se relaciona interdisciplinarmente, entre elas a Documentação, disciplina citada no enunciado. 

    Porém, ainda que a Documentação tenha grande importância na consolidação da CI, não é correto afirmar que a CI se consolida no conceito da Documentação, uma vez que a CI tem origem e desenvolvimento interdisciplinar e conversa com outras tantas áreas. 

    Desta forma, a assertiva está incorreta. 


    Gabarito do Professor: ERRADA 

ID
3191938
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito da documentação, tanto no escopo biblioteconômico quanto na área jurídica, julgue o item a seguir.


A documentação, como é conhecida na biblioteconomia, surgiu na época da Segunda Guerra Mundial.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    A Segunda Guerra Mundial ocorreu a partir de 1945, no entanto, o livro publicado por Paul Otlet a respeito da Documentação foi por volta da década de 30.

  • Conforme Russo (2010, p. 49), quem surgiu foi a Ciência da informação e não a Documentação

    A Ciência da Informação (C.I.):

    [...], a Ciência da Informação tem sua gênese no cenário da revolução científica e técnica, que ocorre logo após a Segunda Guerra Mundial, tendo sofrido grandes influências da Documentação e da RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO.

    A influência da Recuperação da Informação é percebida a partir da criação dos sistemas automatizados de recuperação de informações, que começaram a surgir em meio ao boom informacional presente após a Segunda Guerra Mundial. O interesse dos países mais desenvolvidos pelas atividades de ciência e tecnologia, que ocasionou um aumento considerável na geração e nas buscas de conhecimentos, dá origem ao fenômeno que foi denominado, por VANNEVAR BUSH, de explosão da informação.

    Gab. Errado

    RUSSO, Mariza. Fundamentos em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Rio de Janeiro : E-papers Serviços Editoriais, 2010.

  • Apesar de correta no gabarito a colega Adriana se confundiu quanto ao período da 2 guerra que na verdade acabou em 1945, tendo iniciado no final dos anos 30. Considerando o tratado da Documentação de Otlet ter sido publicado um pouco antes, ainda nos anos 30 pode-se concluir que a documentação tenha surgido antes.

    Gabarito: Errado.

  • Esta questão cobra do candidato conhecimento histórico sobre a documentação.

    A documentação tem sua gênese no movimento bibliográfico entre o fim do século XIX e o início do século XX na Europa. Porém, o marco conhecido como nascimento da documentação propriamente dito é a publicação do Traité de Documentation: le livre sur le livre: théorie et pratique do belga Paul Otlet em 1934, cinco anos antes do início da Segunda Guerra Mundial, que durou de 1939 à 1945. Logo, a assertiva está incorreta.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

  • A documentação surgiu em 1870, sendo liderada pelos advogados belgas Paul Otlet e Henri La Fontaine.

    Ela surgiu em decorrência do surgimento da indústria gráfica com o desenvolvimento acelerado e constante do conhecimento humano, especialmente o registrado em periódicos científicos. Fonte: Bradford, no livro Tratado de documentação.

    A Ciência da Informação nasceu no bojo da revolução científica e técnica que se seguiu à Segunda Guerra Mundial. Fonte: SARACEVIC, Tefko. Ciência da informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 41-62, jan./jun.1996. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/235/22. Acesso em: 20 abr. 2020.


ID
3283429
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

    Para fixar a ideia da documentação como ciência do documento, Otlet reflete sobre suas propriedades específicas. Com efeito, todo documento contém: uma realidade objetiva; um pensamento subjetivo, provocado pela confrontação entre o “eu” e a realidade; um pensamento objetivo ou resultado da reflexão sobre os dados da realidade até chegar à ciência; e uma linguagem ou instrumento de expressão do pensamento.

Jaime Robredo. Da ciência da informação revisitada aos sistemas humanos de informação. Brasília:
Thesaurus, 2003 (com adaptações).


Acerca de documentação e caracterização de documentos, julgue o item a seguir. 

O surgimento da documentação é considerado como um continuísmo da ciência da informação e sua grande contribuição à época foi reforçar o papel tradicional da biblioteca enquanto preservadora dos registros de conhecimento, dando destaque a seu tratamento e armazenamento.

Alternativas
Comentários
  • A Documentação surgiu antes da Ciência da Informação!


ID
3283432
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

    Para fixar a ideia da documentação como ciência do documento, Otlet reflete sobre suas propriedades específicas. Com efeito, todo documento contém: uma realidade objetiva; um pensamento subjetivo, provocado pela confrontação entre o “eu” e a realidade; um pensamento objetivo ou resultado da reflexão sobre os dados da realidade até chegar à ciência; e uma linguagem ou instrumento de expressão do pensamento.

Jaime Robredo. Da ciência da informação revisitada aos sistemas humanos de informação. Brasília:
Thesaurus, 2003 (com adaptações).


Acerca de documentação e caracterização de documentos, julgue o item a seguir. 


Os signos e os suportes são objetos da documentação.

Alternativas
Comentários
  • Documento: É a unidade constituída pela informação (elemento referencial ou dado) e seu suporte (material, base), produzida em decorrência do cumprimento de uma atividade, preservados para servir de prova, testemunho e pesquisa.

    Gênero: configuração que assume um documento de acordo com o sistema de signos utilizados na comunicação de seu conteúdo.


ID
3283435
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

    Para fixar a ideia da documentação como ciência do documento, Otlet reflete sobre suas propriedades específicas. Com efeito, todo documento contém: uma realidade objetiva; um pensamento subjetivo, provocado pela confrontação entre o “eu” e a realidade; um pensamento objetivo ou resultado da reflexão sobre os dados da realidade até chegar à ciência; e uma linguagem ou instrumento de expressão do pensamento.

Jaime Robredo. Da ciência da informação revisitada aos sistemas humanos de informação. Brasília:
Thesaurus, 2003 (com adaptações).


Acerca de documentação e caracterização de documentos, julgue o item a seguir. 

A documentação é um sistema técnico-social, uma vez que é constituída de elementos interdependentes (pessoas, objetos materiais e processos), arranjados para alcançar um objetivo.

Alternativas
Comentários
  • Conforme Macedo e Ortega (2019, p. 337):

    Segundo Meyriat (2016), uma das caraterísticas da atividade de documentação é a de que ela constitui um sistema técnico-social. O autor entende o termo sistema como um conjunto de elementos ligados entre si de modo a serem interdependentes e arranjados com vistas a alcançar um objetivo. Quanto ao objetivo, trata-se daquele de obter informação. Quanto aos elementos, são eles: seres humanos, essencialmente as pessoas ou grupo de pessoas que buscam informação e eventualmente seus auxiliares ou intermediários; objetos materiais, como documentos e ferramentas ou máquinas empregadas para tratar estes documentos; e conhecimentos técnicos necessários a este tratamento.

    Gab. Certo

    MACEDO, Solange Madalena Souza; ORTEGA, Cristina Dotta. Unidades de informação: termos e características para uma diversidade de ambientes de informação. Em Questão, Porto Alegre, v. 25, n. 2, p. 326-347, maio/ago. 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.19132/1808-5245252.326-347


ID
3283438
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

    Para fixar a ideia da documentação como ciência do documento, Otlet reflete sobre suas propriedades específicas. Com efeito, todo documento contém: uma realidade objetiva; um pensamento subjetivo, provocado pela confrontação entre o “eu” e a realidade; um pensamento objetivo ou resultado da reflexão sobre os dados da realidade até chegar à ciência; e uma linguagem ou instrumento de expressão do pensamento.

Jaime Robredo. Da ciência da informação revisitada aos sistemas humanos de informação. Brasília:
Thesaurus, 2003 (com adaptações).


Acerca de documentação e caracterização de documentos, julgue o item a seguir. 

Os documentos de biblioteca são produzidos no transcurso de atividades intelectuais e de funções jurídicas ou administrativas, as quais apresentam relações orgânicas entre si. 

Alternativas
Comentários
  • Segundo Lopes, Duarte e Costa (2018, p. 342):

    Bellotto explica que os documentos de arquivo são aqueles [...] produzidos por uma entidade pública ou privada ou por uma família ou pessoa no transcurso das funções que justificam sua existência como tal, guardando esses documentos relações orgânicas entre si. Surgem, pois, por motivos funcionais administrativos e legais. Tratam sobretudo de provar, de testemunhar alguma coisa. Sua apresentação pode ser manuscrita, impressa ou audiovisual; são em geral exemplares únicos e sua gama é variadíssima, assim como sua forma e suporte (BELLOTTO, 2006, p. 37).

    Gab. Errado

    LOPES, Aline Queiroz; DUARTE, Adriana Bogliolo Sirihal; COSTA, Alessandro Ferreira. O processo de gestão de documentos de imagens em movimento em emissoras de televisão. Inf. Inf., Londrina, v. 23, n. 2, p. 340 – 371, maio/ago. 2018. DOI: 10.5433/1981-8920.2018v23n2p340. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/res/download/46540

  • Documentos de arquivo;


ID
3283441
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

    Para fixar a ideia da documentação como ciência do documento, Otlet reflete sobre suas propriedades específicas. Com efeito, todo documento contém: uma realidade objetiva; um pensamento subjetivo, provocado pela confrontação entre o “eu” e a realidade; um pensamento objetivo ou resultado da reflexão sobre os dados da realidade até chegar à ciência; e uma linguagem ou instrumento de expressão do pensamento.

Jaime Robredo. Da ciência da informação revisitada aos sistemas humanos de informação. Brasília:
Thesaurus, 2003 (com adaptações).


Acerca de documentação e caracterização de documentos, julgue o item a seguir. 

O documento pode ser processado e avaliado de acordo com critérios pragmáticos e padrões de referência qualitativos preestabelecidos (por meios mecânicos ou cognitivos), além disso pode aumentar seu valor ou interagir com bases de conhecimento geradas natural ou artificialmente.

Alternativas
Comentários
  • Conforme Robredo (2003):

    Quanto à informação:

    A informação é uma propriedade fundamental do universo e, como a energia, possui uma realidade própria.

    Não parece possível definí-la de forma genérica; da mesma forma que a energia, torna-se mais compreensível quando acompanhada de um qualificativo: energia elétrica, energia hidráulica, etc.; informação codificada, informação estratégica, informação genética, etc.

    Pode ser gerada, redescoberta ou extraída a partir de conhecimentos existentes (humanos), de registros informacionais (em suportes diversos) ou, ainda, a partir de estímulos externos (percepções, sensações).

    Quando codificada, pode ser armazenada, preservada, reproduzida, transmitida, processada, organizada, reorganizada e recuperada.

    Quando processada e avaliada de acordo com critérios pragmáticos e padrões de referência qualitativos pré-estabelecidos (por meios mecânicos ou cognitivos), pode aumentar seu valor e/ou interagir com bases de conhecimentos geradas natural ou artificialmente.

    Torna-se perceptível, transmissível, utilizável somente através de algum processo dinâmico, com a intervenção de elementos externos aos registros que, em conjunto se constituem em algum tipo de sistema; a informação registrada, armazenada em arquivos, bibliotecas (reais ou virtuais), ou bancos de dados, só volta à ‘vida´ - como a eterna Branca de Neve - quando solicitada, por alguma engenhoca eletrônica, de forma, convenhamos, bem menos poética que no imaginário popular, por algum usuário em busca de novos... conhecimentos.

    Gab. Errado

    Fonte: http://repositorios.questoesemrede.uff.br/repositorios/bitstream/handle/123456789/474/ENAN130_Robredo.pdf?sequence=1

  • Eu que postei esta prova na plataforma, obrigada pelos comentários!!


ID
3435799
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Jean Meyriat, em seu artigo sobre “Documento, documentação, e documentologia” argumenta que “documento não surge como tal, a priori, mas como o produto de uma vontade, aquela de informar ou se informar – a segunda ao menos sendo sempre necessária”. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Conforme Cunha e Cavalcanti (2008, p. 134):

    Heterógrafo "documento que procede intelectualmente do autor, sem ter sido escrito por ele".

    Gab. B

    CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília, DF: Briquet de Lemos / Livros, 2008.

  • A - Documentos cartograficos: atlas, mapas, globo, fotografia aerea, etc

    C- Apócrifos diz-se de ou obra religiosa destituída de autoridade canônica.

    D- Coletânea conjunto de trechos seletos de diferentes obras.

    E- Documento icônico que tem representatividade semelhante a um ícone. Que representa nitidamente uma ideia ou um objeto.

    Gab. B

  • Conforme Cunha e Cavalcanti (2008,

    A p. 241) - documento cartográfico => (ver) material cartográfico: qualquer material que representa a Terra ou algum corpo celeste, no todo ou em parte, em qualquer escala. Inclui mapas e plantas, em duas e três dimensões; cartas aeronáuticas, náuticas e celestes; globos; diagramas de bloco, seções, fotografias aéreas, de satélites e especiais; atlas; fotografias panorâmicas

    B p. 134) - documento heterógrafo: doc. que procede intelectualmente do autor, SEM ter sido escrito por ele

    C p. 19) - apócrifo: 1. Doc. ou livro cuja autenticidade NÃO foi estabelecida ou sobre a qual permanecem dúvidas; doc. apócrifo <=> (ver tb.) ed. apócrifa. 2. Livro NÃO considerado canônico, omitido da Bíblia

    D p. 92) - coletânea: 1. Trechos selecionados de um ou mais autores, de origens diversas, reunidos em um só volume. Difere da antologia porque esses trechos NÃO apresentam, necessariamente, características comuns. <=> antologia, coleção (1). 2. Documento que reúne sob um título comum diferentes trabalhos escritos por um ou por vários autores, sobre um ou vários assuntos 

    E p. 134) - documento icônico: 1. Doc. cuja característica principal é a representação ilustrada, isto é, por meio de imagens; documento iconográfico. 2. Doc. visual que NÃO é acompanhado de som. Pode ser de acesso direto (NÃO precisa de projeção) ou de acesso indireto (necessita de equipamento especial para sua visualização). No primeiro caso, é chamado documento icônico NÃO projetado (<=>) e, no segundo, documento icônico projetado (<=>)

    CUNHA, Murilo B. da; CAVALCANTI, Cordélia R. de O. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília, DF: Briquet de Lemos / Livros, 2008.

    Gab.: B


ID
3549427
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-PR
Ano
2018
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Para fixar a ideia da documentação como ciência do documento, Otlet reflete sobre suas propriedades específicas. Com efeito, todo documento contém: uma realidade objetiva; um pensamento subjetivo, provocado pela confrontação entre o “eu” e a realidade; um pensamento objetivo ou resultado da reflexão sobre os dados da realidade até chegar à ciência; e uma linguagem ou instrumento de expressão do pensamento.

Acerca de documentação e caracterização de documentos, julgue o item a seguir.

Os signos e os suportes são objetos da documentação.

Alternativas
Comentários
  • IRIA FALAR A MESMA COISA, MAS SEU COMENTÁRIO JÁ FEZ ISSO, POIS JA PERDI UMA QUESTÃO ASSIM!

  • O objeto de estudo da bibliologia é o livro, entendido como o "pensamento fixado pela escrita das palavras ou na imagem das coisas, signos visíveis, fixados sobre um suporte material" (OTLET, 1934, p. 10).

    Certo


ID
3584119
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RR
Ano
2012
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação aos centros de documentação e aos serviços de informação, julgue o item a seguir.


Os sistemas de informação são utilizados para compartilhar, intercambiar e acessar remotamente informações, documentos ou recursos computacionais.

Alternativas
Comentários
  • Um sistema de informação pode ser manual ou computadorizado. A questão focou apenas na parte computadorizada. O conceito de sistema de informação é mais abrangente do que o colocado pela questão.

  • Os sistemas de informação são utilizados para compartilhar, intercambiar e acessar remotamente informações, documentos ou recursos computacionais (informacionais).


ID
3584620
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RR
Ano
2012
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação aos centros de documentação e aos serviços de informação, julgue o item a seguir.


Os padrões quantitativos têm sido cada vez mais utilizados na avaliação  dos serviços de unidades de informação, por serem mais flexíveis e bem fundamentados do que os padrões qualitativos, podendo ser adaptados às necessidades específicas dos diversos serviços e produtos na área.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    A questão inverteu os conceitos.

    Os padrões qualitativos têm sido cada vez mais utilizados na avaliação dos serviços de unidades de informação, por serem mais flexíveis e bem fundamentados do que os padrões quantitativos, podendo ser adaptados às necessidades específicas dos diversos serviços e produtos na área.

    Lembrando que não existe um tipo de padrão correto para a avaliação dos serviços de unidades de informação. O bibliotecário deverá utilizar padrões, ou conjunto de padrões que sejam coerentes com as necessidades de sua biblioteca e do que se pretende avaliar.

  • Acrescentando...

    Conforme Almeida (2011, p. 20):

    Os padrões qualitativos têm sido cada vez mais utilizados como guias para a definição de medidas de desempenho ou para o estabelecimento de critérios de avaliação de serviços e produtos na área de informação. São mais flexíveis e mais bem fundamentados, podendo ser adaptados a necessidades específicas dos vários serviços de informação e servir de instrumento para avaliações mais aprofundadas voltadas para a qualidade, ou melhor, a eficácia dos serviços e produtos.

    Gab. Errado

    ALMEIDA, Maria Christina Barbosa de. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação. 2. ed. rev. e ampl. Brasília, DF : Briquet de Lemos / Livros, 2011.


ID
3599815
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com as normas técnicas para a área de documentação, julgue o item a seguir.

Todos os elementos de um documento devem fazer parte do sumário, coincidindo a tipologia da fonte utilizada para seções primárias com a da palavra sumário. 

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    De acordo com a NBR6027, 6.3 Os elementos pré-textuais não podem constar no sumário. Ou seja, nem todos os elementos de um documento devem estar no sumário.


ID
3600061
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com as normas técnicas para a área de documentação, julgue o item a seguir.

O termo “Pedro II (Estação de metrô)” não pode ser dessa forma apresentado em um índice, pois, em lugar dos parênteses, deve-se utilizar vírgula após Pedro II. 

Alternativas
Comentários
  • De acordo com ABNT NBR 6034:2004, item 6.9.2:

    "O cabeçalho pode ser, quando necessário, qualificado por uma expressão modificadora que lhe

    explicite o significado.

    Exemplos:

    Pedro II, Imperador do Brasil

    Pedro II (Estação de metrô)

    Família Azul (Porcelana chinesa)" 

    Fonte: https://cnm.paginas.ufsc.br/files/2020/02/ABNT-NBR-6034.pdf


ID
3601504
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Produção e organização do produto a ser preservado são ações simultâneas e paralelas. No momento em que o homem foi capaz de perceber isso e de colocar em prática essa atividade de ordenamento, estabeleceu a noção básica de biblioteca. Com relação a esse assunto, julgue o item que se segue.

Compete à documentação fornecer resumos de pesquisas, artigos, comunicações a congressos, relatórios, teses, patentes etc. e, eventualmente, traduções e reproduções desses documentos.

Alternativas
Comentários
  • D está correta, mas não trata-se de "sobrevitimização", que é a vitimização secundária.

  • Conforme Loureiro e Jannuzzi (2005, p. 137):

    À Documentação compete  fornecer resumos de pesquisas, concluídas ou em andamento, por meio de artigos, comunicações a congressos,  relatórios, teses, patentes etc., e, eventualmente, traduções  desses documentos, muitos dos quais não impressos.

    Gab. Certo

    LOUREIRO, Mônica de Fátima; JANNUZZI, Paulo de Martinho. Profissional da informação: um conceito em construção. Transinformação, Campinas, v. 17, n. 2, p. 123-151, maio/ago. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/tinf/v17n2/03

  • "A documentação compete fornecer resumos de pesquisas em andamento ou já concluidas, tanto quanto de artigos, comunicações a congressos, relatórios, teses, patentes etc., e eventualmente, traduções e reproduções desses documentos muitos dos quais nao impressos."

    FONSECA, Edson Nery da. Introdução à biblioteconomia. 2. ed. Brasília: Briquet de lemos, 2007.


ID
3617299
Banca
IMA
Órgão
Prefeitura de Picos - PI
Ano
2016
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A técnica de Brainstorming destina-se a apoiar os profissionais da informação na geração de subsídios no âmbito de um centro de documentação. Sobre o Brainstorming é correto afirmar que: 

Alternativas
Comentários
  • Dessa forma, criaram-se o Brainstorming, que é uma forma de trabalho em equipe, usada em várias empresas como uma técnica para resolver problemas específicos, desenvolver novas ideias ou projetos, juntar informação e para estimular o pensamento criativo.

    Foi criado pelo publicitário Alex Osborn, nos Estados Unidos.

    Gab. A

    Fonte: https://www.marketing365.com.br/voce-sabe-o-que-e-brainstorming/#:~:text=Dessa%20forma%2C%20criaram%2Dse%20o,Alex%20Osborn%2C%20nos%20Estados%20Unidos.


ID
3693682
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a alternativa incorreta. O Centro de Documentação reúne por compra, doação ou permuta, documentos únicos ou múltiplos de origens diversas (sob a forma de originais ou cópias) e/ou referências sobre uma área específica da atividade humana. Esses documentos e referências podem ser tipificados como de arquivo, biblioteca e/ou museu. Tem como características: 

Alternativas

ID
3694066
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

É preciso definir qual a natureza do acervo do Centro de Documentação. Ele poderá abranger os itens abaixo. Assinale a alternativa que apresenta a definição INCORRETA: 

Alternativas
Comentários
  • Segundo Possamai et al. (2012, p. 221):

    Além disso, a natureza do acervo pode abranger:

    -fundos de arquivo: conjuntos de documentos acumulados no exercício das funções de entidades ou pessoas (um arquivo que passou a conviver com outros semelhantes ao ser transferido para o Centro de Documentação);

    -coleções: conjuntos de documentos reunidos, de forma artificial, em torno de temas, funções, entidades, pessoas ou até mesmo de um tipo ou gênero de documento;

    -material hemerográfico: jornais, revistas e boletins;

    -material bibliográfico: livros, teses e folhetos

    -objetos tridimensionais: de acordo com a área do Centro;

    -bancos de dados: sobre temas específicos, referências sobre as atividades e o acervo de entidades afins. (TESSITORE, 2003, p. 18).

    Gab. B

    ROMANZINI, Catiana Leila Possamai et al. Criação e Implantação do CEMIDEFEL Virtual: disponibilização do acervo do Centro de Memória, Informação e Documentação sobre Educação Física, Esporte e Lazer da Universidade Estadual de Londrina. Revista Conexão UEPG, v. 8, n. 2, p. 218-225, 2012. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/4153435.pdf


ID
3818191
Banca
VUNESP
Órgão
FITO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em relação à Documentação, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Conforme Ortega (2009, p. 60):

    Dentre estes avanços, temos a Documentação, corrente teórica e prática profícua proposta no final do século XIX e crescentemente considerada como uma das origens da Ciência da Informação. Esta corrente é composta por princípios e técnicas que promoveram o foco na representação do conteúdo dos diversos documentos visando a ações de promoção do uso da informação. A ênfase no reconhecimento da Documentação é pertinente pois sua fundação e consolidação na Europa, observável na literatura e nas práticas profissionais, indica a existência de objeto construído de modo consistente e deflagra abordagem de informação que é específica da área.

    Gab. C

    ORTEGA, Cristina Dotta. Surgimento e consolidação da Documentação: subsídios para compreensão da história da Ciência da Informação no Brasil. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 14, nùmero especial, p. 59-79, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-9936&lng=en&nrm=iso

  • Esta questão cobra conhecimentos básicos sobre Documentação e seus conceitos.

    A Documentação é a disciplina que tem por objetivo a representação do conteúdo de documentos visando sua disponibilização e acesso de forma ampla. Surgiu no final do século XIX e hoje é entendida como a origem das Ciências da Informação.

    Com base nestes conhecimentos, analisamos as alternativas como:

    a) INCORRETA. O surgimento da documentação ocorre no fim do século XIX e a bibliografia não se origina da documentação. A documentação que se desenvolve com forte influência da bibliografia.

    b) INCORRETA. As práticas profissionais da área datam da virada do século XIX para o século XX.

    c) CORRETA. A definição corresponde a síntese do que é a Documentação: representação de documentos visando o amplo acesso.

    d) INCORRETA. A Documentação surge na Bélgica com La Fontaine e Otlet e não pode se dizer que é uma disciplina em estágio inicial de pesquisa.

    e) INCORRETA. A palavra “delimitada" é onde ocorre o erro. As duas disciplinas mantém uma relação tão intrincada que, assim como acontece com as outras disciplinas da Ciências da Informação, é difícil estabelecer os limites entre elas.

    Gabarito do Professor: Letra C

ID
3818194
Banca
VUNESP
Órgão
FITO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Silva (2013, p. 36):

    Documentação iconográfica é o conjunto de documentos que apresentam em forma de imagens, acompanhadas ou não de textos elucidativos; material iconográfico.

    Gab. B

    SILVA,  Luiz Antonio Santana da. Abordagens do documento audiovisual no campo teórico da arquivologia. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2013. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/93678/silva_las_me_mar.pdf?sequence=1&isAllowed=y

  • A questão cobra do candidato conhecimentos sobre os diversos tipos de documentação.

    Para resolver esta questão, o candidato deve prestar atenção às informações fornecidas em cada uma das alternativas e relacioná-las ao tipo indicado. Notem que as alternativas invertem as definições e os tipos entre si em todos os casos, exceto a alternativa correta.

    Vejamos:

    Documentação Jurídica > Conjunto de documentos > legislação, jurisprudência e doutrina.

    Documentação Iconográfica > Conjunto de documentos > Imagens com ou sem texto

    Documentação Cartográfica > Conjunto de Documentos > Mapas ou representações gráficas de uma porção da superfície terrestre

    Documentação Administrativa > Conjunto de documentos > Tomada de decisão em uma organização

    Documentação Micrográfica > Conjunto de documentos > Apresentados em microformas

    Logo, identificamos a alternativa B como a correta pois é a única que combina tipo e definição de maneira exata.

    Gabarito do Professor: Letra B

ID
3858136
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A informação é um conhecimento inscrito (gravado) sob a forma escrita (impressa ou numérica), oral ou audiovisual. As primeiras disciplinas que atuavam no campo da informação eram: a Biblioteconomia, a Arquivologia, a Museologia e a Documentação. Sobre a Documentação, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Conforme Fonseca (2007, p. 1): Etimologicamente, portanto, a biblioteconomia é o conjunto de regras de acordo com as quais os livros são organizados em espaços apropriados: estantes, salas e edifícios.

    FONSECA, Edson Nery da. Introdução à biblioteconomia. Brasília: Briquet de Lemos, 2007.

    b) Segundo Russo (2010, p. 38): A Arquivologia nasce no Séc. XIX, com caráter fortemente historicista.

    A conceituação da área, sob uma perspectiva francesa, aponta que a Arquivologia é a ciência que estuda os princípios e os procedimentos metodológicos empregados na conservação dos documentos de arquivos, permitindo assegurar a preservação dos direitos, dos interesses, do saber e da memória das pessoas físicas e morais (DELMAS, 1990 apud JARDIM, 1998).

    c) Conforme Russo (2010, p. 39): A Museologia - É definida como a área do conhecimento que se ocupa da organização dos museus. Tem seu foco:

    a) nas coleções de objetos e reservas técnicas (formação, desenvolvimento, classificação, conservação e exposição para cientistas e público em geral);

    b) no próprio museu como instituição organizada (regulamento, pessoal, contabilidade, instalações, infraestrutura) e

    c) nos visitantes – os usuários (direitos e deveres, do pessoal e do público, acesso às coleções).

    RUSSO, Mariza. Fundamentos em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Rio de Janeiro : E-papers Serviços Editoriais, 2010.

    d) Conforme Cunha e Cavalcanti (2008, p. 131): Documentação documentation 1. bib 1.1 Processo que consiste na criação, coleta, organização, armazenamento e disseminação de documentos ou informações. 1.2. A teoria da documentação surgiu a partir de 1870, em decorrência do desenvolvimento da indústria gráfica. Paul Otlet e Henri La Fontaine foram seus grandes líderes. 2. arq bib conjunto de documentos ou informações que tratam de um assunto. 3. bib eng livro ou manual que descreve como funciona um programa, um conjunto de programas ou um equipamento.

    e)Conforme Cunha e Cavalcanti (2008, p. 48): Bibliomática bibliomatics edit i\t termo criado em 1981 por Robert L. Baticle. Disciplina referente a todas as intervenções da informática nas áreas da escrita, da imagem e do som. Estas formas de expressão podem ser codificadas. Abrange o tratamento ou processamento e a transmissão de documentos, cujo conteúdo é codificado em linguagem binária.

    Gab. D

    CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília, DF: Briquet de Lemos / Livros, 2008. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/34113


ID
3891106
Banca
Quadrix
Órgão
CRQ 4ª Região-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Tendo como referência os conceitos e as finalidades da documentação, da biblioteconomia e da ciência da informação, julgue o item.


Paul Otlet, em seu Tratado da Documentação (Traité de Documentation, 1934), defendeu a tese de que o termo biblión, ou seja, livro, é a forma adequada para produzir a unidade intelectual humana, isto é, o pensamento.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    No Traité, Paul Otlet define o objeto de estudo da documentação - o documento -, propõe metodologias e técnicas para estudá-lo.

    Para Otlet, o livro é a materialização do pensamento; este, por sua vez, é a imagem das coisas, é a imagem daquilo que existe; o livro é, pois, uma reprodução da realidade que tem o mundo como modelo; em decorrência, o livro seria, por acumulação ou no seu conjunto, a própria realidade registrada.

    Otlet realmente faz análise sobre o livro, porém o objeto de estudo foi a Documentação, que abrange muitos outros elementos.

  • Acrescentando...

    1. Livro (bíblion,* documento ou grama) é o termo convencional aqui empregado para designar toda espécie de documento. Abrange não apenas o livro propriamente dito, manuscrito ou impresso, mas também revistas, jornais, textos escritos e reproduções gráficas de qualquer espécie, desenhos, gravuras, mapas, esquemas, diagramas, fotografias, etc. A documentação no sentido lato do termo abrange o livro, isto é, meios que servem para representar ou reproduzir determinado pensamento, independentemente da forma como se apresente.

    2. O livro assim entendido apresenta um duplo aspecto:

    a) é, primordialmente, uma obra feita pelo homem, o resultado de seu trabalho intelectual;

    b) mas, multiplicado em inúmeros exemplares, apresenta-se também como um dos inúmeros objetos criados pela civilização e capazes de sobre ela produzir efeito; isso é próprio de todo objeto que possua caráter corporal e que se organiza tecnicamente.

    Gab. Errado

    Otlet, Paul (1868–1944). Traité de documentation: le livre sur le livre: théorie et pratique. Bruxelles: Editiones Mundaneum; Palais Mondial; Imp. Van Keerberghen & fils, 1934. 431 p. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/32627/1/LIVRO_TratadoDeDocumenta%C3%A7%C3%A3o.pdf


ID
3891112
Banca
Quadrix
Órgão
CRQ 4ª Região-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Tendo como referência os conceitos e as finalidades da documentação, da biblioteconomia e da ciência da informação, julgue o item.


O termo documentação deriva, etimologicamente, de um termo que determina espaço físico ou instituição social. Assim, do termo centro de documentação originou‐se o termo documentação.

Alternativas
Comentários
  • Conforme Galvão (1993, p. 102):

    "O termo documentação originou-se de documento (do latim; docurnentum = docere = ensinar), ou seja, objeto de ensino e transmissão de conhecimentos" (ZAHER, 1974, p.52). Etimologicamente, podemos perceber que, ao contrário do termo biblioteconomia, o termo documentação não deriva de um termo que determine espaço físico ou instituição social. Não é o termo "centro de documentação" que origina o termo documentação. Este último, num primeiro momento, talvez esteja mais ligado ao emprego dado a palavra documentação na linguagem natural, que associa documentação a conjunto de documentos, e ao emprego da palavra documento, também na linguagem natural, que o associa a qualquer escrito utilizável para consulta, estudo, prova, etc.

    Gab. Errado

    GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa. Os conceitos dos termos biblioteconomia, documentação e ciência da informação. R. bras. Bibliotecon. e Doc., São Paulo, v. 26, n.1/2, P.100-114, jan./jun.1993. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/_repositorio/2011/10/pdf_e602042437_0019245.pdf

    • A Documentação originou-se do termo documento que significa transmissão de conhecimentos.
    • Surge para cuidar da grande quantidade de documentos que surgiram no período pós-guerra, denominado explosão documentária.
    • Enquanto a matéria prima da Biblioteconomia sempre foi o texto impresso (livro, periódico), a Documentação se interessou por documentos de qualquer natureza, chamados documentos não convencionais.
  • eu pensei a mesma coisa kkk

  • eu pensei a mesma coisa kkk