a) Conforme Fonseca (2007, p. 1): Etimologicamente, portanto, a biblioteconomia é o conjunto de regras de acordo com as quais os livros são organizados em espaços apropriados: estantes, salas e edifícios.
FONSECA, Edson Nery da. Introdução à biblioteconomia. Brasília: Briquet de Lemos, 2007.
b) Segundo Russo (2010, p. 38): A Arquivologia nasce no Séc. XIX, com caráter fortemente historicista.
A conceituação da área, sob uma perspectiva francesa, aponta que a Arquivologia é a ciência que estuda os princípios e os procedimentos metodológicos empregados na conservação dos documentos de arquivos, permitindo assegurar a preservação dos direitos, dos interesses, do saber e da memória das pessoas físicas e morais (DELMAS, 1990 apud JARDIM, 1998).
c) Conforme Russo (2010, p. 39): A Museologia - É definida como a área do conhecimento que se ocupa da organização dos museus. Tem seu foco:
a) nas coleções de objetos e reservas técnicas (formação, desenvolvimento, classificação, conservação e exposição para cientistas e público em geral);
b) no próprio museu como instituição organizada (regulamento, pessoal, contabilidade, instalações, infraestrutura) e
c) nos visitantes – os usuários (direitos e deveres, do pessoal e do público, acesso às coleções).
RUSSO, Mariza. Fundamentos em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Rio de Janeiro : E-papers Serviços Editoriais, 2010.
d) Conforme Cunha e Cavalcanti (2008, p. 131): Documentação documentation 1. bib 1.1 Processo que consiste na criação, coleta, organização, armazenamento e disseminação de documentos ou informações. 1.2. A teoria da documentação surgiu a partir de 1870, em decorrência do desenvolvimento da indústria gráfica. Paul Otlet e Henri La Fontaine foram seus grandes líderes. 2. arq bib conjunto de documentos ou informações que tratam de um assunto. 3. bib eng livro ou manual que descreve como funciona um programa, um conjunto de programas ou um equipamento.
e)Conforme Cunha e Cavalcanti (2008, p. 48): Bibliomática bibliomatics edit i\t termo criado em 1981 por Robert L. Baticle. Disciplina referente a todas as intervenções da informática nas áreas da escrita, da imagem e do som. Estas formas de expressão podem ser codificadas. Abrange o tratamento ou processamento e a transmissão de documentos, cujo conteúdo é codificado em linguagem binária.
Gab. D
CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília, DF: Briquet de Lemos / Livros, 2008. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/34113