SóProvas


ID
1644091
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca da bibliometria, julgue o item a seguir.


Conforme a lei do quadrado inverso, em uma especialidade científica coexiste pequeno número de pesquisadores extremamente produtivos com uma grande quantidade de cientistas menos produtivos.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    A Lei de Lotka, é também conhecida como Lei do Quadrado Inverso devido a sua premissa: o número de autores que tenham publicado exatamente (n) trabalhos é inversamente proporcional a (n²). Maltrás Barba (2003) utiliza exemplo dado por Derek J. de Solla Price, afirmando que a que a cada 100 autores com um trabalho somente, haverá 25 autores com 2 trabalhos, 11 autores com 3 trabalhos e assim sucessivamente.


  • GABARITO: CERTO

     

    "A Lei de Lotka (1926) ou Lei do Quadrado Inverso propõe que um número restrito de pesquisadores produz muito em determinada área de conhecimento, enquanto um grande volume de pesquisadores produz pouco. [...] A representação deste princípio pode ser expressa matematicamente como o número de autores que publica n artigos (n é igual à quantidade de artigos) é igual a 1/n2 dos autores que publicam somente um artigo. Exemplificando: em determinada área de conhecimento a quantidade de autores que publicam dois artigos é igual a ¼ do número de autores que publicam um artigo. Para os autores que publicam três artigos correspondem a 1/9 dos que produziram somente um artigo. Nesta concepção, a Lei estabelece que um campo seja mais produtivo, quanto mais artigos seus autores produzirem no decorrer da carreira. Como consequência da Lei de Lotka, aproximadamente 60% dos autores de um campo produz somente um artigo em toda a sua vida acadêmica (CHUNG; COX, 1990, ALVARADO,2002)".

     

    Fonte: MACHADO JÚNIOR, Celso et al. Análise de viabilidade de utilizar as leis da bibliometria em diferentes bases de pesquisa. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 38., 2014, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2014. 

  • Lei do quadrado inverso é também conhecida como Lei de Lotka ou Lei da Produtividade. Trata das métricas sobre a produtividade de autores. CORRETO.

    Gabarito: C

  • Gabarito: Certo.

    Conforme a lei do quadrado inverso, em uma especialidade científica coexiste pequeno número de pesquisadores extremamente produtivos com uma grande quantidade de cientistas menos produtivos.

    Lotka (1926) estabeleceu os fundamentos da lei do quadrado inverso, afirmando que o número de autores que fazem n contribuições em um determinado campo científico é aproximadamente 1/n2 daqueles que fazem uma só contribuição e que a proporção daqueles que fazem uma única contribuição é de mais ou menos 60%. Desde 1926, época em que Lotka estabeleceu esta lei, muitos estudos têm sido conduzidos para investigar a produtividade dos autores em distintas disciplinas.

    Fonte: https://www.scielo.br/j/ci/a/C6XvwjLXGrKMVGWZ56KGF4q/?lang=pt