SóProvas



Questões de Bibliometria


ID
177823
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A bibliometria, ao identificar e gerar diferentes indicadores de tratamento e gestão da informação e do conhecimento, e de produtividade, necessários ao planejamento e avaliação de sistemas de informação é considerada uma

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

     

    "bibliometria bibliometrics, statistical bibliography BIB COMN 1. Análise quantitativa da comunicação escrita. 2. "Estudos que buscam quantificar os processos de comunicação escrita" (PRIT). 3. Aplicação de métodos matemáticos e estatísticos a livros e outros veículos de comunicação. 4. [...] Otlet define-a como "a parte da bibliologia que trata da medida ou quantidade aplicada aos livros" (OTL). 5. As principais áreas de pesquisa em bibliometria incluem as leis bibliométricas (Bradford, Lotka e Zipf), análise de citações e indicadores de desempenho de pesquisa." (CUNHA; CAVALCANTI, 2008, p. 48)

  • C

    ferramenta estatística.


ID
197206
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No que se refere à avaliação de bibliotecas e aos serviços de
informação, julgue os seguintes itens.

A Lei de Lotka, também conhecida como Lei de Dispersão, permite, por meio da mensuração da produtividade dos periódicos, identificar o núcleo e as áreas de dispersão de determinado assunto em um mesmo conjunto de periódicos.

Alternativas
Comentários
  • Lei de Lotka é conhecida também como "Lei do Quadrado Inverso" e está relacionado a produtividade do "autor" e não do periódico
  • Para nunca mais errar:

    Lei de Lotka: produtividade de autores

    Lei de Zipf: frequência de palavras

    Lei de Bradford: produtividade dos periódicos (essa eu tive que forçar um pouco, mas acho que dá para memorizar rs)

    Força, foco e fé!

  • BradfoRD: Produtividade das Revistas (Periódicos) / Lei da Dispersão
    LotkA: Produtividade de Autores
    ZiPf: Frequência das Palavras

  • BLZ PAI

    Bradford -> Periódicos

    Lokta -> Autores

    Zipf -> Indexação

  • → Lei de BRADFORD ou Lei da dispersão – relacionada à dispersão da literatura periódica científica, enuncia que “se periódicos científicos forem ordenados em ordem decrescente de produtividade de artigos sobre determinado assunto, poderão ser divididos em um núcleo de periódicos mais particularmente dedicados ao assunto e em vários grupos ou zonas, contendo o mesmo número de artigos que o núcleo. O número de periódicos (n), no núcleo e zonas subsequentes, variará na proporção 1:n:n2 [...]” (BROOKES, 1969). 


ID
259483
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A Bibliometria, define-se como a análise

Alternativas
Comentários
  • bibliometria é um campo das áreas de biblioteconomia e ciência da informação que aplica métodos estatísticos e matemáticos para analisar e construir indicadores sobre a dinâmica e evolução da informação científica e tecnológica de determinadas disciplinas, áreas, organizações ou países.

  • GABARITO: A

     

    A Bibliometria é "o estudo dos aspectos quantitativos da produção, disseminação e uso da informação registrada. A bibliometria desenvolve padrões e modelos matemáticos para medir esses processos, usando seus resultados para elaborar previsões e apoiar tomadas de decisões" (TAGUE-SUTCKIFFE, 1992).

  • Talvez a letra C possa confundir. Mas quando cita apenas qualitativa a questão é descartada


ID
259552
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos (FRBR) são um modelo conceitual do universo bibliográfico e estão possibilitando transformações no campo da Representação Descritiva e de modelagem de bancos de dados. Tendo em vista as entidades dos Grupos 1 e 2 dos FRBR, observe os enunciados a seguir:

I. A publicação da primeira edição do livro “Ágata noturna”, de Emmanuel Tugny, pela editora Sulinas.

II. A tradução do livro “The bookman’s pomise” para o português, por Alvaro Hattnher.

As entidades dos Grupos 1 e 2 dos FRBR que representam corretamente os relacionamentos apontados nos enunciados I e II são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • O modelo FRBR lida com as relações entre os grupos de entidades. Por exemplo, temos as conhecidas relações entre as entidades dos grupos 1 e 2:

    Obra  - criada por - pessoa física

    Expressão- traduzida por - pessoa física

    Manifestção- publicada por - pessoa  jurídica

    Item- propriedade de - família


    Oliver, Chris. Introdução a RDA: um guia básico. Páginas 27.

  • http://fabricioassumpcao.com/2012/07/o-que-e-frbr.html

  • Sobre o mesmo assunto consultar "Requisitos funcionais para registros bibliográficos: uma apresentação", de Fernanda Passini Moreno e Miguel Ángel Márdero Arellano.

  • As 10 entidades definidas no FRBR estão divididas em 3 grupos:

     

    Grupo 1 – entidades que são produto de trabalho intelectual ou artístico: obra1 (uma distinta criação artística ou intelectual), expressão2 (a realização artística ou intelectual de uma obra), manifestação3 (a materialização de uma expressão de uma obra) e item4 (um único exemplar de uma manifestação).

    Grupo 2 – entidades responsáveis pelo conteúdo intelectual ou artístico, pela produção física e disseminação ou pela guarda das entidades do Grupo 1: pessoa5 (um indivíduo) e entidade coletiva6 (uma organização ou grupo de indivíduos e/ou organizações).

    Grupo 3 – entidades que, juntamente com as entidades dos grupos 1 e 2, servem como “assunto” da entidade obra: conceito7 (uma noção abstrata ou ideia), objeto8 (uma coisa material), evento9 (uma ação ou ocorrência) e lugar10 (um local).


ID
277621
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca de automação, de bibliotecas e de sistemas de informação
em ambiente digital, julgue os itens a seguir.

O modelo FRBR traz consigo a ideia de reorganização da informação presente nos registros bibliográficos, sob o entendimento de que estes devem servir ao usuário final. Nesse sentido, o modelo proporciona condições para a descoberta do universo bibliográfico em que se inserem um determinado autor, suas obras e outros recursos de informação relacionados.

Alternativas
Comentários
  • "A idéia do modelo, portanto, é uma reorganização da informação presente nos registros bibliográficos, de acordo com o entendimento que estes devem servir ao usuário final, fornecendo meios para a descoberta do universo bibliográfico onde se insere um determinado autor, suas obras e outros recursos de informação relacionados." (Moreno, 2009, p. 49)

     

    MORENO, Fernanda Passini. O modelo conceitual FRBR: discussões recentes e um olhar sobre as tarefas do usuário. Revista Eletrônica de Biblioteconomia Encontros Bibli, Florianópolis, v. 14, n. 27, p. 47-68, 2009.


ID
523291
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O critério conhecido como fator de impacto, que apóia a decisão de aquisição ou cancelamento de títulos de periódicos de uma coleção, refere-se à(ao):

Alternativas
Comentários
  •                             - Fator de impacto   Proposto por Eugene Garfield em 1955, o Fator de Impacto (FI) começou a ser utilizado como instrumento de avaliação da qualidade das publicações a partir dos anos sessenta  tendo sido usado como critério de seleção dos periódicos a serem indexados pelo Science Citation Index(SCI). Desde então o FI firmou-se como meio de avaliação dos periódicos nas mais variadas instâncias. É calculado anualmente pelo Institute for Scientific Information(ISI)  para as revistas indexadas em sua base de dados, e publicado pelo Journal Citations Reports (JCR), uma publicação do ISI.   Hoje, todo autor considera o valor do FI para escolher o periódico que possa dar maior visibilidade ao seu trabalho.
    Os bibliotecários vêem o FI como um parâmetro de seleção dos títulos de maior interesse científico, e que, portanto deverão compor o acervo de suas instituições. Não diferente, os editores acompanham atentos os FI de seus periódicos conscientes da importância deste índice como fator de influência na captação de recursos financeiros e atração de bons trabalhos a serem publicados.  Nas agencias de fomento, os responsáveis pela elaboração das políticas cientificas também utilizam o índice para selecionar pesquisadores e instituições de maior mérito e que melhor atendam as demandas das instituições.  Para o cálculo do FI leva-se em consideração o número de citações recebidas pelos artigos publicados em um periódico em determinado ano, divido pelo número de artigos publicados no mesmo periódico nos dois anos anteriores. 
  • a. FRENTE DE PESQUISA 

    freqüência de citação dos títulos pelos usuários em seus trabalhos acadêmicos.

    b. LOTKA (Lei do Quadrado Inverso)

    número de autores que publicam numa determinada área do conhecimento.

    c. FATOR DE IMPACTO

    número de citações recebidas por um periódico em relação ao número de artigos publicados por esse periódico.

    d. ESTUDO DE USUÁRIO.

    resultado de pesquisa de opinião realizada na comunidade de usuários.

    e. BRADFORD

    número de vezes que o periódico foi citado em fontes nacionais e internacionais.


ID
523369
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A comunidade científica consiste no grupo social formado por indivíduos cuja profissão é a pesquisa científica e tecnológica. Entretanto, a produtividade desses cientistas é muito desigual; assim, um número n de autores que publicou x artigos em determinado campo, durante determinado período, é igual a 1/xn , onde o expoente n mede as proporções relativas dos grandes e pequenos produtores. Um índice elevado revela uma distorção da produção: 20% dos cientistas produziram, por exemplo, 80% da literatura.
Essa descrição expressa a lei de:

Alternativas
Comentários
  • LEI DO ELITISMO: tem haver com amostragem populacional;

    Lei de Lotka: produtividade científica de autores;

    Leis de Zipf: freqüência de palavras;
      lei de vida média: tem haver com leis da física;

    Lei de Bradford: produtividade de periódicos.
  • → Lei de LOTKA – Está relacionada à produtividade de autores e fundamentada na premissa básica de que “alguns pesquisadores publicam muito e muitos publicam pouco” (VOOS, 1974), enuncia que “a relação entre o número de autores e o número de artigos publicados por esses, em qualquer área científica, segue a Lei do Inverso do Quadrado 1/n2 . Isto é, em um dado período de tempo, analisando um número n de artigos, o número de cientistas que escrevem dois artigos seria igual a ¼ do número de cientistas que escreveram um. O número de cientistas que escreveram três artigos seria igual a 1/9 do número de cientistas que escreveram um, e assim sucessivamente. O mesmo autor revela que Price, em “Little Science, Big Science2, observou que, para as ciências em geral, o número de autores decresce mais rapidamente que o inverso do quadrado, mais aproximadamente à Lei do Inverso do Cubo 1/n3. (TARAPANOFF, 1995, p. 90).

  • A Lei de Lotka é conhecida como Lei do Quadrado Inverso. Visa aferir a produtividade dos autores. Esta Lei também serve para conhecer a “elite”, os autores mais importantes de determinado campo científico.⠀

    ⠀⠀

    A Lei de Bradford também é conhecida como Lei de dispersão do conhecimento científico. Ela mede a dispersão do conhecimento científico em publicações periódicas. Uma de suas aplicações é auxiliar no desenvolvimento de coleções da biblioteca.⠀

    ⠀⠀

    A Lei de Zipf é conhecida como Lei do menor esforço. Ela verifica a distribuição de frequência de palavras em um texto. Além disso, contribui na determinação de termos de indexação.

    Fonte: postagem do Profº Wesley Oliveira: https://www.instagram.com/p/CIgX1wGC4AN/


ID
764557
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O diagnóstico bibliométrico ou análise bibliométrica, técnica que permite controle quantitativo dos produtos e serviços oferecidos pela biblioteca, serve, posteriormente, como subsídio para a tomada de decisões.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo.

    De acordo com as palavras de Tague-Sutckiffe13, traduzidas por Macias-Chapula19 (p. 134), pode-se definir a bibliometria como:

    "[...] o estudo dos aspectos quantitativos da produção, disseminação e uso da informação registrada. A bibliometria desenvolve padrões e modelos matemáticos para medir esses processos, usando seus resultados para elaborar previsões e apoiar tomadas de decisões".

    Fonte: https://www.scielo.br/j/ci/a/SLKfBsNL3XHPPqNn3jmqF3q/?lang=pt


ID
800818
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Como se chama o método quantitativo de avaliação da produção científica que estuda toda a internet, incluindo chat, mailing list e new groups?

Alternativas

ID
894877
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca de conceitos básicos de biblioteconomia, ciência da
informação e documentação, julgue os itens subsequentes.

A bibliometria, que estuda os aspectos quantitativos da produção bibliográfica em um determinado campo do conhecimento, é considerada um segmento da sociologia da ciência aplicada no desenvolvimento de políticas científicas.

Alternativas
Comentários
  • Bibliometria
    A bibliometria surgiu no início do século devido à necessidade de estudar e avaliar as atividades de
    produção e comunicação científica. Por bibliometria, entende-se como “técnica quantitativa e
    estatística de medição dos índices de produção e disseminação do conhecimento científico”
    (Araújo, 2006, p. 12). Guedes e Borschiver (2005) dizem que bibliometria é um conjunto de leis e
    princípios empíricos que contribuem para o estabelecimento dos fundamentos teóricos da Ciência da
    Informação. As autoras apontam o conceito mais utilizado de bibliometria, definido por Pritchard
    (1969), como “todos os estudos que tentam quantificar os processos de comunicação escrita”1. O
    termo definido por Pritchard é ao mesmo tempo objetivo e amplo, pois em poucas palavras elucida a
    essência dos estudos bibliométricos.
  • Bibliometria (estudos de citação e de produtividade científica); emergência e crescimento de áreas científicas; formação de recursos humanos 
    e compilações de indicadores científicos.
  • O conceito é de Cienciometria! Veja as provas comentadas de Bibliotecário no site: http://bibliothings.blogspot.com.br/

  • A bibliometria, que estuda os aspectos quantitativos da produção bibliográfica em um determinado campo do conhecimento, é considerada um segmento da sociologia da ciência aplicada no desenvolvimento de políticas científicas.

     

    A CIÊNCIOMETRIA que estuda os aspectos quantitativos da produção bibliográfica em um determinado campo do conhecimento, é considerada um segmento da sociologia da ciência aplicada no desenvolvimento de políticas científicas.


ID
895009
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito do estudo de usuários, julgue os itens a seguir.

A bibliometria é utilizada como instrumento de estudo de usuários, possibilitando a análise de aspectos quantitativos da produção, distribuição e uso da informação demandada pelos usuários, em determinado período de tempo.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Bibliometria: é ramo da ciência q se ocupa em quantificar processos d comunicação escrita. Seu objetivo é o estudo da produção e uso da informação a partir da utilização d métodos matemáticos. Leis bibliométricas referem-se à aplicação d métodos estatísticos e matemáticos a livros, artigos e outros meios d comunicação ou à abordagem quantitativa d técnicas d gestão d unidade de informação (DIAS e PIRES, 2004).
  • O erro da questão está em afirmar que a bibliometria é utilizada como instrumento de estudo de usuários. Estes são: questionários, técnica de Delfos, entrevistas, observação, grupo focal, técnica do incidente crítico e diários.

  • A bibliometria é utilizada como instrumento de estudo de usuários, possibilitando a análise de aspectos quantitativos da produção, distribuição e uso da informação demandada pelos usuários, em determinado período de tempo.

  • GABARITO: ERRADO

     

    Bibliometria: é "o estudo dos aspectos quantitativos da produção, disseminação e uso da informação registrada. A bibliometria desenvolve padrões e modelos matemáticos para medir esses processos, usando seus resultados para elaborar previsões e apoiar tomadas de decisões" (TAGUE-SUTCKIFFE, 1992). A Bibliometria possui três leis básicas: Lei de Bradford (produtividade de periódicos), Lei de Lotka (produtividades de autores) e Lei de Zipf (freqüência de ocorrência de palavras) (FERREIRA, 2010).

     

    Os métodos para Estudo de Usuário compreendem: Perguntas (Questionário, Entrevistas, Técnica de Delfos), Observação (Observação participante, Observação não participante) e Análise documentária (Diários, Análise de conteúdo, Análise de Citações, Documentos de Biblioteca) (CUNHA, 1982).

  • Gabarito errado, mas observem esta outra questão:

    TJ-RR 2012 CESPE

    "O diagnóstico bibliométrico ou análise bibliométrica, técnica que permite controle quantitativo dos produtos e serviços oferecidos pela biblioteca, serve, posteriormente, como subsídio para a tomada de decisões."

    Gabarito CERTO


ID
908962
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A lei bibliométrica que mensura a produção e a produtividade dos periódicos, estabelecendo o núcleo e a dispersão do conjunto analisado é a:

Alternativas
Comentários
  • Leis da Bibliometria
     
    A Bibliometria possui três leis básicas: Lei de Bradford (produtividade de periódicos), Lei de Lotka
    (produtividades de autores) e Lei de Zipf (freqüência de ocorrência de palavras).
     A lei de 
    Bradford é também conhecida como de lei da dispersão e “ permite, mediante a medição da
    produtividade das revistas, estabelecer o núcleo e as áreas de dispersão sobre um determinado
    assunto em um mesmo conjunto de revistas” (Vanti, 2002, p. 153). Araújo (2006) aponta que no
    Brasil, além dos estudos de Pinheiro, destaca-se também o realizado por Maia, em 1980.4

ID
929161
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Estudos de comportamento dos usuários são importantes tanto na
fase de planejamento de um novo serviço como para
acompanhamento dos serviços já prestados. Com relação a esses
estudos, julgue os itens subseqüentes.

A bibliometria possibilita a identificação de trabalhos relevantes para diversas áreas, sendo um método indicado na análise dos trabalhos e(ou) autores em uma perspectiva quantitativa e qualitativa.

Alternativas
Comentários
  • A bibliometria é um campo das áreas de biblioteconomia e ciência da informação que aplica métodos estatísticos e matemáticos para analisar o curso da comunicação escrita de uma determinada disciplina. Segundo Pritchard1 bibliometria significa “todos os estudos que tentam quantificar os processos de comunicação escrita”.

    Dentre as possibilidades de aplicação do uso da bibliometria pode-se destacar:

    Identificar tendências e crescimento do conhecimento em uma determinada disciplina. Estudar dispersão e obsolescências dos campos científicos. Medir o impacto das publicações e dos serviços de disseminação da informação. Estimar a cobertura das revistas científicas. Identificar autores e instituições mais produtivos. Identificar as revistas do núcleo de cada disciplina. Adaptar políticas de aquisição e descarte de publicações etc 2
  • Onde está o erro, então, da questão?

  • De acordo com o Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia, a "bibliometria é análise quantitativa da comunicação escrita" e não qualitativa, como afirma a questão. 

  • → Bibliometria - é o estudo de aspectos quantitativos da produção, distribuição e uso da informação registrada. Desenvolve modelos matemáticos e medidas para esses processos e depois os utiliza para a previsão e tomada de decisão (TAGUE-SUTCLIFFE, 1992, p. 1). 

  • Gabarito: Errado.

    Bibliometria, Cienciometria, Infometria e Webometria são métodos quantitativos. 


ID
945742
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à bibliometria, julgue os itens seguintes.

O objetivo da infometria é possibilitar a medição das atividades científicas e técnicas; à infometria podem ser associados outros métodos de mineração de dados, como text mining, data mining e Web mining.

Alternativas
Comentários
  • O objeto da infometria é medir as atividades de informação científica e técnica. A combinação dos elementos de informação permite elaborar indicadores quantitativos (medidas) e qualitativos das atividades de construção, comunicação e uso das informações científicas e técnicas.

    (LE COADIC, 2004, p. 50)

    Gab. Certo

  • A infometria abarca a webmetria, bibliometria e a cienciometria e desenvolveu métodos e ferramentas para mensurar e analisar os aspectos cognitivos da ciência.

    Gabarito: C

  • [...] ferramentas de localização de informações relevantes na organização, por exemplo, text mining, data mining e similares, que, por meio de algoritimos de inteligência artificial e linguística, podem extrair e explorar novos sentidos para a informações armazenadas [...]

    STAREC, Cláudio. Gestão da Informação, Inovação e Inteligência Competitiva. p. 315


ID
945745
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à bibliometria, julgue os itens seguintes.

A webometria, que é utilizada exclusivamente para medições da produção científica disponibilizada na Web, possibilita a elaboração de projetos de gestão científica em instituições acadêmicas.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Webometria:  para Björneborn & Ingwersen (2004), é "o estudo de aspectos quantitativos da construção e uso de recursos informacionais, estruturas e tecnologias da Web a partir de abordagens bibliométricas e informétricas."

    Ou seja, NÃO é utilizada exclusivamente p/ medições da produção científica disponibilizada na Web.
  • "Webometria é basicamente a aplicação de estudos infométricos à Internet, buscando entender o funcionamento da rede mundial de computadores por meio de mapas cognitivos e modelos matemáticos. Pode se ocupar também de informação não científica" Prof. Carlos Ferian

  • Errado. Webometria mede o uso de links de sites da Internet.

ID
945748
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à bibliometria, julgue os itens seguintes.

Na obra Traité de documentation: le livre sur le livre, Paul Otlet define a bibliometria como a área do conhecimento que se ocupa da medida ou da quantidade aplicada a livros.

Alternativas
Comentários
  • "A primeira definição, durante muito tempo desconhecida, foi de Paul Otlet, em 1934, na sua obra "Traité de Documentation", na qual Bibliometria seria: ' a parte definida da bibliologia que se ocupa da medida ou quantidade aplicada aos livros', referente à contagem de páginas, de palavras e de outros de seus elementos."

    Disponível em: http://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/67/1/PinheiroCIPECC.pdf

    Gabarito: CERTO


ID
1091248
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os estudos e conceitos relacionados à bibliometria são baseados na análise de citações, considerando que citação é um indicador válido de influência de um determinado trabalho sobre outro(s), evidenciando conexões intelectuais.

Para medir o grau de ligação entre dois ou mais artigos, segundo o número de documentos idênticos citados por esses artigos, utilizamos o(a).

Alternativas
Comentários
  • Marshakova (1981), o

    Acoplamento Bibliográfico mede o grau de ligação entre dois ou mais artigo,

    segundo o número de documentos idênticos citados por esses artigos, e Co-citação

    mede o grau de ligação de dois ou mais artigos, pelo número de documentos onde

    esses artigos são citados, simultaneamente

  • Acoplamento Bibliográfico

    O acoplamento bibliográfico entre dois artigos ocorre quando estes referenciam pelo menos uma publicação em comum. Nesse contexto, o acoplamento bibliográfico estabelece uma conexão entre dois artigos ao utilizarem as mesmas referências. (GRÁCIO, 2016). 


ID
1102144
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A Diretora da Biblioteca Central da UNIRIO solicitou que um bibliotecário avaliasse a produtividade dos pesquisadores da universidade e o fator de impacto de suas publicações, bem como, medisse o índice de impacto de periódicos para subsidiar a tomada de decisão de quais títulos de periódicos deveria providenciar a aquisição para formar a coleção básica do Curso de Bacharelado em Serviço Social. Para atender a solicitação da Diretora, o bibliotecário teve de utilizar, respectivamente, as Leis de

Alternativas
Comentários
  • Lei de Bradford (produtividade de periódicos)


    Lei de Lotka (produtividades de autores) 


    Lei de Zipf (freqüência de ocorrência de palavras)


    FONTE: http://www.dgz.org.br/jun10/Art_05.htm


ID
1197571
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Sobre os FRBR, afirmar-se que

I- auxiliam os usuários em suas relações de formulação de buscas.

II- constituem formatos técnicos para a elaboração de catalogação na fonte.

III- possibilitam a captação de material para a organização da bibliografia nacional.

IV- utilizam técnicas de análise que isolam os elementos, identificando as características ou atributos de cada um.

V- permitem identificar, com clareza, os elementos da descrição bibliográfica que possam ser de interesse para os usuários.

Estão INCORRETOS os itens

Alternativas
Comentários
  • Para compreender sobre http://fabricioassumpcao.com/2012/07/o-que-e-frbr.html

  • FRBR - 

    não é formato

    não é padrão de metadados ("captação de material")


ID
1236250
Banca
IBFC
Órgão
TRE-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A análise quantitativa da comunicação escrita, utilizando-se de métodos matemáticos e estatísticos a livros e outros veículos de comunicação é dado o nome de:

Alternativas
Comentários
  • letra D

    Bibliometria pode ser definida como o estudo dos aspectos quantitativos da produção, disseminação e uso da informação registrada. A bibliometria desenvolve pradões e modelos matemáticos para medir esses processos, usando seus resultados para elaborar previsões e apoaiar tomadas de decisões". (TEGUE-STUCKIFFE)

  • Segundo Le Coadic (2004, p. 50), o objeto da bibliometria é medir as atividades de gestão dos livros, dos documentos.

    Gab. D


ID
1251700
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Um campo que está em rápida ascensão é o de monitoramento on-line de redes sociais para acompanhar o impacto de publicações em qualquer área do conhecimento. Esse campo é conhecido por

Alternativas
Comentários
  • ALTMETRIA  -  definida como o estudo, a criação e a utilização de indicadores relacionados à interação de usuários com produtos de pesquisa diversos no âmbito da Web Social – visualizações, downloads, citações, reutilizações, compartilhamentos, etiquetagens, comentários, entre outros. Para entender o contexto de surgimento da altmetria, exploramos as especificidades e potencialidades da Web Social e as características da comunicação científica. Além de constituir mais um passo na evolução dos estudos métricos da informação, a altmetria se apresenta também como reação à crise do atual modelo de publicação e avaliação na ciência.Souza, Iara Vidal Pereira deAltmetria: métricas alternativas do impacto da comunicação científica., 2014 Master thesis thesis, Universidade Federal Fluminense. [Thesis]

  • Bibliometria “A aplicação da matemática e métodos estatísticos para livros e outras mídias de comunicação” (Pritchard, 1969, p 349). Esta é a área original de estudo que abrange livros e publicações em geral. O termo “bibliometria” foi proposto pela primeira vez por Otlet (1934; cf. Rousseau, 2014).

    Cientometria – “Os métodos quantitativos da pesquisa sobre o desenvolvimento da ciência como um processo informacional” (Nalimov e Mulcjenko, 1971, p. 2). Este campo concentra-se especificamente sobre a ciência (e as ciências sociais e humanas).

    Infometria – “O estudo da aplicação de métodos matemáticos para os objetos da ciência da informação” (Nacke, 1979, p 220). Talvez o campo mais geral que abrange todos os tipos de informações, independentemente da forma ou de origem (Egghe, L. & Rousseau, 1988).

    Altmetria – “O estudo e uso de medidas de impacto acadêmico com base na atividade em ferramentas e ambientes on-line” (Priem, 2014, p 266). Também chamado de cientometria 2.0, este campo substitui citações de periódicos com impactos em ferramentas de redes sociais, tais como visualizações, downloads, “curtidas”, blogs, Twitter, Mendelay, CiteULike.


ID
1430281
Banca
FCC
Órgão
TCE-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo os Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos, obra é

Alternativas
Comentários
  • Letra C:

    Obra: é uma criação intelectual ou artística distinta, ou seja, o conteúdo intelectual em si, independentemente de seu suporte ou de sua forma. Uma obra também pode ser o assunto de outra obra.

    Fonte: Livro "Catalogação no plural"

  • Obra → criação intelectual ou artística; o conteúdo intelectual em si, independentemente de seu suporte ou forma.

    Expressão → realização intelectual ou artística de uma obra; forma como se expressa o conteúdo intelectual.

    [tradução, interpretação de obra musical, etc]

    Manifestação → materialização de uma expressão ou de uma obra; representação de todos os objetos físicos que possuem as mesmas características.

    [livro, periódico, filme, mapas, etc]

    Item → exemplificação única de uma manifestação.

    [livro autografado, filme pertencente a um acervo, livro com a capa rasgada]


ID
1498138
Banca
FCC
Órgão
TRE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em relação aos Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos, avalie os dois agrupamentos abaixo.

I. Obra
II. Expressão
III. Manifestação
IV. Item

a. É o que hoje se entende como exemplar, um ser único na biblioteca.
b. Criação intelectual ou artística em si, desconsiderando o suporte, idioma, edição, editora etc.
c. Realização da produção intelectual ou artística, compreende traduções etc.
d. É onde se expressa a produção intelectual ou artística, é o suporte físico que possui o conteúdo.

A correlação correta entre os agrupamentos é

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA B

     

    Para exemplificar:

     

    Tenho em mãos um exemplar impresso da 3ª edição do livro “O Hobbit”, do autor J. R. R. Tolkien, publicado no Brasil pela editora Martins Fontes em 2009.

     

    A obra é o conteúdo intelectual, a ideia de seu criador. Podemos nos referir à obra por meio do título pelo qual ela tornou-se mais conhecida ou foi primeiro publicada, por isso chamaremos essa obra de The Hobbit. Um obra é criada por alguém (pessoa ou entidade coletiva). Essa obra foi criada pela pessoa J. R. R. Tolkien.


    A expressão é a realização de uma obra, seja na forma textual, sonora, etc. A obra The Hobbit foi expressa em diversos idiomas além do inglês. Chamaremos a primeira expressão de The Hobbit – texto em inglês. Essa expressão foi realizada pela pessoa J. R. R. Tolkien, que também é o criador da obra. No recurso que tenho em mãos à obra está realizada como um texto em português, chamaremos essa expressão de The Hobbit – texto em português. Essa expressão foi realizada pelas pessoas Lenita Maria Rímoli Esteves e Almiro Pisetta por meio da tradução da expressão The Hobbit – texto em inglês.


    O exemplar impresso é a 3ª edição, publicada pela editora Martins Fontes em 2009. Ou seja, a expressão The Hobbit – texto em português foi materializada em papel por meio de impressão em 2009 sob a responsabilidade da entidade coletiva Martins Fontes. Chamaremos essa manifestação de The Hobbit – texto em português – impresso, 3ª edição, Martins Fontes, 2009. A editora Martins Fontes é a entidade coletiva que produziu essa manifestação.


    O exemplar que tenho em mãos possui o número de tombo 12.345 atribuído pela biblioteca. Esse número diferencia esse exemplar dos demais. Ou seja, o que tenho em mãos é um item, um único exemplar da manifestação The Hobbit – texto em português – impresso, 3ª edição, Martins Fontes, 2009. A biblioteca é a entidade coletiva responsável pela guarda desse item.

  • Questão maldosa.

    "d. É onde se expressa a produção intelectual ou artística, é o suporte físico que possui o conteúdo." 

    Essa afirmativa refere-se a entidade MANIFESTAÇÃO, mas a banca usou a a palavra "expressa" para confundir. 

  • Obra: criação intelectual ou artística distinta, o conteúdo intelectual em si (palavras-chave: criação, intelectual)

    Expressão: realização intelectual ou artística de uma obra, a forma como se expressa o conteúdo intelectual. Compreende traduções, interpretações de uma obra musical determinada, etc. (palavras-chave: realização, forma, se expressa, interpretações)

    --> CUIDADO!!! a banca usa "expressa" para descrever a manifestação, mas lendo a definição toda é possível diferenciar uma da outra.

    Manifestação: materialização de uma expressão de uma obra, ou seja, a representação de todos os objetos físicos que possuem as mesmas características, tanto de conteúdo intelectual como de forma física. (palavras-chave: materialização, físico, representação)


ID
1499599
Banca
IBFC
Órgão
HMDCC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O método que permite medir a produtividade de um autor, país ou instituição, bem como o impacto de uma revista, assunto ou autor (utilizando as contagens das citações que determinado trabalho teve durante um período), é chamado de:

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

     

    "infometria infometrics, informetrics BIB em bibliometria e cientometria, "termo adotado, em 1987, pela Federação Internacional de Documentação (FID), para designar o conjunto de atividades métricas relativas à informação" (TAR, p. 313). Existem três métodos de estudo da infometria: "os métodos infométricos monodimensionais apóiam-se em classificações, nomenclaturas preestabelecidas, e consistem em contagens do número de publicações (artigos ou patentes) que apresentem essa ou aquela caracterísitca, que pertençam a determinado número de classificação. Permitem também medir a produtividade de um autor, país ou instituição, bem como o impacto de uma revista, assunto ou autor (utilizando as contagens das citações que determinado trabalho teve durante determinado período). Os métodos bidimensionais ou relacionais baseiam-se na deteção de uma relação entre os elementos de informação e visam identificar a estrutura de um campo de atividade científica ou técnica que é representada com frequência em forma gráfica (mapa). Os dois métodos mais utilizados: o das cocitações e o das palavras associadas. Os métodos multidimensionais são métodos estatísticos tradicionais, como a análise fatorial" (LEC, p. 54-55)." (CUNHA; CAVALCANTI, 2008, p. 201)

  • Segundo Le Coadic (2004, p. 50), Infometria é medir as atividades de informação científica e técnica.

    Gab. C

  • Confunde completamente com a lei de Bradford (Bibliometria)...


ID
1593577
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue o item seguinte, acerca de biblioteconomia e ciência da informação.


A lei de Bradford constitui recurso auxiliar na elaboração de uma política de aquisição de periódicos para bibliotecas especializadas em direito.

Alternativas
Comentários
  • ...Entre as principais leis da Bibliometria estão a de Zipf (freqüência de palavras), Lotka (produtividade de autores) e, a mais conhecida, de Bradford (produtividade de periódicos), todas três consideradas estáticas.  LEI DE BRADFORD: UMA REFORMULAÇÃO CONCEITUAL* .Disponivel em: http://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/15/1/1498-4664-1-PB.pdf. Questão correta. 

  • CERTO

    A Bibliometria possui três leis básicas: Lei de Bradford (produtividade de periódicos), Lei de Lotka (produtividades de autores) e Lei de Zipf (freqüência de ocorrência de palavras).

  • Completando os comentários...

     

    "1. Lei de Bradford em biblioteconomia, lei formulada por S.C. Bradford, relativa à dispersão de artigos científicos, segundo a qual, trabalhos importantes, sobre assuntos diversos, são publicados em fontes de outras áreas de conhecimento. Bradford constatou que a informação relevante "distribuía-se nas revistas com notável regularidade, o que levou a supor que existem, em qualquer setor especializado de atividade, três tipos de periódicos. Os periódicos da especialidade constituem o núcleo [core] da literatura, 'c'. Poucos numerosos, seus artigos são em geral relevantes para a formação do acervo dessa especialidade. Um segundo grupo mais importante é constituído de 'c.m' periódicos, que não são da especialidade, mas têm um conteúdo que abarca o núcleo da literatura. Proporciona o segundo conjunto de artigos. No terceiro grupo de 'c.m²' periódicos, os assuntos cobertos terão, geralmente, apenas relações remotas, com os que são objeto das pesquisas na especialidade examinada." (CUNHA; CAVALCANTI, 2008, p. 220)


ID
1644091
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca da bibliometria, julgue o item a seguir.


Conforme a lei do quadrado inverso, em uma especialidade científica coexiste pequeno número de pesquisadores extremamente produtivos com uma grande quantidade de cientistas menos produtivos.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    A Lei de Lotka, é também conhecida como Lei do Quadrado Inverso devido a sua premissa: o número de autores que tenham publicado exatamente (n) trabalhos é inversamente proporcional a (n²). Maltrás Barba (2003) utiliza exemplo dado por Derek J. de Solla Price, afirmando que a que a cada 100 autores com um trabalho somente, haverá 25 autores com 2 trabalhos, 11 autores com 3 trabalhos e assim sucessivamente.


  • GABARITO: CERTO

     

    "A Lei de Lotka (1926) ou Lei do Quadrado Inverso propõe que um número restrito de pesquisadores produz muito em determinada área de conhecimento, enquanto um grande volume de pesquisadores produz pouco. [...] A representação deste princípio pode ser expressa matematicamente como o número de autores que publica n artigos (n é igual à quantidade de artigos) é igual a 1/n2 dos autores que publicam somente um artigo. Exemplificando: em determinada área de conhecimento a quantidade de autores que publicam dois artigos é igual a ¼ do número de autores que publicam um artigo. Para os autores que publicam três artigos correspondem a 1/9 dos que produziram somente um artigo. Nesta concepção, a Lei estabelece que um campo seja mais produtivo, quanto mais artigos seus autores produzirem no decorrer da carreira. Como consequência da Lei de Lotka, aproximadamente 60% dos autores de um campo produz somente um artigo em toda a sua vida acadêmica (CHUNG; COX, 1990, ALVARADO,2002)".

     

    Fonte: MACHADO JÚNIOR, Celso et al. Análise de viabilidade de utilizar as leis da bibliometria em diferentes bases de pesquisa. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 38., 2014, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2014. 

  • Lei do quadrado inverso é também conhecida como Lei de Lotka ou Lei da Produtividade. Trata das métricas sobre a produtividade de autores. CORRETO.

    Gabarito: C

  • Gabarito: Certo.

    Conforme a lei do quadrado inverso, em uma especialidade científica coexiste pequeno número de pesquisadores extremamente produtivos com uma grande quantidade de cientistas menos produtivos.

    Lotka (1926) estabeleceu os fundamentos da lei do quadrado inverso, afirmando que o número de autores que fazem n contribuições em um determinado campo científico é aproximadamente 1/n2 daqueles que fazem uma só contribuição e que a proporção daqueles que fazem uma única contribuição é de mais ou menos 60%. Desde 1926, época em que Lotka estabeleceu esta lei, muitos estudos têm sido conduzidos para investigar a produtividade dos autores em distintas disciplinas.

    Fonte: https://www.scielo.br/j/ci/a/C6XvwjLXGrKMVGWZ56KGF4q/?lang=pt


ID
1644094
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca da bibliometria, julgue o item a seguir.


A bibliometria é um campo de pesquisa que contempla tanto aspectos da infometria quanto da cientometria.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    Bibliometria é o estudo dos aspectos quantitativos da produção, disseminação e uso da informação registrada. A bibliometria desenvolve padrões e modelos matemáticos para medir esses processos, usando seus resultados para elaborar previsões e apoiar tomadas de decisão.

    Cienciometria é o estudo dos aspectos quantitativos da ciência enquanto uma disciplina ou atividade econômica. A cienciometria é um segmento da sociologia da ciência, sendo aplicada no desenvolvimento de políticas científicas. Envolve estudos quantitativos das atividades científicas, incluindo a publicação e, portanto, sobrepondo-se à bibliometria.

    Informetria é o estudo dos aspectos quantitativos da informação em qualquer formato, e não apenas registros catalográficos ou bibliografias, referente a qualquer grupo social, e não apenas aos cientistas. A informetria pode incorporar, utilizar e ampliar os muitos estudos de avaliação da informação que estão fora dos limites tanto da bibliometria como da cienciometria.


  • A informetria abarca tanto a bibliometria quanto a cienciometria por analisar palavras, documentos, bases de dados. Ou seja, ela é mais geral do que as outras.

  • GABARITO: ERRADO

    É  a infometria que contempla aspectos da bibliometria e da cientometria.

     

    Distinção:

     

    Bibliometria: é "o estudo dos aspectos quantitativos da produção, disseminação e uso da informação registrada. A bibliometria desenvolve padrões e modelos matemáticos para medir esses processos, usando seus resultados para elaborar previsões e apoiar tomadas de decisões".

    Cientometria: "é o estudo dos aspectos quantitativos da ciência enquanto uma disciplina ou atividade econômica. A cienciometria é um segmento da sociologia da ciência, sendo aplicada no desenvolvimento de políticas científicas. Envolve estudos quantitativos das atividades científicas, incluindo a publicação e, portanto, sobrepondo-se à bibliometria".

    Infometria: "é o estudo dos aspectos quantitativos da informação em qualquer formato, e não apenas registros catalográficos ou bibliografias, referente a qualquer grupo social, e não apenas aos cientistas. A informetria pode incorporar, utilizar e ampliar os muitos estudos de avaliação da informação que estão fora dos limites da bibliometria e cienciometria".

    Webmetria – “O estudo dos aspectos quantitativos da construção e utilização de recursos de informação, estruturas e tecnologias na Web baseado em abordagens bibliométricas e infométricas (Björneborn & Ingwersen, 2004, p 1,217; Thelwall & Vaughan, 2004). Este campo refere-se principalmente a análise de páginas da web, como se fossem documentos.

    Altmetria – “O estudo e uso de medidas de impacto acadêmico com base na atividade em ferramentas e ambientes on-line” (Priem, 2014, p 266). Também chamado de cientometria 2.0, este campo substitui citações de periódicos com impactos em ferramentas de redes sociais, tais como visualizações, downloads, “curtidas”, blogs, Twitter, Mendelay, CiteULike.


    Fontes: VANTI, Nadia Aurora Peres. Da bibliometria à webometria: uma exploração conceitual dos mecanismos utilizados para medir o registro da informação e a difusão do conhecimento. Ci. Inf. Brasília, v. 31, n., 2, maio/ago. 2002.

    https://bsf.org.br/2015/03/24/diferenca-definicao-conceito-bibliometria-cientometria-infometria-altmetrics/

  • Esse vídeo explica esta questão

    https://youtu.be/lmtZUJ0oj88

  • Gabarito: Errado.

    A Infometria que é mais ampla e engloba Bibliometria e Cientometria.

    Gorkova (apud BROOKES)14, Russell17, Egghe18 e Tague-Sutckiffe13  consideram que a informetria compreende um campo mais amplo que a cienciometria e que englobaria, também, a bibliometria. Da mesma forma, a webometria, poderia estar compreendida pela informetria.

    https://www.scielo.br/j/ci/a/SLKfBsNL3XHPPqNn3jmqF3q/?lang=pt


ID
1644097
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca da bibliometria, julgue o item a seguir.

Bibliometria é o estudo dos aspectos quantitativos da produção, disseminação e uso da informação registrada.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    Bibliometria é o estudo dos aspectos quantitativos da produção, disseminação e uso da informação registrada. A bibliometria desenvolve padrões e modelos matemáticos para medir esses processos, usando seus resultados para elaborar previsões e apoiar tomadas de decisão.

  • Acabei errando por não me atentar para o "caso" da questão.

  • Ótima explicação!


ID
1644100
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca da bibliometria, julgue o item a seguir.


A lei de Lotka permite, mediante a medição da produtividade das revistas, estabelecer o núcleo e as áreas de dispersão de um determinado assunto em um mesmo conjunto de revistas.

Alternativas
Comentários
  • Esta é a lei de Bradford!

  • ERRADO.

    Lotka descobriu que uma larga proporção da literatura científica é produzida por um pequeno número de autores, e um grande número de pequenos produtores se iguala, em produção, ao reduzido número de grandes produtores.


  • LOTKA ---> AUTORES

     

    PRICE ---> ELITISMO --- > 1/3 , 1/10

     

    BRADFORD ---> MEDIÇÃO DE PRODUTIVIDADE ---> REVISTAS ---> PERIÓDICOS

     

    ZIPF ----> Nº DE PALAVRAS

  • Como vimos acima a Lei de Lotka se ocupa da produção de autores. Para estudar a dispersão da literatura utiliza-se os princípios da Lei de Bradford, que trabalha sobretudo com periódicos e tem o objetivo de avaliar o crescimento e a obsolescência de coleções.

    Gabarito: E

  • LotkA = Autores

    BraDforD = perióDicos

  • Gabarito: Errado.

    A lei de Bradford que se refere a periódicos. A lei de Lotka se refere a autores. 

    MACETE: BLZ PAI

    Bradford       Periódicos

    Lotka         Autores

    Zipf       Indexação de palavras


ID
1644103
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca da bibliometria, julgue o item a seguir.


A lei de Bradford também é conhecida como lei da produtividade de autores.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    Na realidade é a lei de Lotka que é conhecida como lei da produtividade de autores.

  • LotkA = Autores.

  • A Bibliometria possui três leis básicas: Lei de Bradford (produtividade de periódicos), Lei de Lotka (produtividades de autores) e Lei de Zipf (freqüência de ocorrência de palavras). 



  • Bradford = periódicos

    Lotka = autores

    Zipf = frequência de palavras

    Gab. ERRADO

  • Macetinho para lembrar tudo isso que os colegas acima colocaram:

    BLZ PAI

    Bradford Periódicos

    Lotka Autores (produtividade)

    Zipf Indexação de palavras frequentes

  • Gabarito: Errado.

    A lei de Bradford se refere a periódicos. A lei de Lotka se refere a autores. 

    MACETE: BLZ PAI

    Bradford       Periódicos

    Lotka          Autores

    Zipf        Indexação de palavras


ID
1644106
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca da bibliometria, julgue o item a seguir.


A lei de Zipf, também conhecida como lei do menor esforço, consiste em medir a frequência do aparecimento das palavras em vários textos, de modo a gerar uma lista ordenada de termos de uma determinada disciplina ou assunto.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    A Bibliometria possui três leis básicas: Lei de Bradford (produtividade de periódicos), Lei de Lotka (produtividades de autores) e Lei de Zipf (freqüência de ocorrência de palavras).

  • "A Lei de Zipf, também conhecida como Lei do Mínimo Esforço, consiste em medir a freqüência do aparecimento das palavras em vários textos, gerando uma lista ordenada de termos de uma determinada disciplina ou assunto."

    VANTI, Nadia Aurora Peres. Da bibliometria à webometria: uma exploração conceitual dos mecanismos utilizados para medir o registro da informação e a difusão do conhecimento. Ci. Inf.,  Brasília ,  v. 31, n. 2, p. 369-379,  ago.  2002 .
    Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/ci/v31n2/12918.pdf

    Gabarito: CERTO

  • Gabarito: Certo.

     A Lei de Zipf, também conhecida como Lei do Mínimo Esforço, consiste em medir a frequência do aparecimento das palavras em vários textos, gerando uma lista ordenada de termos de uma determinada disciplina ou assunto. Já a Lei de Bradford, ou Lei de Dispersão, permite, mediante a medição da produtividade das revistas, estabelecer o núcleo e as áreas de dispersão sobre um determinado assunto em um mesmo conjunto de revistas.

    https://www.scielo.br/j/ci/a/SLKfBsNL3XHPPqNn3jmqF3q/?lang=pt


ID
1644109
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca da bibliometria, julgue o item a seguir.


Por meio do fator de impacto mede-se a relevância dos periódicos a partir da frequência com que, durante um ano, o artigo médio de um periódico é citado.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    Por definição, o fator de impacto num dado ano vem a ser o número de vezes que os artigos de uma revista cientifica, publicados nos dois anos anteriores, aparecem citados, dividido pelo total de artigos por ela publicados, no mesmo período das citações examinadas pelo S.C.I. (Science Citation Index).


  • Questão copia e cola do Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia.

     

    "fator de impacto => índice de impacto.

    índice [...] í. de impacto citation factor, citation impact factor, impact factor BIB/RI 1. Número de vezes que um documento é citado em relação ao número de documentos publicados. 2. Em bibliometria, mede a relevância de um título de periódico pela "frequência com que, durante um determinado ano, o artigo 'médio' de uma revista é citado. É a relação entre o número de citações recebidas e o número de artigos publicados" (LEC, p. 63). Os fatores de impacto dos principais periódicos internacionais são coletados pelo Journal Citation Reports, derivado do Science Citation Index." (CUNHA; CAVALCANTI, 2008, p. 198)

  • Fonte: Rodrigo Rennó.


ID
1644112
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca da bibliometria, julgue o item a seguir.


O Google Acadêmico fornece o índice h e o fator de impacto dos periódicos.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    O Índice h foi proposto em 2005 por Jorge E. Hirsh, físico da Universidade da Califórnia em San Diego, e também é conhecido como Índice de Hirsch ou número de Hirsch. Quantifica a produtividade científica de um cientista com base no número dos artigos publicados por ele e a freqüência que estes artigos são citados por outros cientistas. O google acadêmico fornece apenas o índice H, o de impacto NÃO. 


  • O Google Acadêmico fornece o índice h e o fator de impacto dos periódicos


ID
1644115
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca da bibliometria, julgue o item a seguir.


O índice h é útil como critério para avaliação de coleções de periódicos científicos.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    Ele é útil na avaliação científica, e não em coleções de periódicos. O fator H consiste na conciliação entre a quantidade de artigos publicados por um determinado autor e a quantidade de citações que seus artigos recebem. O índice é calculado de forma muito simples: é a correspondência entre a quantidade “N” de artigos que têm no mínimo “N” citações.


  • O índice h é útil como critério para avaliação de coleções de periódicos científicos.

     

     

  • O índice h é um indicador de desempenho que analisa de forma quantitativa a produção científica de um autor medindo, ao mesmo tempo, a sua produtividade (pelo número de publicações) e o impacto das suas publicações (pelo número de citações recebidas).

    Fonte: https://biblioteca.pucrs.br/apoio-a-pesquisa/bibliometria/indice-h/

  • Errado, porque o índice H é usado para avaliar o desempenho de autores, e não de periódicos ou coleções de periódicos.


ID
1644118
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca da bibliometria, julgue o item a seguir.


O JCR (Journal Citation Reports) registra o fator de impacto tanto de periódicos científicos quanto de livros.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. 

    Ele avalia apenas periódicos.
    Para complementar... 

    A base estatística Journal Citation Reports (JCR) da editora Thomson Reuters é um recurso que permite avaliar e comparar publicações científicas utilizando dados de citações extraídos de revistas acadêmicas e técnicas e o impacto destas na comunidade científica indexadas pela coleção principal da Web of Science. Por meio da JCR é possível verificar os periódicos mais citados em uma determinada área e a relevância da publicação para a comunidade científica por meio do Fator de Impacto.

  • O JCR (Journal Citation Reports) registra o fator de impacto tanto de periódicos científicos quanto de livros.


ID
1644121
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca da bibliometria, julgue o item a seguir.


A bibliometria é útil para a avaliação dos aspectos estatísticos da linguagem, das palavras e das frases.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    A Bibliometria possui três leis básicas: Lei de Bradford (produtividade de periódicos) ;  Lei de Lotka (produtividades de autores) e Lei de Zipf (freqüência de ocorrência de palavras).


  • GABARITO: CERTO

     

    "A Lei de Zipf (uma das três leis da bibliometria) é também conhecida como Lei do Menor Esforço e incide na medição de frequência do aparecimento das palavras em vários textos. Assim, é gerada uma lista ordenada de termos de uma determinada disciplina ou assunto. (Vanti, 2002). Meadows (1999) diz que as palavras mais citadas são também as mais curtas, sendo as mais longas difíceis de absorver. O autor utiliza o exemplo do termo DNA, amplamente empregado em textos científicos, contra o termo ácido desoxirribonucléico. Assim, é poupado esforço no momento da leitura na qual é a todo o instante é citado o composto".

     

    Fonte: FERREIRA, Ana Gabriela Clipes. Bibliometria na avaliação de periódicos científicos. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação, v.11 n.3 jun. 2010.

  • "Em termos genéricos, estas são algumas possibilidades de aplicação das técnicas bibliométricas, cienciométricas e informétricas:[...] – avaliar os aspectos estatísticos da linguagem, das palavras e das frases;" (VANTI, 2002, 155 p.)


ID
2196175
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O estudo de aspectos quantitativos de produção, distribuição e uso da informação registrada é denominado

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    A bibliometria é um campo das áreas da biblioteconomia e da ciência da informação que aplica métodos estatísticos e matemáticos para analisar e construir indicadores sobre a dinâmica e evolução da informação científica e tecnológica de determinadas disciplinas, áreas, organizações ou países. Segundo Pritchard[1] bibliometria significa “todos os estudos que tentam quantificar os processos de comunicação escrita”. A bibliometria tem abrangência interdisciplinar ou multidisciplinar e pode ser aplicada a diversas áreas do conhecimento. A bibliometria possui estreitas relações com as áreas de cienciometria (ou cientometria), infometria, webometria, patentometria, altmetria dentre outros.

    Dentre as diversas possibilidades de aplicação do uso da bibliometria, podem-se destacar as seguintes:

    Identificar tendências e crescimento do conhecimento em uma determinada disciplina.

    Estudar dispersão e obsolescências dos campos científicos.

    Medir o impacto das publicações e dos serviços de disseminação da informação.

    Estimar a cobertura das revistas científicas.

    Identificar autores e instituições mais produtivos.

    Identificar as revistas do núcleo de cada disciplina.

    Estudar relações entre a ciência e a tecnologia.

    Investigar relações entre disciplinas e áreas do conhecimento.

    Adaptar políticas de aquisição e descarte de publicações etc [2]

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bibliometria

  • Letra B. bibliometria

  • Bibliometria: Ênfase na Informação Registrada.


ID
2196178
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A bibliometria congrega três leis básicas:

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    Lei de Lotka ou Lei do Quadrado Inverso, aponta para a medição da produtividade de autores, mediante um modelo de distribuição tamanho-frequência dos diversos autores em um conjunto de documentos. A Lei de Zipfi, também conhecida como Lei do Esforço Mínimo, consiste em medir a frequência do aparecimento de palavras em vários textos, gerando uma lista ordenada de termos de uma determinada disciplina ou assunto. A Lei de Bradfort, ou Lei de Dispersão, permite, mediantea medição da produtividade das revistas, estabelecero núcleo e as áreas de dispersão sobre um determinado assunto em um mesmo conjunto de revistas.


ID
2275885
Banca
FUNIVERSA
Órgão
UEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em biblioteconomia, a bibliometria é definida como o(a)

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    Bibliometria pode ser definida como o estudo dos aspectos quantitativos da produção, disseminação e uso da informação registrada. A bibliometria desenvolve pradões e modelos matemáticos para medir esses processos, usando seus resultados para elaborar previsões e apoaiar tomadas de decisões". (TEGUE-STUCKIFFE)


ID
2315509
Banca
VUNESP
Órgão
EMPLASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Estuda a organização dos setores científicos e tecnológicos a partir das fontes bibliográficas e patentes para identificar os atores, suas relações e suas tendências. Trata-se da

Alternativas
Comentários
  • Fiquei um pouco confusa com essa questão!! Por que a resposta não pode ser a letra A?

     

    No Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia, a cienciometria é definida como: "Disciplina que tem por objetivo "medir as atividades de pesquisa cientifíca e tecnológica (PCT) mediante insumos (mão-de-obra, investimentos) e produtos (equipamentos, produtos, publicações; a ICT)".

  • Bibliometria – “A aplicação da matemática e métodos estatísticos para livros e outras mídias de comunicação” (Pritchard, 1969, p 349). Esta é a área original de estudo que abrange livros e publicações em geral. O termo “bibliometria” foi proposto pela primeira vez por Otlet (1934; cf. Rousseau, 2014).

  • Questão extraída de um artigo.

    A bibliometria estuda a organização dos setores científicos e tecnológicos a partir das fontes bibliográficas e patentes, para identificar os atores, suas relações e suas tendências. Ao contrário, a cienciometria trata de várias medições da literatura, dos documentos e de outros meios de comunicação, embora a bibliometria se relacione à produtividade e utilidade científica. 

    ARAÚJO, Ronaldo Ferreira; ALVARENGA, Lídia. A bibliometria na pesquisa científica da pós-graduação brasileira de 1987 a 2007. Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., ISSN 1518-2924, Florianópolis, v. 16, n. 31, p.51-70, 2011


ID
2364022
Banca
IBFC
Órgão
MGS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Diversas técnicas são utilizadas para administrar uma Unidade de informação. A Técnica que permite um controle quantitativo dos produtos e serviços oferecidos, servindo posteriormente como subsídio para a tomada de decisões, é dado o nome de:

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

    tomada de decisão, quantitativo= BIBLIOMETRIA


ID
2367799
Banca
FUNECE
Órgão
UECE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Observe o seguinte excerto: “[Sua função é] medir por análises estatísticas a produção de pesquisas científicas e tecnológicas na forma de artigos, publicações, citações, patentes e outros indicadores mais complexos, possibilitando avaliar atividades de pesquisa, laboratórios, cientistas, instituições, países etc., auxiliando assim, na tomada de decisões e no gerenciamento da pesquisa” (OKUBO, 1997).
O excerto acima se refere à

Alternativas
Comentários
  • A bibliometria (ou estudo bibliométrico) tem a finalidade de medir por análises estatísticas a produção de pesquisas científicas e tecnológicas na forma de artigos, publicações, citações, patentes e outros indicadores mais complexos, possibilitando avaliar atividades de pesquisa, laboratórios, cientistas, instituições, países etc., auxiliando assim, na tomada de decisões e no gerenciamento da pesquisa (Okubo, 1997).

    Fonte: Perspect. ciênc. inf. vol.20 no.1 Belo Horizonte Jan./Mar. 2015


ID
2410849
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Qual é o termo propagado por Pritchard na década de 1960, relacionado ao estudo dos aspectos quantitativos da produção, disseminação e uso da informação registrada, e que desenvolveu padrões e modelos matemáticos para medir esses processos, usando seus resultados para elaboração de previsões para e apoiar tomada de decisão?

Alternativas

ID
2648701
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As bibliotecas aplicam as leis bibliométricas como ferramentas de apoio a seus processos técnicos e para a gestão da informação e do conhecimento. Com base nos princípios dessas leis e na sua aplicabilidade, julgue o item a seguir.


A Lei de Bradford permite avaliar o grau de relevância de periódicos em uma área específica do conhecimento.

Alternativas
Comentários
  • "[...] Lei de Bradford, [...] permite estimar o grau de relevância de periódicos em dada área do conhecimento, que os periódicos que produzem o maior número de artigos sobre dado assunto formam um núcleo de periódicos....."

  • Macete para as 3 principais leis da bibliometria: BLZ PAI.

    Bradford  Periódicos

    Lotka       Autores

    Zipf          Indexação (automática de palavras. Use indexação para não confundir o p de palavras com o de periódicos)

  • LOTKA - Produtividade de autores

     

    BRADFORD - Produtividade de periódicos

     

    ZIPF - Frequência de palavras

     

    MOORES - Menor esfoço

     

    PRICE - Elite produtiva

     

    Gabarito: CERTO.

     

    https://santabiblioteconomia.com/2015/10/21/leis-da-bibliometria/

  • → Lei de BRADFORD ou Lei da dispersão – relacionada à dispersão da literatura periódica científica, enuncia que “se periódicos científicos forem ordenados em ordem decrescente de produtividade de artigos sobre determinado assunto, poderão ser divididos em um núcleo de periódicos mais particularmente dedicados ao assunto e em vários grupos ou zonas, contendo o mesmo número de artigos que o núcleo. O número de periódicos (n), no núcleo e zonas subsequentes, variará na proporção 1:n:n2 [...]” (BROOKES, 1969). 

  • Esta questão cobra do candidato conhecimentos específicos sobre bibliometria. 

    A bibliometria é um método de análise quantitativa da produção bibliográfica de determinada área do conhecimento, indicando o tamanho e os níveis de crescimento da produção científica de determinado campo bem como características desse crescimento e seus atores. 

    Um dos muitos métodos de análise bibliométrica é a aplicação da Lei de Bradford, também conhecida como lei de dispersão. A Lei de Bradford analisa o grau de relevância de periódicos em determinado campo, estudando a dispersão da produção cientifica na qual um número menor de periódicos é responsável pela maior parte das publicações e a maioria dos periódicos publicam em menor quantidade. 

    Gabarito do Professor: CERTO.


ID
2648704
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As bibliotecas aplicam as leis bibliométricas como ferramentas de apoio a seus processos técnicos e para a gestão da informação e do conhecimento. Com base nos princípios dessas leis e na sua aplicabilidade, julgue o item a seguir.


No processo de desenvolvimento de coleções, a Lei de Zipf permite avaliar a produtividade de determinado autor e a sua importância para o acervo.

Alternativas
Comentários
  • "permite estimar as frequências de ocorrência das palavras de um determinado texto científico e tecnólogico......"

  • Macete para as 3 principais leis da bibliometria: BLZ PAI.

    Bradford  Periódicos

    Lotka       Autores

    Zipf         Indexação (automática de palavras. Use indexação para não confundir o p de palavras com o de periódicos)

  • ZIPF - PALAVRAS FREQUENTES

  • errada

    A lei de Zipf é uma teoria com base na matemática e linguística que analisa e quantifica como as palavras são distribuídas dentro de um determinado texto. Desta forma, é possível representar por meio de gráficos e análises estatísticas quais são os termos que mais se repetem de modo que seja possível criar um ranking de palavras-chave. E

  • Esta questão cobra do candidato conhecimentos específicos sobre bibliometria. 

    O uso das análises da bibliometria em determinado campo do conhecimento podem ajudar no desenvolvimento de uma coleção. Entretanto, a apresentação nesta assertiva está incorreta no que tange o objeto da Lei de Zipf. 

    A Lei de Zipf é utilizada para verificar a frequência que determinadas palavras aparecem em texto de uma determinada área. A lei quantifica e analisa estatisticamente como as palavras são distribuídas no texto e com base no resultado destas analises é possível criar uma lista de vocábulos utilizados com frequência que podem então ser usados como termos indexadores. 

    Logo, o uso da Lei de Zipf está mais próximo das atividades de indexação do que das de desenvolvimento de coleções. A avaliação da produtividade de determinado autor e a sua importância para o acervo é objeto de outra lei da bibliometria, a Lei de Lotka. 

    Gabarito do Professor: ERRADO.


ID
2648707
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As bibliotecas aplicam as leis bibliométricas como ferramentas de apoio a seus processos técnicos e para a gestão da informação e do conhecimento. Com base nos princípios dessas leis e na sua aplicabilidade, julgue o item a seguir.


Utiliza-se a Lei de Lotka na delimitação de zonas de ocorrência de palavras em índices e na identificação de conteúdo semântico em textos.

Alternativas
Comentários
  • "considera que alguns pesquisadores, supostamente de maior prestígio em uma determinada área do conhecimento, produzem muito e muitos pesquisadores, supostamente de menor prwstígio, produzem pouco."

     

    Bibliometria: uma ferramenta estatística para a gestão da informação e do conhecimento, em sistemas de informação, de comunicação e de avaliação científica e tecnológica. Vânia L.S Guedes e Suzana Borschiver.

  • Macete para as 3 principais leis da bibliometria: BLZ PAI.

    Bradford  Periódicos

    Lotka       Autores

    Zipf          Indexação (automática de palavras. Use indexação para não confundir o p de palavras com o de periódicos)

  • Questão que avalia os conhecimentos dos candidatos sobre leis da bibliometria. 

    A lei de Lotka é utilizada na bibliometria para indicar a frequência de publicações de autores em determinadas áreas, indicando a participação e o prestigio de determinado autor dentro do universo bibliográfico de uma área.  

    A “delimitação de zonas de ocorrência de palavras em índices e na identificação de conteúdo semântico em textos" é uma das funções da Lei de Zipf, também aplicada na bibliometria. 

    Gabarito do Professor: ERRADO .


ID
2687014
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue o item que se segue, a respeito de catálogos, resumos e índices.


Índice de afinidade é um indicador bibliométrico que reflete o grau de autocitação de uma revista e sua abertura ou fechamento a outras revistas.

Alternativas
Comentários
  • Errado. De acordo com Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia, o índice de afinidade refere-se ao indicador bibliométrico que reflete o grau de aceitação de uma revista por outras revistas. O conceito exposto na questão, refere-se ao índice de abertura.
  •  o índice de afinidade refere-se ao indicador bibliométrico que reflete o grau de aceitação de uma revista por outras revistas. 

    o índice de abertura.  um indicador bibliométrico que reflete o grau de autocitação de uma revista e sua abertura ou fechamento a outras revistas.


ID
2746834
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo Nascimento (2016), apesar de o fator de impacto ser o indicador mais conhecido e usado, existem outros indicadores bibliométricos que avaliam aspectos particulares dos periódicos. Observe os indicadores bibliométricos e suas definições, relacione a COLUNA II à COLUNA I:


COLUNA I – Indicadores bibliométricos

1. Índice de imediatez

2. Índice de meia-vida

3. Índice SCImago Journal Ranking

4. Índice Eigenfactor®

5. Índice h5


COLUNA II – Definição

( ) É calculado utilizando dados de citação dos periódicos indexados na base de dados Scopus e da Elsevier considerando as citações dos últimos 3 anos.

( ) Reflete a média de idade dos artigos de um periódico que foram citados no ano de publicação do Journal Citations Report (JCR).

( ) Usa os dados de citação do JCR para avaliar a importância de um periódico para a comunidade científica. Seu cálculo é baseado no volume de citações recebidas pelos artigos de um periódico nos últimos cinco anos (excluindo autocitações).

( ) É uma métrica produzida pelo Google Acadêmico, calculado de forma similar ao índice h de autores, porém aplicado a periódicos.

( ) Avalia a frequência média com que os artigos de um periódico são citados no mesmo ano de publicação.


Assinale a alternativa que apresenta na Coluna II a sequência CORRETA:

Alternativas

ID
2746837
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Devido à importância da comunicação científica para a produção do conhecimento surgiram os estudos métricos da informação. Nesse contexto, a evolução das tecnologias proporcionou o surgimento de um novo campo, a Altmetria. Assinale a alternativa CORRETA que conceitua a Altmetria.

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

     

    ALTMETRIA = Estudo e uso de medidas de impacto com base nas atividades acadêmicas e em ferramentas de ambientes online.

  • Segundo Vanti e Sanz-Casado (2016, p. 352):

    Em "The Collection Altmetrics", Priem et al. (2012) definem Altmetria da seguinte forma:

    Altmetria é o estudo e uso de medidas de impacto com base nas atividades acadêmicas e em ferramentas e ambientes online. O termo também tem sido utilizado para descrever métricas próprias que podem ser expressas no plural [em inglês] "um conjunto de novas altmetrics". Altmetria é, na maioria dos casos, fruto da intersecção de ambas métricas, a Cientometria e a Webometria; sendo um subconjunto desta última que se concentra mais especificamente na influência acadêmica, medida por meio de ferramentas e ambientes em linha, mais do que na Web em geral.

    Gab. B

    VANTI, Nadia; SANZ-CASADO, Elias. Altmetria: a métrica social a serviço de uma ciência mais democrática. TransInformação, Campinas, v. 28, n. 3, p. 349-358, set./dez. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0103-3786&lng=en&nrm=iso


ID
2824024
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O meio de quantificação da ciência, com vistas a analisar a comunicação científica por meio de dados estatísticos e, assim, é também eficaz para aferir as produções escritas em fontes de informação de uma determinada área ou campo científico é denominado

Alternativas
Comentários
  • Letra A.


    Enriquecendo...

    De acordo com o Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia, bibliometria é "1. Análise quantitativa da comunicação escrita. 2. "Estudos que buscam quantificar os processos de comunicação escrita" (PRIT). 3. Aplicação de métodos matemáticos e estatísticos a livros e outros veículos de comunicação. [...] 5. As principais áreas de pesquisa em bibliometria incluem as leis bibliométricas (Bradford, Lotka e Zipf), análise de citações e indicadores de desempenho de pesquisa."

  • Resposta correta: Bibliometria : “A aplicação da matemática e métodos estatísticos para livros e outras mídias de comunicação”.

    TAXONOMIAS: A função principal de uma taxonomia não é de padronização terminológica para a recuperação da informação, como os tesauros, mas de ordenação/organização de informação e dados.

    ONTOLOGIAS: As ontologias organizam o conhecimento na forma de uma teia de relações. Essa forma de organização permite formas de representação baseadas em lógica, o que possibilita o uso de mecanismos de inferência (pode ser inteligência artificial) para criar novo conhecimento a partir do existente.

    Informetria : “é o estudo dos aspectos quantitativos da informação em qualquer formato, e não apenas registros catalográficos ou bibliografias, referente a qualquer grupo social, e não apenas aos cientistas.

  • a) a Bibliometria estuda os aspectos quantitativos da produção, comunicação e uso da informação científica registrada. CORRETA 

    b) é um tipo de linguagem documentária. INCORRETA 

    c) é um tipo de linguagem documentária. INCORRETA 

    d) A Infometria abarca a Cienciometria e a Bibliometria, estuda todos os processos quantitativos da informação em geral. 


ID
2933656
Banca
Quadrix
Órgão
CRB 10º Região - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Um sistema informacional utiliza  técnicas e métodos que  diferem  quanto  ao  uso  para  a  decisão  estratégica, vinculada com o ambiente externo, ou para a decisão interna, relacionada ao acompanhamento administrativo. 


K. Tarapanoff. Técnicas para tomada de decisão nos sistemas  de informação. Brasília: Thesaurus, 2002 (com adaptações). 


No que se refere a métodos e técnicas para a tomada de decisão relacionada a planejamento, à organização e à administração de uma biblioteca, julgue o seguinte item.


A bibliometria tem como objetivo buscar padrões quantitativos para análise e decisão em pesquisas que visem ao estudo do comportamento da literatura.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Le Coadic (2004, p. 50):

    "[...]. O objetivo da bibliometria é medir as atividades de gestão dos livros, dos documentos."

    Gab. Certo


ID
2976256
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com os autores Santos e Kobashi (2009), no trabalho com o título “Bibliometria, cientometria, infometria: conceitos e aplicações”, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Lei De Zipf / Lei do mínimo esforço:

    Apresentada em 1935, é a quantidade de vezes que uma palavra aparece em um texto, vezes a posição dela (se fosse classificada pela quantidade de vezes que aparece no texto). Formulada em 1949 e que descreve a relação entre palavras num determinado texto suficientemente grande e a ordem de série destas palavras (contagem de palavras em largas amostragens).


ID
2982142
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A bibliometria é um dos instrumentos de gerenciamento utilizados para a previsão e tomada de decisão. Sobre bibliometria é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Bibliometria – “A aplicação da matemática e métodos estatísticos para livros e outras mídias de comunicação”. Esta é a área original de estudo que abrange livros e publicações em geral. Análise das estatísticas das publicações. É o estudo dos aspectos quantitativos da produção, disseminação e uso da informação registrada.

    Informetria - “é o estudo dos aspectos quantitativos da informação em qualquer formato, e não apenas registros catalográficos ou bibliografias, referente a qualquer grupo social, e não apenas aos cientistas. A informetria pode incorporar, utilizar e ampliar os muitos estudos de avaliação da informação que estão fora dos limites da bibliometria e cienciometria”. Ela encontra sua utilidade na administração de coleções em bibliotecas, no desenvolvimento de  políticas científicas e pode ajudar na tomada de decisões em relação ao desenho e manutenção de sistemas de recuperação de informação. (pode englobar: bibliometria, cienciometria, webometria).


ID
2984806
Banca
COMVEST UFAM
Órgão
UFAM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os estudos métricos da ciência são desenvolvidos com a aplicação das chamadas leis bibliométricas, tidas como seus sustentáculos. As leis fundadoras são as de:

Alternativas
Comentários
  • Lei De Lotka /  lei do quadrado inverso:

     Formulada em 1926, é considerada a primeira lei clássica, foi construída a partir de um estudo sobre a produtividade de cientistas. Descobriu que uma larga proporção da literatura científica é produzida por um pequeno número de autores, e um grande número de pequenos produtores se iguala, em produção.

     Lei De Bradford/ Lei Da Dispersão:

    Criada em 1934, constatou que, organizando uma coleção em ordem decrescente de relevância para um determinado assunto, destacam-se três zonas, cada uma com um percentual do total de artigos devotados ao assunto em pauta. Descobriu, então, que 50% ou mais dos artigos aparecem em um n° muito pequeno de títulos de periódicos. Lei muito utilizada para verificar e tomar decisões com relação a usabilidade do acervo.

    Lei De Zipf / Lei do mínimo esforço:

    É a quantidade de vezes que uma palavra aparece em um texto, vezes a posição dela (se fosse classificada pela quantidade de vezes que aparece no texto). Formulada em 1949 e que descreve a relação entre palavras num determinado texto suficientemente grande e a ordem de série destas palavras (contagem de palavras em largas amostragens).


ID
3082561
Banca
VUNESP
Órgão
UFABC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A Bibliometria é composta por um conjunto de métodos estatísticos e matemáticos utilizados em fórmulas e representações gráficas que visam analisar, quantificar e medir os resultados das atividades científicas, gerando indicadores bibliométricos.


Assim sendo, assinale a alternativa que contém somente bases de dados que disponibilizam indicadores bibliométricos entre seus recursos informacionais.

Alternativas
Comentários
  • A questão cobra do candidato conhecimentos específicos sobre as base de dados e sua relação com a bibliometria.

    O candidato deve identificar a alternativa que indique bases de dados que trabalhem com algum tipo de sistema de análise, avaliação e ranqueamento de seu conteúdo.

    As três opções da alternativa A apresentam estas características:

    A Scielo utilizada o site Scielo Analytics para apresentar seus dados bibliométricos. O Web Of Science apresenta dados ranqueados pela sua mantenedora, a Clarivate Analytics. O Scopus utiliza o método CiteScore como padrão para análise e ranqueamento de dados bibliométricos.

    As outras bases citadas na alternativa não usam bibliometria ou métodos de ranqueamento.

    Gabarito do Professor: Letra A 

ID
3185566
Banca
Quadrix
Órgão
CRB - 2° Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O estudo dos aspectos quantitativos da produção, da distribuição e do uso da informação registrada é o objetivo da técnica denominada

Alternativas
Comentários
  • Conforme Tarapanoff (2004, 86-95):

    Bibliometria é o estudo de aspectos quantitativos da produção, distribuição e uso da informação registrada. Desenvolve modelos matemáticos e medidas para esses processos e depois os utiliza para a previsão e tomada de decisão (TAGUE-SUTCLIFFE, 1992, p.1).

    A Informetria deve ser vista como um estudo de aspectos quantitativos da informação sob qualquer forma, não apenas de registros bibliográficos, e a qualquer grupo social, não apenas cientistas. [...]. Utilizada primeiramente pelo Professor Otto Nackel, refere-se à mensuração de dados baseada em modelos matemáticos, tendo como objetivo a análise de todos os aspectos relacionados à armazenagem e recuperação de informações.

    Segundo EGGHE & ROUSSEAU (1990), Informetria utiliza-se de instrumentos da Matemática, Física, Informática, Estatística, etc, para serem aplicados em vários campos do saber e em atividades tais como a gerência de unidades de informação, [...].

    A lei de Bradford. ou lei da dispersão, concentra sua descrição na observação do comportamento repetitivo da literatura em um determinado campo do saber.

    A lei de Lotka analisa a produção científica dos autores, partindo do exame do seguinte enunciado: o número de autores que produzem n trabalhos é proporcional a 1/ 1" dos autores que produzem apenas 1 trabalho.

    Lei de Zipf "é comumente usada em ciências sociais, sendo conhecida como “a lei quantitativa fundamental da atividade humana”.

    A primeira lei de Zipf está ligada a alta freqüência de palavras, onde é contado o número de ocorrência de cada palavra em um dado texto.

    Idade da literatura expressão utilizada para descrever o declínio da representatividade de um conjunto de documentos e informações em um determinado período de tempo. Outro termo comumente utilizado, porém mal empregado para a mesma definição é “obsolescência”, pois não podemos afirmar com exatidão que um determinado artigo se tornou obsoleto. Ou seja, o simples fato de ter caído em desuso não significa que os conceitos que contêm não possuem mais validade. Nesse sentido, a expressão mais adequada para definir a perda de representatividade é a idade da literatura.

    TARAPANOFF, Kira. Técnicas para tomada de decisão nos sistemas de informação. Brasília: Thesaurus, 2004.

    Gab. E

  • Esta questão aborda temáticas ligadas as Ciências da Informação. 

    Analisando o texto do enunciado e as alternativas, podemos destacar dois trechos que podem indicar a alternativa correta: “aspectos quantitativos" e “informação registrada". 

    Tanto a infometria (D) quanto a bibliometria (E) trabalham com o estudo dos aspectos quantitativos citados. Porém, a infometria aborda a informação em qualquer formato enquanto a bibliometria trabalha apenas com a informação registrada, sendo esta segunda a resposta correta. 

    Tanto a Lei de Lotka (B) quanto a Lei de Bradford (C) são leis da bibliometria usadas para analisar e construir indicadores de uso de registros bibliográficos. A Lei de Lotka tem como objeto de análise a produção cientifica dos autores enquanto a Lei de Bradford analisa o comportamento repetitivo da literatura de determinado campo do conhecimento.  

    Idade da Literatura (A) é uma expressão utilizada para explicar a diminuição de representatividade e importância de um grupo de documentos em determinada área através do tempo. 

    Gabarito do Professor: Letra E .


ID
3436342
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os índices de citação têm cada vez mais se consolidado no ambiente Web, assumindo, ante a avaliação da produção científica, a posição de indicadores bibliométricos. Dois desses indicadores são:

Alternativas
Comentários
  • Mendeley e Zotero - softwares de gerenciamento de referências bibliográficas.

    Lisa e Brapci - Bases de dados.

    Redalyc (Rede de Revistas Científicas da América Latina e Caribe, Espanha e Portugal) e Latindex  (sistema de informação acadêmico, especializado em periódicos).

    Medline (base de dados da literatura internacional da área médica e biomédica) e SciELO (é uma biblioteca eletrônica)


ID
3447388
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A ciência da informação delimita e identifica seu objeto de estudo, bem como pesquisa processos, sistemas de construção e comunicação e uso da informação. A respeito desse assunto e de aspectos a ele relacionados, julgue o item a seguir.


Por terem sido formuladas a partir de observações empíricas, as leis bibliométricas permitem compreender o comportamento humano mediante a análise gráfica dos hábitos de utilização da informação.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Dias e Pires (2004, p. 25):

    As leis bibliométricas - formuladas a partir de observações empíricas - não permitem compreender o comportamento social responsável pelas observações registradas, no entanto, são úteis para gerenciar os acervos disponíveis e são utilizadas frequentemente nos processos de tomada de decisão.

    Gab. Errado

    DIAS, Maria Matilde Kronka; PIRES, Daniela. Usos e usuários da informação. São Carlos:EdUFSCar, 2004. Disponível em:https://bibliotextos.files.wordpress.com/2012/12/usos-e-usuc3a1rios-da-informac3a7c3a3o.pdf

  • Esta questão aborda as relações entre as Ciências da Informação e a Bibliometria.

    Quando falamos de comportamento humano, falamos de subjetividade. Dois usuários em uma biblioteca podem buscar um mesmo item em um acervo por motivos completamente diferentes. Dados quantitativos e qualitativos auxiliam na compreensão dos interesses do público de uma unidade de informação, porém, estes dados não representarão objetivamente as motivações e o comportamento dos usuários.

    Logo, as leis bibliométricas auxiliam o bibliotecário no gerenciamento do acervo, porém, elas não permitem compreender direta e objetivamente o comportamento do usuário.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

  • RESPOSTA PROFESSOR Q CONCURSOS

    Esta questão aborda as relações entre as Ciências da Informação e a Bibliometria.

    Quando falamos de comportamento humano, falamos de subjetividade. Dois usuários em uma biblioteca podem buscar um mesmo item em um acervo por motivos completamente diferentes. Dados quantitativos e qualitativos auxiliam na compreensão dos interesses do público de uma unidade de informação, porém, estes dados não representarão objetivamente as motivações e o comportamento dos usuários.

    Logo, as leis bibliométricas auxiliam o bibliotecário no gerenciamento do acervo, porém, elas não permitem compreender direta e objetivamente o comportamento do usuário.

    Gabarito do Professor: ERRADO.


ID
3530509
Banca
Quadrix
Órgão
CRB 6ª Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à biblioteconomia e à ciência da informação, julgue o item .



Para o estudo da produção científica de autores, são utilizados os parâmetros da Lei de Lotka.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    De acordo com o Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia:

    lei [...] 1. de Lotka [...] relativa a trabalhos de autores científicos e às contribuições feitas por eles. A 'lei da produtividade' (como é conhecida), diz que "o número de autores que publicam 'n' artigos é proporcional a 1/n2. Assim, se alguém tiver possibilidade de escrever um artigo durante a vida, terá um quarto daquela possibilidade de produzir dois artigos, um nono de produzir três artigos, um centésimo de publicar dez artigos e assim por diante"(price, p. 153)"

  • Só complementando com as minhas anotações:

    A Lei de Lotka foi formulada em 1926, considerando que, na literatura científica, o grande número de pequenos produtores se igualam, em produção, ao reduzido número de grandes autores (que produzem mais). Assim, analisa a produção científica dos autores.

  • Questão que aborda temáticas relativas à produção científica e as Ciências da Informação.

    A Lei de Lotka mencionada na assertiva, também conhecida como lei da produtividade, estabelece uma relação entre a produção e quantidade de autores. Segundo a Lei de Lotka, um reduzido número de autores é responsável pela maior parte da produção científica enquanto um grande número de pequenos autores é responsável pela menor parte.

    A lei desenvolvida e publicada por Alfred J. Lotka em 1926 é usada ainda hoje para o estudo das produções científicas de uma determinada área, período ou região.

    Gabarito do Professor: CERTO.


ID
3533917
Banca
Quadrix
Órgão
CRBM 5º Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue o item.


O enunciado “poucos periódicos produzem muitos artigos e muitos periódicos produzem poucos artigos” é a base do desenvolvimento da Lei de Lotka.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Esse enunciado refere-se à Lei de Brandford. A lei de Lotka fala sobre a produtividade de autores, ou seja, frequência de suas publicações.

  • Leis da bibliometria

    Lei de Zipf: também conhecida como a Lei do Mínimo Esforço, consiste em medir a frequência do aparecimento das palavras em vários textos, gerando uma lista ordenada de termos de uma determinada disciplina ou assunto. 

    ·       Foco do estudo: palavras

    ·       Principais aplicações: indexação automática de artigos científicos e tecnológicos. 

    Lei de Bradford: estima o grau de relevância de periódicos em dada área do conhecimento. É muito utilizada para realizar o estudo do uso de coleções, para auxiliar na decisão quanto à aquisição, descartes, encadernação, depósito, utilização de verba e planejamento de sistema. Conhecida como Lei de Dispersão 

    Busca identificar CORE LISTS, ou sejam núcleos de periódicos mais produtivos de uma determinada área. 

    ·       Foco do estudo: periódicos

    ·       Principais aplicações: estimar o grau de relevância de periódicos. 

    Lei de Lotka ou lei do quadrado inverso: Estima o grau de relevância de autores em cada área do conhecimento. Alguns autores publicam muito e outros publicam pouco. 

    ·       Foco do estudo: autores

    ·       Principais aplicações: medição da produtividade dos autores.

  • Acrescentando...

    Conforme Tarapanoff (2004, p. 89-92):

    A lei de Bradford, ou lei da dispersão, concentra sua descrição na observação do comportamento repetitivo da literatura em um determinado campo do saber. O .suporte escolhido para a análise foi o periódico, pelas suas características de incidência de assuntos e tendências. Bradford observou a possibilidade de análise da literatura técnica, a partir do enunciado: poucos periódicos produzem muitos artigos e muitos periódicos produzem poucos artigos.

    A lei de Lotka analisa a produção científica dos autores, partindo do exame do seguinte enunciado: o número de autores que produzém n trabalhos é proporcional a 1/ 1" dos autores que produzem apenas 1 trabalho. 

    A primeira lei de Zipf está ligada a alta freqüência de palavras, onde é contado o número de ocorrência de cada palavra em um dado texto. 

    A segunda lei de Zipf estabelece a ocorrência de palavras de baixa freqüência em um texto, onde as palavras menos freqüentes ocorrem de modo que várias palavras acabam por apresentar a mesma frequência. 

    Gab. Errado

    TARAPANOFF, Kira. panoff, Kira Técnicas para a tomada de decisão nos sistemas de informação. 3.ed. Brasília: Thesaurus, 2004.


ID
3710344
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2005
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A Bibliometria é regida pelas Leis de

Alternativas
Comentários
  • Letra D.

    Leis da bibliometria: Lotka, Brandford e Zipf.


ID
3832936
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Novo Hamburgo - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

São leis de aplicação em métodos estatísticos e matemáticos aos livros, artigos e outros meios de comunicação ou abordagem quantitativa de técnicas de gestão de uma unidade de informação. O enunciado refere-se à

Alternativas
Comentários
  • Conforme Dias & Pires (2004, p. 25):

    As leis bibliométricas referem-se a aplicação de métodos estatísticos e matemáticos aos livros, artigos e outros meios de comunicação ou abordagem quantitativa de técnicas de gestão de uma unidade de informação.

    Gab. C

    DIAS, Maria Matilde Kronka; PIRES, Daniela. Usos e usuários da informação. São Carlos: EdUFSCar, 2004. Disponível em: https://bibliotextos.files.wordpress.com/2012/12/usos-e-usuc3a1rios-da-informac3a7c3a3o.pdf


ID
3832939
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Novo Hamburgo - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Refere-se à generalização das técnicas a partir dos documentos publicados e das citações recebidas pelos documentos, patentes como subsídio da gestão de atividade de pesquisa científica, gestão de centros de informação e o monitoramento tecnológico. O enunciado traz o conceito de

Alternativas
Comentários
  • Conforme Dias e Pires (2004, p. 25):

    A Cientometria refere-se à generalização das técnicas bibliométricas, a partir dos documentos publicados e das citações recebidas pelos documentos, patentes, etc., como subsídio da gestão da atividade de pesquisa científica; da gestão de centros de informação; e ao monitoramento tecnológico.

    Gab. A

    DIAS, Maria Matilde Kronka; PIRES, Daniela. Usos e usuários da informação. São Carlos: EdUFSCar, 2004. Disponível em: https://bibliotextos.files.wordpress.com/2012/12/usos-e-usuc3a1rios-da-informac3a7c3a3o.pdf


ID
4178443
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A Lei de Lotka, relacionada à produtividade de autores, é fundamentada na premissa básica de que

Alternativas
Comentários
  • Segundo Kleinubing (2010, p. 5):

    Lei de Lotka: relacionada à produtividade de autores e fundamentada na premissa básica de que “alguns pesquisadores publicam muito e muitos publicam pouco” (VOOS, 1974 apud GUEDES e BORSCHIVER, 2005), enuncia que “a relação entre o número de autores e o número de artigos publicados por esses, em qualquer área científica, segue a Lei do Inverso do Quadrado 1/n2 . Quanto mais solidificada estiver uma ciência, maior probabilidade de seus autores produzirem múltiplos artigos, em dado período de tempo.

    Gab. D

    KLINUBING, Luiza da Silva. Análise bibliométria da produção científica em gestão da informação na base de dados Lisa. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação,Campinas, v.8, n. 1, p. 01-11, jul./dez. 2010– ISSN: 1678-765X. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/_repositorio/2010/09/pdf_a48835ed84_0011901.pdf


ID
4925080
Banca
FEPESE
Órgão
TCE-SC
Ano
2006
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a alternativa correta.

A bibliometria é o estudo dos aspectos quantitativos da produção, disseminação e uso da informação registrada.

Assinale a alternativa que corresponde a uma importante ferramenta de trabalho para o estudo bibliométrico.

Alternativas

ID
5141818
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de Águas da Prata - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Um periódico nos anos de 2017 e 2018 publicou um total de 30 (trinta) artigos. Esses textos receberam 15 (quinze) citações no ano de 2019. O fator de impacto desse periódico, em 2019, é

Alternativas
Comentários
  • Número de citações dividido pelo total de artigos publicados. 15/30 = 0.5

  • Cálculo do Fator de Impacto (Fi)

    O fator de impacto de periódicos científicos indexados ao Institute for Scientific Information vem sendo publicado pelo Journal of Citation Reports todos os anos, a partir de 1972. O JCR reúne os dados do Science Citation Index (SCI), Social Sciences Citation Index (SSCI) e Arts and Humanities Citation Index (AHCI), todos publicados pelo Institute for Scientific Information. As informações são organizadas no sentido de revelar o número de citações dos artigos publicados nele próprio e nos demais periódicos indexados, naquele ano11. Por exemplo, o fator de impacto de uma revista em 1996 é calculado da seguinte maneira: Número de citações no Science Citation Index em 1996 para os artigos publicados em 1994 e em 1995, dividido pelo número de artigos que a revista publicou nestes dois anos. Assim, se a revista publicou 115 e 120 artigos, respectivamente, em 1994 e em 1995, e se estes artigos foram citados 200 vezes em 1996, o fator de impacto dessa revista é 200/235, ou seja o seu Fi em 1996 é igual a 0,851.

  • Número de citações no ano do cálculo do fator de impacto (15) dividido pelo número de artigos publicados nos últimos dois anos (30) = 0,5.


ID
5159128
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de Campos do Jordão - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

“É um campo das áreas da biblioteconomia e da ciência da informação que aplica métodos estatísticos e matemáticos para analisar e construir indicadores sobre a dinâmica e evolução da informação científica e tecnológica de determinadas disciplinas, áreas, organizações ou países”.

O texto acima se refere a:

Alternativas
Comentários
  • A bibliometria é um campo das áreas da biblioteconomia e da ciência da informação que aplica métodos estatísticos e matemáticos para analisar e construir indicadores sobre a dinâmica e evolução da informação científica e tecnológica de determinadas disciplinas, áreas, organizações ou países.


ID
5634112
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Canaã dos Carajás - PA
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No campo da ciência da informação, os estudos métricos da informação – entre eles, a bibliometria, a cientometria, a informetria e a webometria, constituem um campo interdisciplinar dedicado ao estudo quantitativo da ciência e da tecnologia e estão voltados para a avaliação da produção científica e tecnológica produzida pela comunidade científica no interior das áreas de conhecimento, representada por artigos, livros, capítulos de livros, trabalhos publicados em anais de eventos e patentes. No que concerne a esse assunto, assinale a alternativa correta. 

Alternativas