SóProvas


ID
1644124
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca dos estudos de usuários, julgue o seguinte item.


O modelo de comportamento informacional de Wilson considera que as necessidades de informação têm sua gênese nas necessidades básicas do sujeito (fisiológicas, cognitivas e afetivas), de modo que tais necessidades de informação não são primárias, mas secundárias.

Alternativas
Comentários
  • Wilson, (1981) - Modelo baseado nas seguintes proposições: as necessidades de informação têm sua gênese nas necessidades básicas do sujeito, (fisiológicas, cognitivas e afetivas), logo não é uma necessidade primária, mas sim, secundária;

  • Acho que as pequenas mudanças que fizeram na frase deixaram ela ambígua.

  • Thomas D. Wilson (1981) transferiu o foco do estudo das fontes utilizadas para o uso da informação no ambiente do indivíduo, e compreende que a necessidade de informação é de natureza secundária e pode ser definida como fisiológica, cognitiva ou afetiva. Em seu modelo foram utilizadas teorias de várias áreas do conhecimento, e tanto o valor da informação quanto as barreiras ao uso da informação são concernentes ao contexto do usuário, suas demandas pessoais, profissionais, do ambiente em que está imerso.

    FONTE: ROLIM, Elizabeth Almeida; CENDÓN, Beatriz Valadares. Modelos teóricos de estudos de usuários na ciência da informação. DataGramaZero ­ Revista de Informação ­ v.14 n.2 abr/13.

  • Wilson está dentre os primeiros teóricos da abordagem alternativa dos estudos de usuários (1981), e utiliza, como todos os teóricos dessa abordagem, a teoria de Belkin, denominada de estado anômalo do conhecimento, que preconiza a necessidade de informação como uma necessidade derivada de uma situação do dia-a-dia. Ela seria, então, de natureza secundária, e não primária. Ainda, essas necessidades – sendo derivadas de uma situação – estão relacionadas à esta situação, e podem ser de origem fisiológica, cognitiva ou afetiva. Dessa forma, a assertiva está correta. 

    Gabarito: C