SóProvas


ID
1644721
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Toda medição está sujeita a incertezas. Um sistema de medição devidamente calibrado por instituições especializadas é fundamental para a minimização e o controle dessas incertezas. Com referência a esse assunto, julgue o item subsecutivo, relativo a instrumento e processo de calibração.


O Pt 100 ohms a 0 ºC é comumente uma termorresistência de referência utilizada na calibração de termopares na faixa de temperatura de –200 ºC a 650 ºC.

Alternativas
Comentários
  • A utilização de resistências para medição de temperatura iniciou-se em meados de 1830, porém só houve condições de se elaborar as mesmas para utilização em processos industriais a partir do ano de 1925.

     

    As termoresistências são sensores de temperatura usados amplamente nos processos industriais e laboratoriais, por suas condições de alta estabilidade, repetibilidade, resistência à contaminação, mínimo drift em relação ao tempo, menor influência de ruídos e altíssima precisão de leitura.

     

    Por tais características, este sensor é padrão internacional para a medição de temperatura na faixa de -259,3467°C a 961,78°C, segundo a ITS-90.

     

    As termoresistências, bulbos de resistência, termômetros de resistência ou RTD são sensores baseados no princípio de variação da resistência ôhmica em função da temperatura. Elas aumentam a resistência com o aumento da temperatura.

     

    O material mais utilizado é a platina, pois o mesmo apresenta uma ampla escala de temperatura, alta resistividade permitindo maior sensibilidade, alto coeficiente de variação de resistência com a temperatura, uma boa linearidade resistência x temperatura e também a rigidez e dutibilidade para ser transformada em fios finos.