SóProvas


ID
1644952
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Para execução de serviços de apoio a várias áreas, assim como no trato de documentos variados, o Auxiliar em Administração deverá ter conhecimento no que diz respeito aos acessos de informação, regulamentados na Lei nº 12.527/2011, Art. 4º, inciso V. Para efeito desta Lei, considera-se o conjunto de ações referentes a produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transporte, transmissão, distribuição, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação, destinação ou controle da informação como um(uma),

Alternativas
Comentários
  • lembre-se de uma coisa:

    são tantas informações, tantas palavras entre vírgulas (é claro: você vai ler elas todas e ver se não tem nada de absurdo, né?!) ... que no final vc vai associar com:

    uma RECEITA MÉDICA.... TRATAMENTO!!! bons estudos!
  • Gabarito E


    Transcrição literal do Art. 4 -  "V - tratamento da informação: conjunto de ações referentes à produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transporte, transmissão, distribuição, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação, destinação ou controle da informação;"
  • Art. 4 -  "V:


    Tratamento da Informação (ou interpretação e preparo da informação ao cidadão): conjunto de ações referentes à produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transporte, transmissão, distribuição, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação, destinação ou controle da informação


    Significa também:


    - Ler e interpretar diferentes textos em diferentes linguagens;


    - Analisar e interpretar informações, fatos e ideias;


    - Ser capaz de coletar e organizar informações, além de estabelecer relações, formular perguntas;


    - Selecionar e mobilizar informações.


    Nos sistemas de informação e de recuperação da informação, o tratamento da informação é definido como a função de descrever os documentos, tanto do ponto de vista físico (características físicas dos documentos) quanto do ponto de vista temático (ou de descrição do conteúdo). 


    Essa atividade resulta na produção de representações documentais (fichas de catálogo, referências bibliográficas, resumos, termos de indexação etc) que não apenas se constituem de unidades mais fáceis de manipular num sistema de recuperação da informação (comparado ao documento em sua íntegra), como também representam sínteses que tornam mais fácil a avaliação do usuário quanto à relevância que o documento integral possa ter para as suas necessidades de informação. 


    Para que isso possa ser feito, outras atividades são necessárias, muitas vezes desenvolvidas fora do âmbito dos sistemas de informação e de recuperação da informação.

     

    É o caso da criação/manutenção de linguagens e códigos, como as linguagens de indexação (listas de cabeçalhos de assuntos, sistemas de classificação, thesauri) e os códigos de catalogação.


  • É muito comum cair nas provas questões que envolvem o art. 4º da Lei 12.527/2011, por esta razão vou compartilhar um "macete" que para mim foi muito útil. O art. 4º como sabemos trata dos conceitos de: informação, documento, informação sigilosa, informação pessoal, tratamento da informação, disponibilidade, autenticidade, integridade e primariedade. Todos devem ler a integralidade do artigo, contudo, podem decorar somente as seguintes palavras chaves:

    I - Informação - DADOS

    II - Documento - UTILIDADE DE REGISTRO DE INFORMAÇÕES

    III - Informação Sigilosa - TEMPORARIAMENTE À RESTRIÇÃO

    IV - Informação Pessoal - RELACIONADA À PESSOA NATURAL

    V - Tratamento da Informação - CONJUNTO DE AÇÕES

    VI - Disponibilidade - CONHECIDA E UTILIZADA

    VII - Autenticidade - DETERMINADO INDIVÍDUO

    VIII - Integridade - INFORMAÇÃO NÃO MODIFICADA

    IX - Primariedade - COLETADA NA FONTE

    Com base no "macete", a resposta correta é a alternativa "e".

    Bons estudos a todos.