Somente para complementar o comentário do nosso amigo Jader, vale a pena reforçar a localização de cada um desses processos dentro dos estágios do ITIL.
Para a questão dada, temos o seguinte:
- a) Gerenciamento da Liberação: Transição de Serviço (Service Transition)
- b) Gerenciamento de Problema: Operação de Serviço (Service Operation)
- c) Gerenciamento de Mudanças: Transição de Serviço (Service Transition)
- d) Gerenciamento de Continuidade: Desenho de Serviço (Service Design)
- e) Gerenciamento de Configuração: Transição de Serviço (Service Transition)
O Gereciamento de Configuração e Ativos de Serviço no ITIL v3 suporta o negócio por meio do provimento de informações precisas e controle sobre os ativos e relacionamentos que formam a infra-estrutura, com o objetivo de identificar, controlar e prestar contas por ativos de serviços e itens de configuração, protegendo e garantindo sua integridade ao longo do ciclo de vida. Inclui ativos que não sejam de TI e ativos de provedores de serviços, quando necessário. O principal produto deste processo é o Sistema de Gerência de Configuração (CMS).
Abraços e bons estudos galera!
Felipe Ferrugem!
"Juntos somos ainda melhores!!!"
Thiago,
A ITIL é um modelo não-prescritivo, e por isso ele apenas "descreve", sugere, a partir de melhores práticas, processos necessários para o funcionamento de uma organização de TI. No entanto, ela não "descreve/definie" como esses processos serão "implementados".
Concordo contigo que seja sutil a diferença, mas entendo que o que invalida a acertiva é o trecho "processos a serem implementados", pois tem uma semântica de procedimento e não de orientação.
Correção feita, após ter sido avisado pelo TIMaster Rodrigo.