SóProvas


ID
1645792
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Três técnicas de storage são descritas a seguir.

I - Mais simples e barato, não permite escalabilidade e está sempre vinculado a um único servidor. Funciona como uma extensão lógica do armazenamento interno, consistindo de um rack de discos rígidos externos utilizados por um servidor, para expandir a capacidade nominal de HDs. O overhead é baixo porque o modelo não faz conversão de protocolo.

II - É baseado em redes de armazenamento dedicadas e escaláveis, que conectam servidores e dispositivos de storage no nível da aplicação. Um dos protocolos mais utilizados é o FC, que atende aos requisitos de desempenho e confiabilidade necessários. É um tipo de storage que compartilha prioritariamente discos.

III - É baseado em redes de IP sendo primariamente utilizado para compartilhamento de arquivos. Utiliza protocolos TCP/IP para transferência de dados e CIFs e NFS para serviços de arquivo remoto. Utiliza seu próprio sistema operacional, normalmente destinado para servidor de arquivos.

As técnicas I, II e III são conhecidas, respectivamente, pelas seguintes siglas:

Alternativas
Comentários
  • http://www.hardware.com.br/tutoriais/das-nas-san/

  • Gabarito D

    DAS (Direct Attached Storage)

    Quando possuímos um sistema operacional, é necessário que é o mesmo possua um local aonde seja armazenado os dados, para isso O DAS nada mais é do que discos locais do servidor. Esse  armazenamento pode ser externo ou ligado diretamente, como no caso de Gavetas Externas e Hd’s.

    SAN (Storage Area Network)

    Por ser uma implementação cara, a mesma é utilizada em média e grandes empresas que desejam ter uma estrutura redundante, com alta performance e que possuam acesso mais rápido e eficientes aos discos que compoem esse Storage.

    Um dos grandes benefícios do SAN é a facilidade de comportatilhamento em vários servidores. Note aqui que a referência não é sobre acessos na rede como o NAS, mais sim em servidores, ou seja o SAN é conectado nos servidores.

    NAS (Network Attached Storage)

    O NAS possui um sistema operacional completo que funciona com o propósito principal de ser um servidor de arquivos ligado diretamente a rede.

    Esse ‘Storage’ por estar na rede poder ser compartilhado com diversos clientes, diferente do DAS.  A grande diferença entre NAS, DAS e SAN é ques servidores NAS utilizam transferência nível arquivo, enquanto DAS e SAN utilizam armazenamento em bloco, sendo assim a transferência é bem mais eficiente.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !