SóProvas


ID
164638
Banca
FGV
Órgão
BADESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Os projetistas de arquiteturas cliente-servidor devem levar em consideração uma série de fatores na escolha da arquitetura mais apropriada.

Supondo aplicações em que tanto os dados quanto as aplicações são voláteis, assinale a alternativa que indique a arquitetura cliente-servidor mais apropriada.

Alternativas
Comentários
  •  

  • Resposta CORRETA letra A

    Para implementar sistemas em 03 camadas ou multicamadas, é necessário que o projeto tenha sido idealizado de modo a produzir e comportar uma arquitetura em multicamadas, pois somente assim será possível implementar um aplicativo que apresente os benefícios esperados.

    Uma arquitetura em três camadas pode ser implementada em três máquinas separadas, ou mesmo em módulos separados no mesmo computador; a grande diferença de implementação entre esta e a tradicional arquitetura cliente-servidor é a presença de um programa chamado de Servidor de Aplicativos. Ele irá gerenciar o reaproveitamento de recursos e a conectividade - tanto com o banco de dados como com a camada de aplicação. Sua presença, entretanto, cria dois importantes fatores a considerar: aumento de custo e de complexidade do desenvolvimento.

    Um modelo em 3 camadas para a web seria tipicamente organizado da seguinte maneira:

    Camada de Apresentação - representada pelo navegador e pelo servidor web, organiza e exibe as informações para o usuário; recebe comandos e organiza a forma de entrada e saída. Geralmente é programada numa linguagem de script, e é de desenvolvimento mais barato.

    Camada de Lógica de Aplicação - representada por um conjunto de objetos que contém a lógica de negócios do aplicativo; esses objetos ficam hospedados num Servidor de Aplicativos. Pode ser reusada por várias formas de apresentação diferentes, e se comunica com a camada de serviços de dados para prover informações e acionar operações.

    Camada de Serviços de Dados - representada pelo servidor de dados e pela abstração de dados, acesso a programas legados e sistema de arquivos. Somente pode ser acessada pela camada de lógica de aplicação, o que aumenta a segurança do sistema.

  • Como tanto os dados quanto as aplicações são voláteis, ou seja, mudam bastante. A melhor alternativa é o modelo em 3 camadas, pois do contrário sempre que alguma mudança fosse feita seria necessário que se modifica-se a aplicação em cada um dos clientes.
  • Como a aplicação é volátil, não é prático utilizar um programa cliente com muita lógica de negócio (cliente-gordo). Portanto, letras b), c) e d) estão eliminadas.
    Como os dados são voláteis, não é prático você manter duas camadas (Apresentação e lógica de negócio). É mais fácil você manter um sistema que possua uma camada de dados. Portanto, letra a).

  • Até concordo com o gabarito, pois sei que a banca utilizou a palavra sem analisar corretamente.
    Mas é necessário tomar cuidado. Pois Dados Voláteis em TI também podem significar que os Dados não precisam ser persistidos. Não sendo necessária a camada de acesso a dados. Podendo assim ter um aplicativo de 2 camadas.
  • Concordo com o gabarito. Se os dados e aplicações são voláteis, ou seja mudam constantemente, a melhor opção é utilizar uma arquitetura que trabalhe da forma mais INDEPENDENTE possível. Na arquitetura em 3 camadas, as camadas são independentes entre si, permitindo uma comunicação através interfaces previamente acordadas, garantindo que os dados e aplicações possam mudar a vontade. A única coisa que deve ser garantido é o acordo de interfaces entre as camadas. Ver referência que atesta essa visão:

    "A arquitetura em 3 camadas e um tipo de arquitetura cliente/servidor na qual a interface com o usuario, a logica de processo, o armazenamento de dados e o acesso a dados são desenvolvidos e mantidos em modulos independentes. A forma como e concebida a arquitetura em 3 camadas permite que cada um dos modulos seja atualizado ou replicado de maneira independente com relação aos requisitos de tecnologias utilizadas". (fonte: Reese, 2000; Sadoski e Comella-Dorda, 1997).

    Bons estudos!

  • Marquei 'a' e concordo com os amigos acima quanto ao termo volátil, que significa dados não persistentes. Este termo não quer dizer que os dados são alterados freqûentemente, mas sim que "evaporam". Memórias RAM são exemplos de memórias cujos dados são voláteis, ou seja, ao serem desligadas, os mesmos somem ("evaporam"). Ou seja, um sistema sem BD (2 camadas) atenderia perfeitamente.