SóProvas



Questões de Arquitetura Cliente-Servidor


ID
2326
Banca
NCE-UFRJ
Órgão
TRE-RJ
Ano
2001
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A característica que diferencia um sistema em três camadas de um que utilize a arquitetura cliente-servidor é:

Alternativas
Comentários
  • Escalabilidade é uma forma de dividir as terefas. Como as mesmas regras de negócios estão divididas entre vários servidores através do balanceamento de carga, quando um servidor está sobrecarregado ou fora do ar, outro entra em ação para ajudá-lo.
  • Na minha opiniao a letra E tbm esta certa
  • Leandro, a questão pede uma característica que diferencia a arquitetura de 3 camadas da de 2 camadas (Uma observação aqui: quando se fala em arquitetura cliente/servidor NÃO necessariamente significa arquitetura de 2 camadas, como foi confundido pela banca. Isso, especificamente, já foi discutido na lista do TIMasters, inclusive. A arquitetura de 3 camadas é uma arquitetura cliente/servidor (de 3 camadas) e a arquitetura de 2 camadas também é uma arquitetura cliente/servidor (só que de 2 camadas). A banca confundiu e colocou a expressão "arquitetura cliente/servidor" como sendo sinônima de "arquitetura cliente/servidor de 2 camadas", assim como a CESGRANRIO já o fez, anos depois da data desta questão. Acho que eles pensam assim: "o nome cliente/servidor tem 2 palavras, então é uma arquitetura de 2 camadas", o que está errado. Enfim, isso não vem ao caso agora.).
    A letra E está errada por que o fato de você querer utilizar o desenvolvimento do sistema usando componentes não é uma característica exclusiva da arquitetura de 3 camadas não. A utilização de componentes no desenvolvimento é possível para ambas arquiteturas. Já a escalabilidade é possível somente na arquitetura de 3 camadas. 

ID
71815
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

São os mesmos comandos utilizados, tanto no ambiente Windows quanto no ambiente Linux, na resolução de problemas relacionados com a comunicação de um cliente ou servidor com a rede:

I. NETSTAT: apresenta algumas estatísticas e estado das conexões.

II. PING: permite verificar se a configuração TCP/IP está funcionando ou se um sistema TCP/IP remoto está disponível.

III. ROUTE: manipula a tabela de roteamento do computador, apresenta, remove e adiciona rotas.

IV. TRACERT: obtém o caminho que um pacote atravessa por uma rede de computadores até chegar ao destinatário.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • A definição do comando tracert está errada ou o erro da questão é porque ele não faz parte dos comandos linux ?
  • Netstat - Exibe informações sobre a sessão do protocolo TCP/IP.Ping - Verifica configurações e testa a conectividade IP.Route - Exibe ou modifica a tabela de roteamento local. Tracert - Rastreia a rota que um pacote segue até um destino.
  • Na verdade no Linux existe o comando traceroute e não o Tracert, por isso o comando não faz parte da resposta.
  • Alguém poderia explicar como o Ping faz a verificação de configuração?

    Até onde sabia, ele só testava a conectividade.
  • No linux é traceroute
    No windows é tarcert

    kkkkkk

  • Achei a definição do comando ping da questão sambada ....



    O COMANDO PING

     "ping, da sigla, em inglês: Packet Internet Network Grouper

    É o tempo que uma informação demora para chegar a um destino e voltar ao seu computador, ou o tempo decorrido apenas para chegar a um servidor, dependendo da funcionalidade a qual ele deve ser aplicado. 

    Em termos mais técnicos, o ping é um comando usado pelo protocolo ICMP que serve para testar a conectividade entre equipamentos, e foi criado para o uso em redes com a pilha de protocolo TCP/IP (como por exemplo a internet). 

    Por meio do ping, pode ser executado um teste de conexão para se descobrir se um determinado equipamento de rede está funcionando. Ele faz isto enviando pacotes através do protocolo ICMP para o equipamento de destino e na "escuta" das respostas. 

    Quando o "destinatário" recebe este pacote, ele envia uma resposta e quando esta retorna, o tempo decorrido entre o envio e o recebimento é contado. 

    Este resultado é chamado "Tempo de ping", e medido em milissegundos (ms). Quanto mais alto ele for, mais a estabilidade de sua conexão está comprometida com relação ao "destinatário" para o qual ela está sendo testada."



    Fonte: "http://www.vivaolinux.com.br/dica/O-comando-ping"


    []'s


ID
119260
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Sobre o modelo cliente/servidor, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A) ERRADA - A arquitetura mais comum nesse caso é de quatro camadas.

    B) ERRADA - A interface reside normalmente no cliente.

    C) ERRADA - Os dados residem sempre no servidor.

    D) ERRADA - Nem sempre as regras de negócio residem no cliente. Na arquitetura de 3 camadas as regras estão no servidor de aplicação.

    E) CORRETA.
  • e-

    O paradigna cliente/servidor é baseado em dividir o trabalho de uma aplicação em dois processos -um cliente e um servidor. Cliente disponibiliza GUI, requisita serviços específicos ao(s) servidor(es) e executa parte do código da aplicação.

    Servidor executa em sistemas operacionais para multiprogramação e nunca inicia um processo de troca de mensagens com cliente.


ID
126946
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CEHAP-PB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A arquitetura cliente-servidor

Alternativas
Comentários
  • Principais características da arquitetura cliente / servidor:
     
    • Oferecer uma estruturação do processamento distribuído baseado noconceito de serviços;
    • Servidor: provedor de serviços;
    • Cliente: consumidor de serviços;
    • Permitir o compartilhamento de recursos;
    • Servidor pode atender a vários clientes simultaneamente;
    • Oferecer transparência de localização;
    • Tratamento uniforme independentemente de processos estarem na mesma máquina ou   em máquinas distintas;
    • Permite a comunicação através da troca de mensagens;
    • Cliente não precisa saber como servidor implementa o serviço, mas apenas a interface para solicitação e resposta.
  • d-

     

    As tarefas do servidor – responder a pedidos de clientes são totalmente independentes, assim como as do cliente, possuindo pouca necessidade
    de sincronismo, podendo ser executadas concomitantemente. Todos os computadores em cliente-servidor são interconectados por rede, local ou remota, não importando a tipologia ou o protocolo da comunicação.


ID
134050
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CEHAP-PB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca da arquitetura cliente-servidor, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O CORBA é um padrão que foi definido pela OMG, uma organização que reúne cerca de 800 empresas do mundo todo, inclusive gigantes como IBM, Digital, Oracle, Sun e Sybase. O padrão CORBA é um sistema que permite que aplicações distribuídas em uma rede (local ou mesmo na internet) comuniquem-se entre si e troquem informações. Estas aplicações podem estar sendo executadas em diferentes plataformas de hardware (Intel, Sun, etc) e sistemas operacionais (Windows, Linux, Unix, etc) e podem ter sido construídas em diferentes linguagens de programação. Utilizando o padrão CORBA é possível ter aplicações completamente distribuídas, potencialmente com cada pedaço de software sendo executado em qualquer parte da rede e em qualquer plataforma, sem que o usuário perceba que isto está acontecendo e sem que o desenvolvedor precise se preocupar em criar soluções que resolvam os problemas de interoperabilidade entre os diferentes pedaços da aplicação. Atualmente, diversas ferramentas já suportam o padrão CORBA, como Delphi 4, JBuilder 2, Oracle 8i, Cold Fusion e C++ Builder.Uma grande vantagem de CORBA é ser um padrão diretamente suportado por empresas em todo o mundo e com dezenas de implementações disponíveis, incluindo algumas gratuitas. Na prática, essa padronização significa que você não precisa ficar preso a determinados fornecedores, plataformas ou produtos, como acontece quando são escolhidas soluções proprietárias.
  • Arquitetura CORBACORBA (Common Object Request Broker Architecture) é um padrão definido pelo consórcio OMG (Object Management Group) que define uma arquitetura de objetos, com uma linguagem para descrição de interfaces com mapeamentos padronizados para diversas linguagens e um conjunto de serviços básicos. Como o padrão CORBA visa atender a diversas linguagens de programação, sua especificação é ampla e relativamente complexa. De forma extremamente simplificada, os componentes básicos dessa arquitetura são: a linguagem de descrição de interfaces; o intermediário para repassar requisições a objetos remotos; o serviço para localizar objetos remotos; e o protocolo de comunicação. IDL é a Interface Description Language, uma linguagem que permite especificar interfaces de forma independente da linguagem de programação na qual a especificação é implementada. CORBA determina uma série de mapeamentos padronizados entre IDL e outras linguagens, tais como C, C++, COBOL e Java. ORB é o Object Request Broker, o núcleo da arquitetura CORBA. É um programa que deve estar executando em cada máquina envolvida em uma aplicação CORBA, sendo o responsável pela conexão entre clientes e serviços através dos correspondentes stubs e skeletons. O Serviço de Nomes de CORBA define uma estrutura para associar nomes a objetos remotos definidos na arquitetura. A estrutura definida é uma hierarquia (ou árvore), onde cada ramo define um contexto distinto e cujas folhas são os nomes dos serviços disponibilizados. Assim, a referência completa para o nome de um serviço é dada pelo contexto (os nomes dos nós intermediários) e pelo nome do serviço. O protocolo de comunicação de CORBA especifica o padrão para que as requisições de objetos transmitidas entre ORBs, independentemente de como ou em qual linguagem esses ORBs foram implementados, possam ser reconhecidas. O protocolo de comunicação CORBA mais comum é o IIOP, o Internet Inter-ORB Protocol, em função da disseminação da Internet, mas outros protocolos podem ser obtidos para outras plataformas.
  • c-

    É a funcao do CORBA como object requester. Segundo Gross (2008, p. 43), "pacotes de Remote Procedure Call – RPC como o RPC da Sun e os sistemas de comunicação em grupo como o Isis, são exemplos de middleware. Hoje ha muitos padrões middleware como:

    • CORBA (Common Object Request Broker Architecture).

    • Java RMI (Remote Method Invocation).

    • Web services

    • Microsoft DCOM (Distributed Component Object Model).

    • ISO/ITU-T RM-ODP (Reference Model for Open Distributed Processing)

     

    O middleware simplifica comunicação de aplicativos por abstrações, como:

     

    chamada de métodos remotos,

     

    comunicação em grupo de processos,

     

    notificações de eventos, particionamento,

     

    posicionamento e recuperação de objetos de dados compartilhados entre computadores,

     

    replicação de objetos de dados compartilhados

     

    a transmissão de dados multimídia em tempo real.


ID
140917
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

No que se refere a arquiteturas e tecnologias de sistemas de informação, julgue os itens de 110 a 120.

Os principais componentes da arquitetura cliente-servidor, que é um modelo de arquitetura para sistemas distribuídos, são o conjunto de servidores que oferecem serviços para outros subsistemas, como servidores de impressão e servidores de arquivos, o conjunto de clientes que solicitam os serviços oferecidos por servidores, e a rede que permite aos clientes acessarem esses serviços.

Alternativas
Comentários
  • Desculpem o palavreado, mas "vamo elaborar questão ruim (mal escrita) assim na casa do capeta!"

    Depois exigem que os candidatos tenham noções de português; uma completa contradição considerando esse tipo de questão.
  • Embora mal elaborada a questão está correta.

  • Questão porca...


ID
150403
Banca
FCC
Órgão
TJ-PA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

No modelo cliente-servidor de computação distribuída, os

Alternativas
Comentários
  • Chamada remota de procedimento (RPC, acrônimo de Remote Procedure Call) é uma tecnologia de comunicação entre processos que permite a um programa de computador chamar umprocedimento em outro espaço de endereçamento (geralmente em outro computador, conectado por uma rede). O programador não se preocupa com detalhes de implementação dessa interação remota: do ponto de vista do código, a chamada se assemelha a chamadas de procedimentos locais.

    RPC é uma tecnologia popular para a implementação do modelo cliente-servidor de computação distribuída. Uma chamada de procedimento remoto é iniciada pelo cliente enviando uma mensagem para um servidor remoto para executar um procedimento específico. Uma resposta é retornada ao cliente. Uma diferença importante entre chamadas de procedimento remotas e chamadas de procedimento locais é que, no primeiro caso, a chamada pode falhar por problemas da rede. Nesse caso, não há nem mesmo garantia de que o procedimento foi invocado.


    http://pt.wikipedia.org/wiki/Chamada_de_procedimento_remoto
  • e-

    O modelo Cliente-Servidor é o modelo de arquitetura mais citado para sistemas distribuídos, sendo mais importante empregada atualmente. Todos os demais modelos de arquitetura derivam ou variam a partir deste modelo fundamental.

     

    Middleware simplifica comunicação de programas aplicativos por abstrações, como REmote procedure calls, comunicação em grupo de processos, notificações de eventos, particionamento, posicionamento e recuperação de objetos de dados compartilhados entre computadores, replicação de objetos de dados compartilhados e a transmissão de dados multimídia em tempo real. Exemplso de middleware:

     

    1- CORBA (common objexct request broker architecture)

    2- JAVA RMI( rmote method invocation)

    3- Web services

    4- Microsoft DCOM (distributed component object model)

    5 ISO /ITU -T RM-ODP (reference model for open distributed processing).


ID
151849
Banca
FCC
Órgão
TRE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Na arquitetura cliente-servidor, a característica que diferencia um sistema em múltiplas camadas de um que utiliza apenas três camadas reside na

Alternativas
Comentários
  • Ao meu ver, a alternativa D está errada também. Há vários frameworks no mercado que disponibilizam modelos cliente-servidor em 3 camadas e que também possuem essa vantagem (eliminação da necessidade de instalações de programas cliente e também de manutenções nos desktops dos usuários. )... Zend Framework, se precisam de um exemplo.
  • O enunciado pergunta a caracteristica que diferencia da de multipla camadas. Ao meu ver, para a opção D estar correta, deveria constar como obrigação de instalação de cliente.

  • Segue uma boa distinção que encontrei na internet...

     

    Aplicações em 3 Camadas

    Quando um sistema cliente-servidor é desenvolvido retirando-se a camada de negócio do lado do cliente.

    Apresentação: Continua no programa instalado no cliente. Alterações na Interface do programa, geram a necessidade de atualizar a aplicação em todos os computadores, onde esta está sendo utilizada. Porém cabe ressaltar, que alterações na interface, são menos freqüentes do que alterações nas regras do negócio.
    Lógica: São as regras do negócio, as quais determinam de que maneira os dados serão utilizados. Esta camada foi deslocada para o Servidor de aplicações. Desta maneira, quando uma regra do negócio for alterada, basta atualizá-la no Servidor de aplicações. Após a atualização, todos os usuários passarão a ter acesso a nova versão, sem que seja necessário reinstalar o programa em cada um dos computadores da rede. Vejam que ao centralizar as regras do negócio em um Servidor de aplicações, estamos facilitando a tarefa de manter a aplicação atualizada.
    Dados: Nesta camada temos o servidor de Banco de dados, no qual reside toda a informação necessária para o funcionamento da aplicação. Cabe ressaltar, novamente, que os dados somente são acessados através do Servidor de aplicação, e não diretamente pela aplicação Cliente.

     

    Aplicações em 4 Camadas (Web Based)

    A idéia básica do modelo de 4 camadas, é retirar a apresentação do cliente e centralizá-las em um determinado ponto, o qual na maioria dos casos é um servidor Web. Com isso o próprio Cliente deixa de existir como um programa que precisa ser instalado em cada computador da rede.

     

    Fonte: http://www.diegomacedo.com.br/arquitetura-de-aplicacoes-em-2-3-4-ou-n-camadas/

  • Rapaz, a menos tosca é a D.

    A alternativa D não está totalmente certa.


ID
155830
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Em relação à rede de computadores mundial, suas características e conceitos, julgue os itens que se seguem.

O acesso a páginas web, o e-mail, a transferência de arquivo, o login remoto e os grupos de discussão adotam o modelo clienteservidor.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Cliente-servidor é um modelo computacional que separa clientes e servidores, sendo interligados entre si geralmente utilizando-se uma rede de computadores. Cada instância de um cliente pode enviar requisições de dado para algum dos servidores conectados e esperar pela resposta
  • Mas o que são exatamente grupos de discussão?

  • O próprio computador com um browser é o cliente .  grupos de discussão são  fórum  de sites..

  • Minha contribuição.

    Grupos de discussão: consistem em comunidades virtuais e permitem que usuários da rede possam trocar mensagens de interesse comum, utilizando, entre outros, recursos de correio eletrônico e de páginas web. Entre os elementos normalmente presentes em um grupo de discussão, encontram-se o administrador do grupo, que decide sobre as regras do grupo, e o moderador do grupo, que tem a função de aprovar, ou não, determinada mensagem.

    Ex.: Yahoo Grupos e Google Grupos

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!


ID
157033
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com relação a qualidade de software, bancos de dados e suas tecnologias, julgue os itens de 37 a 42.

Na arquitetura cliente-servidor, o cliente (front_end) fornece a interface do usuário e o servidor (back_end) executa as consultas no SGBD. A principal desvantagem dessa arquitetura é a divisão do processamento entre dois sistemas, o que aumenta o tráfego de dados na rede.

Alternativas
Comentários
  • Quem executa consultas no SGBD é o usuário e não o servidor.

    Logo ERRADA.

  •  Ao meu ver, o erro se refere a "divisão do processamento entre dois sistemas". Arquitetura cliente servidor não funciona assim. O cliente manda a solicitação para o servidor, esse processa a requisição e envia a resposta ao cliente. Não há processamento entre os dois sistemas!

  • Discordo dos comentários abaixo pelo seguinte:

    A primeira frase da questão está correta. O que está errado é a segunda frase.
    Vejam o trecho abaixo:

    Banco de Dados Cliente-Servidor: Na arquitetura Cliente-Servidor, o cliente (front_end) executa as tarefas do aplicativo, ou seja, fornece a interface do usuário (tela, e processamento de entrada e saída). O servidor (back_end) executa as consultas no DBMS e retorna os resultados ao cliente. Apesar de ser uma arquitetura bastante popular, são necessárias soluções sofisticadas de software que possibilitem: o tratamento de transações, as confirmações de transações (commits), desfazer transações (rollbacks), linguagens de consultas (stored procedures) e gatilhos
    (triggers). A principal vantagem desta arquitetura é a divisão do processamento entre dois sistemas, o que reduz o tráfego de dados na rede.


    http://www.ime.usp.br/~andrers/aulas/bd2005-1/aula4.html 

  • Mesmo consultando, o cliente nao executa nenhum consulta, mas sim o servidor; o q o cliente faz, como a questao coloca, eh fornecer a interface de acesso aos dados; nem msm o servidor de aplicaçao, se fosse em 3 camadas, executaria a consulta. Quem executa a consulta, ou seja, executa os SQLs, eh o proprio servidor. O cliente simplesmente faz 1 requisicao e o servidor executa o SQL, fornecendo os resultados. Logo, a primeira parte da questao esta correta.
    Ela erra qdo afirma q a divisão do processamento entre dois sistemas aumenta o tráfego de dados na rede.
    Na verdade, em relaçao ao sistema centralizado, onde os terminais burros tinham, a todo momento, q enviar/receber dados do servidor, o trafego diminui. E muito! Pois, na arquitertura cliente/servidor, o cliente so se conecta ao servidor na hora de busscar so dados.

ID
158980
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue os itens de 68 a 72, relativos aos princípios da engenharia de
software.

A arquitetura de um sistema de software pode se basear em determinado estilo de arquitetura. Um estilo de arquitetura é um padrão de organização. No estilo cliente-servidor, o sistema é organizado como um conjunto de serviços, servidores e clientes associados que acessam e usam os serviços. Os principais componentes desse estilo são servidores que oferecem serviços e clientes que solicitam os serviços.

Alternativas
Comentários
  • Perfeito, é exatamente isso!

  • A própria questão é resumo completo.


ID
159025
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca de arquiteturas de aplicações cliente-servidor e para
a Internet, julgue os próximos itens.

Na arquitetura cliente-servidor com três camadas (three tier), a camada de apresentação, a camada de aplicação e o gerenciamento de dados ocorrem em diferentes máquinas. A camada de apresentação provê a interface do usuário e interage com o usuário, sendo máquinas clientes responsáveis pela sua execução. A camada de aplicação é responsável pela lógica da aplicação, sendo executada em servidores de aplicação. Essa camada pode interagir com um ou mais bancos de dados ou fontes de dados. Finalmente, o gerenciamento de dados ocorre em servidores de banco de dados, que processam as consultas da camada de aplicação e enviam os resultados.

Alternativas
Comentários
  • Em Engenharia de Software, arquitetura multi-camada (também referenciada como arquitetura n-camada) é uma arquitetura client–servidor onde a apresentação, a aplicação, e a manipulação de dados são processos logicamente separados. Por exemplo, uma aplicação que usa middleware para servir requisições de dados entre um usuario e um banco de dados emprega uma arquitetura multi-camada. A grande maioria das aplicações de multi-camadas são da arquitetura de 3 camadas ou (three tier).
  • Marquei errada por causa desse trecho: "...ocorrem em diferentes máquinas..". Não existe essa obrigatoriedade

  •  Concordo com o Janielton Veloso. A separação das camadas é lógica e não necessariamente física.

  • Em concurso infelizmente OCORRE isto: "Na arquitetura cliente-servidor com três camadas (three tier), a camada de apresentação, a camada de aplicação e o gerenciamento de dados OCORREM em diferentes máquinas.".

    O sentido aí do verbo OCORRER não é de obrigatoriedade mas de possibilidade, principalmente para a CESPE.
  • Acredito que a questão está ERRADA pelo trecho "...ocorrem em diferentes máquinas."

    O verbo "ocorrer" não dá o sentido de possibilidade a não ser que a frase fosse: "...podem ocorrer em diferentes máquinas." ou  "...geralmente ocorrem em diferentes máquinas."
    Por exemplo: As palestras ocorrem diariamente às 16 horas. (Obrigatoriedade)
    Diferente de: As palestras podem ocorrer diariamente às 16 horas. (Possibilidade)


    A banca não soube transmitir de forma correta o sentido que quis expressar. Esse gabarito seria facilmente trocado por um professor de português!


  • Pessoal, errei a questão. Mas, é bom para aprendermos!

    O CESPE deu a ideia de obrigatoriedade mesmo ao empregar o verbo "OCORREM em diferentes máquinas". E é isso mesmo pois a questão se refere a arquitetura 3 camadas (three TIER) e essa arquitetura prevê a separação física entre os seus componentes, mesmo! O PONTO vem da diferença sutil entre Tier e Layer! Se a questão tivesse colocado 3-Layers aí sim a mesma estaria errada, pois estaria falando de separação lógica.

    "Tier" = Separação física em camadas.
    "Layer" = Separação lógica em camadas. 

    Segue a excelente explicação sobre essa diferença sutil encontrada em (http://csharpbrasil.com.br/csharp/n-tiers-n-layers/):"Hoje vamos esclarecer a diferença entre n-tiers e n-layers, algo que causa bastante complicação, principalmente quando estamos lendo livros técnicos traduzidos do inglês, no qual ambas as definições são tratados como “camadas”.

    Physical tiers (Camadas físicas) definem apenas aonde o código vai rodar. Especificamente, tiers são os lugares onde as layers são implantadas e onde as layers são executadas. Em outras palavras tiers é a implantação física das layers."

    Logical layers (Camadas Lógicas) são apenas uma forma de organizar seu código. Camadas típicas incluem negócios, apresentação e dados – o mesmo que o modelo três camadas tradicional. Mas quando estamos falando sobre layers, estamos falando apenas da organização lógica do código.
    De nenhuma maneira é implícito que essas camadas podem ser executadas em computadores diferentes ou em diferentes processos em um único computador, ou em um mesmo processo em um único computador. Tudo que estamos fazendo é discutir uma forma de organizar um código em um conjunto de camadas definidas pela função especifica.

    Referência: Rockford Lhotka, Should all apps be n-tier?

    Espero ter contribuído!

  • Refere-se a Camadas Físicas (Tiers), portando cada camada está localizada em uma máquina. 


ID
164638
Banca
FGV
Órgão
BADESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Os projetistas de arquiteturas cliente-servidor devem levar em consideração uma série de fatores na escolha da arquitetura mais apropriada.

Supondo aplicações em que tanto os dados quanto as aplicações são voláteis, assinale a alternativa que indique a arquitetura cliente-servidor mais apropriada.

Alternativas
Comentários
  •  

  • Resposta CORRETA letra A

    Para implementar sistemas em 03 camadas ou multicamadas, é necessário que o projeto tenha sido idealizado de modo a produzir e comportar uma arquitetura em multicamadas, pois somente assim será possível implementar um aplicativo que apresente os benefícios esperados.

    Uma arquitetura em três camadas pode ser implementada em três máquinas separadas, ou mesmo em módulos separados no mesmo computador; a grande diferença de implementação entre esta e a tradicional arquitetura cliente-servidor é a presença de um programa chamado de Servidor de Aplicativos. Ele irá gerenciar o reaproveitamento de recursos e a conectividade - tanto com o banco de dados como com a camada de aplicação. Sua presença, entretanto, cria dois importantes fatores a considerar: aumento de custo e de complexidade do desenvolvimento.

    Um modelo em 3 camadas para a web seria tipicamente organizado da seguinte maneira:

    Camada de Apresentação - representada pelo navegador e pelo servidor web, organiza e exibe as informações para o usuário; recebe comandos e organiza a forma de entrada e saída. Geralmente é programada numa linguagem de script, e é de desenvolvimento mais barato.

    Camada de Lógica de Aplicação - representada por um conjunto de objetos que contém a lógica de negócios do aplicativo; esses objetos ficam hospedados num Servidor de Aplicativos. Pode ser reusada por várias formas de apresentação diferentes, e se comunica com a camada de serviços de dados para prover informações e acionar operações.

    Camada de Serviços de Dados - representada pelo servidor de dados e pela abstração de dados, acesso a programas legados e sistema de arquivos. Somente pode ser acessada pela camada de lógica de aplicação, o que aumenta a segurança do sistema.

  • Como tanto os dados quanto as aplicações são voláteis, ou seja, mudam bastante. A melhor alternativa é o modelo em 3 camadas, pois do contrário sempre que alguma mudança fosse feita seria necessário que se modifica-se a aplicação em cada um dos clientes.
  • Como a aplicação é volátil, não é prático utilizar um programa cliente com muita lógica de negócio (cliente-gordo). Portanto, letras b), c) e d) estão eliminadas.
    Como os dados são voláteis, não é prático você manter duas camadas (Apresentação e lógica de negócio). É mais fácil você manter um sistema que possua uma camada de dados. Portanto, letra a).

  • Até concordo com o gabarito, pois sei que a banca utilizou a palavra sem analisar corretamente.
    Mas é necessário tomar cuidado. Pois Dados Voláteis em TI também podem significar que os Dados não precisam ser persistidos. Não sendo necessária a camada de acesso a dados. Podendo assim ter um aplicativo de 2 camadas.
  • Concordo com o gabarito. Se os dados e aplicações são voláteis, ou seja mudam constantemente, a melhor opção é utilizar uma arquitetura que trabalhe da forma mais INDEPENDENTE possível. Na arquitetura em 3 camadas, as camadas são independentes entre si, permitindo uma comunicação através interfaces previamente acordadas, garantindo que os dados e aplicações possam mudar a vontade. A única coisa que deve ser garantido é o acordo de interfaces entre as camadas. Ver referência que atesta essa visão:

    "A arquitetura em 3 camadas e um tipo de arquitetura cliente/servidor na qual a interface com o usuario, a logica de processo, o armazenamento de dados e o acesso a dados são desenvolvidos e mantidos em modulos independentes. A forma como e concebida a arquitetura em 3 camadas permite que cada um dos modulos seja atualizado ou replicado de maneira independente com relação aos requisitos de tecnologias utilizadas". (fonte: Reese, 2000; Sadoski e Comella-Dorda, 1997).

    Bons estudos!

  • Marquei 'a' e concordo com os amigos acima quanto ao termo volátil, que significa dados não persistentes. Este termo não quer dizer que os dados são alterados freqûentemente, mas sim que "evaporam". Memórias RAM são exemplos de memórias cujos dados são voláteis, ou seja, ao serem desligadas, os mesmos somem ("evaporam"). Ou seja, um sistema sem BD (2 camadas) atenderia perfeitamente.


ID
171646
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca da arquitetura cliente-servidor multicamadas, julgue os itens
subsequentes.

Em arquiteturas cliente-servidor multicamadas, na maior parte das aplicações, o browser é adotado como cliente universal.

Alternativas
Comentários
  • Isso é verdadeiro quando falamos dos sistemas cliente-servidor 4 camadas.
    Mas como estamos falando de multicamadas, inclui-se nesta categoria não só as 4 camadas, mas também os sistemas cliente-servidor de 3 e 2 camadas, que na sua grande maioria ainda utilizam aplicativos como clientes.
    Alguém teria uma fonte que confirmaria a tal "maioria dos aplicativos" como 4 camadas? Ou, dizendo que a maioria dos aplicativos utilizam o Navegador como Cliente Universal?
    Acho muito perigoso uma banca colocar palavras como "Maioria", pois livros muitas vezes estão desatualizados, bem como os autores. A palavra "maioria" vai da experiência de cada pessoa, e com a realidade que ela vive. O autor por exemplo pode citar isso como a realidade que ele via no Estados unidos no periodo que escreveu o livro; e que não é a mesma realidade que vemos no brasil na época da aplicação da prova.
    As bancas são muito irresponsáveis no momento de criação das questões.
  • Arquitetura multicamada é aquela que possui 3 camadas. Diferentemente da arquitetura em duas camadas, que utiliza o chamado cliente-gordo (em que os aplicativos são instalados nas máquinas dos clientes), a arquitetura multicamada utiliza o chamado cliente-magro, por utilizar um navegador web como cliente, enquanto que o aplicativo é disponibilizado em um servidor.

    É meio complicado encontrar livros que citem isso na internet, mas encontrei uma monografia que pode dar um norte: http://dsc.inf.furb.br/arquivos/tccs/monografias/1999-2raquelschlickmannvf.pdf


ID
171649
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca da arquitetura cliente-servidor multicamadas, julgue os itens
subsequentes.

Nessa arquitetura, quando são consideradas três camadas, a primeira camada deve ser implementada por meio do servidor de aplicação.

Alternativas
Comentários
  •  A questão está errada.

    Em qualquer ordem que se queira contar, a camada do servidor de aplicação não será nunca uma das pontas.

    Para exemplificar, a primeira camada seria o cliente, o browser, a segunda camada, o servidor de aplicação e a terceira camada o banco de dados.

  • Para  minimizar o impacto de mudanças nas aplicações, decidiu-se separar a camada de negócio da camada de interface gráfica, gerando três camadas:

    1 - Camada de Apresentação: também chamada Camada de Interface, possui classes que contêm funcionalidades para visualização dos dados pelos usuários.

    2 - Camada de Negócio: também chamada Camada Lógica ou de Aplicação, possui classes que implementam as regras de negócio no qual o sistema será implantado.

    possui classes que se comunicam com outros sistemas para realizar tarefas ou adquirir informações para o sistema. 

    Tipicamente, essa camada é implementada utilizando algum mecanismo de armazenamento persistente. Camada de Persistência ou Camada de Acesso.




ID
171652
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca da arquitetura cliente-servidor multicamadas, julgue os itens
subsequentes.

Em arquitetura multicamadas, o servidor de aplicação nada mais é do que um programa que fica entre o aplicativo cliente e o sistema de gerenciamento de banco de dados.

Alternativas
Comentários
  •  A questão esta correta.

    Mesmo sabendo que um servidor de aplicação não é nada simples, não invalidaria a questão.

    O servidor de aplicação, como o próprio nome quer dizer, irá ser usado pela aplicação e servir de meio entre o cliente e o banco de dados.

  • QUESTÃO: CORRETA

     

     

    Em arquitetura multicamadas, o servidor de aplicação nada mais é do que um programa (SERVIRDOR WEB - APACHE) que fica entre o aplicativo cliente(BROWSER - NAVEGADOR DE INTERNET) e o sistema de gerenciamento de banco de dados.(SGBD -MY SQL)


ID
171655
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca da arquitetura cliente-servidor multicamadas, julgue os itens
subsequentes.

Essa arquitetura implica custo inicial de implantação maior que o do modelo convencional cliente-servidor, pois é necessário que haja separação física de cada camada em um uma máquina, garantindo que a ocorrência de erro em uma camada não se propague para as demais.

Alternativas
Comentários
  • Questão errada.

     

    Não é necessário a separação física das camadas, mas sim a separação lógica.

  • Conforme Sommeville, numa arquitetura cliente-servidor, cada camada (apresentação, gerenciamento dos dados, processamento de aplicações e banco de dados) de um sistema pode ser implementada em servidores separados ou não, isto é, posso ter os processo rodando em múltiplos processadores ou posso ter um  único processador agindo como cliente e servidor, isso logicamente falando. 


ID
171658
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca da arquitetura cliente-servidor multicamadas, julgue os itens
subsequentes.

Uma desvantagem dessa arquitetura é o aumento na manutenção da aplicação, pois alterações na camada de dados, por exemplo, acarretam mudanças em todas as demais camadas.

Alternativas
Comentários
  • Quesrão errada.

     

    Muito pelo contrário, a divisão em camadas já é feita pensando em diminuir os problemas de manutenção.

  • Não, a divisão em camadas reduz a manutenção da aplicação.


ID
171661
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca da arquitetura cliente-servidor multicamadas, julgue os itens
subsequentes.

Nessa arquitetura, as camadas podem ter vários nomes. Por exemplo, a camada de aplicação pode ser chamada de camada de negócio, e a camada de dados pode receber o nome de camada EIS (enterprise information system).

Alternativas
Comentários
  •  A questão está certa.

    O importante não é a nomenclatura exata e sim o que este quer significar. 

    A camada da aplicação geralmente é chamada de camada de negócio e a camada de dados de banco de dados. No entanto, não significa dizer que não se pode usar um sistema diferente para se guardar os dados. Sistemas de informações empresáriais, ou Enterprise Information System, pode também ser usado.

  • EIS - Enterprise Information System (Sistemas de Informação Corporativos)

    Formada por sistemas legados (mainframes) e servidores de bancos de dados.


ID
201448
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Em uma arquitetura cliente-servidor, os clientes compartilham dos recursos gerenciados pelos servidores, os quais também podem, por sua vez, ser clientes de outros servidores.

Alternativas
Comentários
  • Exemplo:

    Seu computador acessa um site web. (computador: cliente, servidor web: servidor)

    O servidor web vai precisar buscar informações em um servidor de aplicação (servidor web: cliente, servidor de aplicação: servidor)

     

  • Os servidores podem ser clientes de outros servidores. Exemplo- servidor internet, que gerencia os arquivos as páginas web armazenadas. Os servidores internet são clientes do serviço DNS, que mapea nomes de domínio internet e IPs. Outro exemplo - busca, que permite usuários pesquisar de em páginas web internet. Os resumos são por programas web crawler, também chamados spiders, executados em segundo plano em sites de busca e usando requisições HTTP para acessar servidores web.

  • Os clientes compartilham os recursos? Como assim????????

  • Um servidor é cliente de outro servidor..... Os servidores gerenciam seus recursos que são compartilhados pelas dezenas, milhares, milhões de clientes. Além disso, um servidor pode acabar sendo um cliente de outro servidor. 


ID
205438
Banca
FEPESE
Órgão
SEFAZ-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Assinale a alternativa correta a respeito da arquitetura cliente-servidor e de sua utilização na rede Internet.

Alternativas
Comentários
  • * a) Clientes executados em computadores com endereços IP privados - por exemplo, 192.168.0.10 - são incapazes de interagir com servidores localizados em outros domínios de rede.

    Um IP privado só tem a restrição de não ser roteado. Os domínios além do roteador poderão ser atingidos via NAT (Network Address Translation)

    * b) Protocolos de transferência de arquivos, como FTP e BitTorrent, são construídos com base na arquitetura cliente-servidor.

    BitTorrent não segue a arquitetura Cliente-Servidor

    * c) O nome de domínio associado a um servidor Web de alta demanda pode ser resolvido para dois ou mais endereços IP pelo servidor DNS, de modo a dividir a carga de requisições entre réplicas do servidor.

    CORRETO. O balanceamento é feito por Round Robin dos IPs resolvidos

    * d) Em uma aplicação cliente-servidor, em geral um servidor emprega protocolos de difusão (multicast) de modo a atender a vários clientes simultaneamente.

    Cliente-servidor é ponto a ponto

    * e) Na arquitetura cliente-servidor, os servidores sempre atendem as requisições advindas dos clientes respeitando a ordem de chegada, ou seja, na ordem FIFO (First In, First Out).

    Você pode definir prioridades para atendimento de requisiçoes nas aplicações servidores.

     

  • Prezados,

    Uma das formas de dividir a carga em um servidor que é muito demandando é fazer ele responder por mais de um IP, dessa forma há certo balanceamento de carga nas requisições DNS

    Portanto a alternativa correta é a letra C



ID
233083
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CEB-DISTRIBUIÇÃO S/A
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

As redes de computadores possibilitam a programação em duas camadas, por meio das quais computadores de usuários se conectam a computadores servidores de rede para efetuarem requisições de serviços e coleta de informações. Assinale o nome da arquitetura que implementa a programação em duas camadas, utilizando rede de computadores.

Alternativas
Comentários
  • Cliente-servidor é um modelo computacional que separa clientes e servidores, sendo interligados entre si geralmente utilizando-se uma rede de computadores. Cada instância de um cliente pode enviar requisições de dado para algum dos servidores conectados e esperar pela resposta. Por sua vez, algum dos servidores disponíveis pode aceitar tais requisições, processá-las e retornar o resultado para o cliente. Apesar do conceito ser aplicado em diversos usos e aplicações, a arquitetura é praticamente a mesma.
    Muitas vezes os clientes e servidores se comunicam através de uma rede de computador com hardwares separados, mas o cliente e servidor podem residir no mesmo sistema. A máquina servidor é um host que está executando um ou mais programas de servidor que partilham os seus recursos com os clientes.
    Um cliente não compartilha de seus recursos, mas solicita o conteúdo de um servidor ou função de serviço. Os clientes, portanto, iniciam sessões de comunicação com os servidores que esperam as solicitações de entrada.

  • Acho que na questão acima a palavra camada está mal colocada o certo seria dois módulos ou processos pois como diz no texto abaixo:

    A tecnologia cliente/servidor é uma arquitetura na qual o processamento da informação é dividido em módulos ou processos distintos. Um processo é responsável pela manutenção da informação (servidores) e outros responsáveis pela obtenção dos dados (os clientes).


    entendo que a banca só colocou as palavras programação em duas camadas pra confundir os alunos sem nenhuma necessidade .

ID
250066
Banca
IPAD
Órgão
Prefeitura de Goiana - PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Sobre a arquitetura cliente-servidor, analise as seguintes afirmativas:

1. A maior capacidade de processamento encontra-se geralmente no lado cliente.

2. No contexto da Internet, os navegadores Web são exemplos de programas servidores de páginas HTML.

3. O protocolo HTTP é uma das formas de comunicação entre clientes e servidores.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Os servidores possuem maior capacidade de processamento que os clientes. Mesmo que o cliente possua um processador superior ou armazenagem superior localmente, a tecnologia de construção do servidor, velocidade de barramento, compartilhamentos e até o sistema operacional, garantem performance superior a qualquer desktop de igual configuração de hardware.
    Os navegadores web, como o Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome (entre outros), permitem o acesso a dados remotos, formatando e exibindo os comandos enviados pelo servidor web. Programas servidores Web são, por exemplo, o Internet Information Server (IIS) e o Apache Web.
  • 1. A maior capacidade de processamento encontra-se geralmente no lado cliente (ERRADO - maior capacidade de processamento encontra-se geralmente no lado do SERVIDOR). 
    2. No contexto da Internet, os navegadores Web são exemplos de programas servidores de páginas HTML (ERRADO - Navegadores Web são programas CLIENTES). 
    3. O protocolo HTTP é uma das formas de comunicação entre clientes e servidores. (CORRETO)

ID
273433
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

As arquiteturas das aplicações desenvolvidas podem ser
diferenciadas em função do tipo de ambiente, da linguagem ou,
ainda, do tipo de programação utilizada. Acerca de arquitetura
cliente-servidor, linguagens visuais, orientação a eventos e projeto
de interfaces, julgue os itens subsequentes.

Linguagens visuais são embasadas no uso de interfaces gráficas para interação com o usuário por meio de eventos. Nessas interfaces, a janela principal fornece detalhes sobre os objetos exibidos na janela secundária e sobre operações envolvendo esses objetos. As janelas secundárias, usadas para dar suporte à interação com a janela principal, tratam da interação primária com o usuário e, frequentemente, contêm um número arbitrário de objetos.

Alternativas
Comentários
  • 8. Linguagens de Programac?a?o Visual

    As linguagens de programac?a?o visual partem do princi?pio de que gra?ficos sa?o mais fa?ceis de serem entendidos do que textos. Sendo assim, a especificac?a?o de um programa por meio de diagramas e outros recursos gra?ficos tende a tornar a pro?pria programac?a?o mais fa?cil, permitindo mesmo que usua?rios sem muitas habilidades em programac?a?o gerem programas.

    Uma representac?a?o gra?fica de um programa tende a ser uma descric?a?o de alto ni?vel para o funcionamento do programa. Este tipo de representac?a?o normalmente limita bastante a flexibilidade dos programas que podem ser desenvolvidos, mas permite que ra?pida e facilmente se elaborem programas, dentro de um escopo limitado de opc?o?es. Com isso, as aplicac?o?es alvo para a programac?a?o visual se restringem a aplicac?o?es bem especi?ficas, que podem se beneficiar deste tipo de paradigma, na?o sendo, tais linguagens, linguagens de programac?a?o para propo?sitos gerais.

    8.1 Ferramentas de Programac?a?o Visual

    Nem todo uso de gra?ficos e diagramas visuais em programac?a?o podem ser chamados de linguagens visuais. Em alguns casos, o mais adequado e? chama?-los de ferramentas de programac?a?o visual. Nesse caso, o uso de gra?ficos e diagramas na?o especifica diretamente um programa a ser executado, mas e? uma ferramenta de auxi?lio na elaborac?a?o de tais programas. Por exemplo, os toolkits de elaborac?a?o de interface, que permitem ao usua?rio especificar diferentes controles em janelas de interface do programa, de forma visual, encontram-se nesta categoria. 

    Fonte: Linguagens de Programação. Notas de aula para a disciplina EA877 (Mini e  Microcomputadores: Software). 
    Ricardo R. Gudwin 

    ITEM ERRADO, pois linguagens visuais são em relação com o desenvolvedor e não em relação ao usuário.

  • Os conceitos foram invertidos.


    Uma interface do usuário baseada em janelas divide-se em janelas. As janelas podem ser movidas por toda a tela, empilhadas umas sobre as outras e transformadas em ícones. Um sistema geralmente apresenta uma janela primária e várias janelas secundárias. A janela primária trata da interação principal com o usuário e costuma conter um número arbitrário de objetos. As janelas secundárias são usadas para suportar as interações com as janelas primárias, fornecendo detalhes sobre seus objetos e as operações neles realizadas.

    fonte: http://www.wthreex.com/rup/portugues/process/modguide/md_uig.htm


ID
273436
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

As arquiteturas das aplicações desenvolvidas podem ser
diferenciadas em função do tipo de ambiente, da linguagem ou,
ainda, do tipo de programação utilizada. Acerca de arquitetura
cliente-servidor, linguagens visuais, orientação a eventos e projeto
de interfaces, julgue os itens subsequentes.

No caso de ambiente Internet ou ambiente desktop, o projeto de sistemas cliente-servidor em três camadas possui maior grau de escalabilidade que projetos de duas camadas, pois o processamento está localizado entre o cliente e o servidor.

Alternativas
Comentários
  • Não concordo com o gabarito.
    O processamento não está entre o cliente e o servidor, mas tem apenas a possibilidade de estar distribuido em mais de um servidor.
    Podendo incluisive as 3 camadas (acesso a dados, controle e visualização) estar em um mesmo servidor.
    Logo na minha opinião o gabarito deveria ser "errado"
    Alguem sabe informar alguma bibliografia que corrobore a questão?
  • 93

    Bernardo, se vc considerar ao pé da letra o conceito de três camadas a questão está correta mesmo. Veja que segundo Ian Sommerville, 8ªed, p 273:

    In a three-tier client-server, the presentation, the application processing and the data management are logically separate processes that execute on different processors.

    []'s

    93,93/93
  • Concordo com o bernardo.

    3 Camadas, podemos ter o cliente, o servidor de aplicação e o servidor de banco de dados. Mas o processamento continuará no servidor, mas no servidor de aplicação.

    Como ele menciona servidor, a questão está incorreta. Se o processamento não está no cliente, e não está no servidor... onde estará o processamento?

    lá ele...

    (Depois dizem que FCC é uma porcaria...)
  • Concordo com os colegas quanto a discordância do gabarito.
    Não sei se puderam observar mas o Cespe está com esse problema em muitas questões, o que impede o candidato na hora da prova de saber se leva ao pé da letra ou se tenta compreender a idéia...

    Fazer o que!!!
  • Existe uma grande diferença entre camadas e servidores. A questão fala de camadas e não de servidores portanto está correta e de acordo com centenas de bibliografias. Análise de texto é importante.

    Estudem as camadas:
    MVC
    Model = camada de dados, gerenciamento de dados ou banco de dados
    View= camada de apresentação, interface do cliente
    Crontoller = Camada de processamento, regras de negócio

    Agora, se estas camadas podem estar localizadas no mesmo servidor é outra questão. Lembrando: A questão trata de CAMADAS
  • Que questão estranha. Na arquitetura de três camadas, se não é um cliente e nem um servidor, o que é?

  • Gabarito: C.

     

    No modelo de 3 camadas, há um componente intermediário - o Servidor de Aplicação -, que armazena regras do negócio e lógica da aplicação.

     

    Assim, alterações na camada intermediária são assumidas pelo BD e por todas as aplicações. Por isso "possui maior grau de escalabilidade que projetos de duas camadas, pois o processamento está localizado entre o cliente e o servidor".

  • Sigo tanbém a discordância do gabarito. O processamento não está localizado apenas entre o cliente e o servidor, a parte do processamento relacionado a regra de negócio lá está, mas tem processamento também no cliente e no servidor (Ex: processamento de requisições http no cliente; processo de recuperação de dados em um servidor de BD.)


ID
283711
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IPHAN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A arquitetura de desenvolvimento de sistemas que tem base em duas camadas, de modo que em uma delas estão reunidos a lógica particular do sistema e o provisionamento de serviços (exibição de informações) e a outra é responsável pelo acesso às bases de dados, chama-se

Alternativas
Comentários
  • questaozinha estranha!!


ID
325327
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Segundo C. J . Date, um sistema cliente/servidor pode ser considerado um caso particular de um sistema distribuído. Para isso ele deverá atender às seguintes características, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A Letra B está incorreta, pois a arquitetura cliente/servidor deixa claro a divisão de locais onde um ou mais sites são clientes (solicitantes) e um ou mais sites são servidores (fornecedores de serviços). Assim, não pode-se afirmar que há uma completa indedência de local já que cada site (local) tem sua função específica dentro da arquitetura!

    Espero ter ajudado!

  • Achei esta questão bem confusa. Esta perguntando as características de um cliente-servidor e, como não diz que é multicamadas, presume-se que é de duas camadas. Pede-se a opção INCORRETA:

    • a) alguns sites serem clientes e outros serem sites servidores. (CORRETO. É uma característica de cliente-servidor de duas camadas)
    • b) a operação ser uniforme, isto é, fornecer uma completa independência de local. (ERRADO. Ter independência de local é uma das vantagens de se ter uma arquitetura cliente-servidor Multicamadas)
    • c) todos os dados residiremnos sites servidores. (CORRETO. No modelo de duas camadas, tanto quanto no modelo multicamadas, os dados residem sempre nos servidores.)
    • d) as aplicações realizarem acesso remoto transparente ao servidor. (CORRETO. É possível sim se fazer acesso remoto transparante ao servidor ou ao cliente. Porém ao momento que for requisitado algum dado este deixaria de ser transparente.)
    • e) todas as aplicações serem executadas nos sites clientes. (Pra mim esta questão está ERRADA. As aplicações que podem ser executadas tanto no servidor quanto no cliente. Como por exemplo no caso de ser um fat client. Ou seja, no modelo de duas camadas, as aplicações podem ser executadas tanto no cliente como no servidor e, nesta opção, ela afirma, de forma excludente, que as aplicações são realizadas apenas nos sites clientes.)
    • Talvez alguém tenha entendido diferente e possa explicar melhor.

ID
326605
Banca
IESES
Órgão
CRM-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A arquitetura Cliente Servidor é um modelo computacional que se caracteriza pelo processamento cooperativo entre clientes e servidores. Sobre uma aplicação cliente-servidor é CORRETO afirmar:

I. Em uma aplicação cliente-servidor em duas camadas a lógica ou regras do negócio da aplicação podem residir tanto no cliente quanto no servidor.

II. Em uma aplicação cliente-servidor em três camadas a lógica ou regras do negócio da aplicação residem em um servidor de aplicações, caracterizando uma camada intermediária entre o cliente e o servidor.

III. Na medida em que a lógica ou as regras de negócio de uma aplicação migra do cliente para o servidor, caracteriza-se um cliente magro e um servidor gordo.

IV. As stored procedures, ou procedimentos armazenados em um banco de dados, podem ser usadas para implementar a lógica ou as regras de negócio de uma aplicação em um servidor.

A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • As bancas parecem que resolveram "acreditar" que 3 camadas devem estar separadas em 3 máquinas.... Quando isso não é verdade!
    Você pode ter uma aplicação cliente-servidor, onde apresentação fica no cliente, e lógica e dados ficam no mesmo servidor. vale lembrar que nem todas as aplicações utilizam banco de dados. Algumas utilizam XML por exemplo, arquivos estes que ficam no mesmo servidor da camada de aplicação.
  • Caceta véio...nao to entendendo mais nada agora sobre a Arquitetura CLIxSERVER

    Nunca ouvi falar em logica de negocio estar em um servidor na arquitetura de 2 camadas, como diz a afirmativa 1

    http://www.diegomacedo.com.br/arquitetura-de-aplicacoes-em-2-3-4-ou-n-camadas/

  • É sério que a "I" é verdadeira? Alguém tem uma fonte confiável? Entendo que Cliente-Servidor em duas camadas, a regra de negócio deve ficar no lado servidor.

  • No material que eu tenho, na arquitetura de 2 camadas as regras do negócio e lógica de aplicação ficam no cliente.

    Marquei letra C porque normalmente possibilidade ("podem residir") é um fator determinante para assertiva verdadeira.

    De qualquer forma, ainda não estudei esses itens constantes no lado servidor, em 2 camadas.

    Vamos na fé.

  • "I.  Em uma aplicação cliente-servidor em duas camadas a lógica ou regras do negócio da aplicação podem residir tanto no cliente quanto no servidor".

    A afirmativa I está correta sim. fat-client(cliente gordo) é quando há regras de negócios sendo executadas no cliente. E thin-clint(cliente magro) é quando essas regras residem apenas no servidor.

  • Também achei que a afirmação I estava errada, mas analisando melhor a questão e depois do comentário do MC Lovin, podemos observar que a assertiva IV confirma a assertiva I:

     

    "IV As stored procedures, ou procedimentos armazenados em um banco de dados, podem ser usadas para implementar a lógica ou as regras de negócio de uma aplicação em um servidor. "

     

    Considerando a afimativa acima em uma arquitetura cliente-servidor de 2 camadas, a lógica de negócio estaria armazenada no banco de dados(servidor), enquanto que a camada de apresentação estaria no cliente. Você continua tendo duas camadas, sendo que a lógica de negócio está na camada servidor. Isto é diferente do exemplo clássico de arquitetura cliente-servidor de 2 camadas: um programa desktop contendo a apresentação e lógica de negócio acessando diretamente um banco de dados. Entretanto, ainda assim é um exemplo válido porque ocorreu a separação dos componentes(partes) do sistema em duas camadas.

     

     


ID
347710
Banca
FUNRIO
Órgão
SEBRAE-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Sobre o modelo cliente/servidor utilizado pela Internet, qual afirmativa abaixo é a correta?

Alternativas
Comentários
  • Olá.
    Gabarito (a)

    a) Um servidor SMTP é também conhecido com servidor de saída de e-mails.

    b) Um servidor FTP é responsável pelo recebimento de e-mails.
    O FTP é um protocolo responsável pelo envio e recebimento de arquivos na internet.

    c) Um cliente WWW realiza a função de mediar a comunicação da rede local com a Internet.
    Isso seria a função do proxy.

    d) Um cliente Proxy fornece uma pasta para armazenamento de arquivos em servidores.
    Seriam os servidores web, ou seja, as questões c) e d) estão trocadas.

    e) Um servidor POP serve para envio de arquivos para outros servidores.
    POP é usado para recebimento de emails, é o contrario do SMTP.
  • Letra A
    Resuminho de protocolos da família TCP/IP, que ajuda a resolver muitas questões:

    HTTP - transferência de TXT e imagens (porta 80);
    FTP- transferência e recebimento de dados (porta 20e 21)
    SMTP - transferência de correio eletrônico (porta 25)
    POP - recebimento de correio (porta 110)
  • Gabarito Correto( letra A)

    Comentário Letra C:

    A World Wide Web (que em português significa “Rede de Alcance Mundial”, também conhecida como Web e WWW) é um sistema de documentos em hipermídia que são interligados e executados na Internet.

    Os documentos podem estar na forma de vídeos, sons, hipertextos e figuras. Para visualizar a informação pode-se usar um programa de computador chamado navegador para descarregar informações (chamadas “documentos” ou “páginas”) de servidores web (ou sítios) e mostrá-lo na tela do usuário.

    Fonte: Site Portal Educação

  • (a) Correto, ele é também conhecido como Servidor de Saída;

    (b) Errado, um servidor FTP é responsável pelo envio e recebimento de arquivos;

    (c) Errado, essa é a função de um Proxy;

    (d)Errado, trata-se do Servidor FTP;

    (e) Errado, a questão trata do Servidor SMTP

  • Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):

    (a) Correto, ele é também conhecido como Servidor de Saída;

    (b) Errado, um servidor FTP é responsável pelo envio e recebimento de arquivos;

    (c) Errado, essa é a função de um Proxy;

    (d) Errado, trata-se do Servidor FTP;

    (e) Errado, a questão trata do Servidor SMTP.

    Gabarito: Letra A


ID
352480
Banca
FUNCAB
Órgão
SES-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Em relação à arquitetura cliente-servidor, é a vantagem mais importante desse modelo:

Alternativas

ID
391480
Banca
VUNESP
Órgão
FUNDAÇÃO CASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Em um Sistema de Banco de Dados com Arquitetura Cliente/Servidor, uma das atividades executadas no sistema Cliente é

Alternativas
Comentários
  • Atividades executadas no sistema Servidor é:

    ·        o acesso aos dados.

    ·        o armazenamento dos dados.

    ·        a atualização dos dados armazenados.

    ·        a organização dos dados armazenados.


ID
425014
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Numa arquitetura cliente-servidor do tipo Cliente-Magro, as alterações no software da aplicação obrigam a sua reinstalação em cada computador cliente.

Alternativas
Comentários
  • 93

    Segundo Ian Sommerville, 8ªed, p 271:

    Thin-Client:
    All of the application processing and data management is carried out on the server. The client is simply responsible for running the presentation software;

    Fat-Client:
     The server is only responsible for data management. The software on the client implements the application logic and the interactions with the system user.

    93,93/93
  • Eu marquei o que a banca queria, mas discordo da resposta, usando a própria definição acima de de sommerville, uma alteração na interface (parte do thin client) obriga a sua reinstalação em cada computador cliente. Concordam ?
  • Bruno, não necessariamente. Considerando que o cliente só está utilizando a parte de interface do sistema, se essa alteração for algo na lógica apenas, a reinstalação não seria necessária. Porém, se a alteração do software envolvesse uma alteração dos campos de interação com o cliente, daí sim seria necessário uma reinstalação ou update nos computadores clientes.

ID
442708
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-TO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Assinale a opção correta, acerca da tecnologia cliente- servidor.

Alternativas
Comentários
  • wikipedia:

    Um thin client ("cliente magro") é um computador cliente em uma rede de modelo cliente-servidor de duas camadas o qual tem poucos ou nenhum aplicativo instalados, de modo que depende primariamente de um servidor central para o processamento de atividades.

    não entendi o gabarito.
  • Embora o gabarito conste como letra C, pelo web site abaixo, o correto no meu entendimento, seria letra D - extraído da MSDN.

    In a multitier architecture, a system is implemented in the following tiers:
    • User Services Tier. This is a set of thin clients that focuses on managing the application user interface. The user services tier calls the next tier to perform the business functions needed to support user requests.
    • Business Services Tier. A set of COM+ components that encapsulates the business logic of the organization. The business services tier uses the next tier for any permanent data storage that has to be performed.
    • Data Services Tier . A set of components, such as SQL Server databases, that can store data in a permanent medium. This is also referred to as persisting the data.
    http://msdn.microsoft.com/en-us/library/ms187075%28v=sql.90%29.aspx
  • 93

    Segundo Ian Sommerville, 8ªed, p 271:

    Thin-Client:
    All of the application processing and data management is carried out on the server. The client is simply responsible for running the presentation software;

    Fat-Client:
    The server is only responsible for data management. The software on the client implements the application logic and the interactions with the system user.

    Esse gabarito não foi alterado?

    93,93/93
  • O gabarito é D, não tenham dúvida disso.
  • Com base nos meus conhecimentos, no modelo Thin Client as regras de negócio residem no servidor e não no cliente.
    Com esta informação a letra "C" também estaria incorreta.
  • Com certeza o gabarito está errado. Será que não foi alterado pela Banca?
  • GAB Muitoooo errado...


  • Em relação ao item A, me parece que o correto seria camada de usuário (ou apresentação) e de dados.


ID
464089
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Em aplicações distribuídas, dois modelos usados são o cliente/servidor (cliente-server, C/S) e o ponto a ponto (peer-to-peer, P2P). Nesse contexto, analise as afirmações abaixo.

I - Assim como no modelo C/S, no modelo P2P, qualquer nó pode iniciar uma conexão com qualquer outro nó.

II - Diferente do modelo C/S, o modelo P2P se caracteriza por apresentar a mesma largura de banda nas conexões entre dois nós quaisquer da rede.

III - Processamento relativo à sincronização e à comunicação entre nós pode sobrecarregar tanto uma rede C/S quanto uma rede P2P.

IV - No modelo P2P, uma rede pode comportar nós chamados superpontos (super-peers), que agem de maneira similar aos nós servidores em uma rede C/S.

São corretas APENAS as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • I - Assim como no modelo C/S, no modelo P2P, qualquer nó pode iniciar uma conexão com qualquer outro nó. 
    Errado. No modelo C/S somente o cliente pode inicar uma conexão.

    II - Diferente do modelo C/S, o modelo P2P se caracteriza por apresentar a mesma largura de banda nas conexões entre dois nós quaisquer da rede.
    Errado. O modelo P2P pode apresentar largura de banda diferente nas conexões entre dois nós quaisquer da rede.
  • Fernanda,

    Não achei embasamento para concordar com a afirmativa III. Tu conseguiste?
  • Eduardo,
    Não consegui. Fui por eliminação mesmo.
  • Quanto ao item III, "Processamento relativo à sincronização e à comunicação entre nós pode sobrecarregar tanto uma rede C/S quanto uma rede P2P. ", está certo porque:

    1. Por serem da arquitetura distribuída, deve haver comunicação entre diferentes nós da rede, logo pode haver saturação dependendo da operação;

    2. Não está comparando Fat-Client com Thin-Client, que nesse caso, considerando uma mesma operação, a saturação pode não ocorrer na mesma rede nem com a mesma intensidade.
  • Buscando mais informações sobre super-pontos (super-peers) em redes P2P, encontrei essa definição, atestando que a alternativa IV está correta:

    ".. diante do fato de que as redes P2P serem compostas por um número elevado de nós com capacidades (processamento, banda de rede, etc) bastante heterogêneas e possuírem um comportamento altamente dinâmico (os nós entram e deixam a rede constantemente), novos modelos têm sido propostos para lidar com essas características, onde nós com melhores recursos desempenham funções especiais [Yang 2001]. Esses nós são chamados super-peers e atuam como servidores para um conjunto de clientes e como um nó igual a outros em uma rede de super-peers."

    Espero te contribuído!

  • Aqui ninguém não sabem a resposta


ID
492661
Banca
FCC
Órgão
TRE-PB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Considere:
I. Na arquitetura cliente-servidor em que a forma de ligação é não orientada à conexão, o cliente constrói uma mensagem e a envia num pacote UDP para o servidor, que responde sem estabelecer uma conexão permanente com o cliente.
II. No protocolo UDP os dados são transmitidos apenas uma vez, incluindo apenas um frágil sistema de CRC e os pacotes que cheguem corrompidos são simplesmente descartados, sem que o emissor sequer saiba do problema.
III. Os protocolos de transporte da arquitetura TCP/IP possuem dois tipos de serviço: serviço confiável e orientado à conexão, provido pelo TCP, e serviço não confiável e não orientado à conexão, oferecido pelo UDP.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    I. Na arquitetura cliente-servidor em que a forma de ligação é não orientada à conexão, o cliente constrói uma mensagem e a envia num pacote UDP para o servidor, que responde sem estabelecer uma conexão permanente com o cliente.

    II. No protocolo UDP os dados são transmitidos apenas uma vez, incluindo apenas um frágil sistema de CRC e os pacotes que cheguem corrompidos são simplesmente descartados, sem que o emissor sequer saiba do problema.

    III. Os protocolos de transporte da arquitetura TCP/IP possuem dois tipos de serviço: serviço confiável e orientado à conexão, provido pelo TCP, e serviço não confiável e não orientado à conexão, oferecido pelo UDP.


ID
599686
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com o passar dos anos, as aplicações empresariais evoluíram de aplicações monolíticas executando em computadores de grande porte, para aplicações do tipo cliente- -servidor e, então, para aplicações em 3 camadas.
Essas camadas são:

Alternativas
Comentários
  • As três partes de um ambiente modelo três camadas são: camada de apresentação, camada de negócio e camada de dados. Deve funcionar de maneira que o software executado em cada camada possa ser substituído sem prejuízo para o sistema. De modo que atualizações e correções de defeitos podem ser feitas sem prejudicar as demais camadas. Por exemplo: alterações de interface podem ser realizadas sem o comprometimento das informações contidas no banco de dados.
  • A questão é interessante, pois relembra nomes. Normalmente vemos nas aplicações 3 camadas os nomes Apresentação, Negócio e Dados. Mas lembrando que a camada Lógica de Negócios é tmbm conhecida como Lógica de Domínio. Assim é denominada por Martin Fowler (um dos papas da arquitetura de aplicações).


ID
605737
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue os itens seguintes, no que diz respeito a redes de
computadores.

A Internet baseia-se na arquitetura cliente-servidor, na qual a parte cliente, executada no host local, solicita serviços de um programa aplicativo denominado servidor, que é executado em um host remoto

Alternativas
Comentários
  • Cliente-servidor é um modelo computacional que separa clientes e servidores, sendo interligados entre si geralmente utilizando-se uma rede de computadores. Cada instância de um cliente pode enviar requisições de dado para algum dos servidores conectados e esperar pela resposta. Por sua vez, algum dos servidores disponíveis pode aceitar tais requisições, processá-las e retornar o resultado para o cliente. Apesar do conceito ser aplicado em diversos usos e aplicações, a arquitetura é praticamente a mesma.

    Muitas vezes os clientes e servidores se comunicam através de uma rede de computador com hardwares separados, mas o cliente e servidor podem residir no mesmo sistema.

    A máquina servidor é um host que está executando um ou mais programas de servidor que partilham os seus recursos com os clientes.

  • Questão puramente capiciosa, a banca utiliza sinônimos não usuais para complicar o raciocínio do candidato, esta questão é passível de recurso.


ID
605740
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue os itens seguintes, no que diz respeito a redes de
computadores.

A arquitetura cliente-servidor viabiliza o uso simultâneo de diferentes dispositivos computacionais, do seguinte modo: cada um deles realiza a tarefa para a qual é mais capacitado, havendo a possibilidade de uma máquina ser cliente em uma tarefa e servidor em outra.

Alternativas
Comentários
  • Cliente-servidor é um modelo computacional que separa clientes e servidores, sendo interligados entre si geralmente utilizando-se uma rede de computadores. Cada instância de um cliente pode enviar requisições de dado para algum dos servidores conectados e esperar pela resposta. Por sua vez, algum dos servidores disponíveis pode aceitar tais requisições, processá-las e retornar o resultado para o cliente. Apesar do conceito ser aplicado em diversos usos e aplicações, a arquitetura é praticamente a mesma.

    Muitas vezes os clientes e servidores se comunicam através de uma rede de computador com hardwares separados, mas o cliente e servidor podem residir no mesmo sistema.

    A máquina servidor é um host que está executando um ou mais programas de servidor que partilham os seus recursos com os clientes.

  • Ainda quero entender qual o critério que nossos ilustres colegas usam para classificar alguns comentários como ruins. 
    A explicação anterior foi suficiente e direta. Creio que, ao invés de julgar como ruim, melhor ainda seria colocar uma explicação mais pertinente! 
  • "...Cada um deles realiza a tarefa para a qual é mais capacitado...".  Putz, essa é a PIOR definição de compartilhamento de recurso que já vi na vida.
    Tipica questão que mesmo sabendo a materia  depende da sorte para acertar.
    A grande maioria da literatura cnsideraria ERRADO esta definição.

ID
610054
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Chesf
Ano
2007
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

O conceito básico da Arquitetura Cliente / Servidor preconiza exatamente o que seu nome diz, uma parte cliente, requisitando dados ou serviços de uma outra parte servidora, utilizando-se de um meio de comunicação entre elas, que podem ser uma LAN, WAN ou internet. São conseqüências da Arquitetura Cliente / Servidor:

I. Distribuição de processamento.

II. Diminuição do tráfego na rede.

III. Especialização de servidores.

IV. Aumento do tráfego na rede e centralização dos dados.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • Quetão anulada pela banca!!!
  • Alguém sabe porque foi anulada? Ia de C, mas sem muita certeza.


ID
644452
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Sobre a arquitetura cliente-servidor em camadas é correto afirmar:

Alternativas
Comentários

  • a) Na camada de dados da arquitetura em três camadas devem ser representados os componentes que cuidam da lógica de negócios (business logic). ERRADO
    b) Sistemas que usam a arquitetura, cliente-servidor em duas camadas geralmente possuem problemas de falta de escalabilidade, dificuldade de manutenção e dificuldade de acessar fontes heterogêneas. CORRETO
    c) A arquitetura centralizada foi dominante até a década de 90 como arquitetura corporativa e disponibilizava uma interface amigável. ERRADO
    d) Na arquitetura cliente-servidor em duas camadas, a camada cliente trata da Interface do Usuário, enquanto a camada servidor trata exclusivamente da lógica de negócio. ERRADO
    e) A arquitetura em três camadas permite representar os componentes da aplicação nas camadas de negócio, aplicação e dados. ERRADO
  • Acredito que o correto na letra E seria:  A arquitetura em três camadas permite representar os componentes da aplicação nas camadas de negócio, INTERFACE e dados. Vejam a questão Q39751; a alternativa correta é:
    "Um sistema cliente servidor de três camadas oferece uma clara separação entre a lógica da aplicação e a interface com o usuário e os dados."
  • Sobre a Letra C.

    Arquiteturas de Sistemas

    -Arquiteturas Centralizadas

    ·  Cliente: é um processo que requisita a um serviço.

    ·  Servidor: é um processo que oferece um serviço.

    -Arquiteturas Descentralizadas

    ·  Peers: os processos que constituem um sistema descentralizado são todos iguais (são clientes e servidores ao mesmo tempo)

    -Arquiteturas Híbridas


  • Não consigo entender pessoas que se prestam a comentar "certo" ou "errado" copiando as questões, isso o site já faz sozinho quando a gente clica em "Responder", vamos colaborar com conhecimento, por favor.


    Na verdade a maioria dos materiais sobre 3 camadas fala em Apresentação, Lógica e Dados, não sei se seria esse o erro da letra E. Eu errei porque confundi a arquitetura de 2 camadas com um servidor de aplicação e banco junto e o lado cliente, na verdade essa camada é quando a aplicação (negócio) fica hospedada no cliente e apenas os dados ficam num servidor isolado.


    Já a de 3 camadas separa o "negócio" do lado cliente, e o deixa apenas com a apresentação, pelo que estudei há um tempo atrás isso não significa 3 servidores, essa é uma confusão que pode acontecer, visto que o servidor de aplicação e banco de dados pode perfeitamente ser o mesmo, só separando realmente a apresentação.

  • Complementando o que a Michele disse, e reforçando a assertiva B, na arquitetura 2 camadas a lógica do negócio e Interface/Cliente ficam do mesmo lado, e, dados em outro. Ex. imagine que você tenha que dar manutenção em um software ERP em sua empresa com mais de 100 funcionários, e mensalmente tenha que fazer atualizações na camada de aplicação/lógica, terá que sair de máquina em máquina, isso caso não tenha que trocar a versão ou o próprio software. Separando-as, você se isola do cliente, só atualizando a aplicação ou lógica do negócio nos servidores responsáveis. Além de diminuir o trabalho da equipe de suporte ao ter que instalar um aplicativo em cada máquina nova que entrar na rede. Dificuldades: manutenção, escalabilidade, fontes heterogêneas

  • Bem, sobre a alternativa E, me parece haver um consenso de que existem as camadas:

    - Camada de Apresentação (ou camada Cliente) - onde se dão as GUI.

    - Camada da Lógica (ou camada da Lógica do Negócio ou camada da Aplicação)*

    - Camada de Dados

    Assim, o examinador omite a camada de Apresentação. Ele menciona a camada intermediária por duas vezes ao citar "camadas de negócio, aplicação".

    *também não estaria errado chamar de Camada de Processamento de Comandos. É a camada que recebe um comando do usuário (que atua na Camada de Apresentação), processa uma Query ao Banco de Dados (que reside na Camada de Dados), organiza os dados recebidos da Camada de Dados e, por fim, apresenta esses dados (como informação) para o usuário que entrou com o comando e está "olhando" para a GUI na Camada de Apresentação esperando uma resposta.

    Algumas fontes de consulta:

    http://www.slideshare.net/guestd0cc01/3-tier-architecture

    https://en.wikipedia.org/wiki/Multitier_architecture

    http://www.saptraininghq.com/sap-system-architecture/ 

    Abs,

    Maurício

    mauriciorochabastos@gmail.com 

  • http://www.diegomacedo.com.br/arquitetura-de-aplicacoes-em-2-3-4-ou-n-camadas/

  • Segue uma questão que faz essa relação entre a camada de aplicação e a camada de negócio.

     

    Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: Banco da Amazônia Prova: Técnico Científico - Tecnologia da Informação

     

    Acerca da arquitetura cliente-servidor multicamadas, julgue os itens subsequentes.
    Nessa arquitetura, as camadas podem ter vários nomes. Por exemplo, a camada de aplicação pode ser chamada de camada de negócio, e a camada de dados pode receber o nome de camada EIS (enterprise information system).

     

    Resposta: Certa


ID
695566
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

São aspectos que podem caracterizar uma arquitetura cliente-servidor, estabelecida logicamente em 4 camadas:

I. A camada Cliente contém um navegador de Internet, caracterizado como cliente universal.

II. A camada de Lógica do Negócio se quebra em duas: camada de Aplicação e camada Web, em que o servidor Web representa a camada de Apresentação.

III. Na camada de Lógica do Negócio, o servidor de aplicação passa a utilizar middleware, para suporte a thin clients (PDA, celulares, smart cards, etc) e soluções baseadas em componentes, tais como, J2EE e .Net.

IV. Se, de um lado, a camada de Aplicação estabelece uma interface com a camada de Dados, do outro o faz com a camada Web e com os thin clients da camada Cliente.
,
Está correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • Aplicações em 4 Camadas (Web Based) Como uma evolução do modelo de três camadas, surge o modelo de quatro camadas. A idéia básica do modelo de 4 camadas, é retirar a apresentação do cliente e centralizá-las em um determinado ponto, o qual na maioria dos casos é um servidor Web. Com isso o próprio Cliente deixa de existir como um programa que precisa ser instalado em cada computador da rede. O acesso a aplicação, é feito através de um Navegador, como o Internet Explorer ou o Netscape Navigator. Cliente: Nesta caso o Cliente é o Navegador utilizado pelo usuário, quer seja o Internet Explorer, quer seja o Netscape Navigator, ou outro Navegador qualquer. Apresentação: Passa para o Servidor Web. A interface pode ser composta de páginas HTML, ASP, ou qualquer outra tecnologia capaz de gerar conteúdo para o Navegador. Com isso alterações na interface da aplicação, são feitas diretamente no servidor Web, sendo que estas alterações estarão, automaticamente, disponíveis para todos os Clientes. Com isso não existe a necessidade de reinstalar a aplicação em todos os computadores da rede cada vez que uma alteração for feita na camada de apresentação. Fica muito mais fácil garantir que todos estão acessando a versão mais atualizada da aplicação. A única coisa que o cliente precisa ter instalado na sua máquina, é o Navegador. O acesso ao Banco de dados, é feito através do Servidor de aplicações. Lógica: São as regras do negócio, as quais determinam de que maneira os dados serão utilizados. Esta camada está no Servidor de aplicações. Desta maneira, quando uma regra do negócio for alterada, basta atualizá-la no Servidor de aplicações. Após a atualização, todos os usuários passarão a ter acesso a nova versão, sem que seja necessário reinstalar o programa em cada um dos computadores da rede. Vejam que ao centralizar as regras do negócio em um Servidor de aplicações, estamos facilitando a tarefa de manter a aplicação atualizada. Dados: Nesta camada temos o servidor de Banco de dados, no qual reside toda a informação necessária para o funcionamento da aplicação. http://www.diegomacedo.com.br/arquitetura-de-aplicacoes-em-2-3-4-ou-n-camadas/
  • Cachaça e muita da FCC.
    Lógica do Negócio se quebra em duas: camada de Aplicação e camada Web? Da onde?
    Lógica do Negócio suportar thin clientes? Da onde?
    Camada de Aplicação? Da onde? De um lado banco de dados e do outro a Web? Da onde?
  • É, muita cachaça mesmo... vejam só a falha absurda da FCC:

    "A camada de Lógica do Negócio se quebra em duas: camada de Aplicação e camada Web, em que o servidor Web representa a camada de Apresentação. "

    Quando é que a camada de Apresentação fez parte da Camada de Lógica??? Nunca!!!

    Se o intuito da FCC era comparar com o modelo de 3 camadas, a única diferença é que antes a camada de Apresentação ficava no Cliente e no modelo de 4 camadas ela passou para o servidor Web. Não houve quebra nenhuma na Camada de Lógica!!

  • Pois é pessoal, concordo com as observações que parecem, em primeiro momento, não fazerem sentido. Entretanto, fica evidente que eles tentaram/fizeram uma analogia com a arquitetura J2EE. Na verdade estavam se referiando a ela exatamente. Podem ver na figura e no link abaixo que as informações fecham perfeitamente:

    http://www.devmedia.com.br/camadas-na-arquitetura-de-referencia-javaee/6037

  • Realmente essa questão é inexplicável..e lamentável

    :/

  • Acertei, porém fiquei com certo receio. Muita loucura nas assertivas.


ID
699388
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

No contexto das redes com arquiteturas ponto-a-ponto e cliente-servidor, considere:

I. Os serviços fornecidos são, em geral, serviços de banco de dados, de segurança ou de impressão.

II. Qualquer processo ou nó do sistema pode ser cliente e servidor.

III. A distribuição da funcionalidade é obtida por meio do agrupamento de serviços inter-relacionados.

IV. Um nó cliente pode exercer funções típicas de servidor.

V. A lógica do aplicativo ou de negócios é normalmente distribuída entre o nó cliente e o nó servidor.

Convencionando-se PP para ponto-a-ponto, e CS para cliente-servidor, é correto afirmar que os itens I, II, III, IV e V, referem-se, respectivamente, a
,

Alternativas
Comentários
  • Quero acreditar que esta questão da Fundação Copia e Cola não tenha sido retirada desse blog:
    http://nephente.blogspot.com.br/2009_03_01_archive.html
  • hahahaha... só foi...  vamos sugerir outra questão baseada nesse Blog para a super equipe especializada em TI da FCC 


    Entre as vantagens da arquitetura Ponto a Ponto estão:

    I - Controle total das solicitações

    II - Maior eficiência operacional e flexibilidade

    III - Mais tempo para focar no negócio

    Está correto o que se afirma em:

    a) I, II e III
    b) I e III
    c) somente I
    d) somente III 
    e) II e III

  • Alguém sabe explicar a afirmativa III ?

    Quando li "agrupamento dos serviços" achei que se tratava de cliente-servidor. Pensei no agrupamento dos serviços no servidor e o cliente consumindo esses serviços... talvez o ponto-chave esteja na parte inicial: "a distribuição da funcionalidade". Essa frase ficou muito confusa pra mim =/

  • foi tirado do site da wthreex RUP
     http://www.wthreex.com/rup/
    http://www.wthreex.com/rup/portugues/process/workflow/ana_desi/co_dpatt.htm#Nodes, Processors and Devices

    Nós, Processadores e Dispositivos



  • Padrões de Distribuição


  • 'Arquiteturas Cliente/Servidor'






  • A 'Arquitetura Ponto-a-Ponto'


  • A frase 3 me quebrou.

    Não consegui dar uma definição, aff...

  • Gabarito: A

    I. Os três serviços têm características de fornecer recursos apenas a outros usuários. Dessa forma, temos uma arquitetura CS.

    II. Como não há distinção de papéis, temos um PP.

    III. Essa é uma característica de redes PP. Ainda que não haja papéis definidos, busca- se agrupar determinados nós que geralmente fornecem determinados serviços comuns. Dessa forma, pode-se aumentar a eficiência da rede tanto no tráfego dos dados, quanto nas buscas pelos recursos.

    IV. Se os nós podem inverter os papéis, temos uma arquitetura PP.

    V. Questão que pode dar margem a entendimento errado. Porém, ao se distribuir a lógica de negócio, está sendo dito que serão muito bem definidos aqueles serviços para os clientes e os serviços do servidor, de forma clara e distinta. Logo, temos uma arquitetura CS.

  • nossa, tirar questão de um blog aleatório da internet, que absurdo!


ID
699406
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Na comunicação cliente-servidor o protocolo RPC tem como objetivo permitir o desenvolvimento de aplicações cliente/servidor sem haver programação em nível de sessão ou transporte. Nesse aspecto, entre os parâmetros que o RPC passa, através do callrpc, NÃO se inclui

Alternativas
Comentários
  • Eu pessoalmente acho esses tipos de questões ridículas. Porém não estou aqui para contestar a banca e sim passar. Segue o site onde provavelmente foi retirada a questão.
    http://penta.ufrgs.br/redes296/cliente_ser/redes_.htm
    Gabarito letra "D"
  • Concordo plenamente com a colega acima. O pior é que ainda ainda ficam colocando peguinhas entre as palavras registrado e chamados. Eu li rápido e nem percebi a diferença. Ou seja, raciocínio zero nessas questões.

ID
700201
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A arquitetura cliente-servidor divide o processamento da informação em módulos distintos em que o servidor é responsável pelo armazenamento da informação, e o cliente faz a requisição ou busca da informação. Um dos modelos dessa arquitetura é chamado de aplicação em três camadas. Assinale a alternativa que apresenta o componente que distingue esse modelo do modelo de aplicação em duas camadas.

Alternativas
Comentários
  • Um sistema em duas camadas (mais conhecido como Cliente/Servidor) é assim distribuído:
    - Camada de Acesso a Dados: É o lado servidor. Um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD) como o Oracle, SQLServer ou o Interbase/Firebird fica nessa camada da aplicação.
    - Camada de Apresentação: É o lado cliente. Aqui fica a parte da aplicação responsável pela interface com o usuário (em geral, um programa feito em Delphi, VB ou outra linguagem visual qualquer).

    Nesse modelo, você pode ter uma aplicação servidora interagindo com várias aplicações clientes, em rede. E existe um terceiro elemento, chamado Regras de Negócio, que são as regras específicas do negócio a que se dedica o software em questão. Estas regras podem estar distribuídas em uma ou nas duas camadas do sistema.

    No modelo em 3 camadas, as Regras de Negócio ficam em uma camada separada justamente entre as camadas de Apresentação e Acesso a Dados. Servidores de aplicação baseados em J2EE ou .NET seguem esse tipo de modelo.
  • No modelo 3 camadas temos o servidor de aplicação (onde fica a regra de negócio) separado da camada de banco de dados e da apresentação. Dessa maneira, a regra de negócio fica centralizada em apenas uma parte e os clientes o acessam.

    Já no modelo 2 camdas isso não é possível, pois a regra de negócio fica distribuído em cada cliente.

  • Gabarito: B.

     

    2 camadas

     

    Cliente comunica-se diretamente com o servidor

    Regras do negócio e lógica de aplicação ficam no cliente

    Quando uma aplicação for alterada, BD e aplicações cliente precisam ser alterados

    Dificuldade de manutenção

     

    3 camadas

     

    Camada intermediária entre servidor e cliente: armazena regras do negócio e lógica da aplicação

    Alterações na camada intermediária são assumidas pelo BD e por todas as aplicações

    Alta coesão

     

    Servidor de Aplicação - componente que distingue os modelos de 2 e 3 camadas.


ID
700213
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

As redes peer-to-peer ou P2P contrapõem-se à tecnologia cliente-servidor, pois implementam a descentralização da informação, e as funções de cliente e de servidor distribuem-se por todos os nós (computadores) da rede. Acerca desse assunto, assinale a alternativa que apresenta nomes de aplicativos que utilizam a tecnologia peer-to-peer.

Alternativas
Comentários
  • e) Napster e KaZaa

    Os 2 são aplicações peer-to-peer muito usados p/ trocar arquivos. O Napster é o mais antigo e tb o único que, por operar de acordo com a lei de copyrights, foi à falência porque teve q proibir seus usuários de fazerem upload de músicas.
  • "Napster e KaZaa" <- É o novo! Em pleno 2012 e a turma põe esses exemplos :P
  • É questão sobre "História da Internet"

     

ID
770059
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca de arquitetura cliente-servidor multicamadas, julgue os itens
seguintes.

Por meio da distribuição da carga de processamento entre diferentes servidores, é possível aumentar a escalabilidade do sistema computacional utilizando-se o modelo cliente-servidor multicamadas.

Alternativas
Comentários
  • O modelo multicamadas possui vantagens em relações aos outros esquemas e uma delas é a escalabilidade:

    "Movendo a lógica do negócio e a lógica de manipulação de dados para um servidor, uma aplicação pode tirar proveito do poder de multithreaded e sistemas de multiprocessamento. Componentes de servidor podem agrupar parte de recursos escassos, como processos, threads, conexões de banco de dados e sessões. Com o aumento da demanda de sistemas, componentes altamente ativos podem ser replicados e distribuídos em sistemas
    múltiplos. Embora sistemas cliente/servidor modernos possam suportar facilmente centenas de usuários simultaneamente, sua escalabilidade tem limites. Podem ser construídos sistemas multicamadas com essencialmente nenhum limite de escalabilidade. Se o projeto é eficiente, mais ou maiores servidores podem ser adicionados essencialmente ao ambiente para melhorar a performance ou suportar usuários adicionais. Sistemas multicamadas podem escalar para apoiar centenas de milhares ou milhões de usuários simultaneamente [THO98]."

    Disponível em:

    http://campeche.inf.furb.br/tccs/1999-II/1999-2raquelschlickmannvf.pdf


    Bons estudos!!!
  • No modelo multicamadas, é possível ter a mesma regra de negócio dividida entre vários servidores através do balanceamento de carga, ou seja, quando algum deles ficar sobrecarregado o outro entra em ação para ajudá-lo, aumentando assim a escalabilidade do sistema computacional.

    Resposta: Certo


ID
770068
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca de arquitetura cliente-servidor multicamadas, julgue os itens
seguintes.

Na arquitetura cliente-servidor multicamada, a camada intermediária é capaz de armazenar requisições de clientes em uma fila, permitindo que o cliente requisite algo à camada intermediária e desconecte-se, sem ter de ficar à espera da resposta, o que aumenta a velocidade de processamento do cliente.

Alternativas
Comentários
  • Questao correta!

    Essa requisicao é usada geralmente para geraçao de arquivo ou relatorios, onde o cliente faz a requisicao e o servidor fica processando sem que o cliente aguarde o arquivo ser gerado, pois quase sempre demora muito e consome um muito processamento.
  • Acredito que essa parte da arquitetura cliente-servidor multicamadas refere-se a Modularização.
    Modularização:
       A modularização refere-se a separar a lógica do negócio e regras de acesso ao banco de dados (requisiçoes) da camada de apresentação. Desta maneira, várias aplicações clientes podem compartilhar as mesmas regras, que ficam encapsuladas em uma camada de acesso comum. Assim sendo, as regras ficam centralizadas em um único local, ao contrário de em uma aplicação desenvolvida em duas camadas; na qual geralmente existe redundância nestas regras e uma mudança mesmo que pequena acarretará na redistribuição do aplicativo em cada estação cliente. a camada de regras de negócios executa o papel de centralizadora aumentando a velocidade de processamento do cliente.


    Caso ainda tenham dúvidas, segue um artigo muito explicativo logo abaixo:
    Leia mais em: Introdução ao Modelo Multicamadas http://www.devmedia.com.br/introducao-ao-modelo-multicamadas/5541#ixzz2hPnrbdey
    E
    spero ter ajudado
  • Comunicação assíncrona totalmente possível em arquitetura cliente-servidor.

  • gabarito certo!

    comunicação assíncrona é a que está desconectada do tempo e do espaço. Ou seja, o comunicador e o receptor podem manter relacionamento na medida em que tenham tempo disponível.


ID
770077
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca de arquitetura cliente-servidor multicamadas, julgue os itens
seguintes.

As chamadas de procedimento remoto, sendo um mecanismo de comunicação usado nos sistemas distribuídos e nos sistemas sem memória, não podem ser utilizadas para a comunicação entre o cliente e o servidor nas arquiteturas cliente/servidor multicamadas.

Alternativas
Comentários
  • Chamada remota de procedimento (RPC, acrônimo de Remote Procedure Call) é uma tecnologia de comunicação entre processos que permite a um programa de computador chamar umprocedimento em outro espaço de endereçamento (geralmente em outro computador, conectado por uma rede). O programador não se preocupa com detalhes de implementação dessa interação remota: do ponto de vista do código, a chamada se assemelha a chamadas de procedimentos locais.

    RPC é uma tecnologia popular para a implementação do modelo cliente-servidor de computação distribuída. Uma chamada de procedimento remoto é iniciada pelo cliente enviando uma mensagem para um servidor remoto para executar um procedimento específico. Uma resposta é retornada ao cliente. Uma diferença importante entre chamadas de procedimento remotas e chamadas de procedimento locais é que, no primeiro caso, a chamada pode falhar por problemas da rede. Nesse caso, não há nem mesmo garantia de que o procedimento foi invocado.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Chamada_de_procedimento_remoto


ID
770221
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A respeito de arquitetura de redes TCP/IP, julgue os itens seguintes.

A arquitetura cliente/servidor é dividida nas camadas de aplicação, de serviços do sistema e de hardware. A tecnologia cliente/servidor pode existir tanto na camada de aplicação quanto na de serviços do sistema; se o usuário for externo ao sistema, o servidor será um processo da camada de serviços do sistema.

Alternativas
Comentários
  • Errado
    A tecnologia Cliente/Servidor pode existir tanto no nível da camada de Aplicação,quanto no da camada de Serviços do Sistema. A coexistência do paradigma nestas camadas surge em função da hierarquia das atuações no sistema. Caso o “usuário” seja externo ao sistema, então os processos Cliente e Servidor compõem a camada da Aplicação, enquanto que, se o “usuário” for um programa de aplicação o Cliente é um processo redirecionador, e o Servidor será um processo respondedor da camada de Serviços do Sistemas.
  • Fonte http://www.unlu.edu.ar/~tyr/tyr/TYR-anterior/Fundamentos_da_%20Arquitetura_Cliente-Servidor.pdf

ID
779185
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca da arquitetura cliente-servidor multicamadas, julgue os itens
que se seguem.

Os sistemas que funcionam na Internet utilizam a arquitetura cliente-servidor, que é composta de dois componentes físicos: a estação de trabalho do usuário e a do servidor de banco de dados.

Alternativas
Comentários
  • Além do servidor de banco de dados, há o servidor de aplicação que hospeda o sistema que funciona na internet.
  • questão ridicula. totalmente mal elaborada. ele não está falando somente destes dois componentes. se vc ver na íntegra, vai colocar muitos outros componentes que podem ser opcionais ou não. se vc abstrair isso a questão não deixa de esta certa!
  • A estrutura comum de arquiteturas cliente-servidor é em 3 níveis: aplicação (cliente), processamento (servidor de aplicação) e dados (servidor de banco de dados). A questão, entretanto,  fala de componentes físicos. A máquina do usuário é um componente e a máquina do servidor (com a aplicação e o BD) é outro componente.
    Acredito que o erro seja dizer que a arquitetura é composta (ou seja, é apenas) de dois componentes físicos, esquecendo de botar outro componente muito importante que é a rede (para a comunicação entre eles).
  • Realmente a questao ta mal elaborada. Uns comentarios do q expos o colega Yuri:
    1) A estrutura comum de arquiteturas cliente-servidor é em 3 níveis
    Tambem pode ser em 2 níveis: a aplicação (cliente), e dados (servidor de banco de dados).

    2) A questão, entretanto,  fala de componentes físicos. A máquina do usuário é um componente e a máquina do servidor (com a aplicação e o BD) é outro componente.
    A questao fala em estrutura comum da internet. Quase todas as aplicaçoes q usam banco de dados e q funcionam na internet possuem 3 camadas, funcionando da seguinte forma: o cliente na camada externa(view) solicita dados por meio de um formulario(uma pagina web) e envia a requisiçao a um computador "intermediario", o servidor de aplicaçao, q eh responsavel por buscar esses dados no servidor de BD, e repassar ao cliente.

    3) Acredito que o erro seja dizer que a arquitetura é composta (ou seja, é apenas) de dois componentes físicos, esquecendo de botar outro componente muito importante que é a rede (para a comunicação entre eles).
    nao concordo q o erro seja na ausencia do termo "rede", mas na ausencia do servidor de aplicaçao q faz parte da maioria dos banco de dados q funcionam na internet.
    se o elemento rede fizesse parte da arquitetura de um banco de dados q funciona na internet, tbm faria parte de um sistema q não funciona nela, visto q, mesmo numa rede local, o elemento "rede" está presente na comunicaçoa entre o cliente e o serv idor.
  • Pessoal,

    se a questão fosse dada como correta, seria mal elaborada. Mas foi dada como errada!

    Ele diz que a arquitetura cliente servidor envolve cliente e banco de dados. Mas na realidade a resposta é: pode até ser, mas não necessariamente, o que torna a questão errada.

    Eu posso ter uma arquitetura cliente/servidor e nem ter servidor de banco de dados. Vocês estão pensando exclusivamente em sistemas web? E se eu tiver, por exemplo, um sistema em PHP que armazena os dados em arquivos txt? Isso é totalmente possível e não há banco de dados nesse caso.

  • Talvez uma explicação sobre o erro da questão seja bem mais sutil do que imaginávamos. É o seguinte: *Arquitetura cliente-servidor genérica-> define-se um servidor (ou mais) e conecta-os a máquinas clientes. *Arquitetura cliente-servidor de duas camadas para SGDB-> as interfaces com o usuário e os programas de aplicação podem ser executadas no lado do cliente. Quando o acesso ao SGDB é necessário, o programa estabelece uma conexão com o programa do lado do servidor e a comunicação entre os dois acontece. * Arquitetura cliente-servidor de três camadas para aplicações Web -> possui uma camada intermediária entre o cliente e o servidor de banco de dados, chamada de servidor de aplicações ou servidor Web. Fonte: Sistema de Banco de Dados (Elmasri e Navathe).**Conclusão: Os sistemas que funcionam na Internet utilizam a arquitetura cliente-servidor (CORRETO), que é composta de dois componentes físicos: a estação de trabalho do usuário e a do servidor de banco de dados (ERRADO - em geral há um terceiro componente físico, o servidor de aplicação).

  • Tiago, Pertinente sua colocação. Porém, logicamente falando, a questão deveria tratar a assertiva como correta. Veja, se eu conseguir provar que em um cenário, a arquitetura cliente-servidor suporta que possa funcionar com apenas duas camadas (cliente e banco de dados), estarei dizendo que a assertiva é verdadeira. Pois ela não disse que APENAS tem dois servidores. 

    A questão crítica aí é o que RWerneck levantou. Realmente, se em uma literatura ele considera que para ambientes web, uma terceira camada é sugerida, a assertiva passa a ser MAIS ERRADA que correta. 

    Essa questão foi absolutamente espinhosa e maldosa.

  • Temos também a camada intermediária : Servidor de aplicação ou Servidor Web.

    Fonte: Navathe 6 e.d , pag 32 , item 2.5.4.

  • Fui induzida ao erro hahahahaha. No entanto vale ressaltar que um host pode ser tanto cliente como servidor neste caso precisaríamos apenas de um componente físico.

  • Os sistemas que funcionam na Internet utilizam a arquitetura cliente-servidor, que é composta de dois componentes físicos: a estação de trabalho do usuário e a do servidor de banco de dados.

    1 componente físico - computador cliente / intermediário Camada de aplicação / camada banco de dados


ID
779188
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca da arquitetura cliente-servidor multicamadas, julgue os itens
que se seguem.

Sistemas paralelos constituem-se de múltiplos processadores e múltiplos discos interconectados por uma rede de comunicação veloz. Nesses sistemas, máquinas de alta granularidade possuem poucas e poderosas CPUs, enquanto as máquinas massivamente paralelas utilizam milhares de processadores simples.

Alternativas
Comentários
  • Pra memorizar, granularidade grossa(ou alta) e granularidade fina(ou baixa).
    Se vc colocar em um recipiente graos de feijao de 2cm, caberao menos graos do q se vc colocar graos de 1cm; logo, se a granularidade for grossa(os feijoes forem mais grossos), caberão poucos graos(menos processadores), porem serão graos mais 'poderosos'(maiores e mais parrudos); e se a granularidade for fina(os feijoes forem menores), havera mais graos no recipiente(mais processadores), porem, os graos serao mais esguios(menores e menos fortes).

ID
779266
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com referência a redes de computadores, julgue os itens que se
seguem.

A arquitetura cliente-servidor apoia-se na existência de um ou mais servidores, que respondem a pedidos de sistemas clientes. Já na arquitetura entre pares — P2P —, os sistemas terminais comunicam-se diretamente entre si.

Alternativas
Comentários
  • correto- P2P (peer to peer) é uma conexão direta entre 2 hosts, de topologia bus.P2P tb é um exemplo de full mesh e não necessiat um hub/server p/ interligar/gerenciar tráfico. client/server pode ter mais de 1 servidor: proxy server,http server,ftp server,mail server,pprint server etc.
  • Peer-to-Peer (P2P)
    – consiste em uma rede de peers autônomos fracamente acoplados.
    – cada peer atua como um cliente e como um servidor.
    – peers se comunicam utilizando protocolo de rede (ex.: napster, gnutella, emule, PPLive)
    – descentraliza tanto a informação quanto o controle, fazendo com que a descoberta de recursos seja um aspecto importante.

    – na descoberta de recursos em sistemas P2P puro:
       • a solicitação é lançada na rede como um todo;
       • a requisição se propaga até que a informação seja descoberta;
       • se a informação é encontrada o peer obtém o endereço direto do outro peer e contacta diretamente.

    – na descoberta de recursos em sistemas P2P híbrido:
       • processo é otimizado por a presença de peers especiais, especializados na localização de outros peers ou disponibilização de diretórios que  localizam as informações.

    Ex.: napster (utiliza um servidor central para indexação das músicas e localização de outros peers).

  • Gabarito Certo

    Peer-to-peer (do inglês par-a-par ou simplesmente ponto-a-ponto, com sigla P2P) é uma arquitetura de redes de computadores onde cada um dos pontos ou nós da rede funciona tanto como cliente quanto como servidor, permitindo compartilhamentos de serviços e dados sem a necessidade de um servidor central. As redes P2P podem ser configuradas em casa, em Empresas e ainda na Internet. Todos os pontos da rede devem usar programas compatíveis para ligar-se um ao outro. Uma rede peer-to-peer pode ser usada para compartilhar músicas, vídeos, imagens, dados, enfim qualquer coisa com formato digital. Um exemplo de transmissão de dados via peer-to-peer são os Torrents.

    Os Peers são os participantes da rede igualmente privilegiados na aplicação. Essa aplicação tem suas tarefas ou cargas dividas em pares. Cada computador da rede é um nó (ponto de interconexão da rede) e fica responsável por uma parcela dos recursos da rede, tais como armazenamento, poder de processamento e largura de banda. Os recursos são divididos diretamente entre cada participante da rede sem a necessidade de uma coordenação central de um servidor ou hosts. Nesse modelo de rede, cada par de computadores são fornecedores e consumidores de recurso, diferentemente do modelo cliente-servidor, onde o servidor alimenta toda a rede e os clientes somente consomem. Os novos sistemas P2P estão indo além do compartilhamento entre pares, estão buscando pares diferentes que podem trazer recursos, capacitando os pares individuais para realizarem tarefas maiores, mas que são de benefícios de todos os pares.

    Esse tipo de arquitetura de rede é muito conhecida pelo compartilhamento de ficheiros. No entanto as redes P2P são utilizadas para outras áreas, tais como, armazenamento distribuídos em meios acadêmico e científico e telecomunicações, por exemplo.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
779281
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Considerando que o aplicativo que processa a folha de pagamentos
de determinada empresa esteja hospedado em um servidor, a partir
do qual todos os dados são acessados, processados e armazenados,
julgue os próximos itens.

Considere que um usuário, a partir do seu computador, solicite que o sistema calcule todos os impostos inseridos na folha de pagamentos de determinado mês e, após os cálculos, receba o resultado na tela de seu computador. Nesse caso, com base na arquitetura cliente-servidor, é correto inferir que os cálculos solicitados foram processados no computador do usuário.

Alternativas
Comentários
  • A questão não fala se a arquitetura cliente-servidor ocorre em 2 ou 3 camadas, como analisar quando há omissão desta informação?
  • Se falar só cliente-servidor significa que são duas camadas. Se falar cliente-servidor de várias camadas ou multicamadas daí sim faz referência a 3 camadas. Lembrando que podem ser até 4 camadas, sendo esta quarta uma cadamada de validação dos dados inseridos pelo cliente antes de ser enviado à camada de processamento.
  • o erro está em
    "inferir que os cálculos solicitados foram processados no computador do usuário."

    Na verdade pode ter sido calculado no computador, mas nada impede de a aplicação chamar um serviço no servidor.
  • As arquiteturas cliente-servidor de duas camadas podem ter duas formas: Magro ou Cliente-Gordo.

    No Modelo Cliente-Magro, todo processamento da aplicação e o gerenciamento de dados é realizado no servidor. O cliente é responsável somente por executar o software de apresentação, portanto é magro!

    No Modelo Cliente-Gordo, o servidor somente é responsável pelo gerenciamento de dados e o software do cliente implementa a lógica da aplicação e as interações com os usuários, portanto é gordo!

    Então  não posso Inferir ou deduzir ou concluir   "  que os  cálculos solicitados foram processados no computador do usuário"  ....

  • Concordo com o Kauan.

  • "(...)cada instancia de um cliente pode enviar requisicoes de dado para algum dos servidores conectados e esperar pela resposta. Por sua vez, algum dos servidores disponiveis pode aceitar tais requisicoes, processa-las e retornar o resultado para o cliente"

    Na arquitetura CLI-SERVER , todo o processamento é feito no servidor;Unica coisa diferente é na arquitetura de 2 camadas, quando a logica de negocio fica na maquina cliente e nao no servidor de aplicacoes

    http://www.diegomacedo.com.br/arquitetura-de-aplicacoes-em-2-3-4-ou-n-camadas/

  • Gabarito Errado

    A própia questão diz Arquitetura Cliente-Servidor. Ou Seja os dados são processados em um servidor que projeta os resultados para uma requisição de um Cliente associado a este servidor.

    Vamos na fé

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Pessoal que ta em dúvida sobre a questão deveria clicar no botão de texto associado


ID
779284
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Considerando que o aplicativo que processa a folha de pagamentos
de determinada empresa esteja hospedado em um servidor, a partir
do qual todos os dados são acessados, processados e armazenados,
julgue os próximos itens.

O usuário que utiliza um computador para conectar-se ao referido servidor, utilizar recursos do aplicativo e armazená-los no mesmo servidor, ou em outro computador, é considerado um cliente da arquitetura cliente-servidor.

Alternativas
Comentários
  • Arquitetura Cliente-Servidor de duas camadas : conceito básico

    É organizada como um conjunto de serviços, além de servidores e clientes associados que os acessam e os usam. Compõem esse modelo: servidores, que oferecem serviços; clientes, que solicitam os serviços; e uma rede que permite aos clientes acessarem esses serviços.



  • Gabarito Certo

    Cliente-servidor é um modelo computacional que separa clientes e servidores, sendo interligados entre si geralmente utilizando-se uma rede de computadores. Cada instância de um cliente pode enviar requisições de dado para algum dos servidores conectados e esperar pela resposta. Por sua vez, algum dos servidores disponíveis pode aceitar tais requisições, processá-las e retornar o resultado para o cliente. Apesar do conceito ser aplicado em diversos usos e aplicações, a arquitetura é praticamente a mesma.

    O modelo Cliente/Servidor, foi criado tendo como base a descentralização dos dados e recursos de processamento, em oposição ao modelo Centralizado utilizado na época em que o Mainframe dominava absoluto. No modelo Cliente/Servidor, conforme indicado pela figura abaixo, em uma rede de computadores, existem uma ou mais máquinas que atuam como Servidores, disponibilizando recursos para as demais máquinas, as quais atuam como Clientes.

    A máquina servidor é um host que está executando um ou mais programas de servidor que partilham os seus recursos com os clientes.

    Um cliente não compartilha de seus recursos, mas solicita o conteúdo de um servidor ou função de serviço. Os clientes, portanto, iniciam sessões de comunicação com os servidores que esperam as solicitações de entrada.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
783619
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca de métricas e arquiteturas de sistemas, julgue o  item  que se segue.

Web service é um exemplo de arquitetura orientada a serviços que, de acordo com suas características, está mais bem adequada à arquitetura cliente/servidor do que à monolítica.

Alternativas
Comentários
  • Exatamente isso.


ID
783628
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca de métricas e arquiteturas de sistemas, julgue o  item  que se segue. 

A arquitetura cliente/servidor enseja o desenvolvimento de um sistema com, no máximo, duas camadas, quais sejam, cliente e servidor.

Alternativas
Comentários
  • Pode-se fazer uma arquitetura com quantas camadas forem necessárias para o projeto.

  • Queria assim na minha prova... xD


ID
804361
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue o  item  que se segue , relativo à arquitetura cliente/servidor.

Do ponto de vista da implementação, os servidores são classificados como interativos ou concorrentes. Em geral, os servidores que usam protocolos orientados a conexão são interativos; os que usam protocolos orientados a datagrama são concorrentes.

Alternativas
Comentários
  • Em geral...
    Protocolos orientados a conexão são concorrentes, com entrega confiável e ordenada de dados. Ex:  Protocolo TCP (Serviços telenet, FTP)

    Protocolos datagrama  são iterativos, sem estabelecimento de conexão e sem confiabilidade de entrega das informações. Ex: Protocolo UDP (Serviço de streaming,  VOIP)

    Servidores Concorrentes são capazes de processar múltiplos pedidos simultaneamente.

    Servidores Iterativos processam os pedidos sequencialmente.

    Obs:  a questão fala em INterativo

  • GABARITO: ERRADO

    Do ponto de vista da implementação, os servidores são classificados como ITERATIVOS ou CONCORRENTES. Em geral, os servidores que usam protocolos orientados a conexão são CONCORRENTES; os que usam protocolos orientados a datagrama são ITERATIVOS.


ID
804364
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue o  item  que se segue , relativo à arquitetura cliente/servidor.

Um servidor interativo que receber solicitação de serviço retornará ao estado de espera após o tratamento e o envio do resultado desse serviço para o solicitante.

Alternativas

ID
804367
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue o  item  que se segue , relativo à arquitetura cliente/servidor.

No servidor concorrente, para se tratar cada solicitação recebida, é criada nova instância do servidor, a qual pode ser um novo processo ou um thread.

Alternativas

ID
804370
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue o  item  que se segue , relativo à arquitetura cliente/servidor.

A arquitetura cliente/servidor proporciona a sincronização entre duas aplicações: uma aplicação permanece em estado de espera até que outra aplicação efetue uma solicitação de serviço.

Alternativas

ID
804385
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca de arquitetura de aplicações para Internet e web, julgue o  item  subsecutivo.


Nas arquiteturas cliente/servidor de dois níveis, a aplicação tem uma lógica de apresentação, executada no browser, mas a lógica de negócio deve ser executada em outra máquina diferente do servidor HTTP.

Alternativas
Comentários
  • Lógica de negócio => back-end => servidor HTTP.

    Lógica de apresentação ao usuário => front-end => cliente HTTP.


ID
804715
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A respeito da arquitetura cliente-servidor usada em clientes, servidores e redes, julgue o  item  a seguir.

O protocolo RRA (request-reply-answer) envolve uma mensagem adicional que implica a necessidade de bloquear o cliente, para que a confirmação possa ser transmitida utilizando recursos de processamento e rede.

Alternativas
Comentários
  • Embora o protocolo RRA envolva uma mensagem adicional, ele não precisa bloquear o cliente, pois a confirmação pode ser transmitida após a resposta ter sido entregue ao cliente.


    Vale enfatizar que este protocolo é baseado em requisição, resposta e confirmação.


    Fonte: Sistemas Distribuídos - 5ed: Conceitos e Projeto.


ID
804718
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A respeito da arquitetura cliente-servidor usada em clientes, servidores e redes, julgue o  item  a seguir.

O termo cliente é usado para designar uma parte distinta de um sistema de computador que gerencia um conjunto de recursos relacionados e apresenta sua funcionalidade para usuários e aplicativos.

Alternativas
Comentários
  • "O termo serviço é usado para designar uma parte distinta de um sistema computacional quegerencia um conjunto de recursos relacionados e apresenta sua funcionalidade para usuários eaplicativos. ... "

    Fonte: Livro Sistemas Distribuídos Conceitos e projetos 5° Ed, Pg 15.

  • a questão trata de um serviço! 


ID
813448
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Sobre a arquitetura cliente-servidor, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
823819
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Na arquitetura cliente-servidor, o modelo de desenvolvi- mento em 3 camadas é vantajoso sobre o de 2 camadas por

Alternativas
Comentários
  • Existem 3 camadas e suas principais funções são:

    1. Apresentação: É a interface do usuário e só acessa a segunda camada
    2. Regras de Negócio: Camada intermediária de acesso aos dados destinada ao processamento das regras. Só ela acessa a primeira camada e trata os dados.
    3. Banco de Dados: É a camada de dados. 

    Lembrando que entre a camada 1 e 2 pode haver uma camada de Validação responsável por conferir a integridade dos dados enviados pelos clientes (camada de apresentação). 

    Sejam cuidadosos com a quantidade de diferentes nomes pelas quais são conhecidas estas diversas camadas.
  • Excelente site contendo todas as camadas de aplicações. Depois de lerem tudo, dificilmente terao duvidas sobre o assunto

    http://www.diegomacedo.com.br/arquitetura-de-aplicacoes-em-2-3-4-ou-n-camadas/


ID
868696
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Em determinada arquitetura computacional, o método de distribuição de aplicações computacionais ocorre através de muitas plataformas. Tipicamente, essas aplicações estão divididas entre um provedor de acesso e uma central de dados e numerosos clientes, com uma interface gráfica para usuários acessarem e manipularem dados. Essa arquitetura geralmente refere-se a um modelo em que dois ou mais computadores interagem de modo que um oferece os serviços aos outros. Uma das partes dessa arquitetura interage com o usuário, possui a interface que o usuário utiliza para requisitar as arefas à outra parte da arquitetura, que é chamada de front-end da aplicação.


A descrição acima apresentada corresponde à arquitetura

Alternativas
Comentários
  • Cliente-servidor é um modelo computacional que separa clientes e servidores, sendo interligados entre si geralmente utilizando-se uma rede de computadores. Cada instância de um cliente pode enviar requisições de dado para algum dos servidores conectados e esperar pela resposta. Por sua vez, algum dos servidores disponíveis pode aceitar tais requisições, processá-las e retornar o resultado para o cliente. Apesar do conceito ser aplicado em diversos usos e aplicações, a arquitetura é praticamente a mesma.

    Muitas vezes os clientes e servidores se comunicam através de uma rede de computador com hardwares separados, mas o cliente e servidor podem residir no mesmo sistema.

    A máquina servidor é um host que está executando um ou mais programas de servidor que partilham os seus recursos com os clientes.

    Um cliente não compartilha de seus recursos, mas solicita o conteúdo de um servidor ou função de serviço. Os clientes, portanto, iniciam sessões de comunicação com os servidores que esperam as solicitações de entrada.



    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cliente-servidor
  • Essa frase mata a questão.... "Essa arquitetura geralmente refere-se a um modelo em que dois ou mais computadores interagem de modo que um oferece os serviços aos outros"

  • Uma aplicação é modelada como um conjunto de serviços que são fornecidos por servidores e um conjunto de clientes que utilizam esses serviços. Clientes e servidores são processos lógicos diferentes.

    Sommervile, Ian. Engenharia de Software, sexta edição, Tradução, Pearson, 2003.


ID
868786
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Na arquitetura cliente-servidor, é característica de um servidor

Alternativas
Comentários
  • Sem muitas palavras!
    O servidor está para, apenas, receber (request) e responder (response) as solicitações dos clientes, cujo são os que fazem as requests (requerimentos).
  • a) correta
    Servidor é um computador que fornece serviços a uma rede de computadores. Esses serviços podem ser de diversas natureza, por exemplo, servidor de arquivos, servidor de correio eletrônico ou servidor web. Os computadores que acessam os servidores são chamados de clientes ou estações. Na arquitetura cliente-servidor, é característica de um servidor, receber e responder solicitações.
  • Ok, de fato, a opção a) é indubitável, mas ninguém estranhou a opção d) ?  Executar o software (ou seja, responder uma solicitação) apenas quando for chamado (ou seja, receber uma solicitação). Software é tanto quanto genérico, podendo se referir a um software que é o serviço do servidor e normalmente é executado apenas se solicitado, para não desperdiçar recurso. Apenas ponderando, alguém poderia explicar o erro?
  • abrangindo melhor a definição da arquitetura cliente-servidor qualquer serviço onde acontece troca de comunicação, presenciando uma socilicitação e uma resposta para tal, podendo ser hardware, softwares entre outros é considerada uma arquitetura cliente-servidor. A letra "d" não corresponde tal troca de informação de cliente-servidor, apenas servidor-servidor, isso não faz parte desse paradigma.

    veja no caso do http que faz parte da arquitetura cliente-servidor

    O HTTP (Hyper Text Transfer Protocol ) é um protocolo de transferência de camada de aplica
    ção utilizado em toda a Web. Ele é implementado em dois programas: um cliente e outro
    servidor, e por isso é classicado como aplicação cliente-servidor. Esses dois programas,
    executados em sistemas nais distintos, conversam entre si por meio de troca de mensagens
    HTTP. O HTTP especica as mensagens que os clientes podem enviar aos servidores e, que
    respostas podem receber.
    Tipicamente, um cliente entra em contato com um servidor por meio de uma conexão TCP
    (protocolo de camada de transporte) utilizando a porta 80 (primária) ou 8080 (alternativa)
    da máquina servidora. Desta forma, as trocas de mensagens são realizadas de forma orientada
    à conexão. A vantagem de se usar o protocolo TCP é que nem os clientes nem os
    servidores precisam se preocupar com as mensagens perdidas, mensagens duplicadas, mensagens
    longas de confirmação. Tudo isso é tratado pelo protocolo TCP.

    Espero que entendam que servidores não é algo monstruoso ou potente, apenas qualquer hardware ou software que responda a solicitação ou forneça serviço, já é considerado o servidor, pode ser até um hardware minúsculo ao olho humano.
  • Em uma arquitetura cliente servidor vemos que há dois processos envolvidos, um na máquina cliente e um na máquina servidora. A comunicação toma a forma do processo cliente enviando uma mensagem pela rede ao processo servidor. Então, o processo cliente espera por uma mensagem em resposta. Quando o processo servidor recebe a solicitação, ele executa o trabalho solicitado ou procura pelos dados solicitados e envia de volta uma resposta.

    Portanto, alternativa correta é a letra A


  • GABARITO: A

     

    Obs.: Este modelo também pode ser atribuído como modelo de comunicação de perguntas e respostas.

  • Yuri, acredito que a banca considerou a alternativa D como errada pela definição de 'software':

    Software

    substantivo masculino

    1.

    conjunto de componentes lógicos de um computador ou sistema de processamento de dados; programa, rotina ou conjunto de instruções que controlam o funcionamento de um computador; suporte lógico.

    2.

    p.met. todo programa armazenado em discos ou circuitos integrados de computador, esp. destinado a uso com equipamento audiovisual.

    Provavelmente, eles consideraram software como algo específico fora do escopo das requisições de clientes por páginas (receber e responder solicitações), o que eu concordo.

    Vamos na fé.

  • a-

     

    Cliente-servidor - a arquitetura mais citada para sistemas distribuídos. A mais importante e empregada atualmente. Os termos “invoca” e “resultado” rotulam as mensagens, que poderiam ser pedido e resposta, ou remessa e retorno.

     

    No modelo cliente-servidor, podem ser integrados desde o menor PC até o maior Mainframe, permitindo constantes crescimento incremental Um computador inicialmente alocado como servidor pode ser substituído por outro maior, passando ser cliente em outra aplicação.

     

    Hardware cliente-servidor - computadores que se usam serviços e dados de outros que administram e disponibilizam esses serviços e
    dados. Todos os computadores interconectam por rede local ou remota, não importando a tipologia ou o protocolo utilizado na comunicação.


    Software Cliente/Servidor - garante que toda aplicação pode utilizar os recursos da rede, com definida comunicação.

  • a!

    O que ocorre é que algumas palavras em informática tem vários sentidos. Por exemplo bridges, enlaces, links, pontes, servidores, ip.

    Sobre servidores: na verdade, em uma rede local, de uma casa, uma família, não há um computador servidor. Ali, a arquitetura é ponto a ponto. Não ha hierarquia entre computadores da sala com o do quarto, por exemplo. Não ha um computador ou software administrador de rede, não ha cabeamento de interligações, senhas de acesso. Isso é uma arquitetura ponto a ponto. Porém, quando acessamos internet, automaticamente somos clientes, e os sites que usamos são servidores.

    então ha que se pensar em:

    servidor local: aquele usado em empresas, detentor de dados.

    e

    servidores da wide área network = serviços que usamos na internet.

  • a!

    O que ocorre é que algumas palavras em informática tem vários sentidos. Por exemplo bridges, enlaces, links, pontes, servidores, ip.

    Sobre servidores: na verdade, em uma rede local, de uma casa, uma família, não há um computador servidor. Ali, a arquitetura é ponto a ponto. Não ha hierarquia entre computadores da sala com o do quarto, por exemplo. Não ha um computador ou software administrador de rede, não ha cabeamento de interligações, senhas de acesso. Isso é uma arquitetura ponto a ponto. Porém, quando acessamos internet, automaticamente somos clientes, e os sites que usamos são servidores.

    então ha que se pensar em:

    servidor local: aquele usado em empresas, detentor de dados.

    e

    servidores da wide área network = serviços que usamos na internet.


ID
901129
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca de conceitos relacionados à
arquitetura cliente-servidor.

A parte da arquitetura perceptível a um usuário, em uma arquitetura cliente-servidor, é conhecida como back-end. Essa parte da arquitetura fica limitada à interface gráfica ou ao aplicativo e é executada por meio de recursos que o usuário pode ver e com os quais pode interagir.

Alternativas
Comentários
  • Todo enunciado se refere a Front-End

    front-end é a parte do sistema de software que interage diretamente com o usuário.

    ou ainda...


    chama-se front-end às interfaces gráficas que permitem ao usuário interagir com programas que trabalham originalmente em modo texto.
  • Front-End,  é a interface necessária e suficiente para a que o usuário se comunique com a aplicação,  numa calculadora o front-end seriam display e o teclado - o teclado para o usuário entrar com os dados e o display para que o "sistema" forneça a resposta. Se calculadora tiver impressora, esta seria também uma saida, neste caso teclado, display e impressora comporiam a fronteira entre o mundo e a calculadora,  ou o front-end do sistema.
    Do ponto de vista do Sistema Calculadora, a capacidade de calcular seria o back-end, front+back= world, ou seja dividimos o mundinho em o que é  e o que não é calculadora.
    Com necessária e suficiente, não estou dizendo que é apenas isto,  mas que é o mínimo, se excluirmos o teclado,  teriamos algo sem utilidade,  se tiver display a impressora não é imprescindível, e vice-versa;
    Alguns , passaram por diversos tipos de caixa eletrônico, a interface muda/cresce/moderniza  para dar conforto, facilidades aos usuários, e esta modernização, exige incrementos no todo ( software e hardware ).
  • GABARITO: ERRADO

    A parte da arquitetura perceptível a um usuário, em uma arquitetura cliente-servidor, é conhecida como FRONT-END. Essa parte da arquitetura fica limitada à interface gráfica ou ao aplicativo e é executada por meio de recursos que o usuário pode ver e com os quais pode interagir.


ID
930925
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Considere que uma aplicação embasada em uma planilha eletrônica fornecida comercialmente tenha sido desenvolvida para o registro de frequência e de notas dos participantes de treinamentos de determinada empresa. Considere, ainda, que essa aplicação calcule automaticamente a média das notas parciais e o percentual de faltas dos alunos a partir dos dados fornecidos pelo instrutor de cada turma e que a comunicação de dados deva assegurar que cada instrutor receba a relação de seus alunos para acompanhamento e que transmita para a secretaria os resultados registrados. Com base nessa situação, julgue os itens a seguir. 


A adoção da arquitetura cliente-servidor de duas camadas, com clientes-gordos, é a mais adequada para a aplicação descrita.

Alternativas

ID
947605
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos à arquitetura cliente-servidor.

Na arquitetura cliente-servidor, são definidas diversas camadas diferentes, e cada uma destas realiza operações que, progressivamente, se tornam mais próximas do conjunto de instruções de maquina. Nessa arquitetura, a camada das regras de negócio representa software residente tanto no cliente como no servidor.

Alternativas
Comentários
  • Eu errei a questao!,

    Mas se consideramos regras de validação em JavaScrpit como regras de negócio.... 
  • Prezados,
    Não concordo com o gabarito dessa questão.
    Pra mim, a questão troca os conceitos de arquitetura cliente-servidor e a arquitetura em camadas.
    Segundo Pressman, página 214, na arquitetura em camadas um certo numero de camadas diferentes é definido, cada uma realizando operações que se tornam progressivamente mais próximas do conjunto de instruções de maquina.
    Vemos que o conceito de Pressman sobre arquitetura em camadas é bem semelhante ao postulado no enunciado dessa questão, porém afirmando que se trata da arquitetura cliente-servidor.
    Vejamos os conceitos de Arquitetura cliente-servidor e arquitetura em camadas segundo Sommerville :
    Arquitetura cliente-servidor: O modelo de arquitetura cliente-servidor é um modelo em que o sistema é organizado como um conjunto de serviços e servidores e clientes associados que acessam e usam os serviços.
    Arquitetura em camadas: O modelo em camadas de uma arquitetura organiza o sistema em camadas, cada uma das quais fornecendo um conjunto de serviços.
    Portanto, questão errada na minha opinião.
    Fonte :
    - Pressman, Engenharia de Software, 6º edição
    - Sommerville, Engenharia de Software, 8º edição
  • Acredito que o camarada que fez a questão quis dizer que existem críticas feitas primariamente nas estações de trabalho que fazem parte da regra de negócio. Mas, realmente dizer que as regras de negócio essenciais estão nas estações (cliente) é muito forte.

    Elas fazem parte do coração do negócio (dentro do servidor). Se eu estiver errado me corrijam por favor, ok?

  • como que regras do negócio vai estar no cliente? se alterar uma regra vai ser alterada no servidor, para todos os clientes, e não nos clientes individualmente. se o cliente nao atualizar vai estar indo contra as regras do negócio? não entendi, a questão está mal formulada, ou o cara que formulou não sabe nada de programação.

  • Depois de muito pesquisar, descobri que esse trecho foi retirado do livro do Pressman (Engenharia de Software - Sétima Edição). O problema é que mesclaram dois trechos distintos: o primeiro trata sobre a arquitetura em camadas (página 237) e o segundo, a partir de "Nessa arquitetura.." (página 677), trata sobre engenharia direta para arquiteturas cliente-servidor. Lá ele diz que as funcionalidades da aplicação devem migrar para cada computador cliente para poder ser feita a reengenharia. Nesse caso, a camada das regras de negócio representa software residente tanto no cliente quanto no servidor. 

    Essa pergunta não foi anulada no concurso, mas acredito ser digna de recurso. Muito mal formulada. Praticamente um CTRL+C CTRL+V do livro de trechos sem muita coesão.

  • Gabarito absurdo. Ele fala em arquitetura cliente-servidor, descreve a arquitetura por camadas e ainda diz que as regras do negócio estão no cliente. Enfim... 

  • Pessoal, marquei bobeira nessa questão, pois vai contra o senso comum. Porém, segue a explicação:


    Na arquitetura cliente-servidor temos 2 modelos de cliente diferentes, quais sejam:


    1) Modelo Cliente-Magro (Thin-Client): Todo processamento ocorre no lado do servidor, sobrando apenas a apresentação para o cliente. Esse é o modelo que estamos acostumados. 

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Thin_client


    2) Modelo Cliente-Gordo (Fat-Client): Temos aqui a controvérsia. Neste modelo o cliente implementa a lógica de aplicação e as interações com o usuário, restando apenas o gerenciamento de dados para o servidor.

    Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Fat_client e http://www.wthreex.com/rup/process/workflow/ana_desi/co_dpatt.htm


    Acho que era isso!

  • Questão difícil de engolir, mas o que importa é a nossa aprovação!!!
  • Se ao menos tivesse colocado um pode residir tanto no cliente como no servidor! Tendo em vista que a regra de negócio pode residir apenas no cliente, como tbm apenas no servidor, e híbrida tanto no cliente como no servidor!


ID
947608
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos à arquitetura cliente-servidor.

Nessa arquitetura, ocorrerá proporcionalmente redução no desempenho do sistema ao se elevar o número de servidores.

Alternativas
Comentários
  • A redução de desempenho ocorreira se elevasse o número de computadores clientes e dimuisse ou permancesse constante o número de servidores. Com mais servidores fica possível executar uma quantidade maior de processos e solicitações, melhorando o desempenho.
  • Prezados,
    Segundo Sommerville, página 166, a vantagem mais importante da arquitetura cliente-servidor é que ele é uma arquitetura distribuída. O uso efetivo de sistemas em rede pode ser feito com muitos processadores distribuídos, sendo fácil adicionar um novo servidor e integrá-lo ao restante do sistema ou atualizar os servidores de maneira transparente sem afetar as outras partes do sistema.
    Dessa forma, ao se elevar o número de servidores nesse modelo de arquitetura temos o aumento do desempenho do sistema e não sua redução, portanto questão errada.
    Fonte : Sommerville, Engenharia de Software, 8º edição
  • redução de desempenho ocorreira se elevasse o números de camadas

    mais camada, mais processamento . mais demora


ID
947611
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos à arquitetura cliente-servidor.

A arquitetura cliente-servidor permite projetar sistema de software centralizado em redes, mediante diferentes plataformas, embasando a criação de diversos projetos.

Alternativas
Comentários
  • Prezados,
    Segundo Sommerville, página 166, o modelo de arquitetura cliente-servidor é composto por um conjunto de servidores que oferecem os serviços, um conjunto de clientes que solicita os serviços oferecidos pelos servidores e uma rede eu permite aos clientes acessarem esses serviços. Diversos clientes distintos e independentes podem requisitar os serviços dos servidores utilizando a rede, portanto, questão verdadeira.
     
    Fonte : Sommerville, Engenharia de Software, 8º edição
  • Questão CORRETA.

    Segundo Pressman em seu livro "Engenharia de Software. Uma Abordagem Profissional" (sétima edição), página 231:

    "... Projeto é uma instância de uma arquitetura da mesma forma que um objeto é instância de uma classe. (...) Podemos projetar um sistema de software centralizado em redes de várias formas diferentes por meio dessa arquitetura usando a plataforma Java ou a plataforma Microsoft. (...) podem ser criados vários projetos baseados nessa arquitetura"

  • "...embasando a criação de diversos projetos" ?!?!?!


ID
960901
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com base na arquitetura cliente-servidor e em suas tecnologias, as funcionalidades de um banco de dados podem ser superficialmente divididas em duas categorias: Front-end e Back-end. De acordo com estas categorias, julgue os itens a seguir

I - O Back-end gerencia as estruturas de acesso, desenvolvimento e otimização de consultas, controle de concorrência e recuperação.
II - Em sistemas centralizados, o Front-end e o Back-end são ambos executados dentro de vários sistemas.
III - Front-end dos sistemas de banco de dados consiste em ferramentas como formulários, gerador de relatórios e recursos de interface gráfica.
IV - A interface entre o Front-end e o Back-end é feita apenas por um programa de aplicação.

A quantidade de itens certos é igual a

A quantidade de itens certos é igual a


Alternativas
Comentários
  • Certo   I - O Back-end gerencia as estruturas de acesso, desenvolvimento e otimização de consultas, controle de concorrência e recuperação.
    Errado II - Em sistemas centralizados, o Front-end e o Back-end são ambos executados dentro de vários sistemas.
    Certo   III - Front-end dos sistemas de banco de dados consiste em ferramentas como formulários, gerador de relatórios e recursos de interface gráfica.
    Errado IV - A interface entre o Front-end e o Back-end é feita apenas por um programa de aplicação.


ID
969118
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Das opções seguintes, assinale aquela que NÃO é um modelo de banco de dados.

Alternativas
Comentários
  • Na verdade, o modelo relacional foi o primeiro modelo de dados descrito teoricamente, os bancos de dados já existentes passaram então a ser conhecidos como (modelo hierárquico, modelo em rede ou Codasyl e modelo de listas invertidas).

     

    https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Modelo_relacional

  • lista invertida?

  • Lista Invertida é uma forma de organização de itens, utilizada em Banco de Dados.


ID
1045663
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

No que se refere à arquitetura cliente-servidor orientada a serviços, à distribuída e à de grande porte, julgue os itens subsecutivos.

Na arquitetura distribuída, a definição de um modelo arquitetônico com base em eventos é caracterizada por processos fracamente acoplados, que precisam se referir explicitamente uns aos outros. Esses processos são denominados desacoplados no espaço ou referencialmente desacoplados.

Alternativas
Comentários
  • como assim o processo é fracamente acoplado e precisa se referenciar explicitamente?



  • Achei essas informações na Web, mas sem a fonte do livro.


    2.1 – Estilos Arquiteturais 


       - Arquitetura baseada em objetos


       - Arquitetura baseada em evento: processos se comunicam essencialmente através da propagação de eventos, que opcionalmente podem carregar dados.  A principal vantagem do sistema baseado em eventos é o de que os processos são fracamente acoplados, ou seja, a princípio não precisam referenciar um ao outro para se comunicarem.


    http://www.facom.ufu.br/~faina/BCC_Crs/GSI028-2014-1S/DL/DS-Ch02.pdf


    A questão afirma que  "precisam se referir explicitamente uns aos outros". Logo, está ERRADA.


ID
1045666
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

No que se refere à arquitetura cliente-servidor orientada a serviços, à distribuída e à de grande porte, julgue os itens subsecutivos.

O número de servidores é um indicador necessário para a avaliação do desempenho e da qualidade de serviço da arquitetura cliente-servidor, visto que, nessa arquitetura, se houver aumento no número de servidores, haverá, na mesma proporção, aumento de desempenho.

Alternativas
Comentários
  • até a escalabilidade horizontal tem limite

  • Creio que a questão peca em falar da necessidade de mais servidores para avaliação do desempenho e qualidade de serviço.

  • Errado. Nem sempre. Além disso, há servidores virtualizados, uma forte tendencia hoje em dia e no futuro. Se vc aumentar a qtde de servidores virtuais em um mesmo hardware, é lógico q haverá penalidade de desempenho.


ID
1045669
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

No que se refere à arquitetura cliente-servidor orientada a serviços, à distribuída e à de grande porte, julgue os itens subsecutivos.

A independência de fornecedor e a alta capacidade de processamento de transações simultâneas são propriedades que definem um sistema computacional como arquitetura de grande porte.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    Tais propriedades dizem respeito à arquitetura distribuída e não à de grande porte.

  • Visutalizar esse site na página 20 onde tem um comparativo com a arquiteruta de grande porte e a distribuida.  http://www.fateclins.edu.br/site/trabalhoGraduacao/1I2PyX3E1QTbDohq6E9NAseICDwDTUZCCgqg4Cxbs.pdf

  • Arquitetura de grande porte = dependência do fornecedor.


ID
1068871
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Sobre a arquitetura cliente-servidor, NÃO é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D.

     

    A arquitetura cliente-servidor mais simples é aquela que apresenta duas camadas.

     

  • d-

    Thin - somente GUI.

    Fat - logica, processamento e interface. Servidor somente administra dados. 

     

    Cliente/servidor tb pode ser multi-tier, quando o servidor de aplcacoes é cliente do de SQL.

     

    client -> servidor de aplicacoes -> servidor SQL

  • TRÊS ITENS IDENTICOS EM BANCAS DIFERENTES

    Consulplan_2017

    Uma desvantagem considerável do modelo cliente-magro é que ele impõe uma grande carga de processamento sobre o servidor e a rede. CERTO

    AOCP_2015

    Uma desvantagem considerável do modelo cliente-magro é que ele impõe uma grande carga de processamento sobre o servidor e a rede. CERTO

    IFC_2012

    Uma desvantagem considerável do cliente-magro é que ele impõe uma grande carga de processamento sobre o servidor e a rede. CERTO

  • Melhor Explicação até agora!


ID
1099210
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Numa aplicação cliente-servidor que oferece suporte a vários tipos de clientes incluindo clientes HTTP, onde a camada de negócio é implementada utilizando Enterprise Java Beans. Qual das opções é a mais adequada para manter o estado do cliente?

Alternativas
Comentários
  • Tipos de session beans:

    Stateful: estado é mantido enquanto durar a sessão cliente/EJB

    Stateless: Esses EJBs não mantêm um estado conversacional com o cliente

    Fonte: http://www.tesestec.com.br/pasteurjr/ejb.pdf

     

     

     

     

     


ID
1112851
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Considere as afirmativas:

I. Arquiteturas cliente/servidor representam um significativo desafio para os testadores de software. Assim, o teste de software cliente/servidor pode ocorrer em 3 diferentes níveis: (1) aplicações clientes individuais são testadas no modo “não conectado” e a operação do servidor e a rede subjacente não são consideradas; (2) o software cliente e as aplicações do servidor associadas são testadas em conjunto, mas as operações da rede não são explicitamente exercitadas; (3) a arquitetura completa cliente/servidor, incluindo operações e desempenho da rede, é testada.

II. Ambientes baseados na arquitetura cliente/servidor possuem natureza distribuída, seus aspectos de desempenho são associados com o processamento de transações, podem reunir diferentes plataformas de hardware, devem atender e controlar os acessos de um ou mais clientes às bases de dados residentes nos servidores, possuem complexidade inerente à comunicação em rede e concorrência por recursos, dentre outras características.

A afirmativa I

Alternativas
Comentários
  • Questão difícil principalmente em se tratando de FCC. 

    Ambas estão corretas! 

    A segunda justifica a primeira pelo fato de que a I traz um caminho a ser traçado no teste, uma metodologia de testes para situações cliente-servidor. A II vem justamente justificar o porquê de se adotar um teste separado (devido a heterogeneidade do Hardware, comunicação entre cliente e servidor, etc). 

    Questão muito bem elaborada pela FCC. 

  • Fonte da questão: CTRL-C + CTRL-V

    http://testwarequality.blogspot.com.br/p/tenicas-de-teste.html


ID
1115941
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

O desenvolvimento de sistemas utilizando o modelo multicamadas vem crescendo constantemente se comparado ao modelo de duas camadas (Cliente/Servidor). Sobre o modelo multicamadas, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Não entendi pq a letra B.

  • Alguém se habilita a comentar a alternativa C?

  • O gabarito aqui do QC está errado, basta olhar o gabarito oficial da prova, e verificar que a alternativa incorrera é a letra C.

    Uma dica, quando virem algo parecido, sem demais comentários, olhem a fonte!


ID
1153876
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFGD
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Assinale a alternativa INCORRETA sobre a Arquitetura Cliente-Servidor.

Alternativas
Comentários
  • e)errada. Sistemas distribuídos ,interconectados.

  • Alternativa E)


    Completamente errada, muitas palavras exclusivas como: "maioria", "raramente" na TI não tem essa não!

    Questão bônus é uma dessas que quero na minha prova


    Como  que uma camada cliente-servidor não vai utilizar o protocolo da camada rede(internet ou inter-redes): ip, arp, BGP, OSPF, RIP, ICMP entre outros...


    Mais informações: https://pt.wikipedia.org/wiki/Modelo_OSI

  • e-

    Vai contra a caracteristica de heterogeneidade, a qual permite que usuarios acessem servicos e executem applicacoes por maquinas variadas. O protocolo da internet permite que essas diferencas sejam mascaradas para permitir a comunicacao. 


ID
1189990
Banca
Instituto Ânima Sociesc
Órgão
Companhia Águas de Joinville
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Atualmente, uma das principais arquiteturas de aplicações para ambiente Web é a cliente/servidor. O seu funcionamento é simples, processos clientes interagem com processos servidores, localizados em distintos computadores através da rede, com o intuito de acessar recursos compartilhados. Neste contexto, marque e afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito está E.

     

    Pelo gabarito, a questão está considerando o modelo de 2 camadas, que, realmente, possui problemas quanto à escalabilidade.

     

    O modelo de 3 camadas possui alta coesão e escalabilidade. Não sei se quando se diz "aplicações para ambiente Web" está implícito, de alguma forma, a informação de que é de 2 camadas.


ID
1211506
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com relação à arquitetura de sistemas de informação, julgue o próximo item.

Web, FTP, Telnet, BitTorrent e email são algumas aplicações implementadas com a arquitetura cliente-servidor.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que Web não pode ser considerado aplicação.

  • BitTorrent é arquitetura par-a-par (P2P).

  • Torrent é peer-to-peer.... par a par ... o outro cliente serve como server .... seria cliente -cliente sempre que meu pc estiver ligado e online outra pessoa está recebendo pacotes do arquivo que eu tiver na minha máquina, e que ele esteja baixando. Da mesma forma se eu fizer download por torrent eu recebo pacote de todos clientes que tiverem esse arquivo em suas maquina e estiverem online.


ID
1211509
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com relação à arquitetura de sistemas de informação, julgue o próximo item.

Em uma aplicação cliente-servidor, comumente um único servidor não é capaz de atender à demanda dos clientes da aplicação. Nesse caso, um data center pode ser utilizado para criar um servidor virtual que atenda às necessidades da aplicação.

Alternativas
Comentários
  • virtualização de servidores é uma tendência atual e importante de tecnologia em data centers, que são beneficiados, já que têm sua capacidade aumentada, além de estender a vida útil de equipamentos mais antigos. Ela permite que múltiplos servidores virtuais funcionem em uma única caixa física, o que permite a administração de aplicações em grandes cargas de computação, resolvendo o problema quando um único servidor não é capaz de atender a demanda dos clientes da aplicação.

    Fonte: tecconcursos


ID
1211512
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com relação à arquitetura de sistemas de informação, julgue o próximo item.

Em uma arquitetura cliente-servidor, o sistema hospedeiro que deve estar sempre ligado, denominado servidor, atende as requisições realizadas por outros diversos hospedeiros, denominados clientes.

Alternativas
Comentários
  • Cespe usa a tradução literal de host (= hospedeiro) como computadores em uma rede. Sabendo disso, é fácil verificar que a questão está certa.


ID
1233127
Banca
VUNESP
Órgão
COREN-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

No sistema operacional Linux, os serviços acessados por intermédio da rede de computadores são implementados por meio da arquitetura Cliente/Servidor. A configuração do atendimento e do funcionamento das requisições desses serviços deve ser feita no arquivo:

Alternativas
Comentários
  • O inetd, também chamado de "super servidor", faz a carga de um programa rede com base em uma solicitação de rede. O arquivo "inetd.conf" diz ao inetd quais portas ouvir e quais servidores iniciar para cada porta. A primeira coisa que você precisa verificar, assim que você colocar o seu servidor Linux em QUALQUER rede, é que serviços você precisa oferecer.

    Fonte - http://www.linuxnarede.com.br/artigos/fullnews.php?id=161

ID
1271191
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Sistemas cliente-servidor são frequentemente descritos como

Alternativas
Comentários
  • a-

    Neste modelo, que possibilita grande flexibilidade, desde o menor PC pode integrar até o maior Mainframe, permitindo constante crescimento incremental Um computador alocado como servidor pode ser substituído por outro, passando a cliente em outra aplicação.


    O hardware de cliente-servidor é computadores que se usam serviços e dados e de computadores que administram e disponibilizam esses serviços.

     

    Todos os computadores são interconectados rede local ou remota, não importando a tipologia ou o protocolo.


    O software de uma arquitetura Cliente/Servidor faz toda aplicação poder utilizar os recursos com definida comunicação entre servidor e cliente.


ID
1271251
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

No desenvolvimento de aplicações cliente-servidor, a operação que em caso de falhas pode ser executada repetidas vezes, fornecendo sempre o mesmo resultado final, como se tivesse sido executada exatamente uma vez, é denominada

Alternativas
Comentários
  • Uma operação idempotente pode ser aplicada a um determinado conjunto várias vezes e retornaria o mesmo resultado. 

     

    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/zerando-suas-duvidas-parte-03-algebra-relacional-fcc/


ID
1271983
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Sobre a arquitetura cliente-servidor, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • os clientes enviam seus pedidos de serviço para o servidor, que executa o processamento solicitado.

  • Cliente - ATIVO

    Servidor - PASSIVO


ID
1342183
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Na arquitetura Cliente-Servidor “Three-Tier”, uma camada intermediária é inserida entre o cliente e o servidor. Essa camada intermediária tem por objetivo:

Alternativas
Comentários
  • Camadas
    Camada de apresentação

    É a chamada GUI (Graphical User Interface), ou simplesmente interface. Esta camada interage diretamente com o usuário, é através dela que são feitas as requisições como consultas, por exemplo.


    Camada de negócio
    Também chamada de Lógica empresarial, Regras de negócio ou Funcionalidade. É nela que ficam as funções e regras de todo o negócio. Não existe uma interface para o usuário e seus dados são voláteis, ou seja, para que algum dado seja mantido deve ser utilizada a camada de dados.


    Camada de Dados
    A terceira camada é definida como o repositório das informações e as classes que a manipulam. Esta camada recebe as requisições da camada de negócios e seus métodos executam essas requisições em um banco de dados. Alterando o banco de dados alteraria apenas as classes da camada de dados, e o restante das camadas não seriam afetados por essa alteração.

  • Gabarito: D.

     

    2 camadas

     

    Cliente comunica-se diretamente com o servidor

    Regras do negócio e lógica de aplicação ficam no cliente

    BD é responsável pelo gerenciamento das transações

    Quando uma aplicação for alterada, BD e aplicações cliente precisam ser alterados

    Dificuldade de manutenção

    Geralmente possuem problemas de falta de escalabilidade, dificuldade de manutenção e dificuldade de acessar fontes heterogêneas.

     

    3 camadas (Apresentação, Aplicação e BD)

     

    Camada intermediária entre servidor e cliente armazena regras do negócio e lógica da aplicação

    Alterações na camada intermediária são assumidas pelo BD e por todas as aplicações

    Alta coesão

     

    Servidor de Aplicação - componente que distingue os modelos de 2 e 3 camadas.


ID
1395490
Banca
FGV
Órgão
PROCEMPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Em uma relação cliente-servidor, após o cliente estabelecer a conexão e enviar solicitações, o servidor executa as solicitações, envia as respostas e atua como um cache, armazenando páginas da web recém-visitadas e aumentando a velocidade de carregamento dessas páginas, ao serem novamente chamadas.

Assinale a opção que indica o nome desse servidor.

Alternativas
Comentários
  • Em redes de computadores, um proxy (em português procurador) é um servidor (um sistema de computador ou uma aplicação) que age como um intermediário para requisições de clientes solicitando recursos de outros servidores. Um cliente conecta-se ao servidor proxy, solicitando algum serviço, como um arquivo, conexão, página web ou outros recursos disponíveis de um servidor diferente e o proxy avalia a solicitação como um meio de simplificar e controlar sua complexidade. Os proxies foram inventados para adicionar estrutura e encapsulamento a sistemas distribuídos. Hoje, a maioria dos proxies são proxies web, facilitando o acesso ao conteúdo na World Wide Web e fornecendo anonimato.


    http://pt.wikipedia.org/wiki/Proxy


ID
1450321
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa.

Quando acessamos recursos baseados no modelo cliente / servidor, existe a separação dos papéis dos  agentes envolvidos: o cliente solicita recursos a um servidor, e o servidor disponibiliza estes recursos ao cliente. Para que isso ocorra, é possível utilizar duas ou mais camadas no processo,como,um cliente requisita dados de um servidor de aplicação,que,por sua vez, requisita dados a um servidor de banco de dados antes de retornar a solicitação ao cliente.

Alternativas

ID
1452571
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue o item que se segue, concernentes à arquitetura cliente-servidor em multicamadas.

Uma estação cliente nunca estabelece comunicação direta com o servidor de banco de dados, mas sim com uma camada intermediária, a qual se comunica com o banco de dados.

Alternativas
Comentários
  •  "Também conhecido como modelo cliente e servidor de várias camadas, este método é uma evolução da tecnologia de duas camadas e tem como princípio básico o fato de que a estação cliente jamais realiza comunicação direta com o servidor de banco de dados, mas sim com uma camada intermediária, e esta, com o banco de dados. Isto proporciona uma série de vantagens sobre a técnica de duas camadas, as quais serão explanadas adiante."


    Leia mais em: Introdução ao Modelo Multicamadas http://www.devmedia.com.br/introducao-ao-modelo-multicamadas/5541#ixzz3XQtipfFQ

  • por exemplo...uma aplicação java, .net, php, etc...vai utilizar o seu driver jdbc ou odbc para acessar, conectar e comunicar por meio das suas interfaces transmitindo os comandos para serem executados no oracle, sqlserver, postrgresql, mysql, etc...

  • questão parecida da mesma prova.

    uma ajuda na resolução da outra.

    Q497674

    As comunicações estabelecidas entre os servidores de aplicação e os servidores de bancos de dados envolvem o envio de comandos SQL e o recebimento de resultados da execução desses comandos. Em aplicações convencionais, o servidor de banco de dados não faz vinculação direta do usuário que se autentica junto ao servidor de aplicação com o usuário de banco de dados que estabelece a conexão consigo por meio do servidor de aplicação

    Correta

     

  • E o Cliente-servidor em 2 camadas?


ID
1452574
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue o item que se segue, concernentes à arquitetura cliente-servidor em multicamadas.

Nesse tipo de arquitetura, um terminal pode executar a aplicação, enquanto outro terminal exibe o resultado na tela.

Alternativas
Comentários
  • O erro está em dizer que um terminal pode executar a aplicação.


    Na arquitetura cliente-servidor apenas o servidor executa a aplicação.

  • Na arquitetura multicamadas há um terceiro terminal ou servidor de aplicação que implementa as regras de negócios ou lógica de negócios ou lógica da aplicação. A divisão é feita em três camadas e não em duas camadas com dois terminais.

  • A CESPE sempre cagando e andando... Ela poderia dizer que terminal é considerado um servidor pra ela e pronto: plin! mudança de gabarito!

  • Um terminal em informática é todo o equipamento disponibilizado ao usuário, nomeadamente aquele que serve de interface com um sistema de informação mais abrangente.

    Geralmente um terminal está associado a sistemas muito simples, sem disco rígido, e cujo funcionamento depende da disponibilidade do sistema de informação. Em sistemas mais antigos consta a noção de console, um mero monitor de vídeo e teclado ligados a um comutador de consoles. Nestes casos, o utilizador estava diretamente ligado ao servidor de terminais, operando diretamente neste, como se estivesse fisicamente perante a máquina.

    Graças ao custo cada vez mais reduzido dos computadores pessoais, os terminais vêm sendo descartados em função dos primeiros, cujo arranque inicia-se através de um servidor de clientes e aplicações, com a possibilidade de usar os recursos quer do sistema global (servidor e clientes) quer do próprio terminal.

    Questão muito capciosa visto que terminal geralmente é a maquina de iteração com o usuário.

    Mas ae se o Cespe diz que terminal é server então é server.

  • esse tipo de arquitetura, um terminal (servidor) pode executar a aplicação, enquanto outro terminal exibe o resultado na tela.

    O erro da questão está em dizer que terminal executa a aplicação para ser exibido em outro terminal....

    O que acontece eh que nessa arquitetura um terminal(cliente) faz um request para o servidor que vai processar o que foi pedido e devolver um response que será apresentada na tela (terminal) do cliente


ID
1493065
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca de desenvolvimento e manutenção de sistemas e aplicações, julgue seguintes item.

No desenvolvimento da interface com o usuário de uma aplicação do tipo cliente-servidor multicamadas, o conhecimento das necessidades de comunicação de dados do usuário é apresentado com menor importância que o conhecimento das necessidades de informações no ambiente de trabalho do usuário.

Alternativas
Comentários
  • Questão confusa. Alguém pode explicar?

  • Penso que a questão faz um paralelo entre Dado e Informação, e sua importância em um projeto de interfaces. Qual dos dois agrega mais valor ao cliente durante o contato com a aplicação? 

  • Essa questão realmente está CORRETA e tem a ver com este trecho do livro do Pressman:


    "11.3.4 - Análise do Ambiente de Trabalho

    Em algumas aplicações, a interface do usuário para um sistema baseado em computador é colocada em uma 'posição que facilita o usuário' (por exemplo, iluminação apropriada, altura adequada da tela, fácil acesso ao teclado), porém em outras (por exemplo, no chão de fábrica ou no cokpit de um avião), talvez a iluminação não seja tão adequada, o ruído pode ser um fator importante, um teclado ou mouse talvez não sejam uma opção, o posicionamento da tela talvez seja abaixo do ideal. O projetista de interfaces talvez esteja restrito por fatores que reduzam a facilidade de uso.

    Além dos fatores ambientais físicos, a cultura do local de trabalho também entra em cena. A interação do sistema será medida de alguma maneira (por exemplo, tempo por transação ou precisão de uma transação?). Duas ou mais pessoas terão de compartilhar informações antes de uma opinião ser fornecida? Como será oferecido suporte aos usuários do sistema? Essas e muitas outras questões relacionadas devem ser respondidas antes de o projeto de interface se iniciar."


    Na visão do autor, os fatores do ambiente de trabalho são quem determina uma série de decisões a serem tomadas no projeto da interface, chegando a ser mais importante do que as necessidades de informações do usuário, porém não significa que esta última deve ser desprezada. Observem que a questão não despreza este fator, apenas o coloca como menos importante em relação ao primeiro.


  • Aqui entra o conceito de abstração.


ID
1538719
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Os sistemas que funcionam com base na arquitetura Cliente/Servidor possuem duas características principais, que são

Alternativas
Comentários
  • melhor desempenho com base no que? totalmente subjetivo.


ID
1680718
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca de arquitetura de software e Domain-Driven Design, julgue o seguinte item.

Na arquitetura cliente-servidor, organizada como um conjunto de serviços e servidores associados e de clientes que acessam esses serviços, os clientes precisam conhecer seus servidores, mas a reciprocidade não é exigida, o que impossibilita sua implementação em ambientes de Internet.

Alternativas
Comentários
  • O modelo cliente/servidor é particularmente recomendado para redes que necessitam de um grande nível de fiabilidade e as suas principais vantagens são:


    - recursos centralizados : já que o servidor está no centro da rede, pode gerenciar recursos comuns a todos os usuários, como por exemplo uma base de dados centralizada, a fim de evitar os problemas de redundância e de contradição

    maior segurança : porque o número de pontos de entrada que permitem o acesso aos dados é menos importante

    uma administração a nível do servidor : como os clientes têm pouca importância neste modelo, têm menos necessidade de ser administrados

    uma rede evolutiva : graças a esta arquitetura, é possível suprimir ou acrescentar clientes sem estar a perturbar o funcionamento da rede e sem modificação essencial (funcionamento da Internet).


    Fonte: http://br.ccm.net/contents/150-ambiente-cliente-servidor


    Uma redação alternativa para a questão seria:


    Na arquitetura cliente-servidor, organizada como um conjunto de serviços e servidores associados e de clientes que acessam esses serviços, os clientes precisam conhecer seus servidores, mas a reciprocidade não é exigida, o que não impossibilita sua implementação em ambientes de Internet.

  • Arquitetura cliente/servidor a mais utilizada, até então, em ambientes na internet. 

  • Prezados,

    Em resumo a questão falou que a arquitetura cliente-servidor não pode ser implementada na internet. Acabou aqui né ? Precisa ler mais nada . Tudo que a questão falou era correto, o cliente precisa conhecer o servidor, o servidor não necessariamente precisa conhecer o cliente, e isso faz com que a implementação da arquitetura cliente-servidor seja amplamente usada na internet.

    Portanto a questão está errada.

ID
1682815
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

No que se refere a fundamentos de banco de dados, julgue o item a seguir.

Os sistemas distribuídos podem ser considerados um caso particular dos sistemas cliente-servidor, visto que em geral em um sistema distribuído alguns sítios são clientes e outros são servidores, porém todos os dados residem nos sítios servidores e todas as aplicações são executadas nos sítios clientes.


Alternativas
Comentários
  • Acredito que a última parte esteja errada. De acordo com o Date, podemos ter aplicações executadas no servidor (stored procedures).

    Fonte: https://books.google.com.br/books?id=xBeO9LSlK7UC&pg=PA576&lpg=PA576&dq=sistema+distribuido+caso+particular+cliente+servidor&source=bl&ots=xaPEkYAh4K&sig=oFM0sIm48KwfqoVmBhVg5a7NNhs&hl=pt-BR&sa=X&ved=0CBwQ6AEwAGoVChMIgafqj4qWyQIVSYCQCh036QtQ#v=onepage&q=sistema%20distribuido%20caso%20particular%20cliente%20servidor&f=false


  • Introdução a Sistemas de Banco de Dados Por C. J. Date, 8º Edição, Pagina 576:

    "Dissemos que um sistema cliente-servidor é um caso particular de sistemas distribuídos em geral. (...) Um sistema cliente-servidor pode ser imaginado como um sistema distribuído em que todas as requisições se originam em um site e todo o processamento é executado em outro. (...) Naturalmente, o site cliente poderia ter seus próprios banco de dados locais, mas eles não terão papel direto no arranjo cliente-servidor."  

  • e-

    Em client-server, geralmente os componentes consumidores sao clientes e fornecedores sao servidores. Tambem ha peer-to-peer, os quais sao processos que se comunicam de modo simetrico sem distincao de processos nem computadores. A questao é invalidada pelo fato de haver servidores que sao clientes de outros servidores e.g.: o servidor de internet.


ID
1715233
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

No que se refere a conceitos básicos de informática, julgue o item subsecutivo.

Uma máquina servidora web pode atuar tanto como cliente quanto como servidor.


Alternativas
Comentários
  • Em geral, todas as máquinas na Internet podem ser classificadas como de dois tipos: servidores e clientes. As máquinas que fornecem serviços (como os servidores Web ou servidores de FTP) para outras máquinas são os servidores. As máquinas usadas para conectar esses serviços são os clientes. Quando você se conecta ao Yahoo! em www.yahoo.com para ler uma página, o Yahoo! está fornecendo uma máquina (provavelmente um aglomerado de máquinas muito grande) para uso na Internet com o objetivo de atender a sua solicitação. O Yahoo! está fornecendo um servidor. Por outro lado, sua máquina provavelmente não está fornecendo serviços para ninguém mais na Internet. Assim, ela é uma máquina de usuário, também conhecida como um cliente. É possível e comum para uma máquina fazer ambos os papéis, de servidor e cliente, mas para os fins de entendimento neste artigo você pode pensar na maioria das máquinas como um ou outro.


    Uma máquina servidora pode fornecer um ou mais serviços. Por exemplo, uma máquina servidora poderia executar um software que permitisse atuar como um servidor Web, um servidor de e-mail e um servidor de FTP (em inglês). Os clientes que acessam uma máquina servidora o fazem com uma intenção específica; assim, os clientes dirigem suas solicitações a um servidor de software específico funcionando na máquina servidora global. Por exemplo, se você está executando um navegador Web em sua máquina, ela provavelmente irá querer falar com o servidor Web na máquina servidora. Seu aplicativo de Telnet (em inglês) irá querer falar com o servidor de Telnet, seu aplicativo de e-mail falará com o servidor de e-mail e assim por diante.


    Fonte: http://tecnologia.hsw.uol.com.br/servidores-da-web4.htm