SóProvas


ID
1646683
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Alunos de um departamento de uma universidade estudaram por dois livros diferentes, A e P. Foram retiradas amostras aleatórias simples dos que estudaram pelo livro A e dos que estudaram pelo livro P, tendo sido observadas as notas dos alunos em um exame padronizado. Um teste t de Student foi aplicado com a hipótese nula H0: μA = μP e a hipótese alternativa H1: μA > μP, em que μA e μP representam, respectivamente, as médias populacionais das notas dos alunos, no exame padronizado, que estudaram pelo livro A e pelo livro P. O valor p obtido foi 0,03.

A partir da situação apresentada, julgue os itens subsequentes, considerando o nível de significância de 0,05.

Caso fosse calculado um intervalo de confiança bilateral para μA – μP, com coeficiente de confiança 95%, tal intervalo conteria o valor zero.

Alternativas
Comentários
  • Se o intervalo fôsse bilateral teríamos p-valor igual a 2*0,03 = 0,06 que é maior que o nível de significância. Portanto, não rejeitaria-se a hipótese nula. Não rejeitando-a o intervalo contém o zero. 

  • Gabarito: Certo.

    Da teoria nós sabemos que se o P-valor for maior do que o nível de significância, nós aceitamos a hipótese nula. No nosso caso, como nossa hipótese nula é algo ser maior que algo, nós estamos diante de um teste unilateral a direita. Como o item perguntou sobre um teste bilateral, nós teríamos 3% do p-valor de um lado da distribuição e 3% do p-valor do outro lado da distribuição, haja vista a simetria. Assim, dos 5% de significância, nós teríamos 2,5% de um lado e 2,5% do outro. Como nesse caso o P-valor é superior ao nível de significância, nós aceitaríamos que as médias coincidiriam, o que inclui o valor nulo.

    Bons estudos!

  • Que valor zero é esse? Seria H0? Realmente não entendi...

  • Fernanda é complicado, mas essa questão mistura os conceitos de intervalo de confiança e testes de hipótese vc vendo esses dois assuntos vai resolver de boa esses tipos de questões