-
As diferentes variações linguísticas.
Variações diafásicasSão as variações que se dão em função do contexto comunicativo, isto é, a ocasião determina o modo como falaremos com o nosso interlocutor, podendo ser formal ou informal.
Variações históricasComo já foi dito, a língua é dinâmica e sofre transformações ao longo do tempo. Um exemplo de variação histórica é a questão da ortografia: a palavra “farmácia” já foi escrita com “ph” (pharmácia). A palavra “você”, que tem origem etimológica na expressão de tratamento de deferência “vossa mercê” e que se transformou sucessivamente em “vossemecê”, “vosmecê”, “vancê”, até chegar na que utilizamos hoje que é, muitas vezes (principalmente na Internet), abreviado para “vc”.
Variações diatópicasRepresentam as variações que ocorrem pelas diferenças regionais. As variações regionais, denominados dialetos, são as variações referentes a diferentes regiões geográficas, de acordo com a cultura local. Um exemplo deste tipo de variação é a palavra “mandioca” que, em certos lugares, recebe outras denominações, como “macaxeira” e “aipim”. Nesta modalidade também estão os sotaques, ligados às marcas orais da linguagem.
Variações diastráticasSão as variações ocorridas em razão da convivência entre os grupos sociais. As gírias, os jargões e o linguajar caipira são exemplos desta modalidade de variação linguística. É uma variação social e pertence a um grupo específico de pessoas. As gírias pertencem ao vocabulário específico de certos grupos, como os policiais, cantores de rap, surfistas, estudantes, jornalistas, entre outros.
-
perfeita explicação!!!!
-
A resposta correta é "b", uma vez que os textos mostram as variações que ocorrem pelas diferenças regionais (No caso, mineiro e nordestino).
Por isso é chamada de variação diatópica
-
Eu fiquei em dúvida na alternativa D, pois poderia ser diafásica pois foi usada numa situação, exemplo quando falo com um Juiz devo usar uma linguagem mais formal e culta.... entenderam meu raciocínio?
-
Letra B.
Variações regionais (diatópicas ou geográficas)
São variações que ocorrem de acordo com o local onde vivem os falantes, sofrendo sua influência. Este tipo de variação ocorre porque diferentes regiões têm diferentes culturas, com diferentes hábitos, modos e tradições, estabelecendo assim diferentes estruturas linguísticas.
Exemplos de variações regionais:
Diferentes palavras para os mesmos conceitos;
Diferentes sotaques, dialetos e falares;
Reduções de palavras ou perdas de fonemas.
https://www.normaculta.com.br/variacoes-linguisticas/
-
Variações Diafásicas: Formal e Informal
Variações Históricas : Questão de Ortográfia
Variações Diatópicas : Regiões ,hábitos, culturas
Variações Diastráticas: Grupos Socias
-
Variação Diacrônica ou Histórica - A forma que a língua evolui de acordo com o tempo
EX: Vossa Mercê >> Vosmecê >> Você
Variação Diatópica ou Regional - Palavras distintas faladas em regiões diferentes que significam a mesma coisa.
EX: Aipim >> Mandioca >> Macaxeira
Variação Diastrática ou Social - Relaciona-se com grupos sociais
(Idade, sexo, classe social)
Variação Diafásica ou de Estilo - Situação de uso da língua
( Formal e Informal, Padrão e Não Padrão, Coloquial ou Culta)
-
Diatópico: regional
#AtePassar