SóProvas


ID
1647448
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de planejamento e avaliação em comunicação organizacional, julgue o item a seguir.

Os conceitos de imagem e reputação têm em comum o fato de que ambos dependem, mais da percepção dos públicos externos do que dos públicos internos da organização.

Alternativas
Comentários
  • A partir de um processo comunicacional, é estabelecida uma identidade organizacional, na qual gera uma imagem e as duas trabalhadas em conjunto e com estratégias bem definidas, resultaram em uma reputação sólida. Partindo do princípio, segundo Argenti (2006, p. 80) “a identidade de uma empresa é a manifestação visual de sua realidade, conforme transmitida através do nome, logomarca, lema, produtos, serviços, instalações, folheteria, uniformes e todas as outras peças que possam ser exibidas, criadas pela organização e comunicadas a uma grande variedade de públicos”. Através desta identidade transmitida aos diversos públicos, a imagem é criada, na qual surge baseada na percepção do público interno e externo. Desta maneira, Argenti (2006, p. 81) define a imagem como “o reflexo da identidade de uma organização”.

    A reputação é tão importante quanto a identidade e a imagem organizacional, ela é a responsável por manter uma empresa bem posicionada no mercado. Ela se diferencia da imagem “por ser construída ao longo do tempo e por não ser simplesmente uma percepção em um determinado período” (ARGENTI, 2006, p. 97). Ou seja, a reputação se equivale pela soma de percepções existentes durante o período em que uma organização encontra-se no mercado.

    Por isso a necessidade de se avaliar e gerenciar uma reputação, lembrando sempre da importância de se analisar as percepções tanto do público interno quanto externo, neste caso Argenti (2006, p. 99) reforça que:

    “os funcionários podem ser um bom ponto de partida, na medida em que precisam entender a visão e os valores da empresa e orientar-se, em cada interação com o consumidor, tendo essas premissas em mente. Uma organização terá problemas se não praticar os valores que promove. […] As percepções que os consumidores têm com a organização também devem estar alinhadas com a identidade, a visão e os valores da empresa”.

    Quando ocorre a falha na avaliação e no gerenciamento, e a identidade e a imagem não estiverem alinhadas, tal reputação poderá ser afetada, o que acontece com muitas empresas. Neste caso, qualquer atitude da organização em relação ao mercado, estará mais propensa a se desencadear uma crise.

  • Segundo Kunsch, imagem  é o que passa na mente dos públicos a respeito do comportamento institucional da organização. A assertiva erra em minimizar a importância do público interno, que é um público multiplicador. Na sua família e no convívio profissional, o empregado, por exemplo, vai ser um porta-voz da organização. Então, se a organização não dispõe de credibilidade e confiança nem mesmo para com o seu público interno (imagem e reputação), então, a política de comunicação ou a própria razão de existir e valores da organização devem ser revistos.