SóProvas



Questões de Cultura Organizacional na Comunicação Social


ID
49063
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A auditoria de comunicação nas organizações pode ser trabalhada sob várias perspectivas, a partir do paradigma em que a organização é estudada. Em qual dos paradigmas abaixo a organização é considerada como uma cultura?

Alternativas
Comentários
  • Considerando que a comunicação organizacional diz respeito aos processos de comunicação que caracterizam as organizações humanas, Daniels, Spiker e Papa (1997) a identificaram a partir de três modelos ou perspectivas de comunicação organizacional: tradicional, interpretativo e crítico.
        O modelo tradicional é assim chamado por ser o mais antigo dos três. A comunicação organizacional nessa perspectiva é tida como uma atividade cujo comportamento pode ser medido , padronizado e classificado. Há uma relação entre processo comunicacional e eficiência organizacional. Nessa abordagem podem ser identificados dois momentos: primeiro, ao considerar a organização como máquina (visão mecanicista) a comunicação organizacional é tida como uma engrenagem, um processo mecânico (machinelike); segundo, sob uma perspectiva mais recente, a organização tida como sistema, a comunicação organizacional é um processo orgânico e dinâmico. Portanto, esse é o modelo predominante adotado pela universidade entendida metaforicamente como organismo - um sistema vivo (Morgan, 1996).
        O segundo modelo é o interpretativo, que entende as organizações como culturas. Nessa perspectiva, a organização é um fenômeno subjetivo, isto é, a ação social somente é possível quando as pessoas podem compartilhar significados subjetivos. A cultura organizacional é considerada uma rede de significados. As pesquisas interpretativistas buscam revelar as realidades socialmente construídas nas organizações. Estudam a comunicação como processo por meio do qual essa construção social ocorre, ou seja, os símbolos e os significados que envolvem as várias formas de comportamento organizacional. A organização é vista também como um espaço de negociação (negociate order), isto é, produto de transações e discursos coletivos.
        Portanto, a perspectiva interpretativa concentra-se no processo simbólico através do qual a realidade organizacional é socialmente construída. E essa realidade organizacional é socialmente construída através da comunicação (Putmam, 1992), isto é, a realidade é criada e mantida através da interação entre os indivíduos.
  • Enquanto na perspetiva tradicional há o entendimento que o mundo da ação social, da interação, se constitui em comportamentos observáveis e tangíveis, a perspectiva interpretativa tenta revelar que a cultura é o que está por de trás desses comportamentos manifestos.
        Já a perspectiva crítica aborda a organização como instrumento de opressão. Voltam sua atenção para as classes organizacionais oprimidas: trabalhadores, mulheres, minorias e outros grupos identificados como classes oprimidas). Mesmo admitindo o risco de simplificação, é possível afirmar que os pesquisadores dessa perspectiva estão preocupados simultaneamente com a estrutura social e o processo simbólico. A opressão organizacional não reside apenas na estrutura social ou no processo simbólico. A opressão está na relação entre a estrutura social e o processo simbólico. A comunicação nessa perspectiva é tida como instrumento de dominação. Trata-se da distorção sistemática da comunicação, a qual se constitui uma ação deliberada e contínua do processo simbólico visando cooptar os interesses dos empregados. A quem interessa por exemplo, as estórias dos ‘heróis’ fundadores na organização ? Na abordagem crítica, a resposta seria aos dirigentes da organização que se utilizam dessas ‘estórias’ para envolver os demais membros da organização.
  • A perspectiva interpretativa é considerada como uma cultura, ou seja, entende as organizações como cultura e concentra-se no processo simbólico através do qual a realidade organizacional é socialmente construída.


ID
49072
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Conjunto de representações, valores, regras de conduta, mitos, valores mentalidades e tipos de comportamento e de soluções de problemas que aprendemos em uma organização com os que nos cercam. Esta é uma definição relativa à (a)

Alternativas
Comentários
  • Para quem ficou na dúvida entre CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL: segundo Edgar Schein, a primeira é "um conjunto de suposições, princípios básicos, formas de estar e pensar, sentir e perceber a realidade que os indivíduos assumem na sua tentativa de comunicar e de se adaptar ao meio". Já clima, é um conjunto de comportamentos e atitudes que os empregados evidenciam nos seus contatos na organização.
  • Resposta: c) cultura organizacional

    A cultura organizacional é formada por seus valores éticos e morais, princípios, crenças, políticas internas e externas, sistemas, e clima organizacional. São “regras” que todos os membros dessa organização devem seguir e adotar como diretrizes e premissas para guiar seu trabalho.

    Cultura pode ser definida como um modelo de suposições básicas que os grupos inventam, descobrem ou desenvolvem com a experiência para enfrentar seus problemas[1].

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

  • A alternativa que coaduna com a definição dada no enunciado é a letra (C), – e logo mais falaremos dela. As alternativas (A)e (E)apresentam conexões com as práticas administrativas da organização. Toda organização ativa no mercado determina suas normas e pressupõe o uso da inteligência; a administração e o marketing costumam colocá-las em um sistema que proporciona a cadência das práticas empresariais com a melhor relação custobenefício.
    (B)Errado. A alternativa se refere à maneira como o corpo funcional de uma organização se sente em seu ambiente de trabalho e como reage a ele. Esta percepção interna (que pode ser positiva ou negativa) tem base em como a organização normatiza e enfrenta questões do seu ambiente produtivo e como/quanto isto impacta no nível de produtividade, ou seja, em como as tarefas são desenvolvidas. Em tempo de comunicação interativa e farta, não raro existem comparações sobre como determinada empresa trata os funcionários, como lida com questões similares a que outra organização está passando.
    A alternativa (D)também não corresponde à definição dada no enunciado, embora faça parte da cultura organizacional. A cultura da organização se expressa por sua visão, missão e princípios (elementos constantes do seu plano de negócios) e por seu código de ética,
    seus comportamentos e de seus colaboradores, influenciados pela cultura do meio ambiente onde a organização está inserida. Quanto mais praticada e compreendida for a cultura organizacional, tanto mais os gestores estimularão seus colaboradores a alcançarem seus objetivos.
    A organização deve “contaminar” todos do seu universo empresarial com sua “alma” e seus objetivos; e deve, segundo Paz e Tamayo (2004), analisar, mensurar e avaliar os fatores componentes e interferentes de sua cultura:
      Mitos– pensamentos e sentimentos colocados através de histórias que reforçam determinadas crenças dentro da organização;
      Jogos políticos– quando colaboradores tentam influenciar pessoas e decisões por meio de exercícios de poder para conseguir chegar a seus objetivos (em primeiro lugar) e depois aos interesses da organização;
      Poder organizacional– capacidade de determinar os resultados a serem alcançados dentro da organização;
      Ritos– são as atividades que mostram como os valores organizacionais foram absorvidos na prática.
    Prof.Cintia Moreno e Janaina Carvalho  www.pontodosconcursos.com.br  19
  • A cultura organizacional ou cultura corporativa é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização.

     

    Ela refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais. Constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma organização.


ID
49075
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Proporcionam orientação uniforme e consistente nos casos de problemas, questões ou situações. Levam em consideração todas as condições relevantes existentes no momento em que for necessário agir. Devem levar em consideração as crenças, atitudes e preconceitos das pessoas. Este conjunto de definições se aplica a:

Alternativas
Comentários
  • Políticas da Organização:

    São a expressão do pensamento e crenças que valorizam, acreditam e devem ser difundidas em toda a organização, junto aos clientes e mesmo para a sociedade, em especial aquela que compõem a sua circunvizinhança. Portanto, representam anseios e expectativas que interferem diretamente na forma de agir e nos objetivos estabelecidos, ou seja, nas relações e negócios da empresa.

    Fonte:
    http://ogerente.com.br/novo/colunas_ler.php?canal=15&canallocal=47&canalsub2=152&id=1610

ID
63049
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Deontologia organizacional é o estudo do conjunto de representações, valores, regras de conduta, mitos formados ou assimilados pelos membros de determinada organização.

Alternativas
Comentários
  • Deontologia (do grego δ?ον, translit. deon "dever, obrigação" + λ?γος, logos, "ciência"), na filosofia moral contemporânea, é uma das teorias normativas segundo as quais as escolhas são moralmente necessárias, proibidas ou permitidas. Portanto inclui-se entre as teorias morais que orientam nossas escolhas sobre o que deve ser feito.

  • ERRADO

    A definição da questão refere-se a cultura organizacional.

  • Erro por extrapolação: deontologia diz respeito às regras profissionais a serem seguidas do ponto de vista moral.


ID
113467
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de cultura organizacional e comunicação interna,
julgue os itens que se seguem.

A comunicação interna é uma ferramenta estratégica. Sua função é disseminar informações da alta direção para os empregados.

Alternativas
Comentários
  • Esta é uma das funções da comunicação interna, mas não a única. O fluxo de comunicação não pode ser apenas descendente, deve partir também da base ao topo (ascendente).

ID
113470
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de cultura organizacional e comunicação interna,
julgue os itens que se seguem.

A política de comunicação interna deve desprezar as redes informais, já que estas não podem ser consideradas oficiais.

Alternativas
Comentários
  • A política de comunicação interna não deve, jamais, desprezar as redes informais. Pelo contrário, deve administrá-las, tomar conhecimento do que é dito e utilizar as críticas para empreender melhorar no ambiente de trabalho. Vale a pena ler este tema na obra de Kunsch.

ID
113473
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de cultura organizacional e comunicação interna,
julgue os itens que se seguem.

A comunicação interna e a cultura organizacional são independentes e atuam paralelamente.

Alternativas
Comentários
  • A comunicação interna enquadra-se como elemento da cultura organizacional.
  • Atuam de maneira integrada, jamais paralela.

  • São elementos interdependentes e integrados. A comunicação empresa-funcionários e entre estes é um forte elemento de influência na cultura organizacional.


ID
113476
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de cultura organizacional e comunicação interna,
julgue os itens que se seguem.

O processo de convergência de mídias tem alterado as formas tradicionais de praticar comunicação interna.

Alternativas

ID
113485
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de cultura organizacional e comunicação interna,
julgue os itens que se seguem.

Os efeitos da comunicação interna devem beneficiar tão somente a organização, patrocinadora dos veículos de comunicação interna.

Alternativas

ID
131092
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O direito à informação e o direito à liberdade de
expressão, preceitos constitucionais, são princípios éticos que
devem nortear todas as leis reguladoras dos costumes na
informação, desde a Lei de Imprensa aos manuais de redação.

Manuel Chaparro. Pragmática do jornalismo. São Paulo, 1994, p. 4.

Acerca da legislação em comunicação social e das políticas de
comunicação no Brasil e tendo o fragmento do texto acima como
referência inicial, julgue os itens de 86 a 91.

No estudo de normas e regulamentos relativos à profissão de jornalista, é correto incluir pressupostos da teoria organizacional da notícia, vertente que insere o jornalista no seu contexto mais imediato: a organização para a qual trabalha. Segundo essa perspectiva, a organização condiciona diretamente a produção informativa (a estrutura organizacional, a hierarquia funcional, a cultura organizacional, as relações de trabalho e o relacionamento da organização com o Estado, o governo, os partidos políticos, os anunciantes e outras corporações).

Alternativas

ID
141577
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TJ-RO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As doações educacionais e filantrópicas, o serviço comunitário e o controle ambiental são elementos das políticas das empresas contemporâneas que devem ser comunicadas e divulgadas como ações de

Alternativas

ID
145621
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Gaudêncio Torquato afirma que um dos maiores patrimônios de uma organização é constituído pelo seu nome, pela marca dos produtos e pela imagem que projeta. Ao se comunicar com os consumidores, uma empresa está levando a mensagem de seu nome. E quando adquire um produto, na verdade, o consumidor está adquirindo o conceito globalizante de identidade e imagem.

A respeito deste tema, assinale com V a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s) e ao final marque a resposta que contém a sequência correta.

( ) Logomarca e logotipo têm o mesmo sentido e identificam a marca de uma organização.

( ) A escolha da marca deve considerar fatores como a força simbólica que envolve conotações emocionais e cognitivas com forte apelo junto ao consumidor.

( ) A identidade é a projeção, a sombra da imagem de uma organização e pode estar distante da realidade.

( ) A imagem institucional deve ser uma preocupação sempre presente para o comunicador corporativo.

( ) Na área pública, não se aconselha a criação de marcas, na medida em que o País já tem seus símbolos nacionais, que são suas marcas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E

    A: Errado

    O que é o Logotipo? 
    O logotipo é a forma particular como o nome da instituição ou produto é representado graficamente, pela simples escolha de uma fonte de texto ou desenho original de uma fonte específica. Juntamente com o símbolo, constitui a logomarca/marca, no entanto, é frequentemente o único elemento e principal representação gráfica da mesma.

    O que é a Logomarca/Marca? 
    Entende-se por marca a representação simbólica de uma instituição, produto, serviço…
    A representação simbólica é normalmente constituída por um nome e por imagens ou conceitos que a distinguem. Quando se fala em logomarca, usualmente referimo-nos à representação gráfica no âmbito e competência do design gráfico, onde a marca pode ser representada por uma composição de símbolo e/ou logotipo. Uma logomarca eficiente consegue, ao mesmo tempo, ser simples, objetiva, forte, expressiva, moderna, harmônica e original.

    Fonte: http://www.fabiodutra.com.br/voce-sabe-a-diferenca-entre-logotipo-simbolo-logomarca-e-marca/

    B: Correta

    C: Errada

    Rego (2004) especifica que a imagem é a projeção, a 
    sombra da identidade. E quanto mais distante da identidade, mais distorcida será a imagem. 

    D: Correta

    E: Errada
    Não há qualquer restrição a criação de Marca para o Setor Público. 

ID
145633
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Nos últimos anos, o conceito de "cultura organizacional" tornou-se frequente nos discursos de executivos, gerentes, consultores organizacionais e segmentos gerenciais médios, bem como nas novas tecnologias gerenciais empregadas nos universos corporativos.

A este respeito, analise as opções a seguir, assinalando com V a(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s) e, ao final, marque a opção correta.

( ) O termo cultura é usado para referência ao conjunto acumulado de conhecimentos, experiências, significados, crenças, valores, atitudes e expectativas adquiridas por um grande grupo de pessoas ao longo de gerações.

( ) Cultura organizacional, corporativa ou empresarial é um conjunto de valores definidos pela alta gerência de uma empresa.

( ) Entre as discussões teóricas sobre cultura organizacional está a que questiona se cultura seria uma variável produzida pela organização ou se esta seria trazida para o seu interior pelos seus membros.

( ) O profissional da área de comunicação, em especial o Relações Públicas, é o especialista que adquiriu o conhecimento e o instrumental necessário para analisar a cultura, no sentido antropológico, e administrativo das organizações.

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    Comentando as erradas:

    Cultura organizacional, corporativa ou empresarial é um conjunto de valores definidos pela alta gerência de uma empresa. A cultura da organização é definida pelos próprios membros da empresa, suas crenças, valores pessoas explíticos ou tácitos, até existem elementos ponderados pela gerência ou diretoria, mas eles não podem, como erroneamente afirma o item, abarcar a definição de cultura organizacional; e
     
    Essa não é a função de RP, sobretudo "em sentido antropológico"; essas atribuições estao mais voltadas aos sociólogos.
  • Sentido antropológico envolve análise sociológica.

  • EM SENTIDO ANTROPOLÓGICO ENVOLVE ANÁLISE DAS CIÊNCIAS SOCIAIS.


ID
152260
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CAPES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A comunicação administrativa trata dos fluxos de informações que percorrem a instituição, de modo a facilitar a comunicação entre a instituição e seus funcionários. Dentre as opções abaixo, assinale a que NÃO pode ser considerada como uma barreira à comunicação administrativa.

Alternativas
Comentários
  • Só eu achei essa questão um tanto subjetiva?


ID
161962
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A comunicação empresarial é considerada, por diversos autores, a atividade que pode determinar o tempo de vida que uma ideia terá ou não no mercado. É consenso afirmar que a comunicação garante a sobrevivência das empresas em um cenário extremamente competitivo. A respeito do conceito de comunicação empresarial e de suas variações no ambiente corporativo, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) CERTA.

    b) ERRADA. Todas as áreas citadas são envolvidas pela Comunicação Empresarial, todavia, não há que se falar em trabalho autônomo e independente, haja vista que o grande propósito da Comunicação Empresarial é justamente INTEGRAR todas essas áreas no sentido de unificar a comunicação, tornando-a coerente e eficiente.

    c) ERRADA. O objetivo da Comunicação Empresarial não se restringe à promoção e à venda de marcas e produtos. Ver definição acima.

    d) ERRADA. Uma comunicação interna eficiente deve abranger empregados, diretores e o presidente da empresa, até porque, se não houver um sentido bidirecional (de cima pra baixo e de baixo pra cima, como também horizontal), melhor nem chamar de "comunicação".  Ademais, como parece provocar a questão, não está  ESPECIFICAMENTE dirigida aos empregados que trabalham NAS DEPENDÊNCIAS da empresa, uma vez que deve atingir aqueles lotados além do espaço físico. Por exemplo, atividades home office.

    e) ERRADA. (???) Não sei justificar. Se alguém souber, por favor. 
  • A alternativa E está errada, pois fala que a Comunicação Social é um ramo da Comunicação Empresarial, quando na verdade é o contrário

  • A E está errada porque o jornalismo empresarial não é de utilização exclusiva no relacionamento com o público externo. Ele é tb usado no relacionamento com o público interno.

    Segundo o autor Gaudencio Torquato, a comunicação social é sim um ramo da comunicação empresarial, que depois ele passou a chamar de comunicação organizacional abrangendo mais o termo.
  • Marketing interno e endomarketing não são sinônimos. Questão incorreta.

  • a alternativa E estaria errada porque não se refere exclusivamente ao público externo!


  • Marketing interno está relacionado as ações de treinamento ou qualificação dos colaboradores da empresa visando um melhor serviço para o cliente. Marketing interno, devido ao nome, é usualmente confundido com endomarketing mesmo sendo conceitos diferentes.

  • Endomarketing - 1- Trabalho interno da empresa que consiste em aplicar uma visão de marketing a todas as rotinas da organização e a todos os aspectos do ambiente humano da empresa. O endomarketing considera que todos os funcionários da empresa são clientes e fornecedores internos e que a empresa em si se constitui em um microssistema de marketing. 2- Modalidade de marketing voltado para todos os segmentos de público diretamente envolvidos com a empresa e que pode funcionar como mensageiros da imagem institucional. Por meio de ações de comunicação interna, o endomarketing procura fixar positivamente a imagem corporativa junto a seus funcionários, fornecedores, prestadores de serviço, acionistas, revendedores, franqueados etc., gerando um clima propício ao melhor desempenho, qualidade e produtividade. 

    Dicionário Essencial de Comunicação, Rabaça e Barbosa, p. 92


ID
161977
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito do planejamento em uma organização, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Só ler com calma que acerta!


ID
187711
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Assinale a opção correta acerca de estratégia de comunicação em ambientes organizacionais.

Alternativas

ID
187717
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Um dos papéis atribuídos à gestão da comunicação nas organizações é o da gestão da reputação institucional. A respeito desse tema, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • http://docslide.com.br/education/a-reputacao.html

  • Qual o erro da A?

  • Gestores de comunicação planejam a identidade da instituição. A imagem é como a pessoa vê a empresa (tanto que se pode ter uma imagem da empresa antes mesmo de se acessar sua identidade, só pelo achismo), então cai numa esfera mais pessoal, de modo que não é possível propagar a percepção.


ID
200482
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca da comunicação das organizações, julgue o próximo
item..

A cultura organizacional permite a compreensão dos significados que regem a conduta da organização.

Alternativas

ID
200521
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação a metodologias de pesquisa, julgue o próximo
item.

Reputação corporativa é o resultado tangível das estratégias de marketing criadas para que se obtenha a aceitação dos públicos mais próximos da corporação.

Alternativas
Comentários
  • Reputação = intangível.
  • Resultado das estratégias de comunicação institucional / RP, não marketing.


ID
200542
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de gestão empresarial, julgue o item a seguir.

A espiritualidade nas empresas, tema discutido pela gestão contemporânea, não deve ser confundida com religiosidade.

Alternativas

ID
200563
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere às áreas que formam o contexto do campo de
atuação do técnico em comunicação social, julgue o item a
seguir.

A chamada economia solidária compreende o conjunto de atividades econômicas de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito, organizadas sob a forma de autogestão. Nesse sentido, envolve diversos tipos de organizações, como empresas assumidas por trabalhadores, cooperativas, associações e redes comunitárias de produção, comercialização e consumo, clubes de trocas e grupos informais produtivos de segmentos específicos.

Alternativas
Comentários
  • ECONOMIA SOLIDÁRIA é uma forma de produção, consumo e distribuição de riqueza centrada na valorizaçao do ser humano, tendo como base o associativismo e o cooperativismo; bem como aproveitando os avanços nas propostas da justiça restaurativa. Enquanto na economia convencional existe a separação entre os donos do negócio e os empregados, na economia solidária os próprios trabalhadores também são donos. São eles que tomam as decisões de como tocar o negócio, dividir o trabalho e repartir os resultados.´

       São milhares de iniciativas econômicas, no campo e na cidade, em que os trabalhadores estão organizados coletivamente.

     

    MINISTÉRIO DO TRABALHO.

     

     


ID
222451
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para Gaudêncio Torquato, a comunicação organizacional envolve
pesquisas, estratégicas, políticas, normas, processos, métodos,
canais, planos e projetos que devem refletir a cultura
organizacional e a identidade institucional. Nesse sentido,
defende a existência, nas organizações, de uma área de
comunicação que integre o jornalismo, as relações públicas, a
publicidade, o marketing e um setor de prospecção, seleção,
tratamento e armazenamento de informações. Acerca desse
assunto, julgue os itens a seguir.

O modelo defendido por Gaudêncio Torquato é impossível de ser aplicado às secretarias de comunicação social de instituições governamentais.

Alternativas

ID
222454
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para Gaudêncio Torquato, a comunicação organizacional envolve
pesquisas, estratégicas, políticas, normas, processos, métodos,
canais, planos e projetos que devem refletir a cultura
organizacional e a identidade institucional. Nesse sentido,
defende a existência, nas organizações, de uma área de
comunicação que integre o jornalismo, as relações públicas, a
publicidade, o marketing e um setor de prospecção, seleção,
tratamento e armazenamento de informações. Acerca desse
assunto, julgue os itens a seguir.

Prospecção é pesquisa, sondagem, avaliação que permite a coleta, a classificação e o armazenamento de informações que serão utilizadas pela comunicação organizacional.

Alternativas
Comentários
  • A imagem não tá carregando. Qual é o conteúdo? :D


ID
222457
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para Gaudêncio Torquato, a comunicação organizacional envolve
pesquisas, estratégicas, políticas, normas, processos, métodos,
canais, planos e projetos que devem refletir a cultura
organizacional e a identidade institucional. Nesse sentido,
defende a existência, nas organizações, de uma área de
comunicação que integre o jornalismo, as relações públicas, a
publicidade, o marketing e um setor de prospecção, seleção,
tratamento e armazenamento de informações. Acerca desse
assunto, julgue os itens a seguir.

Campanhas de informação à população fazem parte da comunicação organizacional.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO.


ID
270133
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de comunicação interna e cultura organizacional, julgue os
próximos itens.

A comunicação administrativa viabiliza todo o sistema organizacional por meio de fluxos e redes.

Alternativas
Comentários
  • COMUNICAÇÃO ADMINISTRATIVA: abrange todos os conteúdos do cotidiano administrativo da organização, que procura orientar, atualizar, ordenar e reordenar o fluxo das atividades funcionais. Em regra, utiliza-se da rede formal, geralmente traduz a filosofia, as normas e diretrizes organizacionais. É um processo de comunicação que acontece da CÚPULA DA ORGANIZAÇÃO PARA OS SUBORDINADOS. (ESTRATÉGIA CONCURSOS)

  • A comunicação administrativa abrange todos os conteúdos relativos ao cotidiano da administração atendendo às áreas centrais de planejamento e às estruturas técnico-normativas, com a finalidade de orientar, atualizar, ordenar e reordenar o fluxo das atividades funcionais. Trata-se do suporte informacional-normativo da organização.

     

    Fonte: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-2343-1.pdf


ID
270136
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de comunicação interna e cultura organizacional, julgue os
próximos itens.

Na prática, a comunicação interna e a comunicação administrativa se confundem, substituindo-se.

Alternativas
Comentários
  • Não se substituem, se complementam.

  • "Como já mencionamos, a comunicação administrativa relaciona-se com os fluxos, os níveis e as redes formal e informal de comunicação, que permitem o funcionamento do sistema organizacional. Como tal, não se confunde com a comunicação interna nem é substituída por ela" (Pg. 153 do livro Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Intergrada da Margarida Kunsch)

  • A comunicação organizacional é composta por todas as formas de comunicação dentro de uma organização: a comunicação institucional, a comunicação interna, a comunicação administrativa e a comunicação mercadológica.

     

    A comunicação mercadológica apresenta o conceito em seu próprio nome. É o tipo de comunicação voltada diretamente para o mercado, e possui a finalidade de “vender” produtos, serviços e idéias. Sua atuação não se restringe às empresas que visam o lucro financeiro, mas também a órgãos públicos e organizações não-governamentais (Terceiro Setor).

     

    A comunicação administrativa abrange todos os conteúdos relativos ao cotidiano da administração atendendo às áreas centrais de planejamento e às estruturas técnico-normativas, com a finalidade de orientar, atualizar, ordenar e reordenar o fluxo das atividades funcionais. Trata-se do suporte informacional-normativo da organização.

     

    A comunicação institucional é responsável pela construção e formatação de uma imagem e identidade corporativa forte e positiva, a comunicação institucional tem como função difundir informações sobre as filosofias, missão, valores, políticas, práticas e os objetivos da empresa, tentando conquistar a simpatia, confiança e credibilidade junto a seus públicos, de modo que suas atitudes sejam compreendidas e aceitas.

     

    Fonte: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-2343-1.pdf

     

    A comunicação interna é um setor planejado, com objetivos bem definidos, para viabilizar toda a interação entre a organização e seus colaboradores. Para isto utiliza-se ferramentas da comunicação institucional e até da comunicação mercadológica (endomarketing). Wilson Costa Bueno ressalta a importância de não restringir a comunicação interna apenas à chamada comunicação descendente, ou seja, aquela que flui de cima para baixo na hierarquia empresarial. Uma boa comunicação organizacional interna é feita de forma descendente, ascendente e horizontalmente. O próprio conceito básico de comunicação já remete a uma via de mão dupla.

     

    Fonte: https://endomarketing.tv/comunicacao-organizacional/


ID
270139
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de comunicação interna e cultura organizacional, julgue os
próximos itens.

A comunicação interna passou por grandes transformações nas últimas décadas, tornando-se mais participativa. Essa evolução explica-se, em parte, pelo processo de redemocratização do Brasil, que repercutiu também nas organizações, com a adoção da concepção da empresa como sistema aberto.

Alternativas
Comentários
  • A comunicação interna é um setor planejado, com objetivos bem definidos, para viabilizar toda a interação entre a organização e seus colaboradores. Para isto utiliza-se ferramentas da comunicação institucional e até da comunicação mercadológica (endomarketing). Wilson Costa Bueno ressalta a importância de não restringir a comunicação interna apenas à chamada comunicação descendente, ou seja, aquela que flui de cima para baixo na hierarquia empresarial. Uma boa comunicação organizacional interna é feita de forma descendente, ascendente e horizontalmente. O próprio conceito básico de comunicação já remete a uma via de mão dupla.

     

    Fonte: https://endomarketing.tv/comunicacao-organizacional/

  • "A abertura política e democrática do país propiciou grandes mudanças comportamentais, tanto nos trabalhadores quanto nos dirigentes. O trabalhador saiu da passividade conformista imposta pela ditadura para uma consciência coletiva/sindical mais viva." pagina 156, Kunsch, Planej, RP Com Integrada


ID
270142
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de comunicação interna e cultura organizacional, julgue os
próximos itens.

A comunicação interna deve beneficiar fundamentalmente a organização, haja vista que é por meio dela que se garante a divulgação dos objetivos a serem cumpridos pelos empregados.

Alternativas
Comentários
  • Item errado.

    Comunicação interna e externa tem alvos e técnicas distintas, porém são generalistas e macro deterministas. A questão fala sobre objetivos a serem cumpridos pelos empregados. Tal fato é subjetivo e parte da comunicação formal, pessoal e vertical (no máximo diagonal) da organização.

    Esclarecendo por definição

    "Por comunicação interna entende-se toda a atividade desenvolvida em contexto organizacional que é responsável pela produção e fluxo de informação, entre os atores organizacionais, e que está inerente a toda a atividade desenvolvida pelos mesmos. Neste âmbito destacam-se sobretudo as atividades de seleção e distribuição de notícias, a produção e gestão de conteúdos multimédia, a organização de atividades de formação como seminários e workshops e ainda a concepção e elaboração de propostas relacionadas com o desenvolvimento cultural.
  • Gabarito: ERRADA.

    Citações retiradas do livro Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada, de Margarida Kunsch:
    * "Os efeitos da comunicação interna devem beneficiar simetricamente tanto os empregados como a organização, sendo, assim, relevante para ambas as partes"
    * "Do ponto de vista da organização, os investimentos a serem feitos [na comunicação interna] são vantajosos e relevantes. O público interno é um público multiplicador. Na sua família, no seu convívio profissional e social, o empregado será um porta-voz da organização, de forma positiva ou negativa."
    * "A comunicação interna permitirá que os colaboradores sejam bem informados e a organização antecipe as respostas para suas necessidades e expectativas. Isso ajudará a mediar os conflitos e a buscar soluções preventivas".

  • Os efeitos da comunicação interna devem beneficiar simetricamente tanto os empregados como a organização, e não fundamentalmente a organização apenas, como consta no enunciado.

  • Não pode garantir.

  • A comunicação interna é um setor planejado, com objetivos bem definidos, para viabilizar toda a interação entre a organização e seus colaboradores. Para isto utiliza-se ferramentas da comunicação institucional e até da comunicação mercadológica (endomarketing). Wilson Costa Bueno ressalta a importância de não restringir a comunicação interna apenas à chamada comunicação descendente, ou seja, aquela que flui de cima para baixo na hierarquia empresarial. Uma boa comunicação organizacional interna é feita de forma descendente, ascendente e horizontalmente. O próprio conceito básico de comunicação já remete a uma via de mão dupla.

     

    Fonte: https://endomarketing.tv/comunicacao-organizacional/

  • Questão capciosa. Vamos por partes:

    “A comunicação interna deve beneficiar fundamentalmente a organização” = Ok.

    Mas será que é por meio da comunicação interna que são divulgados os objetivos?

    Não. O tipo de comunicação utilizado para realizar as funções administrativas (planejamento, organização, direção e controle) é a comunicação administrativa. Pense os objetivos da organização não interessam apenas aos empregados, mas também a agentes externos (acionistas, potenciais investidores, por exemplo) de modo que a comunicação sobre o planejamento não deve se restringir ao âmbito interno.

    GABARITO: ERRADO


ID
270145
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de comunicação interna e cultura organizacional, julgue os
próximos itens.

Os meios utilizados na comunicação interna restringem-se aos tangíveis, como os boletins internos ou jornais murais, que asseguram às empresas resguardo contra eventuais ações trabalhistas.

Alternativas
Comentários
  • As empresas tem investido em outras formas de comunicacao interna, como webradios e intranets corporativas

  • A comunicação interna é um setor planejado, com objetivos bem definidos, para viabilizar toda a interação entre a organização e seus colaboradores. Para isto utiliza-se ferramentas da comunicação institucional e até da comunicação mercadológica (endomarketing). Wilson Costa Bueno ressalta a importância de não restringir a comunicação interna apenas à chamada comunicação descendente, ou seja, aquela que flui de cima para baixo na hierarquia empresarial. Uma boa comunicação organizacional interna é feita de forma descendente, ascendente e horizontalmente. O próprio conceito básico de comunicação já remete a uma via de mão dupla.

     

    Fonte: https://endomarketing.tv/comunicacao-organizacional/

  • Comunicação interna é aquela realizada entre a organização e os empregados. Esse tipo de comunicação não se restringe aos meios tangíveis. Na realidade, o mais comum é que ocorra por meios intangíveis, tais como: reuniões, palestras, treinamentos, etc. Em resumo, nem sempre a comunicação vai ser realizada por um meio físico/tangível.

    Gabarito: ERRADO


ID
289939
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O gestor da comunicação em uma organização deve formular
estratégias de relacionamento com diferentes stakeholders, entre
eles, os colabores e seus familiares. A respeito da comunicação
interna e das ferramentas utilizadas para sua execução, julgue os
itens subsequentes.

As pesquisas de clima são valiosos instrumentos para auferir de que maneira o público interno incorpora e reproduz os valores culturais da organização, além de prospectarem informações que poderão ser utilizadas na formatação de canais mais eficientes de comunicação interna.

Alternativas
Comentários
  • Na realidade, a Cespe considerou a pesquisa de Clima e Cultura organizacionais, pois só o clima não ajuda a descobrir "de que maneira o público interno incorpora e reproduz os valores culturais da organização", isto tem a ver com a cultura. O clima tem a ver com a reação do público interno às rotinas de trabalho, relações interpessoais, etc. Se o clima não é satisfatório não significa exatamente que os funcionários não concordam ou incorporaram a cultura da empresa, mas que outros fatores, como salariais, físicos, gerenciais ou até mesmo um único funcionário podem contribuir para deixar o clima ruim, pesado e insatisfatório. Segundo a Wikipedia: 
    Pesquisa de Clima Organizacional é uma ferramenta para coleta destes dados, fornecendo informações importantes sobre a percepção dos colaboradores em relação aos diversos fatores que afetam os níveis de motivação e desempenho dos mesmos. Além da identificação destes problemas, a pesquisa, enquanto meio de comunicação, possibilita ainda a utilização do conhecimento tácito dos colaboradores para a resolução dos problemas com os quais os mesmos lidam diariamente. A pesquisa, portanto, possibilita que a organização avalie seu momento atual e planeje ações, em um processo de melhoria contínua.

ID
374218
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Pode-se afirmar que a comunicação institucional atua como reforço de determinada marca, empresa, instituição, órgão público ou privado, cujo objetivo imediato não é a venda propriamente dita, mas a compreensão dos propósitos de tais organizações por parte dos públicos considerados de seu interesse.

Helenice Carvalho. As relações públicas e a gestão estratégica das informações nas empresas. In: Nilda Jacks et al (Org.). Tendências na comunicação, vol. 4. Porto Alegre: L&PM, 2001, p. 132-8 (com adaptações).

Com relação à comunicação institucional, julgue os seguintes itens.

Uma das funções do assessor de comunicação é buscar, armazenar, tratar e disseminar informações relevantes aos processos decisórios para os públicos da organização. Para realizar essa tarefa com eficiência, o profissional deve conhecer a instituição e os seus públicos-alvo, o que pode ser conseguido por meio da coleta de informações, uma das etapas do planejamento de comunicação da organização.

Alternativas

ID
396619
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que concerne à comunicação organizacional e integrada, julgue
os itens que se seguem.

O tipo de estrutura organizacional, o tipo de liderança e o ambiente físico de trabalho influenciam diretamente o fluxo de comunicação existente em uma dada organização.

Alternativas

ID
396907
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca da relação a comunicação empresarial, julgue os itens a seguir.

A comunicação corporativa é o processo por meio do qual os stakeholders percebem a identidade, a imagem e a reputação da empresa.

Alternativas
Comentários
  • takeholder significa público estratégico. Em inglês stake significa interesse, participação, risco. Holder significa aquele que possui. Assim, stakeholder também significa parte interessada ou interveniente. É uma palavra em inglês muito utilizada nas áreas de comunicação, administração e tecnologia da informação cujo objetivo é designar as pessoas e grupos mais importantes para um planejamento estratégico ou plano de negócios, ou seja, as partes interessadas.


  • Comunicação Corporativa aqui parece ser tomada como o mesmo conceito de Comunicação Empresarial ou Organizacional. 

  • Stakeholder Adormecido É aquele que tem poder para impor sua

    vontade na organização, porém não tem legitimidade ou urgência e assim

    seu poder fica em desuso, tendo ele pouca ou nenhuma interação com a

    empresa. Entretanto, a gestão deve conhecer esse stakeholder para

    monitorar seu potencial em conseguir um segundo atributo.

    Stakeholder Arbitrário É aquele que possui legitimidade, mas não tem

    poder de influenciar a empresa e nem alega urgência. A atenção que deve

    ser dada a essa parte interessada diz respeito à responsabilidade social

    corporativa, pois tendem a ser mais receptivos.

    Stakeholder Reivindicador Quando o atributo mais importante na

    administração do stakeholder for urgência, ele é reivindicador. Sem poder

    e sem legitimidade, não devem atrapalhar tanto a empresa, porém devem

    ser monitorados quanto ao potencial de obterem um segundo atributo.

    Stakeholder Dominante É aquele que tem sua influência na empresa

    assegurada pelo poder e pela legitimidade. Espera e recebe muita atenção

    da empresa.

    Stakeholder Perigoso Quando há poder e urgência, porém não existe a

    legitimidade, o que existe é um stakeholder coercitivo e possivelmente

    violento para a organização, o que pode ser um perigo, literalmente.

    Stakeholder Dependente É aquele que tem alegações com urgência e

    legitimidade, porém depende do poder de um outro stakeholder para ver

    suas reivindicações sendo levadas em consideração.

    Stakeholder Definitivo Quando o stakeholder possui poder e

    legitimidade ele praticamente já se configura como definitivo. Quando

    além disso ele alega urgência, os gestores devem dar atenção imediata e

    priorizada a esse.

  • A comunicação corporativa é o processo por meio do qual os stakeholders percebem a identidade, a imagem e a reputação da empresa.

    A questão está correta, pois tanto a identidade quanto a imagem da empresa devem misturar-se de forma que não haja diferença entre elas. Os stakeholders são os públicos da organização.


ID
396922
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com referência a comunicação integrada, julgue os itens que se seguem.

No âmbito das relações públicas, exercer a função estratégica significa ajudar as organizações a se posicionarem perante a sociedade, explicitando seus valores, sua identidade, sua missão.

Alternativas
Comentários
  • CERTA.

    A autora Kunsch (Obtendo resultados com relações públicas. 2.ed., 2003, p. 103) cita as atividades das relações públicas nas organizações como função estratégica, que “significa ajudar as organizações a se posicionar perante a sociedade, demonstrando qual é a razão de ser do seu empreendimento, [...] bem como definir uma identidade própria e como querem ser vistas no futuro”. Seguindo esta visão ela destaca que para as organizações se manterem com uma imagem positiva diante dos seus públicos é preciso que tenham missão, valores, metas e conceitos bem definidos.

    Fonte: O papel das Relações Públicas na comunicação integrada: estudo de caso da marca Alemanha na copa do Brasil (Comunicom2014)
    http://www.espm.br/download/Anais_Comunicon_2014/gts/gt_quatro/GT04_Quincoses.pdf


ID
396964
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Nas organizações, a sustentabilidade é o ponto de interseção entre estratégias de negócio e demandas políticas, sociais e econômicas aliadas à preservação do meio ambiente. A dimensão institucional, mercadológica e administrativa da comunicação, nesse contexto, adquire relevância, otimizando o relacionamento com os públicos estratégicos e, de uma maneira mais abrangente, com a opinião pública, no trabalho de construção da sustentabilidade.

Margarida Kunsch. A comunicação na gestão da sustentabilidade das organizações. p. 11 (com adaptações).

Uma empresa socialmente responsável deve cumprir uma série de obrigações e compromissos, que incluem aspectos como: relação saudável com os funcionários, obediência às leis do país, preservação do meio ambiente, comunicação ética e transparente e produtos não lesivos à sociedade.

Wilson Bueno. Empresas “meio cidadãs”, a aberração de um conceito. Internet: (com adaptações).

Tendo os fragmentos de texto acima como referência inicial, julgue os itens subsequentes.

O custo das ações de responsabilidade social para as empresas tem diminuído consideravelmente a sua margem de lucro.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Apesar da questão estar na lista errada por ser de Administração, como não tinha nenhum comentário vou fazer um , simples e breve, apenas para poder responder a questão.

    O custo das ações de responsabilidade social para as empresas nem sempre causa diminuição na sua margem de lucro. E ele pode trazer sim aumento dessa margem.
  • Investimentos em ações focadas na sustentabilidade favorecem a construção de uma imagem institucional positiva diante dos stakeholders. Tais investimentos não podem ser encarados como gastos, pois reforçam os valores corporativos, o que atrai consumidores fiéis à marca  e  atrai novas fatias do público, que consideram este investimento como um diferencial perante a concorrência. Assim sendo, investindo em ações sustentáveis, a empresa pode, associada a outros fatores e políticas estratégicas, aumentar sua margem de lucro. O olhar atento dos consumidores e clientes às praticas empresariais no meio ambiente exige um reposicionamento das empresas.
  • Pelo contrário, podem atrair mais clientes e aumentar os lucros.


ID
397006
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos à gestão estratégica da comunicação organizacional.

A comunicação organizacional envolve pelo menos quatro tipos de comunicação: a cultural, a administrativa, a social — realizada por meio da assessoria de comunicação — e a comunicação referente à memória institucional, esta reunida em um banco de dados.

Alternativas
Comentários
  • Alguem sabe me dizer em qual livro aborda a comunicacao cultural como parte da CO?
  • Essa definição sobre a Comunicação Organizacional encontra-se no livro "Tratado de Comunicação Organizacional e Política" de Gaudêncio Torquato.
    Para o autor, a comunicação organizacional se caracteriza por quatro formas de comunicação: a comunicação cultural, a comunicação administrativa, a comunicação social e o sistema de informação.
  • É só se atentar ao "pelo menos".

  • banco de dados? E a memória dos funcionários antigos?

ID
397009
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos à gestão estratégica da comunicação organizacional.

A vigilância sobre o meio, a harmonização da comunicação interna na resposta a estímulos e ameaças externas e a transmissão da cultura e da herança organizacional para os públicos interno e externo constituem três funções importantes da gestão estratégica da comunicação nas organizações.

Alternativas
Comentários
  • Três funções básicas da Teoria Funcionalista: a) vigilância; b) coesão; e c) transmissão de cultura.


ID
397012
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de comunicação interna e externa, julgue os itens seguintes.

A promoção de campanhas internas de aprimoramento, como, por exemplo, as de prevenção de acidentes e de estimulo à criatividade e à competitividade, constitui uma das preocupações da comunicação empresarial.

Alternativas
Comentários
  • Achei que fosse Comunicação Interna. Essa foi #sufrida, seu Cespe.

  • Soraia, a comunicação interna está embutida na comunicação empresarial. Veja:

     

    A comunicação organizacional é composta por todas as formas de comunicação dentro de uma organização: a comunicação institucional, a comunicação interna, a comunicação administrativa e a comunicação mercadológica.

     

    A comunicação mercadológica apresenta o conceito em seu próprio nome. É o tipo de comunicação voltada diretamente para o mercado, e possui a finalidade de “vender” produtos, serviços e idéias. Sua atuação não se restringe às empresas que visam o lucro financeiro, mas também a órgãos públicos e organizações não-governamentais (Terceiro Setor).

     

    A comunicação administrativa abrange todos os conteúdos relativos ao cotidiano da administração atendendo às áreas centrais de planejamento e às estruturas técnico-normativas, com a finalidade de orientar, atualizar, ordenar e reordenar o fluxo das atividades funcionais. Trata-se do suporte informacional-normativo da organização.

     

    A comunicação institucional é responsável pela construção e formatação de uma imagem e identidade corporativa forte e positiva, a comunicação institucional tem como função difundir informações sobre as filosofias, missão, valores, políticas, práticas e os objetivos da empresa, tentando conquistar a simpatia, confiança e credibilidade junto a seus públicos, de modo que suas atitudes sejam compreendidas e aceitas.

     

    Fonte: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-2343-1.pdf

     

    A comunicação interna é um setor planejado, com objetivos bem definidos, para viabilizar toda a interação entre a organização e seus colaboradores. Para isto utiliza-se ferramentas da comunicação institucional e até da comunicação mercadológica (endomarketing). Wilson Costa Bueno ressalta a importância de não restringir a comunicação interna apenas à chamada comunicação descendente, ou seja, aquela que flui de cima para baixo na hierarquia empresarial. Uma boa comunicação organizacional interna é feita de forma descendente, ascendente e horizontalmente. O próprio conceito básico de comunicação já remete a uma via de mão dupla.

    Fonte: https://endomarketing.tv/comunicacao-organizacional/


ID
397015
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de comunicação interna e externa, julgue os itens seguintes.

A influência dos denominados líderes informais não deve ser incentivada por meio de comunicação interna, uma vez que tal ação pode provocar efeitos indesejados, como quebras de hierarquia, e gerar duplos comandos.

Alternativas
Comentários
  • Item: Errado

    Líderes informais são pessoas que em sua grande maioria não possuem cargos de Diretoria ou que possam tomar grandes decisões, mas vali-se de uma personalidade forte e perspicaz, liderando seus companheiros na busca de um objetivo comum.

    Por estarem normalmente no operacional estão mais informados sobre as dificuldades da empresa e dos efeitos do ambiente externo. Cabe a estas pessoas em muitos casos motivar e traçar os melhores caminhos para atingir as metas ou objetivos traçados.

    Percebe-se que os principais pontos que levam as pessoas a seguirem estes Líderes Informais são a suas expressões e linguagem de fácil compreensão, sendo respeitados e tidos como grandes mentes dentro de um departamento.

    Um dos pontos negativos das organizações que possuem em demasia este tipo de liderança são os conflitos de egos e responsabilidades sobre as atividades. Ainda sim, é uma atividade que deve ser incentivada, ao contrário do que a questão afirma, uma vez que estas lideranças informais podem produzir um grande impacto positivo quanto ao posicionamento da empresa e em seus resultados.

    http://www.webartigos.com/articles/29280/1/O-Poder-das-Liderancas-Informais-nas-Organizacoes/pagina1.html


    Bom estudo ;)
  • Errado. O público interno é um multiplicador das experiências e impressões da Organização, levando informações para fora dos muros da empresa. Pensá-la de forma unilateral é um erro. Manter o diálogo aberto entre direção e funcionários, criando mecanismos que transmitam segurança à manifestação do pensamento e dando retornos com autenticidade, rapidez e transparência é o que se chama de gestão participativa da comunicação interna. Sem compreendê-la desta forma, os níveis de desconfiança farão um trabalho no sentido contrário, criando ruídos que podem vir a ser desastrosos.
    Prof. Cintia Moreno e Janaina Carvalho  www.pontodosconcursos.com.br
  • Pelo contrário. Desenvolver ações de comunicação focadas nos líderes informais ajuda a comunicação organizacional, pois favorece o fluxo horizontal e permite canalizar questões vindas do topo para a alta gestão. Reprimir as manifestações e descontentamento dos líderes informais pode ser uma estratégia traiçoeira. Apropriar-se deste fluxo informal de comunicação, como afirma Kunsch, é uma ótima oportunidade de saber o que se passa na rede de rumores e boates e desenvolver ações para amenizar os descontentamentos. 

    Segundo o livro "Planejamento de Relações Públicas na Comunicação integrada", da autora Margarida Kunsch: "a comunicação informal nasce da necessidade das pessoas conseguirem informações sobre a organização que, muitas vezes, não é suprida pelos canais formais e faz com que elas procurem meios alternativos. Além dos famosos boatos e rumores, “a conversa, a livre expressão do pensamento, as manifestações dos trabalhadores sem o controle da direção administrativa são algumas expressões da rede informal, insertas no convívio natural das pessoas e dos grupos” (KUNSCH, p. 84).

ID
397018
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de comunicação interna e externa, julgue os itens seguintes.

Um dos principais desafios da comunicação externa é a comunicação de valores à sociedade. Tal comunicação somente será bem-sucedida se os valores a serem comunicados forem também disseminados internamente, a ponto de adquirirem a consistência e a adesão dos próprios funcionários da empresa, que passarão a propagá-los no ambiente externo.

Alternativas
Comentários
  • A comunicação focada no público interno, ou seja, os colaboradores, deve estar alinhada à que se destina ao público externo, para que não haja dissonância cognitiva.

ID
421168
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Não há consenso sobre o que seja reputação corporativa, conceito surgido no início da década passada. A reputação corporativa tem sido atrelada ao desempenho, à confiança e às expectativas de stakeholders. Além disso, ela é vista por alguns autores como um ativo intangível das instituições. Com relação a esse assunto, julgue o  item   subsequente.

Considerando-se que o desempenho institucional é um fator importante para a reputação corporativa, é desejável monitorar esse desempenho por meio de instrumentos como as pesquisas.

Alternativas

ID
421174
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Não há consenso sobre o que seja reputação corporativa, conceito surgido no início da década passada. A reputação corporativa tem sido atrelada ao desempenho, à confiança e às expectativas de stakeholders. Além disso, ela é vista por alguns autores como um ativo intangível das instituições. Com relação a esse assunto, julgue o  item   subsequente.

Imagem, identidade e reputação são conceitos complementares, e não sinônimos.

Alternativas
Comentários
  • A imagem, portanto, ou as imagens (para sermos mais exatos) de uma organização são percepções que estão na cabeça dos públicos ou das pessoas individualmente, formadas pelo contato direto ou não com essa organização (temos imagens para organizações com as quais nunca tomamos contato direto como , por exemplo, o Pentágono, reino dos falcões da guerra).


    A reputação também é um conceito, uma avaliação, que, como a imagem, decorre das percepções dos públicos e das pessoas individualmente mas, diferentemente da imagem, ela é menos fluída, é construída num prazo maior de tempo, tem maior consistência e intensidade. A maioria das organizações tem imagens, mas poucas chegam a ter uma reputação, porque essa é resultado de um processo mais demorado de interação. A gente pode dizer que a imagem é como algo que se sente na pele e a reputação como algo que se sente na alma.


    A identidade encerra, porém, outra perspectiva. Ela é a somatória de esforços, produtos, significados, valores, marcas etc, construídos ou produzidos por uma organização. Podemos falar na identidade visual, por exemplo, que incorpora as formas pelas quais a organização se torna visível, "legível" no mercado e na sociedade (embalagens, logos, fachadas, papelaria), e que é um dos componentes da identidade de uma organização. A identidade inclui também a missão e a visão da organização, sua capacidade de inovação, seu talento humano (capital intelectual) e assim por diante.

    Fonte: http://portalimprensa.com.br/noticias/wilson+da+costa+bueno/193/imagem+reputacao+e+identidade+revisitando+conceitos

  • Imagem corporativa: como os públicos veem a instituição. Percepção gerada pelos reflexos de sua atuação na sociedade.

    Identidade corporativa: como a instituição realmente é, sua essência, seus valores, sua personalidade. Ou ainda: como ela quer ser vista pelos públicos.

    Reputação corporativa: somatório das imagens ao longo do tempo. É menos fluída que a imagem institucional. É construída num prazo maior de tempo, tem mais consistência e intensidade. É reflexo de ações, atitudes e decisões, sendo, por isso, necessário que os gestores se empenhem em torná-la consistente, uma vez que disso depende a imagem institucional.


ID
421183
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Não há consenso sobre o que seja reputação corporativa, conceito surgido no início da década passada. A reputação corporativa tem sido atrelada ao desempenho, à confiança e às expectativas de stakeholders. Além disso, ela é vista por alguns autores como um ativo intangível das instituições. Com relação a esse assunto, julgue o   item   subsequente.

O conceito de reputação corporativa como um ativo intangível, ou seja, como um capital em circulação, contempla apenas expectativas comerciais.

Alternativas
Comentários
  • Não contempla apenas expectativas comerciais.


    Entre os fatores subjetivos que devem estar presentes na identidade da empresa, destacam-se:


    Diferenciação: uma proposta eficiente deve se diferenciar das concorrentes e atrair a atenção do público pela exclusividade da atuação;

    Coerência: as contradições entre discurso e prática são um risco que já citamos, sendo assim, a identidade deve preservar as características da empresa e a forma como ela atua;

    Relevância: a relevância da empresa para o público-alvo dela inclui, não apenas criar um conceito de marca, mas ele ser condizente com o que o público busca com a companhia;

    Reputação: a partir de uma elaboração sólida dos três elementos anteriores, a companhia terá mais chances de solidificar uma imagem positiva entre o público-alvo dela. A reputação não surge instantaneamente e deve ser construída ao longo do tempo.

    Fonte: https://marketingdeconteudo.com/identidade-corporativa/


ID
421189
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Não há consenso sobre o que seja reputação corporativa, conceito surgido no início da década passada. A reputação corporativa tem sido atrelada ao desempenho, à confiança e às expectativas de stakeholders. Além disso, ela é vista por alguns autores como um ativo intangível das instituições. Com relação a esse assunto, julgue o  item   subsequente.

Não se pode afirmar que uma instituição que mantém sua confiabilidade e sua credibilidade durante uma crise goze de boa reputação.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Ora, se uma instituição consegue manter sua confiabilidade e sua credibilidade durante uma crise, é de se esperar que ela goze de boa reputação, pois mesmo grandes empresas com muitos anos de mercado e reputação consolidada podem passar por crises eventuais. 


ID
460120
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para Maria Lúcia Zülzke — Abrindo a empresa ao consumidor
— existem duas funções que distinguem os tipos de serviços de
atendimento ao consumidor. Na primeira delas, estão alojados os
serviços do tipo ombudsman, inovador, radar, agente de
mudanças e auditor, que são pró-ativos. Na segunda função, os
serviços do tipo caixa de reclamações, informativo e cosmético,
que não trazem contribuições à organização. Zülzke diz ainda que
essas duas funções caracterizam as organizações que possuem
uma cultura de participação do consumidor mais forte ou mais
fraca, respectivamente. Acerca desse assunto, julgue os itens que
se seguem.

O serviço de atendimento de uma organização é sempre um instrumento eficiente de comunicação.

Alternativas
Comentários
  • Um processo de atendimento começa com a identificação das necessidades e desejos dos clientes e passa por questões importantes como a comunicação da empresa, a definição dos produtos oferecidos, a estrutura da loja, as formas de pagamento e a capacitação da equipe de vendas.

    Além disso, é preciso pensar no pós-venda e nas políticas para a fidelização dos clientes.

    Cada empresa tem suas características específicas e, com certeza, seus processos de atendimento irão refletir essas diferenças.
    Mas um atendimento apenas, sem o resto da estrutura bem definida ou uma equipe mal treinada, provavelmente não serão um instrumento eficiente.

    Espero ter ajudado um pouquinho.

    Fonte: Sebrae
  • Acredito que estaria relacionado ao conceito de efetividade e nao de eficiencia. O servico de atendimento causa impactos na organizacao, por isso o conceito de efetividade. Eficiencia se relaciona com os recursos organizacionais, produzir mais com menos.

ID
460264
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para Gaudêncio Torquato, em Comunicação interna: os
desafios da integração
, a comunicação interna das organizações
precisa ter finalidade, usar canais próprios, ter linguagem e
veiculação adequadas e estar em espaço físico apropriado. Deve
ser realizada por profissionais de comunicação que tenham uma
visão ampla do ambiente interno.

A respeito de comunicação interna das organizações, julgue os
itens a seguir.

Visão ampla do ambiente interno refere-se aos aspectos políticos da organização.

Alternativas
Comentários
  • O legal dessa questão é que se ela estivesse certa não teria problema.

    Visão ampla não se refere apenas aos aspectos políticos, mas também a eles.

    Logo, se estivesse certa, seria porque o item não colocou "apenas".

    Mas está errada porque a visão ampla refere-se a mais aspectos que só o político.

    Irritante o CESPE.


  • Ora, se a visão é ampla, ela está muito além dos aspectos políticos da organização e torna-se um erro determiná-la sob esse espectro, visto que há outros pólos: culturais, sociais, negociais, humanos, logísticos, e por aí vai. Uma visão ampla deve abranger cada aspecto organizacional e não restringir-se a um deles, posto que é uma visão "do todo".

  • Na verdade, refere-se, sim, aos aspectos políticos. Mas é claro que não se refere apenas a eles, no entanto. Só que a assertiva não diz 'apenas'. Logo, estaria certo. Altamente ambígua.


ID
550846
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Planejar e gerenciar ações de comunicação organizacional é tão importante quanto a etapa de avaliação e controle dessas ações e planos, requerendo atenção especial do profissional de comunicação. Sobre as fases de avaliação e controle de um planejamento, é INCORRETO afirmar que a(s)

Alternativas

ID
562504
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Conhecer e administrar a questão da imagem das organizações é uma tarefa complexa e torna-se um grande desafio saber conduzi-la no contexto da comunicação institucional. O conceito de imagem corporativa é definido como

Alternativas
Comentários
  • IDENTIDADE - como a empresa quer ser vista

    IMAGEM - como a empresa é vista

    REPUTAÇÃO - resultado da soma das imagens da empresa ao longo do tempo

     

    Aprofundando:

     

    A imagem, portanto, ou as imagens (para sermos mais exatos) de uma organização são percepções que estão na cabeça dos públicos ou das pessoas individualmente, formadas pelo contato direto ou não com essa organização (temos imagens para organizações com as quais nunca tomamos contato direto como , por exemplo, o Pentágono, reino dos falcões da guerra).

     

    A reputação também é um conceito, uma avaliação, que, como a imagem, decorre das percepções dos públicos e das pessoas individualmente mas, diferentemente da imagem, ela é menos fluída, é construída num prazo maior de tempo, tem maior consistência e intensidade. A maioria das organizações tem imagens, mas poucas chegam a ter uma reputação, porque essa é resultado de um processo mais demorado de interação.  A gente pode dizer que a imagem é como algo que se sente na pele e a reputação como algo que se sente na alma.

     

    A identidade encerra, porém, outra perspectiva. Ela é a somatória de esforços, produtos, significados, valores, marcas etc, construídos ou produzidos por uma organização. Podemos falar na identidade visual, por exemplo, que incorpora as formas pelas quais a organização se torna visível, "legível" no mercado e na sociedade (embalagens, logos, fachadas, papelaria),  e que é um dos componentes da identidade de uma organização. A identidade inclui também a missão e a visão da organização,  sua capacidade de inovação, seu talento humano (capital intelectual) e assim por diante.

     

    Fonte: http://www.portalimprensa.com.br/noticias/wilson+da+costa+bueno/193/imagem+reputacao+e+identidade+revisitando+conceitos

  • GAB: LETRA A

    Complementando!

    Fonte:  Prof. Stefan Fantini

    De acordo com Kunsch, a Imagem Corporativa “tem a ver como o imaginário das pessoas, com as percepções.  É  uma  visão  intangível,  abstrata  das  coisas,  uma  visão  subjetiva  de  determinada realidade.” 

       

    Em outras palavras, pode-se dizer que a imagem corporativa consiste na “percepção” da opinião pública  sobre  o  comportamento  da  organização  e  de  seus  funcionários,  bem  como  de  seus produtos ou serviços. 


ID
593362
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Sobre a comunicação organizacional, é INCORRETOafirmar:

Alternativas
Comentários
  • Letra. E

     

    Porém não entendi, porque se a Letra E está incorreta, quer dizer que existe outra alternativa incorreta. Sendo assim, existe duas letras incorretas e não apenas a letra E.

    Se alguém puder ajudar. Estarei acompanhando os comentários.

  • Denis Souza, temos um problema lógico aqui... 

  • Get out!

  • Não entendi a dúvida de vocês.
    A letra E está correta! Ela é o gabarito, o que significa que as 4 alternativas anteriores são todas afirmações verdadeiras.

  • Questão com problema lógico. Não sabia se a alternativa c) estava correta, se ela for falsa temos duas respostas. Se for verdadeira não temos resposta.


    A questão pede a alternativa incorreta e ou todas estão corretas, o que faria a e) estar correta, ou a questão tem duas respostas a errada e a alternativa e) que diz que nenhuma está incorreta...


  • a letra E diz que: Nenhuma das alternativas está incorreta ou seja que estão todas certas.

    Porém a questão pede a Incorreta

    Se dizer que todas as alternativas estão certas é incorreto, quer dizer que todas (A,B,C,D) estão incorretas??

    o.O'

  • Se ela pede a incorreta, e diz que a Incorreta é a E que diz que nenhuma das alternativas estão incorretas é porque dentre as três há uma incorreta!

  • A banca se arrumou um problema de lógica pela maneira como decidiu formular a alternativa do gabarito.

  • O auge da CORG não foi em 1985. Este foi o período em que ela despontou como atividade de comunicação. De lá para cá ela só fez crescer, de modo que 1985 não pode ter sido seu auge.


ID
593392
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O estudo da utilização da percepção do espaço social e pessoal é definido como:

Alternativas
Comentários
  • Proxêmica é o estudo das relações de proximidade e distância entre pessoas e objetos durante as interações. Estuda a distância que as pessoas mantêm quando interagem e a presença ou ausência de contato físico. De tudo isso, a proxemia estabelece as distâncias emocionais que ocorrem entre as pessoas que interagem.

    A proxêmica nos ensina que falar com uma pessoa à sua frente pode parecer normal, mas em algumas culturas, a posição mais aceita é ter um ângulo de 90 graus. O mesmo acontece com o cumprimento de beijos ou aperto de mão. Essas práticas que os brasileiros executam no seu dia a dia são consideradas muito intensas em outras culturas, como a nipônica. Eles preferem evitar o contato físico e se cumprimentam com um aceno de cabeça.

  • Semântica é o estudo do significado.Incide sobre a relação entre significantes, tais como palavras, frases, sinais e símbolos, e o que eles representam, a sua denotação. A semântica linguística estuda o significado usado por seres humanos para se expressar através da linguagem. Outras formas de semântica incluem a semântica nas linguagens de programação, lógica formal, e semiótica. A semântica contrapõe-se com frequência à sintaxe, caso em que a primeira se ocupa do que algo significa, enquanto a segunda se debruça sobre as estruturas ou padrões formais do modo como esse algo é expresso (por exemplo, as relações entre predicados e seus argumentos). Dependendo da concepção de significado que se tenha, têm-se diferentes semânticas. A semântica formal, a semântica da enunciação ou argumentativa e a semântica cognitiva, descrevem o mesmo fenômeno, mas com conceitos e enfoques diferentes.(https://pt.wikipedia.org/wiki/Sem%C3%A2ntica)

     

    Retórica é a arte de usar uma linguagempara comunicar de forma eficaz e persuasiva.(.wikipedia)

     

    Semiótica é o estudo da construção de significado, o estudo do processo de signo (semiose) e do significado de comunicação. Não deve ser confundida com a tradição saussureana denominada semiologia, que é um subconjunto da semiótica. (wikwpwdia)

     

    Lexicologia é um ramo da linguística que tem por objetivo o estudo científico de uma grande quantidade de palavras de um determinado idioma - léxico - sob diversos aspectos. Para isso, ela procura determinar a origem, a forma e o significado das palavras que constituem o acervo de palavras de um idioma bem como o seu uso na comunidade dos falantes. Assim, por meio da lexicologia torna-se possível observar e descrever cientificamente as unidades léxicas de uma comunidade linguística.

    A lexicologia se diferencia da lexicografia, ciência instrumental que tem como finalidade a elaboração ou compilação de dicionários. O pesquisador e especialista da lexicologia é conhecido como lexicólogo.(wikipedia)

     


ID
594118
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Atualmente, a comunicação funciona como uma ferramenta de gestão indispensável nas empresas. De acordo com essa afirmação, qual dos itens NÃO pode ser classificado como um de seus princípios?

Alternativas
Comentários
  • Essa promoção para o seu público-alvo não será a qualquer custo.

  • Gente, como A está correta? Comunicação estratégia é só para os altos escalões?


ID
596761
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Nos últimos anos, a comunicação tem conquistado cada vez mais
espaço nas organizações. A globalização e as novas tecnologias
definiram um papel decisivo para a comunicação, com
possibilidades sem fronteiras de participar do negócio e interagir
com os mais diversos públicos. A próxima etapa a ser vencida pela
comunicação deverá ser a sua consolidação como instrumento de
inteligência empresarial. Com referência a esse assunto, julgue os
itens que se seguem.

Ter voz ativa na construção de cenários, no lançamento de produtos e na formulação do planejamento estratégico constitui pré-requisito para que a comunicação seja considerada uma área estratégica.

Alternativas
Comentários
  • Correto.

    P/ ser estratégica a comunicação precisa participar ativamente dos processos que levam às tomadas de decisão de uma empresa.


ID
602308
Banca
IADES
Órgão
PG-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Saber planejar a comunicação de uma organização relaciona-se com o direito que todos possuem a informação. Julgue os itens a seguir quanto as características de uma boa política de comunicação organizacional.

I - A política de comunicação organizacional começa e termina na área de comunicação social da organização, e deve estar alicerçada em necessidades como o aumento da visibilidade da organização na mídia e o melhor relacionamento com os públicos de interesse.

II - A política de comunicação é feita de boas intenções que se manifestam e são flexíveis na sua realização, dependendo da aceitação no ambiente externo, sem necessidade de resultados positivos práticos.

III - Uma política de comunicação serve exclusivamente para a área de comunicação social. Cada setor organizacional desenvolve a sua própria política.

IV - Uma política de comunicação requer uma metodologia específica, que exige a realização de diagnósticos internos e externos para definir quais as melhores ações.

A quantidade de itens certos é igual a

Alternativas
Comentários
  • O único correto é o IV

  • Concordo, Danilo. Falar que a comunicação depende da "boa vontade"  não é real. O gabarito está errado, não?

  • Modelo lixo de questão

  • O IV não seria estratégia de comunicação?


ID
606538
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A comunicação interna não pode ser algo isolado do composto da comunicação integrada e do conjunto das demais atividades da organização. Sua eficácia dependerá de um trabalho de equipe entre as áreas de comunicação e recursos humanos, a diretoria e todos os empregados envolvidos. VIEIRA, Roberto Fonseca. Comunicação Organizacional. Rio de Janeiro: Mauad, 2004. p. 54

A partir do texto acima, pode-se afirmar que o discurso publicitário cumpre a sua finalidade nos três planos seguintes:

Alternativas
Comentários
  • gab. E

     

     


ID
722167
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O gerenciamento de crise é uma das tarefas mais difíceis de serem feitas em uma Assessoria de Comunicação. Esse é um trabalho que requer transparência tanto da empresa, instituição ou assessorado envolvido, como do assessor de comunicação. Quando o assessorado é o responsável principal pela situação de crise, a melhor atitude do assessor é

Alternativas
Comentários
  • Em situações de crise, o assessor deve indicar ao assessorado como se posicionar e ter uma atitude proativa, assumindo as responsabilidades e evitando nomear culpados. Assumir o processo e apresentar esclarecimentos reduz as chances de manchar a imagem corporativa que um silêncio poderia trazer.

ID
722179
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Nas empresas e instituições, as ações de comunicação que contribuem para a manutenção e desenvolvimento de um clima positivo, buscando o cumprimento de metas e estratégias planejadas, além do crescimento de atividades, serviços e linhas de produtos recebe o nome de

Alternativas
Comentários
  • O endomarketing, voltado para a comunicacão com os colaboradores, é uma das principais ferramentas para criação de um clima organizacional favorável e positivo.
  • Achei dúbio. Não especificou que eram ações voltadas para o público interno.

  • Endomarketing é uma estratégia de marketing voltada para ações internas na empresa.

    Algumas pessoas optam por chamar essa estratégia de “marketing interno”, onde é trabalhada a percepção dos colaboradores a respeito da empresa, considerando suas reividicações e apresentando novas formas de transformar os funcionários em evangelizadores da marca.

    A importância do investimento nessa estratégia gira em torno da influência dos colaboradores dentro da própria empresa – eles possuem contato diário com todos os processos e isso os torna mais aptos para opinar e influenciar pessoas a respeito da marca de modo geral.

    Por exemplo: vamos imaginar os colaboradores de um restaurante. Quanto estão satisfeitos com o trabalho e as condições dentro da empresa, eles tendem a falar mais sobre as vantagens e benefícios para seus familiares e amigos.

     

    http://marketingdeconteudo.com/endomarketing/

  • Priscila Cortez, nenhuma das outras respostas faria sentido.

  • Palavras-chave para Endomarketing:

    Clima positivo

    Cumprimento de metas e estratégias. (o cumprimento de metas é uma questão exclusivamente interna)

    Ou seja, não cabe nenhuma outra alternativa.

  • Endomarketing

    Técnicas de comunicação de marketing, utilizadas dentro de uma organização, que têm como público, seus colaboradores. É uma área diretamente ligada à de comunicação interna, que alia técnicas de marketing a conceitos de recursos humanos, no âmbito das áreas da administração.

    O endomarketing é uma ferramenta utilizada pelas empresas para convencer seus funcionários a comprar uma ideia, e vender o produto para os funcionários é tão importante quanto para os clientes, portanto, o endomarketing é o elemento de ligação entre o cliente, o produto e o funcionário.

    O termo endomarketing foi criado pelo professor Saul Bekin, em 1995, em seu livro Conversando sobre endomarketing. 

    (Luiz Cézar Silva dos Santos)


ID
736558
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A Internet tem ampliado sua importância e seu papel na comunicação organizacional, mas seus recursos têm sido pouco explorados. A Internet tem sido considerada apenas:

Alternativas

ID
801004
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Analise as afirmativas sobre imagem corporativa e, em seguida, marque a afirmativa correta.

Alternativas

ID
801034
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Sobre a cultura organizacional podemos afirmar:

Alternativas

ID
801037
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Na contemporaneidade o tema “Responsabilidade Social" tem conquistado crescente importância para discussão nas organizações. Analise as afirmativas, colocando entre parênteses a letra “V", quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F", quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) No Brasil, o florescimento das organizações do terceiro setor e a consequente expansão do trabalho voltado para o social, a partir da década de 80, inaugurou a discussão da temática responsabilidade social na área das Relações Públicas e instituiu uma nova dimensão da práxis das Relações Públicas.
( ) Responsabilidade Social é o cumprimento de uma obrigação política e social por parte das organizações.
( ) Os processos de avaliação do desempenho social das organizações devem prescindir de abordagens qualitativas, valorizando abordagens qualitativas, além da inclusão da percepção dos stakeholders em relação ao comportamento social da empresa..
( ) O balanço social constitui um instrumento de acompanhamento e monitoramento capaz de demonstrar, por meio de indicadores sociais, as práticas de Responsabilidade Social.
( ) Embora vigore hoje uma nova mentalidade, muitos comportamentos empresariais são ainda guiados mais por uma percepção filantrópica do que por um engajamento ou compromisso socia

Alternativas
Comentários
  • Se é responsabilidade social não poderá ser obrigação, pois ser responsável significa fazer o certo pelos valores morais e éticos da sociedade em que se está inserido, ou seja, fazer o certo porque é o certo a se fazer, não porque há alguma obrigação legal.

    Analisando as opções a única que credita valor falso ao item em que responsabilidade social é obrigação é a letra D.


ID
816532
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca do planejamento de comunicação, criação e direção de arte, julgue o item.

Para a elaboração do planejamento de comunicação de uma empresa, é necessário averiguar seu nível interno por meio da formulação de uma pesquisa, que consiste de visitas à empresa e a clientes, conversas com vendedores e entrevistas com diretores, gerentes e supervisores.

Alternativas
Comentários
  • Get in!

  • Clientes ali complicou


ID
821188
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Brand Equity (BE) é um termo utilizado na gestão de marcas. Não há tradução exata para o português, mas seu significado geral é “tudo aquilo que uma marca possui, de tangível e intangível, e que contribui para o crescimento sustentado dos seus lucros. É a somatória dos valores e atributos das marcas, que devem se transformar em lucros para os seus proprietários e acionistas”.

(MARTINS, José Roberto. Branding: o manual para você criar, gerenciar e avaliar marcas. São Paulo: Globalbrands, 2000, p. 193). 

Sobre o brand equity e a gestão de marcas, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Os elementos da marca, sendo os principais o nome, logo, símbolo, slogan e embalagens, não devem ser utilizados para identificar e diferenciar uma marca, uma vez que a criação de brand equity está relacionada a diversos fatores que devem trabalhar de forma integrada.

    Acredito que o erro está justamente no "não" sublinhado por mim. Todos os elementos citados devem ser utilizados para identificar e diferenciar uma marca. 

    ----

    Brand Equity é um termo da área do marketing, que significa o valor adicional que se atribui a algum produto ou serviço. Esse valor influencia na forma como o consumidor pensa, sente e age em relação à marca, assim como nos preços, na parcela de mercado e na lucratividade proporcionada pela marca à empresa. O Brand Equity representa um importante ativo intangível que corresponde a um valor psicológico e financeiro da organização.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Brand_equity

  • Dicionário Essencial de Comunicação, Rabaça & Barbosa, pág. 30:


    Branding - Designação genérica para descrever a definição de marcas, logotipos ou nomes comerciais para um produto ou serviço. 2 Estudos de mercado, posicionamento, design, consumidor e estética para aplicação na criação de uma marca.


    Explicação excelente em: Q96448


    Branding, termo utilizado em comunicação para expressar o trabalho de construção e posicionamento de marca, implica a definição de variáveis, como design, cores, aplicabilidade, slogan e divulgação, que dão significado aos diferenciais estratégicos que uma marca representa e que lhe agregarão valor. Uma marca pode afirmar-se por atributo, por benefício, por adequação ao perfil do segmento a que se relaciona e, ainda, por contradição a um concorrente.


    2010 - CESPE- ABIN - Oficial Técnico de Inteligência – Área de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda


ID
821197
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

“Num universo em que a Comunicação organizacional administrada se transforma em vantagem competitiva, as organizações e os seus gestores passam a ser usinas de imagens que estão permanentemente direcionadas a públicos com poder político e econômico”.

(NASSAR, Paulo. O que é comunicação empresarial. São Paulo: Brasiliense, 1995). 

Avalie as opções a seguir e assinale a correta.

Alternativas

ID
821200
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

“Por fim, podemos identificar o papel da comunicação empresarial tornando sustentável a atuação da gestão estratégica, seja na sua elaboração, implementação, execução e controle. Entretanto, verificamos o alargamento das responsabilidades e funções de uma comunicação sustentável que proporciona uma propagação e desenvolvimento de uma reputação duradoura e de uma identidade com que os públicos possam estabelecer uma ligação. Assim sendo, a comunicação empresarial serve de suporte sustentável para as medidas tomadas pelos gestores em relação às estratégias a serem elaboradas e executadas, para consecutivamente obterem o desejado fator crítico de sucesso”.

(CORREDOURA, André Luiz Araújo. Gestão estratégica das organizações e comunicação empresarial: a fundamentação, escolha e implementação das decisões estratégicas. In: XIV Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sudeste. Intercom: Rio de Janeiro, 2009)

Em seu texto, o autor destaca a importância do processo de comunicação para a estratégia organizacional. Sobre os canais e estratégias de comunicação interna, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Perfeito


ID
821215
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Um dos temas mais estudados e praticados pelas organizações, o planejamento estratégico parte do pressuposto de que a organização entende o conceito de estratégia. Sobre esse assunto, avalie as afirmações abaixo e assinale a opção incorreta.

Alternativas

ID
822988
Banca
COPESE - UFT
Órgão
DPE-TO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Etapa do plano estratégico de comunicação em que, segundo Margarida Kunsch (2003), se analisa as variáveis econômicas, políticas, sociais, legais, tecnológicas, culturais, demográficas e ecológicas relevantes para a organização e que podem exercer maiores influências para a sua atuação e sobrevivência na sociedade:

Alternativas
Comentários
  • Íntegra da Margarida Kunsh - Planejamento de RP na Comunicação Integrada (pg 373)
     

     

    Formulação do plano estratégico de comunicação organizacional

    1- Pesquisa e construção de diagnóstico estratégico
    - Identificação da missão, da visão e dos valores
    - Definição do negócio

    - Análise do ambiente externo, setorial e interno
    - Diagnóstico estratégico da comunicação organizacional

  • Complementando.

     

    Fases e passos, segundo o livro Planejamento das Relações Públicas na Comunicação Integrada, de Margarida Kunsch.

     

    Pesquisa e construção de diagnóstico estratégico da comunicação organizacional

    1. Utilização e aproveitamento dos dados obtidos com as pesquisas e auditorias

    2. Identificação da missão, da visão e dos valores

    3. Identificação e descrição do negócio ou escopo de atuação

    4. Análise do ambiente externo, setorial e interno

    5. Diagnóstico estratégico da comunicação organizacional 

     

    Planejamento estratégico da comunicação organizacional

    1. Definição da missão, da visão e dos valores da comunicação

    2. Estabelecimento de filosofias e políticas de comunicação

    3. Determinação de objetivos e metas

    4. Esboço das estratégias gerais

    5. Relação dos projetos e programas específicos

    6. Montagem do orçamento geral

    7. Aprovação pela cúpula diretiva 

     

    Gestão estratégica da comunicação organizacional

    1. Divulgação do plano para os públicos envolvidos

    2. Implantação

    3. Controle de ações

    4. Avaliação dos resultados 


ID
849832
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A comunicação interna tem como objetivo unificar e disseminar os valores da organização, facilitar a troca de informações, informar o funcionário sobre a sua importância e sobre o seu papel na organização, elevar a autoestima e difundir a imagem da organização internamente, registrar fatos que constroem a memória da empresa, além de incentivar o feek- back do público-alvo.
Assinale a alternativa que apresenta somente periódicos de comunicação interna.

Alternativas
Comentários
  •   Para atender às demandas diferenciadas existem uma infinidade de canais de comunicação interna, dentre os quais se destacam: jornais e revistas, boletins, folhetos, comunicados, quadro de avisos e murais, reuniões, encontros, conversas individuais, programas de promoção, entre outros. As publicações internas podem trazer mensagens provenientes do próprio corpo funcional, além disso, devem apresentar assuntos variados e interessantes para atrair a atenção do leitor. É essencial que os veículos estejam adequados às expectativas dos diferentes grupos.

    Manuais são feitos principalmente para o público externo - consumidores.
    Relatórios não são feitos para o público interno, para os empregados. São feitos para um público seleto fazer a análise dos mesmos.
  • Revistas não são meios exclusivamente internos. Várias empresas desenvolvem revistas pro público externo. As revistas da Latam disponíveis nos vôos, por exemplo. Discordo desse gabarito.

  • Bem confusas essas alternativas... Alguém teria material a respeito?

  • Revistas são meios internos E externos. Afinal, elas circulam fora da empresa e atingem, por sua própria natureza, outros públicos.

    Há manuais voltados exclusivamente para o público interno também, aqueles destinados a informar sobre operações de máquinas ou a realização de procedimentos de trabalhos.


ID
941011
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de responsabilidade social e planejamento de comunicação organizacional, julgue os itens que se seguem.

O planejamento da comunicação organizacional deve alinhar-se ao planejamento estratégico corporativo.

Alternativas
Comentários

ID
1036183
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação a publicações empresariais, julgue os seguintes itens.

Entre os propósitos básicos das publicações empresariais estão o combate ao desconhecimento a respeito da empresa e a promoção da integração entre os públicos ligados a ela.

Alternativas
Comentários
  • Correto.

    Sem conhecimento de "si" e integração entre públicos (internos/externos) a empresa, praticamente, é "fantasma".


ID
1044838
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de opinião pública e de comunicação pública e organizacional, julgue os itens a seguir.

A comunicação integrada consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à sua marca ou de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    "A Comunicação Integrada consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à sua marca ou de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo".

    BUENO, Wilson da Costa. Comunicação e gestão empresarial: cenários contemporâneos. in: Communicare. São Paulo: Faculdade Cásper Líbero / Editora Paulus, 1o semestre de 2002

    fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Comunicação_integrada

  • É, ipsis litteris, o conceito de:
    BUENO, Wilson da Costa. “Comunicação e gestão empresarial: cenários contemporâneos”. In: Revista de Pesquisa Communicare. Revista de Pesquisa Communicare São Paulo: Faculdade Cásper Líbero / Editora Paulus.

  • Copiou e colou o conceito!


ID
1044844
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de opinião pública e de comunicação pública e organizacional, julgue os itens a seguir.

A comunicação interna é responsável pelo posicionamento e pela imagem da organização na sociedade. Para isso, ela focaliza a opinião pública.

Alternativas
Comentários
  • Entendo esta ser a definição de comunicação institucional.

    Bons estudos!
  • Falso. a comunicação externa e não interna é responsável pelo posicionamento e pela imagem da organização na sociedade. 

  • Para Kunsch, esta seria a definição de comunicação institucional ;)

  • Errado.

    A COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL é a responsável pela imagem da instituição.
    O foco da Comunicação Interna é justamente o publico interno.


ID
1120993
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando que compete a uma assessoria de comunicação não só cuidar do fluxo de informações entre uma instituição e seus públicos e vice-versa, mas também adequar a linguagem a cada contexto, julgue os itens que se seguem.

Comunicação transversal é aquela em que o fluxo de informações independe de níveis hierárquicos e burocráticos.

Alternativas
Comentários
  • Na  comunicação transversal o fluxo de comunicações que se dá em todas as direções, sem a distinção de níveis hierárquicos 

  • Para exemplificar ela pode ocorrer de um diretor para um auxiliar de alguma outra área.

  • Os Fluxos Comunicacionais podem ser:

    FLUXO DESCENDENTE, temos a comunicação de cima para baixo, ou seja dos diretores para os funcionários, que pode ser caracterizada como comunicação administrativa (quando é transmitido as normas e diretrizes por exemplo).

    FLUXO ASCENDENTE,ocorre o contrário, de baixo para cima, os funcionários por meio de caixa de sugestões, reuniões com representantes dos trabalhadores, pesquisa de opinião, entre outros enviam a cúpula suas informações.

    FLUXO HORIZONTAL OU LATERAL é quando a comunicação ocorre no mesmo nível,entre dois funcionários do mesmo departamento, essa relação bem realizada cria melhores condições de trabalho e pode otimizar o desempenho da organização.

    FLUXO TRANSVERSAL acontece em todas as direções, ultrapassa as diversas áreas setoriais rompendo fronteiras, por isso é considerada tendência de organizações mais flexíveis.

    FLUXO CIRCULAR que barca todos os níveis sem se ajustar às direções tradicionais e seu conteúdo pode ser tanto mais amplo quanto maior for o grau de aproximação das relações interpessoais.

    Gabarito:C

    Espero ter contribuído.

    Bom estudo!!


ID
1121002
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de uma política de comunicação em rede, julgue os itens abaixo.

A comunicação em rede no contexto organizacional requer uma articulação de sub-redes: a primeira é formada pelos meios de comunicação para os quais a organização se dirige de maneira oficial; a segunda, informal, caracterizada pelos fluxos espontâneos e extraoficiais.

Alternativas
Comentários
  • Nas organizações, existem os fluxos de comunicação formais e informais, segundo Kunsch. 

  • O sistema de comunicação das organizações flui basicamente por meio de duas redes: a formal e a informal.

    (...)

    O sistema formal de comunicação de toda organização - o conjunto de canais e meios de comunicação estabelecidos de forma consciente e deliberada - suplementado , no decorrer do tempo, por uma rede informal de comunicações, igualmente importante, que se baseia nas relações intra-organizativas e é uma forma mais rápida de atender a demandas mais urgentes e instáveis.

     

    Margarida Kunsch, Planejamento de RP na Comunicação Integrada, p. 82


ID
1121008
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos a responsabilidade social, consumo sustentável, relações com a comunidade e marketing social.

A gestão orientada para a sustentabilidade procura conjugar da melhor forma o tripé constituído pelos recursos econômico-financeiros, sociais e ambientais.

Alternativas
Comentários
  • Certa

    Como uma forma de gestão, a responsabilidade social da empresa se estende para todo o seu público para ,assim, garantir ações assertivas no âmbito social, econômico e ambiental, o chamado Tripé da Sustentabilidade (Triple botton line)


ID
1121026
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca da comunicação organizacional.

Na perspectiva da comunicação organizacional integrada, os públicos de interesse da organização têm participação restrita no processo de comunicação.

Alternativas
Comentários
  • Os públicos de interesse da organização podem participar atualmente por meio de mídias interativas e conteúdos colaborativos, como em blogs,  twitter, sites, redes sociais... A palavra "restrita" me parece não ser a palavra adequada para a questão, por favor, me ajudem se estiver equivocada.

  • não concordo com o gabarito. sempre haverá restrição da participação do público em relação ao processo de comunicação...

  • Ao se referir a Comunicação Integrada, deve-se pensar na comunicação em seu aspecto mais amplo, englobando todas as comunicações da empresa ou organização.   Dessa forma, todo tipo de comunicação deve convergir para um objetivo estratégico comum da empresa ou organização. Logo, ao se falar em Comunicação Integrada, deve-se levar em conta as comunicações abaixo: - Comunicação Institucional - C. Mercadológica - C. Interna - C. Administrativa É claro que, dentro de todas essas perspectivas, os públicos de interesse (sejam eles internos - funcionários ou externos - clientes, fornecedores) devem ter papel ativo e de fundamental importância dentro da comunicação como um todo.


  • Não creio que haja comunicação irrestrita, nem mesmo no âmbito pessoal. Portanto, acredito que este gabarito esteja, no mínimo, duvidoso.

  • Pessoal, o fato da questão estar incorreta não significa que a participação dos públicos seja irrestrita. Não existe só restrita e irrestrita. Existe a ampla. Esse é o erro da questão. A participação do público não é restrita (que dá a ideia de pouca interferência) ao mesmo tempo que não é irrestrita (porque tudo há limites). A participação, portanto, é ampla, é larga. O Daniel Paiva faz um bom comentário a respeito da Comunicação Integrada, que envolve essas quatro áreas e todos os públicos ligados à organização.

  • Fabiana, não confunda o que é (o que conhecemos na prática) do que deveria ser (teoria).


ID
1121029
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca da comunicação organizacional.

De acordo com a pesquisadora Margarida Kunsch, a comunicação organizacional estuda a comunicação de um agrupamento de pessoas da organização, reunidos em torno de uma cultura organizacional e de objetivos estritamente pessoais.

Alternativas
Comentários
  • O erro está em "estritamente pessoais", já que a cultura organizacional abrange influências externas, sociais, valores e etc.

  • De acordo com Margarida kunsch, a comunicação organizacional estuda a integração de (funções) que vem da comunicação institucional, comunicação interna e comunicação mercadológica. Não tem a ver com o agrupamentos de pessoas... Não se separa por profissionais, mas sim funções que um comunicador tem que desenvonver dentro de uma empresa.

  • Os objetivos não pessoais; ao contrário, são objetivos comuns (assim como diz a etimologia de "organização").

  • (...) e de objetivos COMUNS. 

  • ...de objetivos comuns

    Tem no livro Gestão Estratégica em comunicação organizacional e RP, p. 113

  • Obrigado pelos comentários!


ID
1121032
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca da comunicação organizacional.

A comunicação organizacional integrada implica em esforços no sentido de trabalhar a comunicação da organização de forma planejada, de modo a privilegiar as ações fragmentadas de comunicação.

Alternativas
Comentários
  • O objetivo é privilegiar ações INTEGRADAS de comunicaçao.

  • Entendi "fragmentadas" como uma comunicação direcionado a públicos específicos. Pelo visto, não era isso que o examinador quis dizer. :(

  • Ao contrário, privilegiar a Comunicação Integrada Organizacional e da não-fragmentação desta comunicação. Página 114 do livro "Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional". 

  • Cespe, uma banda respeitadíssima, não sabendo que IMPLICAR nesse sentido é VTD... :(


ID
1121068
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos à comunicação digital.

A presença da organização em ambientes digitais deve estar apoiada na cultura e imagem organizacionais.

Alternativas
Comentários
  • Os ambientes online(virtual) e offline( real) possuem características diferentes, o que exige do profissional de comunicação notar essas diferenças na hora de planejar ações para os dois ambientes. Porém é importante observar que os objetivos devem ser alinhados, ou seja, as ações on e off precisam ser integradas e com objetivos comuns, sempre relacionados aos objetivos globais e estratégicos da organização, bem como sua cultura e imagem.

    Em tempo:  O Cespe considerou a questão CERTA

ID
1121086
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca da imagem institucional, julgue os itens que se seguem.

Imagem organizacional é o mesmo que identidade corporativa.

Alternativas
Comentários
  • a imagem corporativa é, o "conjunto das percepções em relação a uma empresa, tanto junto a seus consumidores como a outros grupos de pessoas e ao mercado como um todo. Essas percepções são a visão externa em relação a diversos aspectos da empresa". Ou seja, a imagem corporativa pode ser percebida de várias formas de acordo com a subjetividade de cada público em particular.

    A identidade corporativa, diferentemente da imagem ou da reputação, representa o conjunto de produtos, significados, valores, marcas, princípios etc de uma organização e que contribui para distingui-la do mercado, inclusive dos seus concorrentes. A identidade incorpora a sua missão e visão, sua forma de gestão, o seu capital intelectual, e também a sua identidade visual.


    http://comunicacaoorganizada.files.wordpress.com/2009/07/imagem-organizacional-e-o-trabalho-da-comunicacao-integrada.pdf


    http://www.auditoriadeimagem.com.br/auditoriadeimagem/conceitos/identidadecorporativa.php


  • Identidade corporativa - quem de fato ela é: crenças, valores, cultura.

    x

    Imagem corporativa - como ela é vista, percebida pelos públicos de interesse. 

    Gabarito: E

    Espero ter contribuído.

    Bom estudo!

  • IDENTIDADE - como a empresa quer ser vista

    IMAGEM - como a empresa é vista

    REPUTAÇÃO - resultado da soma das imagens da empresa ao longo do tempo

     

    Aprofundando:

     

    A imagem, portanto, ou as imagens (para sermos mais exatos) de uma organização são percepções que estão na cabeça dos públicos ou das pessoas individualmente, formadas pelo contato direto ou não com essa organização (temos imagens para organizações com as quais nunca tomamos contato direto como , por exemplo, o Pentágono, reino dos falcões da guerra).

     

    A reputação também é um conceito, uma avaliação, que, como a imagem, decorre das percepções dos públicos e das pessoas individualmente mas, diferentemente da imagem, ela é menos fluída, é construída num prazo maior de tempo, tem maior consistência e intensidade. A maioria das organizações tem imagens, mas poucas chegam a ter uma reputação, porque essa é resultado de um processo mais demorado de interação.  A gente pode dizer que a imagem é como algo que se sente na pele e a reputação como algo que se sente na alma.

     

    A identidade encerra, porém, outra perspectiva. Ela é a somatória de esforços, produtos, significados, valores, marcas etc, construídos ou produzidos por uma organização. Podemos falar na identidade visual, por exemplo, que incorpora as formas pelas quais a organização se torna visível, "legível" no mercado e na sociedade (embalagens, logos, fachadas, papelaria),  e que é um dos componentes da identidade de uma organização. A identidade inclui também a missão e a visão da organização,  sua capacidade de inovação, seu talento humano (capital intelectual) e assim por diante.

     

    Fonte: http://www.portalimprensa.com.br/noticias/wilson+da+costa+bueno/193/imagem+reputacao+e+identidade+revisitando+conceitos


ID
1122526
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que diz respeito à responsabilidade social, consumo sustentável e relações com a comunidade, julgue os itens que se seguem.

A responsabilidade social das organizações não está restrita às ações sociais, pois implica, também, as práticas de diálogo e interação com os públicos da organização.

Alternativas
Comentários
  • Claro, não basta agir, tem que dizer o que faz e o que pretende e estar aberto aos feedbacks

  • as práticas de responsabilidade social e sustentabilidade permeiam o âmago da gestão empresarial, repercutindo não só em ações sociais, mas também na comunicação com os públicos.


ID
1122544
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O contexto atual exige que as organizações desenvolvam metodologias de trabalho que considerem o equilíbrio entre seu interesse interno e os interesses do público externo. Considerando o caráter estratégico dos processos de comunicação no ambiente organizacional, julgue os itens subsequentes.


Para ajustar os processos de gestão interna às transformações culturais, políticas e sociais do nosso tempo, as organizações devem ser sensíveis às demandas dos funcionários, implementando modelos de comunicação interna mais dialógicos.

Alternativas
Comentários
  • Esse modelo dialógico retoma o modelo simétrico de duas mãos, pois deve promover o diálogo e pretende sanar demandas dos funcionários, assim como da chefia.


ID
1122550
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O contexto atual exige que as organizações desenvolvam metodologias de trabalho que considerem o equilíbrio entre seu interesse interno e os interesses do público externo. Considerando o caráter estratégico dos processos de comunicação no ambiente organizacional, julgue os itens subsequentes.


A área de relações públicas e a área de recursos humanos ou de gestão de pessoas devem trabalhar de forma integrada, de modo que cada uma tenha liberdade para interferir em todos os campos de atuação da outra.

Alternativas
Comentários
  • Erro por extrapolação: cada área tem suas competências próprias, técnicas com que cada qual é habilitada a trabalhar, mas ambas alinhadas estrategicamente.

  • Erro: interferir em todos os campos de atuação da outra....

  • Se isso fosse possível (uma interferir em TODOS os campos de atuação da outra), seria preferível que elas se fundissem, formando apenas um departamento. No entanto, isso não é apropriado, pois não dizem respeito exatamente às mesmas coisas.

     


    As relações públicas trabalham o relacionamento com os públicos internos e externos. Os recursos humanos/gestão de pessoas, também tratam dos públicos internos, mas não apenas de seu relacionamento (existem questões financeiras, funcionais e operacionais envolvidas, por exemplo).

     

    Elas se interseccionam apenas na questão do relacionamento entre os públicos internos e nesse aspecto devem ter liberdade para opinarem e interferirem uma na outra, mas não em todos os aspectos.

     

    GAB: ERRADO

  • § 3º São privativos de brasileiro nato os cargos:

            IV - de Ministro do Supremo Tribunal Federal;

    Art. 12. São brasileiros:

            I - natos:

                b)  os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil;

    Realmente a questão não está correta porque ainda tem a opção da alínea C que estabelece ser nato o que venha adquirir nacionalidade após maioridade. No entanto, considerei correta pq imaginei que a banca estava se referindo a alínea B. Que neste caso está correto.


ID
1122553
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos à comunicação interna.

A abertura política e democrática no Brasil configura um novo cenário para as relações de trabalho e influencia o redesenho de modelos de comunicação interna das empresas a partir do protagonismo dos sindicatos.

Alternativas
Comentários
  • Uma vez que os sindicatos de hoje são bem estruturados, inclusive na comunicação com seus associados, a comunicação interna empresarial é concebida para dialogar com os funcionários e as ideias que eles trazem dos sindicatos.

  • Principalmente nas situações de crise no relacionamento interno, os sindicatos assumem um papel de destaque. No entanto, acho que não é possível generalizar esse aspecto para todos os momentos da gestão da comunicação interna. Dizer que o redesenho partiu do protagonismo dos sindicatos é meio equivocado, na minha opinião.


ID
1122556
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos à comunicação interna.

A comunicação interna diz respeito àqueles processos comunicacionais restritos ao universo institucional.

Alternativas
Comentários
  • Erro por redução: a comunicação interna envolve também o funcionário em relação com seus familiares e sua comunidade, bem como o público misto, como os acionistas e fornecedores.

  • O universo institucional também abrange a percepção do público externo.

  • Estranha

  • Errada.

    A Comunicação Interna pode também, por exemplo, estabelecer estratégias p/ se relacionar com a família dos empregados de uma empresa. Promover "visita guiada" exclusiva às famílias, por exemplo. Dessa forma, a CI não está restrita somente ao "universo institucional".


ID
1165882
Banca
FJPF
Órgão
CONAB
Ano
2006
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Um planejamento estratégico de comunicação, voltado para uma comunidade, deve contemplar a seguinte finalidade:

Alternativas

ID
1228264
Banca
IADES
Órgão
CAU-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para as organizações sérias e comprometidas, o instrumento de comunicação é o que permitirá seu reconhecimento perante a sociedade, principalmente nesse novo milênio em que o mundo globalizado elevou a informação a um produto de grande valor. Importante, então, é o trabalho do assessor de imprensa, que deve facilitar a relação entre o cliente – empresa, pessoa física, entidades e instituições – e os veículos de comunicação. Acerca desse tema, é correto afirmar que a conquista da confiança entre eles se consolida, principalmente, quando

Alternativas
Comentários
  • Entre eles quem?

  • Entre o cliente assessorado e os veículos de comunicação. Foi o que entendi!

  • Eu também entendi isso, Illa Gonçalves. 
    Essa Iades tem péssima redação. 

  • A conquista da confiança entre eles (cliente – empresa, pessoa física, entidades, instituições – e os veículos de comunicação) se consolida quando o assessorado ganha status de excelente fonte de informação. Letra: A.

  • A questão foi bem elaborada, apesar de alguns erros de redações em seu início. Era necessário estar atento ao texto para não marcar a letra B, que está correta, porém, não responde a pergunta: Acerca desse tema, é correto afirmar que a conquista da confiança entre eles (o cliente – empresa, pessoa física, entidades e instituições – e os veículos de comunicação) se consolida:

    Errei também por pressa, marcando a B, a resposta padrão sobre esse tema de assessoria. Voltando ao texto, dá para perceber quem são esse "eles". Fica a dica para a galera prestar bastante atenção ao enunciado na próxima.


ID
1251085
Banca
IADES
Órgão
CONAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à comunicação organizacional, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A ciência cognitiva ou a ciência da cognição ou as ciências cognitivas designam normalmente o estudo científico da mente ou da inteligência. 

    Até pouco tempo, poucos cientistas acreditavam que se pudesse empreender seriamente o estudo da mente humana, e o assunto constituía, em grande medida, uma área reservada aos filósofos. Nos últimos anos, porém, várias linhas de investigação - que partiram dafilosofia (especialmente da filosofia da mente, da filosofia da matemática e da filosofia da ciência), da psicologia (especialmente através dapsicologia cognitiva), da neurociência, da lingüística, da ciência da computação e da inteligência artificial (em particular do ramo de redes neurais) - convergiram, dando origem a este novo campo altamente interdisciplinar.

     Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Discuss%C3%A3o:Ci%C3%AAncia_cognitiva&action=edit&redlink=1

    Resposta: Letra C

  • E o que isso tem a ver com a comunicação organizacional?

  • Essa banca é a treva.

  • Agora me diz, o que isso tem a ver com o tema?

  • Honestamente, não consegui encontrar o erro da letra B. Alguém conseguiu?

    Afinal, o que é usabilidade?

    A Usabilidade é “filha” da Interação Humano-Computador (IHC) e “neta” da Engenharia de Software, carregando esse legado ao longo de sua evolução, podendo ser definida como o grau de facilidade com que o usuário consegue interagir com determinada interface.

    Partindo da IHC, a usabilidade aborda a forma como o usuário se comunica com a máquina e como a tecnologia responde à interação do usuário, considerando as seguintes habilidades, de acordo com a norma ISO 9241:

    Facilidade de aprendizado: a utilização do sistema requer pouco treinamento;

    Fácil de memorizar: o usuário deve lembrar como utilizar a interface depois de algum tempo;

    Maximizar a produtividade: a interface deve permitir que o usuário realize a tarefa de forma rápida e eficiente;

    Minimizar a taxa de erros: caso aconteçam erros, a interface deve avisar o usuário e permitir a correção de modo fácil;

    Maximizar a satisfação do usuário: a interface deve dar-lhe confiança e segurança.

    Partindo da Engenharia de Software, a usabilidade é englobada dentro da qualidade e visa garantir uma parte da eficiência e eficácia do sistema. A eficiência refere-se a uma interação produtiva entre o usuário e o sistema, permitindo a realização de tarefas com menor esforço sob uma experiência agradável. A eficácia pode ser entendida como a capacidade do sistema e da interface possibilitarem ao usuário a completude da tarefa e o alcance de seus objetivos no sistema.

    Fonte: https://tableless.com.br/o-que-e-usabilidade/

  • Letra B não seria aplicabilidade?

  • A questão pedia conceitos diversos, nenhum deles relacionado ao comando (comunicação organizacional). Mas, vamos lá:


    A- Na comunicação, interface significa a superfície que separa duas fases de dois sistemas distintos.

    Errado. Na Comunicação, interface quer dizer meio (ou mídia) o qual ocorre a comunicação entre duas partes distintas.


    B - Usabilidade é o grau de aplicação, o uso prático, que um sistema pode oferecer.

    Errado. O conceito não é exatamente esse. Usabilidade é a capacidade mensurável de um sistema (ex: navegador de internet) um uso eficiente, isso é, a facilidade com que as pessoas podem empregar uma ferramenta ou objeto (ex: Google Chrome) a fim de realizar uma tarefa específica e importante (navegar na internet).


    C- A convergência da psicologia, da neurociência, da linguística, da ciência da computação e da inteligência artificial dá origem ao campo interdisciplinar chamado ciência cognitiva.

    Correto.


    D - A hipertextualidade é um conceito diretamente proporcional à dimensão do texto.

    Errado. Hipertextualidade não está relacionado ao tamanho ou dimensão do texto. Um texto curto pode ter um hiperlink, assim como um longo.


    E - O surgimento das novas mídias foi fundamental para a criação da ciência cognitiva.

    Errado. As ciências cognitivas tem seu nascimento relacionado com o desenvolvimento da Medicina, Pedagogia e demais ciências, muito antes, portanto, do advento das redes sociais.


    Se estiver errada, por favor, corrijam-me.


    Bons estudos!


  • Segundo J. B. Pinho, em Jornalismo na Internet (p. 136):

    No entendimento mais amplo de Mercovich (2002), "definimos usabilidade de um sistema ou ferramenta como uma medida de sua utilidade, facilidade de uso, facilidade de aprendizagem e apreciação para uma tarefa, um usuário e um determinado contexto".

     

    Já o conceito de interface no Dicionário Essencial de Comunicação (Rabaça&Barbosa):

    União física e geralmente também lógica entre dois sistemas que não poderiam ser conectados diretamente. Comunicação estabelecida entre o usuário e o computador.


ID
1307485
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito das atividades de assessoria de imprensa, julgue o item que se segue.
A ampliação das atividades do jornalista de assessoria de imprensa no âmbito da comunicação organizacional envolve as áreas de relações públicas, marketing institucional e publicidade, com diferentes funções, incluindo-se a do planejamento comunicacional; entretanto as funções de relacionamento com a mídia jornalística, redação de releases, sugestão de pautas e clipping de notícias continuam sendo atividades exclusivas de jornalistas habilitados.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    Questão, no mínimo, duvidosa. Não achei respaldo para este gabarito. Mesmo porque, em 2009, o STF considerou o Decreto Lei n. 972/69 inconstitucional. Esse decreto exigia o diploma de jornalismo e registro profissional no Ministério do Trabalho como condição para o exercício da profissão de jornalista. Desde então, a profissão pôde ser exercida por profissionais não-graduados (talvez haja algum jogo de palavras no termo "jornalistas habilitados"').

  • Questão certa, mas discordo. Um release pode ser redigido por um publicitário ou relações públicas, por exemplo. 

  • De fato, trata-se de questão controversa por causa do posicionamento do STF - datado de 2009 - acerca da exigência de diploma jornalístico e também porque, na prática, sabe-se que nem sempre tais atividades são desempenhadas por "jornalistas habilitados". Ocorre que a banca utilizou os termos literais do Manual de Assessoria de Comunicação/ Imprensa da Fenaj de 2007, segundo o qual as funções ora elencadas devem ser exercidas privativa e exclusivamente pelos tais jornalistas habilitados, com base no DL nº 972/69. 

    Considerando que o Manual foi editado antes da decisão do STF, é no mínimo estranho que a banca considere a questão como correta em 2014. Imagino que foram muitos os recursos, mas o Cespe só costuma divulgar justificativa de anulação de itens e de alteração de gabarito, e não se posiciona (publicamente) quanto às questões em que opta por mantê-lo.  

    O embasamento teórico mais próximo que consegui encontrar foi a obra de Elisa e Luiz Artur Ferraretto (Assessoria de Imprensa: teoria e prática), que delimita bem as funções de jornalismo (assessoria de imprensa), RP e publicidade e propaganda, embora também reconheça que, por vezes, elas podem se misturar.

  • Questão com gabarito bem duvidoso. Além da queda do diploma pelo Supremo, que fez com que não fosse condição a formação na habilitação de jornalismo para exercício da profissão, existe o posicionamento acadêmico e profissional das Relações Públicas que, desde a regulamentação da profissão, vai contra a ideia de que, no geral, as atividades de comunicação em âmbito organizacional possam ser feitas por jornalistas, já que trata-se do campo dos RPs. Mesmo sabendo que o posicionamento passa longe da realidade, percebe-se ser este um tópico nebuloso na nossa área; portanto, chega a ser injusto uma banca colocar uma questão dessa, ratificando um posicionamento sem o mínimo de consenso. Se você opta pela a lógica, você erra a questão! :(

  • Como é exposto no curso do Estratégia, essa questão mostra a 'soberania' CESPE. Super duvidosa, mas 'aceita que dói menos'.

  • Se vocês observarem bem a questão vão perceber que ela está "certa", embora longe do ideal profissional. Está correta com a realidade em que vivemos, mesmo que um profissional de comunicação social só tenha, geralmente, uma habilitação seja para jornalismo, relações públicas, publicidade e propaganda, e agora, mídias sociais. Hoje em dia se pede que ele seja polivalente e entenda de todas as áreas da comunicação social além daquela em que é habilitado, um verdadeiro profissional multimídia. E o pior, ganhando mesmo que um estagiário de jornalismo (já que pode competir no mercado de trabalho com um adolescente entendido de photoshop que pretende cursar engenharia). O que o STF fez foi proibir a exigência do diploma de comunicação social - jornalismo para que a profissão de jornalista fosse exercida em uma redação, só isso. Tanto que quem comemorou foi a Associação Nacional de Jornais, e quem lamentou foi a Associação Nacional de Jornalistas. Realmente talvez o STF estivesse certo, pois seria o mesmo exigir que só poderia fazer publicidade quem tivesse a habilitação nesta área ou só poderia trabalhar com gastronomia quem tivesse o curso de gastronomia.

    Portanto o ideal é que as funções "de relacionamento com a mídia jornalística, redação de releases, sugestão de pautas e clipping de notícias continuam sendo atividades exclusivas de jornalistas habilitados." Embora isso não seja uma obrigação trabalhista, mas de conhecimento profissional de nível superior, a questão está certa, infelizmente.. 

  • Na teoria pode estar certa, mas na pratica.... esses dias saiu concurso para jornalista em uma câmara no interior de sp que nem curso superior pedia!!!!!

  • Questão, digamos, para escolher o profissional de acordo com o que eles querem.

  • Não concordo mesmo. Cespe sendo Cespe.

  • Também discordo do gabarito da questão, porque nas atividades de assessoria de comunicação, o clipping de notícias é feito por profissionais de várias áreas e até de nível médio. 

  • Ao meu ver a questão está errada, não levo nem pra discursão da obrigatoriedade do diploma como alguns falaram, mas pelo fato de limitar apenas jornalistas habilitados, uma vez que o RP também pode exercer essa função
  • A questão está certa, pois as bancas consideram o conteúdo dos autores e não a prática do mercado. Diversos autores de Jornalismo defendem que as atribuições de Assessoria de Imprensa só podem ser exercidas por jornalistas habilitados.


    Essa informação também se encontra no Manual de Assessoria de Comunicação da FENAJ:

    "Estão sob a responsabilidade da Assessoria de Imprensa, função a ser exercida privativa e exclusivamente por

    jornalistas habilitados"


    Página 10 em: http://fenaj.org.br/wp-content/uploads/2014/03/manual_de_assessoria_de_imprensa.pdf

  • publicidade?

  • Polêmica essa, hein

  • A questão não está afirmando conforme STF, mas sobre teoria do jornalismo. Está correta. O release exige conhecimento jornalistico, pois é preciso conhecer valor-notícia (noticiabilidade) para saber o que vai mandar para a mídia.


ID
1307521
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca da comunicação interna, julgue o item que se segue.
Por ser a comunicação interna uma área que desenvolve atividade meio, que oferece instrumentos e presta serviço às demais áreas da organização, não é possível avaliar suas ações por meio de pesquisas e indicadores quantitativos, dada a interdependência entre suas ações e as de outras áreas usuárias de suas ferramentas.

Alternativas
Comentários
  • É possível mensurar os resultados da comunicação interna, com pesquisas sobre a eficácia dos meios e das mensagens utilizados.

  • sempre é possível e útil fazer pesquisa com os públicos, internos ou externos!

  • A comunicação interna é um setor planejado, com objetivos bem definidos, para viabilizar toda a interação entre a organização e seus colaboradores. Para isto utiliza-se ferramentas da comunicação institucional e até da comunicação mercadológica (endomarketing). Wilson Costa Bueno ressalta a importância de não restringir a comunicação interna apenas à chamada comunicação descendente, ou seja, aquela que flui de cima para baixo na hierarquia empresarial. Uma boa comunicação organizacional interna é feita de forma descendente, ascendente e horizontalmente. O próprio conceito básico de comunicação já remete a uma via de mão dupla.

    Fonte: https://endomarketing.tv/comunicacao-organizacional/


ID
1307524
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca da comunicação interna, julgue o item que se segue.
A comunicação interna, uma das áreas com interface direta com toda a organização, favorece o alinhamento organizacional, inclusive sobre os atributos de marca e metas corporativas.

Alternativas
Comentários
  • CERTO


    No caso a comunicação interna inclui também marca e metas corporativas.

  • Endomarketing é uma das mais novas áreas da administração e busca adaptar estratégias e elementos do marketing tradicional, o normalmente utilizado pelas empresas para abordagens ao mercado, para uso no ambiente interno das corporações.
    Quem nunca ouviu falar que antes de vender um produto para seus clientes, as empresas precisam convencer seus funcionários a comprá-lo? O Endomarketing surge como elemento de ligação entre o cliente, o produto e o empregado.


    E "vender" um produto, uma ideia, um posicionamento de marketing para o funcionário passa a ser tão importante quanto para o cliente. Significa torná-lo aliado no negócio, responsável pelo sucesso da corporação e igualmente preocupado com o seu desempenho.


    Empresas de todo o mundo tem tratado o tema com maior cuidado, especialmente a partir do advento da Globalização, que acelerou os processos de troca e a interconexão dos mercados, incluindo gradualmente o Endomarketing na pauta de discussões estratégicas que, direta ou indiretamente envolvem os recursos humanos.

  • a comunicação interna trata dos fluxos internos da comunicação, que percorrem toda a organização (desde o alto staff, até o “peão”). Um bom planejamento da CI favorece o alinhamento organizacional, que, por consequência direta, melhora os atributos da marca e metas corporativas.

    Funcionários satisfeitos (e isso é possível pelo modelo simétrico de duas mãos, lembra?), produzem melhor, atendem melhor, trabalham melhor… Agregando ainda mais valor à marca.

  • A comunicação interna é um setor planejado, com objetivos bem definidos, para viabilizar toda a interação entre a organização e seus colaboradores. Para isto utiliza-se ferramentas da comunicação institucional e até da comunicação mercadológica (endomarketing). Wilson Costa Bueno ressalta a importância de não restringir a comunicação interna apenas à chamada comunicação descendente, ou seja, aquela que flui de cima para baixo na hierarquia empresarial. Uma boa comunicação organizacional interna é feita de forma descendente, ascendente e horizontalmente. O próprio conceito básico de comunicação já remete a uma via de mão dupla.

    Fonte: https://endomarketing.tv/comunicacao-organizacional/


ID
1329388
Banca
Quadrix
Órgão
DATAPREV
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Segundo Kunsch (2003), a comunicação interna deve promover a liberdade e a abertura comunicacional, além de proporcionar um ambiente de trabalho que possibilite a integração entre funcionários e setores, justamente porque o funcionário é um dos porta-vozes da organização e influi diretamente na imagem e conceito da empresa. Dessa maneira, podemos dizer, conforme Torquato (2002), que a missão básica da comunicação interna é criar e manter um clima favorável à realização das metas estratégicas da instituição, ao crescimento de suas atividades, serviços e linhas de produtos. Para cumprir essa missão, é necessário primeiramente estimular o público interno por meio de mecanismos e ferramentas de informação, persuasão e envolvimento. Sobre o assunto, julgue as afirmativas.

I.Geralmente o público interno busca colaborar com a empresa, mas muitas vezes faltam incentivos de participação; dessa forma, os empregados não se envolvem e não reconhecem sua importância para a organização, o que gera desmotivação e descomprometimento, transformando os funcionários em uma poderosa força negativa.

II. Não há um canal de comunicação que atinja todos os públicos de interesse, sendo necessário segmentar a comunicação, trabalhando com veículos dirigidos e mensagens apropriadas para efetivar o processo e impedir a perda de confiabilidade. Pode-se também utilizar diversos canais, pois, por exemplo, um único jornal interno pode não atender às expectativas de todos os grupos.


III . Para atender às demandas diferenciadas, existe uma infinidade de canais de comunicação interna, dentre os quais se destacam: jornais e revistas, boletins, folhetos, comunicados, quadro de avisos e murais, reuniões, encontros, conversas individuais, programas de promoção, entre outros.

IV. As publicações internas podem trazer mensagens provenientes do próprio corpo funcional, como também apresentar assuntos variados e interessantes para atrair a atenção do leitor. É essencial que os veículos estejam adequados às expectativas dos diferentes grupos.

V. Para selecionar os canais e as linguagens mais adequados, é fundamental estudar o público por meio de pesquisas e auditorias que levantarão a cultura da organização e os pontos fortes e fracos, proporcionando um amplo conhecimento do negócio a fim de embasar o planejamento estratégico e a execução da comunicação. Daí a importância da comunicação interna e do envolvimento dos públicos, caso contrário os objetivos, a missão, a visão e os valores da empresa nunca sairão do papel.

Pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Não entendi como se encaixariam os programas de promoção no âmbito da comunicação interna. Me parece mais um canal de comunicação externa, com o público consumidor.

  • Na III eu achei,  que "conversas individuais" não é exatamente um canal de comunicação interna. 

  •  

    Todo a forma de comunicação será um canal de comunicação na empresa. Conversa individual? Comunicação oral dirigida, canal de comunicação. Rádio peão? Canal de comunicação não oficial. Bilhete escrito no guardanapo? Canal de comunicação escrita não oficial, e por aí vai.
    A promoção é comunicação interna, neste caso vista no seu sentido amplo: "ato ou efeito de promover" o funcionário, ou seja, valorizá-lo.


ID
1356502
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Experiências, histórias, convicções e normas compartilhadas que caracterizam uma empresa: esse é o conceito de

Alternativas
Comentários
  • A cultura corporativa pode ter um impacto significativo sobre o desempenho econômico de longo prazo de uma empresa. Os pesquisadores estão começando a acreditar que os elementos lógicos da cultura em um ambiente altamente competitivo podem exercer uma influencia ainda maior sobre o desempenho e os resultados que os aspectos físicos das estruturas, sistemas e estratégias organizacionais.

  • Kotler p.48:

    O que é exatamente uma cultura corporativa? A maioria dos executivos teria dificuldades para encontrar palavras que descrevessem esse conceito impreciso, que alguns definem como "a experiência, as histórias, as convicções e as normas compartilhadas que caracterizam uma empresa". Entretanto, basta entrar em qualquer empresa e a primeira coisa que você nota é a cultura corporativa - a maneira como as pessoas se vestem, como se dirigem umas as outras e como cumprimentam os clientes.

  • Miopia de Marketing, " Se concentrar nos produtos em vez dos clientes".

  • A cultura organizacional ou cultura corporativa é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização. Ela refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais. Constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma organização. A essência da cultura de uma empresa é expressa pela maneira como ela faz seus negócios, a maneira como ela trata seus clientes e funcionários, o grau de autonomia ou liberdade que existe em suas unidades ou escritórios e o grau de lealdade expresso por seus funcionários com relação à empresa. A cultura organizacional representa as percepções dos dirigentes e funcionários da organização e reflete a mentalidade que predomina na organização. Por esta razão, ela condiciona a administração das pessoas.


    obs: não tem nada haver com o que o colega Nunes escrever referente a miopia do mkt


ID
1364152
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Diante dos desafios da complexidade contemporânea, as organizações precisam pensar estrategicamente sua comunicação para, assim, garantirem um posicionamento institucional de destaque.
Dessa forma,

Alternativas
Comentários
  • Cuidado com a letra B quando diz que o publico interno é o mais relevante.


ID
1364155
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No processo comunicacional administrativo e interno, para conhecer a real situação de uma organização, são conduzidas pesquisas de clima organizacional.
Tais pesquisas buscam

Alternativas
Comentários
  • Uma pesquisa de Clima Organizacional proporciona a análise da organização a respeito do seu ambiente, assim como sobre o conjunto de condições que caracterizam o estado de (in)satisfação dos empregados na empresa.

     

    Logo, é uma valiosa ferramenta de Gestão Estratégica, pois permite a análise interna e externa da organização e o acompanhamento do estado de satisfação e comprometimento dos funcionários. Esse tipo de pesquisa constitui em um excelente instrumento de feedback e de intervenção organizacional, contribuindo para o conhecimento do funcionamento da empresa.

     

    http://www.administradores.com.br/producao-academica/a-importancia-da-analise-do-clima-organizacional/4940/


ID
1437457
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O conjunto de atitudes e de valores positivos que possibilita o bom funcionamento das atividades da empresa e cria relações harmoniosas de trabalho entre os funcionários, e denominado

Alternativas
Comentários
  • Ética profissional é o conjunto de normas éticas que formam a consciência do profissional e representam imperativos de sua conduta.

    Ética é uma palavra de origem grega (éthos), que significa “propriedade do caráter”.

    Ser ético é agir dentro dos padrões convencionais, é proceder bem, é não prejudicar o próximo. Ser ético é cumprir os valores estabelecidos pela sociedade em que se vive.


    gab B

  • A ética profissional é um conjunto de atitudes e valores positivos aplicados no ambiente de trabalho. A ética no ambiente de trabalho é de fundamental importância para o bom funcionamento das atividades da empresa e das relações de trabalho entre os funcionários. 

    Vantagens da ética aplicada ao ambiente de trabalho:

    - Maior nível de produção na empresa;

    - Favorecimento para a criação de um ambiente de trabalho harmonioso, respeitoso e agradável;

    - Aumento no índice de confiança entre os funcionários.

    Avante!

  • * Ética profissional é o conjunto de normas éticas que formam a consciência do profissional e representam imperativos de sua conduta. Ética é uma palavra de origem grega (éthos), que significa “propriedade do caráter”. Ser ético é agir dentro dos padrões convencionais, é proceder bem, é não prejudicar o próximo.

     

    * Cultura organizacional é um sistema (conjunto) de valores compartilhados pelos seus membros, em todos os níveis, que diferencia uma organização das demais. Quanto mais você entender a cultura da sua empresa, maior a chance de sobrevivência no mercado.

    _____________________________________________________________________________________________________________

    [questão] O conjunto de atitudes e de valores positivos que possibilita o bom funcionamento das atividades da empresa e cria relações harmoniosas de trabalho entre os funcionários, e denominado

     

    Precisamos buscar a palavra-chave na questão, ou seja, o que se leva a exercer as atividades com efetividade é seguir normas éticas para um bom desempenho profissional, sendo assim, à luz de aspectos profissionais (não valores ou crenças = cultura organizacional), pode-se chegar ao gabarito - B - Ética profissional.

     


ID
1551688
Banca
FCC
Órgão
CNMP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considere as afirmações abaixo sobre imagem e identidade institucional. 

I. A identidade institucional é uma declaração da própria organização sobre como ela se apresenta à sociedade, com visão, missão, valores, compromissos etc.

 II. A imagem institucional é a forma como os diferentes públicos de uma organização a percebem, assim como seus produtos e/ou serviços.

 III. Alcançar a sintonia entre a identidade e a imagem institucional é um objetivo tático do planejamento cuja persecução é opcional e de pouco impacto. 

IV. A imagem institucional é uma parte integrante do planejamento de comunicação institucional, podendo as formas de sua persecução ser definidas em planos específicos. 


Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • III. Alcançar a sintonia entre a identidade e a imagem institucional é um objetivo tático do planejamento cuja persecução é opcional e de pouco impacto - ERRADA porque essa sintonia não é um objetivo tático (curto e médio prazo) e sim estratégico (longo prazo). 

    Sobram então I, II e IV, letra B). 

  • II. A imagem institucional é a forma como os diferentes públicos de uma organização [ou da sociedade?] a percebem, assim como seus produtos e/ou serviços.

     

    Não seria a sociedade? Estaria limitado à percepção de uma organização?

     

    Alguém poderia comentar?

  • Marcelo, o item II está correto, pois a imagem da organização é formada pelos públicos dessa mesma organização. Esse é o entendimento dos autores do tema. Adotar o conceito "sociedade" nesse caso é uma extrapolação, pois a sua abrangência é muito grande. Apesar de inserida na sociedade, não podemos afirmar que sua totalidade é público da organização: alguns setores, nichos e segmentos sociais podem, simplesmente, não conhecê-la. Espero tê-lo ajudado. Bons estudos. 

  • Não entendi a IV. Alguém poderia explicar?

  • I. Certo. A identidade institucional é criada/declarada pela própria empresa. Trata-se da manifestação da essência da empresa por meio do seu nome, logomarca, atitude de empregados, referencial estratégico (negócio, missão, visão e valores) e demais meios.

    II. Certo. A imagem institucional é o reflexo da identidade, isto é, corresponde à percepção que os diferentes públicos-alvo possuem em relação à empresa.

    III. Errado. Obter a sintonia entre identidade e imagem institucional é um objetivo estratégico, afinal, envolve toda a organização e impacta de maneira significativa nos resultados da empresa.

    IV. Certo. A imagem institucional (como a empresa é vista) faz parte do planejamento de comunicação. A imagem institucional serve de ponto de partida para que a empresa planeje e construa uma percepção mais próxima daquilo que almeja.

    Gabarito: B


ID
1609435
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de conceitos, definições, atividades e função da comunicação social e da comunicação organizacional, julgue o item a seguir.


A comunicação dirigida é aquela em que se busca concentrar o foco, de modo que os conteúdos difundidos atinjam o máximo de público, de acordo com a escala dos Gross Rating Points.


Alternativas
Comentários
  • A comunicação dirigida é a comunicação direta e segmentada com os públicos específicos que queremos atingir. Há quem a classifique como uma "desmassificação dos meios de comunicação de massa". Dependendo do público, será usado um determinado veículo, com linguagem apropriada e específica. (Margarida Kunsch, Planejamento de RP na comunicação integrada)

    O GRP, ou Gross Rating Points, designa a audiência bruta acumulada dos pontos de audiência. Este índice não é adequado para aferição de impacto de comunicação dirigida.

    O item está ERRADO.

  • erro por contradição: se comunicação dirigida é aquela em que se busca concentrar o foco, então os conteúdos difundidos não visam atingir o máximo de público (a massa), mas sim atingir o máximo do público segmentado e selecionado. E  os Gross Rating Points dizem respeito à comunicação de massa.


ID
1609438
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de conceitos, definições, atividades e função da comunicação social e da comunicação organizacional, julgue o item a seguir.


Comunicação integrada é aquela cujo planejamento engloba um composto de comunicação, por sua vez desdobrado em uma comunicação organizacional capaz de distinguir diferentes estratégias para as subáreas de comunicação — a institucional, a mercadológica, a interna e a administrativa.


Alternativas
Comentários
  • Questão toda Kunsch!

  • excelente definição


ID
1609444
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com referência a definições de público, pesquisa de opinião pública e pesquisa de mercado na área de comunicação, julgue o item que se segue.


Atingir o público e influenciá-lo constituem propósitos fundamentais de uma estratégia de comunicação organizacional sendo, porém, necessário, para obtenção e aferição dos resultados, circunstanciar metodologicamente a amostra da pesquisa destinada a espelhar empiricamente os recortes da sociedade a serem caracterizados como públicos-alvo




Alternativas
Comentários
  • CORRETO. O empírico pode ter atrapalhado muita gente... trocando em miúdos, a pesquisa deve espelhar o que realmente ocorre na sociedade, pois não deve ser basear apenas em teorias, hipóteses e especulações.

  • Realmente o "empiricamente" me atrapalhou.