SóProvas


ID
1647466
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com base no Código de Ética dos jornalistas brasileiros e na legislação sobre comunicação social presente na Constituição Federal (CF), julgue o item subsecutivo.

Na divulgação de informações polêmicas, segundo o Código de Ética, os jornalistas devem priorizar a divulgação de fatos de interesse público, mesmo que estes acarretem danos à privacidade de alguns cidadãos.

Alternativas
Comentários
  • Errado!


    Art. 9o - É dever do jornalista: 

    [...]

    g) Respeitar o direito à privacidade do cidadão. 

  • Nesse caso, onde fica o interesse público?! Não deve ser priorizado?!

  • O respeito à privacidade do cidadão também é dever do jornalista, assim como priorizar a divulgação de fatos de interesse público. Então, a oração está com conteúdo contraditório, ou seja, a primeira sentença está correta, e a segunda incorreta.

    Se no enunciado estive expresso, com relação à privacidade: salvo quando este direito constituir obstáculo à informação de interesse público (Constituição e Código de Ética), aí sim, a questão estaria correta.  

    Ou seja, o jornalista deve respeitar o direito de cada indivíduo à sua privacidade, salvo quando este direito constituir obstáculo à informação de interesse público (Constituição e Código de Ética).


  • Entendo que o item está mesmo errado, porém, o que se vê no jornalismo atual, principalmente nos programas policiais (por exemplo, Cidade Alerta), é a total falta de respeito com a privacidade do cidadão, exposição das vítimas e divulgação de imagens muitas vezes inadequadas para o horário. Mas, como se trata de uma questão de concurso, temos de nos basear nos códigos de ética, muito embora na vida real não se veja a aplicação dessas diretrizes.