-
No rádio, a sonora costuma ser a parte mais importante da matéria de modo que é o texto que deve se adaptar à entrevista.
-
O erro da questão está em dizer que os trechos da entrevista são escolhidos após o texto pronto. Isso não existe, nem no rádio, nem em TV, nem na web, nem no impresso...os trechos a serem usados nas reportagens caminham junto com o texto que vai se configurando com as informações das fontes disponíveis.
-
GABARITO: ERRADO
"Primeiro você precisará ouvir toda a entrevista realizada e anotar quais os trechos que quer usar. Escolha-os e depois faça o mesmo com os sons de fundo e com os trechos sem gravação, sendo cuidadoso ao rotular os cartuchos ou nomear os arquivos do computador, para que eles sejam facilmente identificados. Redija seu texto, vá para o estúdio e grave todo esse conjunto no gravador de mesa ou no computador."
Livro: Radiojornalismo. Paul Chantler & Sim Harris. São Paulo: Summus, 1998. p.118
-
Isso equivaleria a começar a casa pelo telhado.
Até porque o ideal é que ao final de cada locução que precede uma sonora (ou cada parte de uma sonora que foi dividida) haja um gancho, isto é, uma chamada, um preparo, uma escada para que a fala do entrevistado entre de forma harmônica com o que se acabou de dizer.
E para tanto é preciso, obviamente, antes selecionar o trecho da entrevista que se utilizará e prestar atenção à forma como o início dele se dá, quais palavras, expressões foram usadas.